Olá! Seja bem-vindo (a) ao meu canal. Meu nome é Henrique. Sou pianista e professor Aqui você encontrará conteúdo sobre o aprendizado de música. Caso não encontre alguma coisa, fique tranquilo: a página ainda está em construção. Também sinta-se à vontade para pedir algum tipo de conteúdo específico.
Você não da sinal de vida a um tempo, mas acredite, seu canal foi um achado... Muito obrigado, e onde quer que você esteja, saiba que me ajudou muito e sou grato.
Quanto eu tenho por exemplo (2,4 ) esse quatro que fica embaixo, ele significa o que? Eu sei que vai ser dois tempos por caisa do dois de cima. Mas esse numero de baixo? Um duvida de muito tempo. Agora resolvi tentar entender.
O número de cima indica sempre a quantidade de tempo por compassos, como você percebeu. O de baixo, refere-se à figura que vai representar cada tempo desse. Lembre-se das figuras de valor e seus respectivos números, assim saberá qual delas vai representar um tempo no compasso que citou
Olá, eu entendi a questão que os compassos compostos tem valores de pulsações diferentes dos valores de tempo, porém, o que explica o número de cima nos compostos? Nos compassos simples, como no 4/4 por exemplo, o número de cima equivale ao número de pulsações (pelo menos, é como eu entendia), logo, 4 pulsações para os quaternários. Então por que um compasso quaternário composto como o 12/8 tem o número 12 em cima? Fica parecendo que foi multiplicado por 3. Ademais, obrigado pela vídeo aula, professor. Muito explicativa!
Bom dia Mestre, por gentileza faça mais vídeos de teoria dando seguimento de forma que a matéria exige, você e excelente na suas explicação, desde já muito obrigado por sua atenção.
Olá, João. Eu farei sim. Está nos meus planos retomar o conteúdo do canal, mas ainda vai levar alguns meses. Nesse meio tempo, sinta-se a vontade para ir tirando as suas dúvidas via e-mail ou nos comentários dos próprios vídeos ;)
@@henriquediazs8236 obrigado por tudo, e por sua gentileza em ter o trabalho de responder, muitos si quer olha comentários, e olha que a inda diz ser os melhores, valeu mestre por tudo o conteúdo
Olá, Maria Eduarda. O que você não está exatamente conseguindo fazer? Pode explicar um pouco mais para que eu possa te ajudar? Lembre-se de que as fórmulas de compasso fazem parte do sistema de notação - enquanto ouvimos a música é possível se ter ideias das fórmulas de compasso usadas - porém, nem sempre isso fica ou deve ser evidente na música. Uma dica é ouvir bastante a música e tentar identificar os apoios da música através da audição. Talvez isso te ajude.
Tão legal a maneira de você ensinar 😍 Lembrei da dedicação da minha professora de música, Mercedes, com a sua scaletta! Até quero retomar! Obrigado! Inscrito 🖒
Olá, Silvani! Os compassos de 5 tempos são chamados de compassos quinários, enquanto os de 7 tempos são chamados de compassos setenários. Tanto o compasso 5 por 4 quanto o 7 por 4 são compassos simples.
Olá, Bispo Escola de Música! Quando colocamos 3 mínimas ou 5 semínimas em um compasso de 4 por 4 damos o nome de quiálteras. Nesses exemplos: tercina de mínima e quintina de semínima. É sempre legal lembrar que as figuras iguais têm durações iguais (quando não acontecem alterações de andamento), nesse sentido, o som será distribuído de forma igual ao longo de todo o compasso: as três mínimas devem ter o mesmo tamanho dentro do compasso, assim como as 5 semínimas. Para se ter uma ideia de quiálteras, recomendo ouvir a sonatina n° 1 de Camargo Guarnieri, onde ele coloca 5 colcheias no lugar de 4: como ele escreve em 2 por 2, temos um som análogo à quintina de semínima num 4 por 4.
Eu só conheço o COMPASSO de fazer círculo e o pagode, no COMPASSO do Criador com o grupo Katinguelê. Aliás , que música maravilhosa. Paulo Neves RJ do RU-vid
Compasso é o meu calo,junto com as batidas,mas já consigo utilizar algumas batidas nas vou ficar assistir seus vídeos e talvez eu consiga assimilar compasso e ler partitura. Boa aula só agradeço-lhe meu prezado professor.
Oi Henrique, meu nome é Matheus e eu vim de recomendação do Bio do Ação, apareceu nos recomendados, deixa eu perguntar, eu quero fazer vestibular, mas ainda não escolhi meu curso, mas eu vi que geralmente pra musics tem prova específica, e hoje assisti os seus vídeos e to considerando a ideia...Você poderia falar um pouco sobre o curso de musica?
Olá, Matheus, tudo bem? Que legal que o curso de música está entre as suas suas possíveis escolhas! Eu vou fazer um vídeo explicando melhor como funciona o vestibular de música. As provas mudam de acordo com cada instituição, mas geralmente as provas são feitas em duas etapas: uma teórica e uma prática. A prova teórica costuma ser a mesma para todo mundo, já a prova prática varia de acordo com a habilitação que você pretende prestar. O conteúdo cobrado em cada prova é descrito no manual do candidato das universidades e algumas delas disponibilizam provas anteriores em seus site. Caso queria, me chame através do Instagram (@henriquediazs_pianista), que daí eu posso ir respondendo suas dúvidas em quanto não sai o vídeo.
@@henriquediazs8236 Muito obrigado pela sua atenção, eu vou esperar o vídeo sair, enquanto isso vou estudando. Eu toco violão, e gosto muito, e considerei a ideia, sei que não é piano, mas achei que tinham coisas interessantes nos seus vídeos que podiam acrescentar nos meus estudos. Valeu mesmo