Bem vindo ao Canal do UOLCarros, com tudo sobre o mundo automotivo. Avaliações, duelos, test drive, dúvidas mais comuns e muito mais. No melhor e maior site de carros do Brasil.
INSCREVA-SE NO CANAL: bit.ly/2qPHaPg
** SIGA NO INSTAGRAM ** @UOLCarros: bit.ly/2qajJil
Cortes de custo + manutenções frequentes = Lucro 🤑 Mas é claro que como todo produto que oferece uma experiência ruim, a longo prazo isso vai ter o seu preço.
Os motores três cilindros da VW são excelentes. Imaginem acoplados a motores elétricos, ou seja, motorização híbrida decente. Seria muito econômica, entretanto, a VW é lerda demais.😢 Obrigado pelo espaço!
OLÁ MOÇO... 28/10/24 Sugiro inverter sua posição e verás alguns resultados totalmente opostos as que apresentastes. A comparação deveria começar com um motor de 2 cilindros. Se analisares os defeitos de deformação de todos cilindros algemados com deformação idêntica e oposta entre o 1º e último cilindro e a diferenciação entre os demais cilindros (se houverem mais), incluindo também os motores com cilindros semi- algemados que possuem outro diferencial. Lembre-se que um motor com numero impar de cilindros (exceto de 1 cil) , se for bem projetado, será de balanceamento de maior precisão. Voltando aos 3 cilindros, parte deles possuem erros de projeto, inclusive de mudança de sistema de lubrificação. Desculpe-me mas... a mecânica de motores não é tão simples assim. Abraços Roberto Udo Krapf
Esses motores da GM com correia dentada banhada a oleo e zero confiança mecânica você fica refém de um único oleo especifico e contar com a sorte pra não arrebentar
O problema não é exatamente o fato de ser 3 cilindros. A Verdade é que as montadoras estão espremendo tudo que dá dessas notáveis maquinas para passar nos testes de emissão com o menor custo possível de produção. A manutenção já é problema do proprietário, tendo testar gratuitamente e reportar as falhas para a concessionária e depois a montadora vai verificar se encontra uma solução. Um exemplo de engenharia mal sucedida foi a correia banhada a óleo que não suporta o uso severo que causa contaminação do lubrificante e degradação da correia. A Stellantis tem pilhas de processos judiciais na Europa, deixou de fabricar o puretrch , estendeu a garantia aos clientes e está pagando indenizações aos clientes. Agora para os haters de 3 cilindros pirar, a Toyota fez o motor que desafia os limites de qualquer fabricante com 304 cv e 40,8 kgfm, extraído de um motor 1,6 turbo.
Jovem, começou mal. Fez de excessão a regra. Sim, motores 3 cilindros, são feitos para não receber retificas. Se isto é bom ou não depende do ponto de vista, pelas montadoras faz total sentido...
Estou apostando na durabilidade do 3 Cilindros do Kardian, pelos materiais empregados e baixa rotação na potencia maxima. Bem lembrado, DKW Vemag e a perua Vemaguet. Abraço a todos!
O RU-vid tem tomado o lugar das emissoras de TV no quesito sensacionalismo. Você pega um carro extremamente delicado como o Onix sendo o modelo mais vendido e entrega nas mãos de proprietários que fogem da concessionária e perdem a garantia, locadoras que detonam os carros e depois vendem ou repassam para logistas, concessionárias que usam o 0w20 ou 5w30 da AcDelco sem a norma Dexos em troca de maior rentabilidade, mecânicos em pleno 2024 que não sabem a especificação de óleo, filtros e aditivos, e por fim o proprietário que diz ter feito tudo certo pagando 150 reais numa promoção de óleo+filtros, sendo que, óleo+filtros originais custam por volta de 400 reais.
Meu primo tem um Ka próximo de 475 mil km, ele roda por app e trocou a correia pela primeira vez já próximo dos 240 mil km e atualmente está se programando para substituir novamente. Eu também tenho um Ka próximo dos 140 mil km e não tenho nenhuma reclamação do motor. Retificas e oficinas publicam vídeos indicando que os motores da Renault e Fiat (corrente) são problemáticos, mas eu não acredito em tudo o que assisto, pois não faltam donos porcos e mecânico ruim metido a especialista. Minha opinião é que qualquer carro terá uma maior resistência quando as manutenções preventivas forem realizadas de forma assertiva e com produtos específicos.
650,000 KM É CASO RARO! MEU AMIGO TEM UM ONIX SEDAM PREMIER TURBO, DEU BO AOS 45,000 KM TEVE QUE ABRIR O MOTOR, DETALHE FEZ TODAS AS REVISÕES NA AUTORIZADA E ELE É MUITO CUIDADOSO COM O CARRO.😢😂
O motor não esquenta mais rápido pq ele é menor. Ele esquenta mais rápido pq o coletor do escape e construído praticamente junto do bloco intencionalmente pra esquentar mais rápido e para suportar turbina.
