Canal Oficial do violonista, cantor e compositor Marcelo Guima no YOU TUBE. Trabalhos, produções e diversos sobre o artista, alimentado por sua equipe e eventualmente pelo próprio.
Olá Miguel, que bom que você adquiriu o curso. Por favor entre em contato com o suporte através do e-mail: suporte@arkomusical.com ok? Lhe daremos todo o suporte por lá. Grande abraço.
Que bom que curtiu João! Eu não tenho ele escrito não, sempre que me esqueço de alguns arranjos deste disco ("Passagem"), eu me tiro de ouvido pra lembrar novamente 🙂
Oi Mateus tudo bem? Como você não especificou aqui eu não entendi muito bem qual é a sua dúvida em relação à oitava. Se você quiser esclarecer melhor, coloca mais detalhes aqui, tá bom? Mas lembre-se que a nível de algarismos romanos, que eu falo no vídeo, a 8ª é sempre considerada o primeiro grau ( I ). Abração.
Olá Marcelo. Excelente análise da canção e parabéns por compatilhar seu conhecimento! Só uma consideração: o acorde diminuto por natureza apresenta no seu quinto grau, um quinto grau diminuto (b5). Por isso, esse acorde não pode ter uma quinta aumentada (#5). A tensão que a escala desse acorde apresenta é uma sexta menor (nesse caso uma b13 - a escala diminuta apresenta os graus Tonica, 2ª maior, 3ª menor, 4ª justa, 5ą diminuta, 6ª menor, 7ª maior, 7ª diminuta). Abraços!
Olá Matheus. Muito obrigado pelo comentário. Você tem toda a razão, e como o vídeo é longo, eu não consegui localizar exatamente aonde eu falei isso. Mas se de fato o trecho que você comenta, é um acorde realmente "diminuto", você está correto. Um abraço e parabéns pela observação!
Muito bacana. Uma clarificação que acho que faltou sobre o porquê do “dominante substituto” sendo meio tom acima da resolução, funciona. Numa resolução básica dominante (V) pra tônica (I), o movimento de resolução vem da terça e sétima do acorde dominante resolvendo com movimentos de meio tom para tônica e terça do acorde I. O dominante substituto é um acorde dominante com as mesmas terça e sétima do acorde V, mas com suas posições trocadas. Terça vira sétima e sétima vira terça. Portanto tem a mesma função de resolução por movimento de meio tom para a tônica. Por exemplo no 12:11, se fosse um V->I normal E7->A, a terça e sétima do E7 seria G# e D. Constrói o dominante substituto invertendo-as para terça D e sétima G#(=Ab) e isto é o acorde Bb7. Mesma coisa no 15:46, os acordes Eb7 e A7 têm as mesmas terça e sétimas mas em posições trocadas.
Parabéns pelo canal e, principalmente, pela didática maravilhosa! Acabei de encontrar, mas já virei fã. Mesmo quem não entende nada de música ficará encantado com a sua forma de comunicação. Muito obrigado pela aula! Abraços.
@@marceloguima100 Por nada! É a mais pura verdade. E acredito que ao longo da vida profissional aprendi alguma coisa sobre didática, pois são quase 30 anos lecionando. Abraços e sucesso!!!
Oi Cici, tudo bem? Veja bem, em teoria musical chamamos normalmente de "acidente", as notas que tem sustenido (#) ou bemol (b). Quando você me faz essa pergunta eu penso: "as notas que formam o acorde de C7M têm algum acidente?" E seguindo esse conceito que eu acabei de dizer, a resposta é "não", Pois todas as notas desse acorde são naturais, como eu citei neste vídeo: C - E - G - B. Abração e muito som!
Estou chegando hoje no seu canal.. Gostei muito da sua aula e fui fuçar no canal.. Tem bastante aula.. sempre assuntos imprescindíveis. E vejo que não posta conteúdo a 1 ano. Gostaria de um mapa do seu canal indicando por quais conteúdos iniciar e por onde continuar. Eu indico, reposto, compartilho, e usufruo é claro. Parabéns!!
Olá Athos, muito obrigado pelos comentários. Realmente há um bom tempo não postamos por aqui, apesar de eu responder 100% dos comentários. É porque estamos fazendo alguns realinhamentos do Canal e do negócio como um todo. Quanto ao que você disse a respeito de um mapeamento do canal, o ideal mesmo é você, quando estiver dentro do canal, ir vendo pelos títulos, que são sempre claros e objetivos. Vá fazendo uma lista pessoal dos vídeos que temos. Você pode adquirir muito conhecimento de música por aqui desta forma. Grande abraço e muito som!
Eu quis dizer por, mapeamento, é uma dica de quais assuntos devo assistir primeiro que serão necessários pra o entendimento dos outros. Muito obrigado pela atenção. Abraço.
Memorizando e entendendo a estrutura vai ajudar a tirar e tocar as músicas de ouvido né mestre? ❤❤❤❤❤❤❤ aos poucos o ouvido vai se acostumando com o som das as progressões Showwwww
Oi Adalton. Isso mesmo, ajuda e muito. E aos poucos vai se acostumando com o som de algumas progressões, mas ao mesmo tempo, sempre tendo esperança para existirem progressões que a gente não reconheça, para termos novidades. Se não a vida fica muito sem graça né? Rsrsrsrs. Forte abraço e muito som!
Isso mesmo Ane. Os Justos continuam sempre Justos, mesmo quando o intervalo é Composto (e também quando são Invertidos). Abração e muita música pra você!