Тёмный
Prof. P. Seleghim
Prof. P. Seleghim
Prof. P. Seleghim
Подписаться
Lists of videos with lectures, classes and reports on renewable energies,aerospace engineering and research developed at the USP Thermal and Fluid Engineering Center in São Carlos.
Aula 06 EXERGIA - INTRODUÇÃO E CONCEITOS BÁSICOS
2:09:39
11 месяцев назад
Комментарии
@kauaedu919
@kauaedu919 2 дня назад
Esse tema da engenharia Aeroespacial no Brasil esta sendo cada vez mais sendo reconhecido, espero que se popularize mais e receba atenção do governo pois esse e o futuro da Humanidade
@saraiva407
@saraiva407 2 дня назад
Poxa professor, pena que nessas análises acabou não aparecendo a termosolar. Sou de niterói/RJ (perto do BNDES, inclusive), e aqui o sol É MUITO QUENTE! Sempre me perguntei por quê não há investimentos em direção a aproveitar o potencial solar daqui (chamo minha cidade carinhosamente de "infernói", pq aqui tem um sol pra cada cidadão). Fotovoltaicas a gente vê por aqui uma ou outra em casas e condomínios, mas a termosolar possivelmente seria a mais vantajosa!
@gabi7520
@gabi7520 3 дня назад
Oie sou eu de novo, assistindo seus vídeos para minha ic de otimização das condições operacionais de um troc. de calor. Eu gostaria de saber se para um casco e tubos as edo's irão mudar, e outra coisa, eu tenho que me preocupar em adicionar nas eq diferenciais aquela coisa de DTML sendo q as edo's já descrevem a temperatura em cada ponto? No momento estou tentando aprender como equacionar o tipo de casco e tubos...sabe me dizer se no incropera tem o equacionamento? Obrigada desde já pela atenção!
@ProfSeleghim
@ProfSeleghim 2 дня назад
Oi... as eqs. são as mesmas. A DTML só aparece quando as edo's são integradas com propriedades médias. Acredito que o INcropera tenha as eqs. da DTML, mas acho que não a formulação diferencial que apresentei nessa aula.
@BRUNODEMIRANDABOER
@BRUNODEMIRANDABOER 3 дня назад
Aula simplesmente incrivel!! Vc é fera!
@wolmirduarte8609
@wolmirduarte8609 5 дней назад
O correto não seria 2500 kcal ao invés de cal?
@ProfSeleghim
@ProfSeleghim 2 дня назад
Correto. Obrigado por apontar o engano.
@edsonreneldacostafilho6009
@edsonreneldacostafilho6009 7 дней назад
Professor, poderia analisar o clima seco de 2024 em SP face ao tema do vídeo? É um efeito das mudanças climáticas? É um efeito combinado, reforçado pela alteração ambiental intensa na Amazônia, Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica?
@ProfSeleghim
@ProfSeleghim 7 дней назад
Oi... não trabalho exatamente com modelos climatológicos mas penso que seja um efeito combinado das causas que você cita. No momento estamos no fim de um el Nino e já há sinais da entrada da la Nina. Essas oscilações são naturais (oscilação interdecadal do pacífico) e têm uma períodicidade de 10 - 15 anos e é por isso que seus extremos são facilmente esquecidos. (Tenho lembrança de secas bem piores do que a atual. ) Mas é claro que desmatamento etc. influem nessa dinâmica. Quanto ao aquecimento global provavelmente influi sim, mas é preciso lembrar que se trata de um fenômeno se desenvolvendo muito mais lentamente, numa escala de tempo de no mínimo 100 - 150 anos que é o limite de previsibilidade do clima na Terra entendido como um sistema caótico (tempo de Lyapunov).
@gabi7520
@gabi7520 11 дней назад
Oii, ótima aula! Quero fazer uma ic sobre o assunto...Vc poderia me ajudar a saber quais seriam as equações que eu teria que considerar se eu quisesse otimizar as condições operacionais de um trocador de calor?
@ProfSeleghim
@ProfSeleghim 10 дней назад
Oi... dá uma olhada em minha útima aula do curso de projeto (link abaixo). Faço a análise entrópica dos trocadores de calor de um ciclo de potência para otimização do projeto.