Já perdi as contas de quantas vezes peguei Uber, 3cil, de tudo quanto é marca, acima de 250mil km. Uma quilometragem que nem sonho rodar. Teria que passar de 18 a 20 anos com o mesmo carro pra chegar nessa km. Mas tem muita opção... Se 3cil não te serve, não compre; simples. E cabe ressaltar, meu carro é 4cil, mas não tenho nenhum preconceito com os 3cil. A realidade dos aplicativos me deixou evidente que são muito duráveis. Mas é apenas minha irrelevante opinião.
Eu era uber. O motivo dessa KM é por que na verdade, esses veículos para trabalho rodam exatamente nas condições ideais: Sempre aquecidos e pegando estrada com frequência. E por não se tratarem de veículos que rodam com cargas elevadas - como utilitários -, não sofrem desgastes em excesso em relação a KM. Para você ter uma ideia, já fiz troca de óleo que ainda estava fino, apesar da cor; e de filtro de ar que mal pegou sujeira. Eu rodava cerca de 5 mil km/mês - segunda a sábado. Geralmente, os maiores desgastes ficam por conta de embreagem, pneus e componentes da suspensão. O desgaste de powertrain em relação a KM - com as manutenções básicas feitas no tempo correto - é ínfimo, mesmo em veículos mais sensíveis. Para você ter uma ideia, o Renault Sandero tem um dos motores mais problemáticos entre os 3 cilindros - que é o mesmo do Kwid e tem seus defeitos, mas com alguns melhoramentos. Tem um bocado rodando por aí chegando nos seus 300 mil km. Não chega a isso só com manutenção básica, mas da para te dar uma ideia de que é o uso perfeito.
EA211 na minha opinião como mecânico e engenheiro mecânico é o melhor 3 cilindros atualmente, não falo da boca para fora e sim de experiência. Outra coisa para você que fala que um motor é ruim somente pelo número de cilindros recomendo estudar, muitos motores de 3 cilindros de outras montadoras estão dando defeito não porque são 3 cilindros mas sim pelos seus projetos falhos e baixa qualidade das peças.
@@robertoudokrapf453 Não preciso mentir não sou um acéfalo como você, consulta de profissional da engenharia é de graça basta colocar o nome do profissional.
Kuid e Mobi custam 65 mil reais nas versões de entrada e utilizam corrente banhada. Os motores Renault e Fiat também apresentam problemas (não estou condenando os motores), apenas quero dizer que são causados também por óleo e filtros errados. O motor mais injustiçado na minha opinião é o do Ford Ka 3 cilindros (tenho um), saiu de linha há 3 anos custando 49 mil reais na FIPE e até hoje ainda é o motor 1.0 aspirado mais potente do mercado. Referente ao Onix (outro modelo que usa correia) me parece que os maiores problemas são ocasionados por erros na manutenção. Conduzi um turbo e achei muito bom considerando ser apenas um motor 1.0 (concordo apenas que não vale o que cobra como tudo nesse país).
Boa tarde. Kwid e Mobi usam corrente de comando em seus motores. O Mobi ainda vai depender se está usando Firefly(corrente) ou fire( correia dentada convencional).
@@williammaia3073 Correta a sua observação, no entanto são correntes banhada a óleo. Referente a correia convencional, historicamente ela e o arrefecimento são os maiores causadores de retificas em motores. Mas igual aos carros de hoje isso só ocorria quando a manutenção era negligenciada. Décadas atrás o brasileiro não tinha RU-vid, então a falta de relatos do passado faz gerar uma impressão que tudo era melhor.
Se demora a atingir a temperatura ideal de funcionamento é pq a válvula termostatica está travada. Ele precisa fechar o circuito pra temperatura subir mais rápido e o motor funcionar na temperatura correta. Sugiro que troque a válvula do Astra.
День назад
Negativo, o sistema de arrefecimento do meu Astra está devidamente revisado e funcionando perfeitamente. A termostástica está lá, inclusive foi tema de vídeo recente aqui e no meu canal. O tempo que ele leva para atingir a temperatura ideal é a mesma de qualquer outro Astra que também esteja com o arrefecimento em dia.
Estranho demorar a aquecer. Rodar com o motor frio é ruim pro carro.
День назад
@@arnaldo_bittencourt no vídeo eu faço um comparativo com o motor do VW UP, que atinge temperatura de trabalho bem mais rápido, por ser menor, tem menos massa para ser aquecida. O motor do meu Astra tem um bloco bem maior, de ferro fundido, além de eletrônica mais simples, por isso leva mais tempo, mas não tem nada de errado.
Impressionante não é mesmo ? Milhares de pessoas com experiências negativas ,mas agora virou onda dizer que motor 3 cilindros presta .😂😂 Eu mesmo não teria nunca.
Felipe, essa ladainha tem o mesmo fundamento da época em que houve troca maciça dos carburadores por injeção eletrônica nos anos 1990. Os mecânicos reclamaram muito, disseram que a eletrônica tornaria impossível a manutenção e blábláblá. Conversa fiada. Havia medo de não terem treinamento e equipamento, além de perda de clientela para as concessionárias. Com o tempo, eles se prepararam e hoje ninguém mais fala essa besteira. Isso ocorrerá com os motores tricilíndricos, com os turbo e por aí vai. É perder muito tempo com discussões tolas.
