Тёмный
Imaginários e Éticas UFES
Imaginários e Éticas UFES
Imaginários e Éticas UFES
Подписаться
Комментарии
@ProfDilma
@ProfDilma 6 месяцев назад
No início nada didático e fora do tema descrito no título do vídeo, desisti de assistir.
@edsonaugustozanattozanatto1677
@edsonaugustozanattozanatto1677 9 месяцев назад
Salve! Meu comentário é próprio de um ignorante completo,mas vou arriscar um pecado: O que motivou Freud e Nietzsche a descerem tão profundamente? E porque a imensa massa não tem esses Insight? Outra coisa que me incomoda é o fato de apesar da vinda de tão profundos estudiosos, e Cristo e Buda nesse número, a coisa parece não mudar. Cura-se um indivíduo e dele mesmo nascem outros perturbados como se o repositório de PSIQUÊS perturbadas fosse inesgotável. Adorei ouvi-los e deles ter elementos para meu autoconhecimento. Ah! Está aí um ponto importante, em algum momento da eternidade uma consciência resolve se interiorizar e se resolver. Obrigado!
@igorcarvalho8298
@igorcarvalho8298 Год назад
A concisão do mestre Giacóia aqui lembra a de Nietzsche com o passar do tempo. Para tirar melhor proveito da fala do professor, acredito que apenas se familiarizando com seu trabalho. O eixo de onde parte é o experimento de pensamento de Nietzsche. Talvez o principal nisso é o projeto de transvaloração de todos os valores. Daí o sentido de se debruçar sobre a criação do cristianismo por Paulo, que foi a sublevação dos escravos na moral. Alguns marcadores sem os quais fica difícil tirar maior proveito da fala do professor: a idéia de que o cristianismo é um platonismo para o povo; a idéia de que Platão e Paulo fundaram o conteúdo nuclear axiológico do ocidente; a noção de Decadance e o ódio instintivo contra a realidade ("marca da Decadance: ter que se voltar contra os instintos"); os impactos do encontro com os russos sobre a interpretação que Nietzsche faz dos primórdios do cristianismo, com destaque para a figura de Jesus; o sistema moral kantiano como uma "metafísica de carrasco" e portanto internalização e intensificação dos impulsos agressivos; textos antigos do Giacóia como "Sobre Saúde Mental: da Natureza Proteiforme das Pulsões", em que já podemos ver a comparação entre os empreendimentos de Nietzsche e Freud; a relação entre o metodo genealógio e o sentido histórico; as críticas ao alcance do Édipo em Freud, à interpretação de Freud e de Lacan em termos de teorias que são economias da falta , como uma reedição do pecado original; a concepção de Nietzsche de psicologia como o caminho para os problemas fundamentais, percebendo como questão mais importante o jogo dos impulsos sob a superficialidade de uma fenomenologia de consciência, uma fé ; dentre outros. Scarlett Marton fala que a análise que Nietzsche faz do Ressentimento é um dos maiores acontecimentos da filosofia dos últimos duzentos anos P.S.: É uma pena que ainda não há tradução em português das principais obras que comparam Nietzsche e Freud.
@mixolidiomaio
@mixolidiomaio 2 года назад
Curti isso! O pensamento de Freud também é muito científico, mas ele conduz a civilização ao mito de origem. O que demonstra que a Filosofia Moderna exerce um papel de força para gente. Um bom estudo para você!
@luizcarlosrauberoliv
@luizcarlosrauberoliv 2 года назад
Gnothi seauton.
@gisellebelo3612
@gisellebelo3612 2 года назад
Excelente 👏🏼👏🏼
@LucasSoares-fj8ue
@LucasSoares-fj8ue 2 года назад
Muito bom!
@profjorgesantos2304
@profjorgesantos2304 2 года назад
Não assinei a lista