@ProfSeleghim
@ProfSeleghim 10 дней назад
ru-vid.comimn5tF5OJeg
@gabi7520
@gabi7520 10 дней назад
@@ProfSeleghim tá bem, muito obrigada!
@saraiva407
@saraiva407 18 дней назад
2:00:20 Professor, que eu lembre, a resiliência de um material é a energia por unidade de volume que ele absorve em regime elástico, ou seja, aproximadamente sigma y ao quadrado sobre dois E. Não era isso??
@ProfSeleghim
@ProfSeleghim 18 дней назад
É isso mesmo. Porém empreguei o termo no sentido da "capacidade de retornar ao normal após impactos externos adversos", como é usual na psicologia.
@leandroreis6676
@leandroreis6676 18 дней назад
Z’ nao seria apenas um cubo q sobra no meio?
@arthurr.7623
@arthurr.7623 19 дней назад
Professor, sua eloquência e a forma de ensinar são ímpares e elogiáveis. Obrigado por compartilhar conteúdos tão valiosos.
@Tibulace
@Tibulace 19 дней назад
Fico imaginando,se algum dia teremos " motores foguete" que na verdade DEFORMEM a trama do espaço tempo, de maneira semelhante à deformação que uma MASSA ocasiona. Assim, o veículo espacial viajaria acelerado, sempre "caindo" com se estivesse se movendo na direção de corpo de imensa massa.Nada de usar a terceira lei de Newton, o motor MODIFICARIA a trama do espaço tempo.
@meirielleclaro6524
@meirielleclaro6524 19 дней назад
Olá Professor, estou acompanhando seu conteúdo para relembrar alguns conceitos, parabéns pelas aulas! Fiquei com uma duvida quanto ao valor do ESP.. no ultimo exercicio era um valor diferente, como o senhor calcula?
@ProfSeleghim
@ProfSeleghim 19 дней назад
Oi... pode ser 0,1% da variável incrementada. Por exemplo se for uma temperatura da ordem de 10^2 °C esp pode ser fixado em 0,1% dese valor, ou seja, esp = 10^(-3) * 10^2 = 0,1 °C.
@meirielleclaro6524
@meirielleclaro6524 19 дней назад
@@ProfSeleghim dentre todas as variáveis do sistema qual seria a variável incrementada? eu vi que no exercicio da panela de pressão foi usado o método Newton-Raphson e lá fiquei na dúvida também
@AlineAquino1
@AlineAquino1 19 дней назад
@profarthurmonteiro
@profarthurmonteiro 27 дней назад
Professor, parabéns pelas aulas. São realmente muito boas. Poderia indicar quais livros utiliza para se atualizar sobre esses temas? Também sou professor e estou tentando atualizar meu material. Tenho me baseado em suas aulas, são muito boas! Desde já, muito obrigado.
@ProfSeleghim
@ProfSeleghim 26 дней назад
Obrigado. O livro do MacKay muito bom (www.withouthotair.com) mas existem muitos outros dependendo do ângulo que se quer abordar o problema.
@profarthurmonteiro
@profarthurmonteiro 26 дней назад
@@ProfSeleghim Obrigado pela resposta, vou olhar esse livro. Já lecionei a disciplina de fontes alternativas de energia na graduação, porém no próximo ano vou lecionar para uma turma de pós-graduação lato sensu em Eficiência Energética Industrial. Se tiver alguma literatura ou algo para indicar, eu ficarei grato. Mais uma vez, muito obrigado!