Os caras fazem comentários sem saber do que falam, além de Chevrolet, Ford e Peugeot/Citroen usam ou usaram motores 3 cilindros com correia banhada a óleo, nunca li um comentário sequer de alguém afirmando categoricamente que mesmo fazendo a manutenção adequada teve um carro desses com o motor quebrado precocemente, sempre acontece com um tio, um primo, com o pai de um amigo, enquanto isso os Uber da vida vão rodando com seus três cilindros até os 300.000 km e vida que segue.
Não duvido que haja motores 3 cilindros que alcancem essa quilometragem de 650k. O que eu duvido é que a média dos motores 3 cilindros passe dos 150k. Da primeira vez que o motor necessitar de retifica, ele vai para o lixo
Isso não é porque são 3 cilindros e sim que os motores modernos por motivos de emissões não possuem mais retifica, só pesquisar vários motores de 4 cilindros também não possuem retifica.
O problema não é ser três cilindros, é o que as regras de eficiência energética aliadas à engenharia mal feita trouxeram. Blocos e cabeçotes finos que não aguentam retífica, correia dentada a óleo porque tem que desmontar o motor todo pra trocar e aí ela teria que durar mais, mas não dura como planejado, injeção direta que acarreta carbonização em excesso sem remédio ou entopem com a gosma do etanol, materiais que não suportam a corrosão do etanol....
Vc misturou questões de engenharia - falta de sobremedida para retífica e correia banhada a óleo - com questões de qualidade de combustível, notadamente a carbonização e entupimento dos bicos injetores. Com relação à correia banhada a óleo, isso é uma decisão para tornar o motor mais barato, caso dos 1.0 e 1.2 da GM, porém está longe de ser um padrão como vc deu a entender. Os 1.0 da Stellantis, por exemplo, usam corrente de comando. Os da Renault também. Quanto a não ter sobremedida para retífica, isso não é engenharia malfeita. É uma decisão para tornar os motores mais leves e econômicos. Meu carro é um 1.6 THP que não tem sobremedida e são motores que, se bem-mantidos, chegam aos 300 mil km ou mais. O meu está com 80 mil km no momento. O maior problema é como a manutenção é feita. A grande maioria não quer gastar e acha que motores turbo têm de ser como os de Uno. Não são.
@@henrique_farinha não consigo entender, por qual motivo acharam melhor colocar correia para trabalhar com óleo? A correia está sujeita a soltar pedaços e entupir o pescador e as galerias do motor. Infelizmente, estamos sujeitos a falsificação de óleo, nem sempre será por descuido por usar um óleo não recomendado. Ao meu ver, uma corrente de comando seria muito melhor e mais garantido, não teria que se preocupar dela arrebentar por usar um óleo errado, mesmo que não seja por sua culpa. E também ela dura em média 200 mil km, o único ponto negativo que vejo nesses motores, é essa correia banhada a óleo. Já que o motor não aceita retífica, deveriam optar pela corrente de comando, pois não é fácil ela arrebentar. Vi comentários que um motor de 3 cilindros novo pode custar mais de 20 mil.
O maior problema dos 3 cilindros está na Chevrolet, cujos motores são muito sensíveis com esta correia dentada banhada a óleo. VW e Hyundai tem os melhores motores nesta configuração no mercado. Os da Fiat ainda é difícil afirmar alguma coisa, mas tudo indica que serão bons também.
@@emiliomurari3996 Essa questão de melhor motor é relativo (durabilidade, potência, economia). O motor 1.0 aspirado do Ka mesmo fora de linha continua sendo o mais potente. O motor TSI da VW é bom, mas a parte de injeção é ruim e caro de manter. Motores 1.0 aspirados da VW, Fiat, Renault e Chevrolet são bem fracos. Motores Fiat e Renault usam corrente e são cheios de reclamações (acho que o problema são as manutenções sebosas) Hyundai HB20 1.0 aspirado das primeiras gerações tem como ponto fraco o cabeçote e o aquecimento do 2° cilindro.
Mas quase ninguém generaliza, a maioria fala é do motor da Chevrolet com correia banhada a óleo, esse sim é uma enorme bomba!!! Mesmo assim é a minoria dos consumidores que falam isso, por que a maioria não entende de absolutamente o funcionamento do veículo que compra, tanto é que Onix foi líder de vendas mesmo tendo esse motor horroroso de três cilindros sendo ele turbo alimentado ou aspirado. Obs: você só citou exemplos de carros da Volkswagen que é tsi que realmente é muito bom.
Meu primo tem um Ka rodando de Uber e o bicho já está próximo de 475 mil km, trocou a correia pela primeira vez próximo aos 240 mil km e já está se programando para trocar novamente. Também tenho um Ka 3 cilindros, mas o meu é bem menos rodado (próximo aos 140 mil km). O motor que mais recebe reclamação de retificas e oficinas na internet são os motores da Renault e usam corrente. No entanto, isso não justifica eu chamá-los de bomba. Ainda acredito que o maior problema são os proprietários e a mão de obra desqualificada.