Criei esse canal pra compartilhar um pouco do conhecimento que adquiri nos últimos anos e te fazer se apaixonar por dados.
Comecei a aprender desenvolvimento de software aos 14 anos. Sou formado em engenharia de Controle e Automação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Fundei um projeto no Hotel tecnológico da UTFPR chamado DOHQA para estudo e desenvolvimento de novas tecnologias para IoT. Trabalhei com Ciência, Arquitetura, Governança de dados nos setores de saúde, financeiro e telecomunicações. Já publiquei artigos em congressos locais, nacionais e internacionais incluindo o mais importante congresso de redes neurais do mundo IJCNN, bem como em revista e livro.
@@AronMartinsTech obrigado, sem problemas! Faça mais vídeos sobre o assunto pra gente se ainda valer a pena usar, é um dos unicos canais que encontrei que fala sobre isso em português!
Descobri teu canal recentemente, to maravilhado com o nivel do conteudo, ja iniciei aqui a maratona do IA in a Nutshell. Parabéns pelo conteudo, continua que é bom demais.
Oi Lucas, esse treinamento não é tão técnico do ponto de vista de desenvolvimento, o público dele são pessoas não técnicas que querem aprender a utilizar as plataforma de IA Generativa no dia a dia. Então é um treinamento mais para o usuário final. Em breve pretendo lançar um mais técnico de construção de soluções com IA Generativa, nele terá agentes e provavelmente langGraph
fala mano, tem como vc trazer video sobre IAs que ja automatizam o desenvolvimento de jogos? eu queria mt atualizações dessa parte ja que eu pretendo criar jogos usando IA, ai queria saber
Fala meu amigo, eu não trabalho com desenvolvimento de jogos então não posso te garantir que alguma ferramenta vai funcionar bem pra você, mas posso indicar algumas coisas…nesse site theresanaiforthat.com/game-development/?ref=suggest você pode procurar por IAs para diferentes casos de uso eu já filtrei nesse link pra você IAs que são sobre game development. Se você olhar o topo da lista vai ver que as principais são GPTs ou seja vc precisaria pagar o ChatGPT Plus pra ter acesso a esses GPT que irão te AUXILIAR no desenvolvimento do seu jogo. Detalhe veja que deixar auxiliar em maiúsculo isso para dar ênfase ao fato que nenhum ferramenta fará a mágica de criar o jogo pra você mas sim te guiar na jornada do aprendizado em como fazer. Espero ter ajudado, um abraço meu amigo.
Um ponto importante que esqueci no vídeo é que a versão gratuita do Claude web utiliza o modelo Claude 3 Sonnet a versão paga é somente para o modelo Opus. Já caso queira utilizar a API ai sim precisa pagar pelos tokens dos modelos.
Está sim, foi disponibilizado em 159 países inclusive o Brasil. Você pode acessar ele pela plataforma, via API em Python e através dos clouds Google Vertex e AWS Bedrock.
Antes eu achava que só um profissional com bom background artístico e de eng de prompt poderia fazer um trabalho realmente bem feito usando IA. Tô começando a pensar que não
bacana cara, dificil achar alguem falando desses assuntos em pt-br, gosto mt do assunto, sou mais curioso mas em breve quero fazer meu fine-tuning de LLm, no stable diffusion já fiz algumas coisas
Essa é uma pergunta interessante e que deve ser respondida em níveis. Primeiro precisamos entender que os modelos SOTA (State of the Art - principais modelos em vigor) de inteligência Artificial principalmente de linguagem eram até os Transformers totalmente limitados por suas arquiteturas do ponto de vista de processamento durante o treinamento. Com a criação dos Transformers (arquitetura crida por pesquisadores do Google usado no GPT por exemplo, ver playlist de Inteligência Artificial in a Nutshell do canal pra entender melhor os conceitos) a limitação do processamento durante o treinamento foi resolvida, sendo possível assim paralelizar os cálculos. tornando possível a utilização de GPUs. Isso nos leva a acreditar que uma vez que seja possível adaptar os problemas e arquiteturas atuais para solução com algoritmos quânticos poderíamos acelerar e muito o tempo de treinamento de modelos de IA bem como aumentar consideravelmente seus tamanhos. Contudo o caminho que as principais empresas de IA tem tomado mostra certo ceticismo relacionado ao assunto uma vez que o grande investimento que tem sido feito é em GPUs. Apesar de muitas delas terem times dedicados ao estudo e desenvolvimento de computadores quânticos. Um tópico que vale a pesquisa é o Quantum Machine Learning ou aprendizado de máquina quântico, você vai encontrar vários trabalhos onde estão adaptando problemas de machine Learning para a utilização de Algoritmos Quânticos para solução. Dessa forma acredito sim que essa união vai acontecer, e que muita coisa interessante pode sair dela. Como solução acelerada de problema complexos de Machine Learning, porém são dois campos de estudos relativamente novos que ainda precisam se desenvolver mais individualmente. Espero ter ajudado com a resposta sei que os temas são complexos.
@@AronMartinsTech muito obrigado! Respondeu sim. Vou assistir a play list indicada e as outras indicações. Realmente fiquei bem curioso com esse assunto, ainda mais quando vi que um computador quantico conseguiu fazer um cálculo que demoraria 10 mil anos com o melhor super computador atual em 200 segundos e fiquei me perguntando, quantos avanços cientificos em todos os setores, em uma velocidade nunca antes vistas a junção de uma maquina tão poderosa quanto essa junto a uma inteligência artificial geral podem produzir. E o quanto essas novas tecnologias podem ser perigosas tbm em mãos erradas . Ótimo canal
Não esqueçam de se inscrever, ativar as notificações, deixar seu comentário e assistir outros vídeos do canal...Eles são super importantes para o desenvolvimento :)
Paulo muito obrigado pelo carinho, espero que goste do conteúdo, deixa sempre seus comentários para que eu consiga sempre melhorar…obrigado por dividir a conquista dos 100 inscritos 💪
Muito obrigado Alex fico feliz que tenha gostado, continue acompanhando o conteúdo, assista os demais vídeos deixa seus comentários que isso impulsiona demais o conteúdo pra mais gente. Valeu demais :)
Parabéns pelo vídeo! Acredito que o mesmo possa acontecer com os analistas de dados. quem dominar o uso dessas ferramentas (IAs) vai se destacar no mercado de trabalho.
Com certeza Lucas, assim como com a chegada de outras tecnologias e frameworks não fizeram outras posições desaparecerem no futuro as IAs provavelmente também não irão pelo menos nesse início, porém com certeza será um filtro de profissionais menos preparados.