@primofernandezful
@primofernandezful 28 дней назад
CREIO QUE NÃO é preciso ter curso superior de nada de modo concluir depois de assistir todo esse vídeo que o professor fez o foguete se mover através de teoria e calculos matemáticos NADA MAIS QUE ISSO. Ele mesmo confessa que certas coisas são complicadas de explicar, mas vamos ao que interessa. No inicio do video o chão é a base da propulsão e no fim do vídeo a atmosfera que determina os saltos do pica pau para frente NO AR é o próprio ar, ou seja chão e ar são os apoios necessários nos dois casos. Agora aqui pra nos. Porque o professor ai não mostrou na pratica como que o propelente se fixa no vácuo de modo ele servir de base de apoio para o jato do foguete fazer o mesmo ir para frente? HUMMMM. Pela explicação podemos dizer que um carro com um imã na sua frente o fara andar para frente. Se o professor rir disso ele estará rindo dele mesmo pois é exatamente isso. A melhor e maior prova de que se pode obter propulsão motora no vácuo seria fazer um experimento numa câmera de vácuo de tamanho considerávelmente grande de modo os gases não se acumularem no espaço disponíve da camera e isso servir como impulso assim como a atmosfera serve para impulsionar um foguete ou um pássaro. Mas vamos reduzir esse comentário e torná-lo prático de modo dispensar tanto bla, bla, bla teorico e matemático. Se a ISS (Estação Espacial Internacional) está num ambiente de vácuo, seria a coisa mais fácil do mundo provar tudo isso que o professor tentou provar sem ter sucesso por em prática um foguete de tamanho adequado e suficiente para a prova de propulsão no vácuo fora da ISS. E ai eu pergunto: Porque não existe esse experimento que se fosse feito até o aluno menos inteligente de um simples ensino médio entenderia sem dificuldade alguma. Quem disse nos comentário que a explicação é convincente e prova que pode haver propulsão no vácuo então tal comentarista certamente poderá aqui na atmosfera da Terra puxar o cadarço de seu sapato pra cima e flutuar no ar. SIMPLES ASSIM. Ah sim o carrinho com imã na frente tá no vídeo que posto agora. O vídeo só vale pela simpatia do palestrante mas para informação e ensino é uma fracasso pois é tão didatico e importante quanto a declaração de Einstein que um dia disse que numa estrada com uma carroça em movimento onde podemos ver o postes se deslocando melhor viajar de poste do que de carroça.ru-vid.com/video/%D0%B2%D0%B8%D0%B4%D0%B5%D0%BE-ASOPimgPUxA.html
@AndreLuiz-dz1qk
@AndreLuiz-dz1qk 28 дней назад
Olá, professor. O estou em um projeto onde o objetivo é projetar um ciclone para separação de poeira de gipsita. O senhor tem algum material pra indicar onde eu possa ter uma noção melhor de como projetar levando em consideração as partículas?
@ProfSeleghim
@ProfSeleghim 26 дней назад
Olá. Não tenho refs específicas sobre ciclones, apenas sobre transporte pneumático. Uso muito os dois livros abaixo.
@ProfSeleghim
@ProfSeleghim 26 дней назад
images.app.goo.gl/xSRLCmTHi8GsvQ5R6
@ProfSeleghim
@ProfSeleghim 26 дней назад
images.app.goo.gl/8m3vxRbisWwDSytd9
@FABMatheus00
@FABMatheus00 29 дней назад
Muito bom, estou jogando KSP1, mas em um modo mais realista, uma das maiores dificuldades que estou tendo é em relação a dinâmica de fluidos, Rocket Science é realmente algo lindo e assustador.
@marcobenevides757
@marcobenevides757 Месяц назад
caralho professora, mt mt mt foda. Me deu uma alegria e inspiração IMENSA descobrir e pensar sobre a física e a fantasia dessa torre e elevador espaciais. Mas muito foda mesmo, obrigado professor por partilhar seus tempo e conhecimento
@saraiva407
@saraiva407 Месяц назад
Essa parte da engenharia aeroespacial é bem parecdida com o da engenharia militar de fazer dimensionamento de munição, como nesse shot: ru-vid.com5rA0OWapT9A?si=jdLfvwzeC2m75m1U A gente tem a quantidade de bolinhas, que a gente quer maximizar, mas também queremos maximizar a pólvora. Daí somos limitados pelas resistências do cano e da câmara e pelo tamanho da munição. E a bucha é a análoga da parte estrutural, que a gente não a quer, mas é necessária. Bem legal mesmo essas aulas, professor!!
@nathan0373
@nathan0373 Месяц назад
Caramba, um professor da USP compartilhando um conhecimento de altíssimo valor de forma gratuita. Impressionante. Como pode um vídeo - na verdade mais que isso - com tampouca visualização; enquanto os vídeos fúteis normalmente atinge milhões de visualizações.
@vitoriacezar4446
@vitoriacezar4446 Месяц назад
dorei!
@TBMonstro
@TBMonstro Месяц назад
Gostei da explicação. Principalmente a dos eixos e como é cada lado do hipercubo. Obrigado!
@andersoncarvalho1732
@andersoncarvalho1732 Месяц назад
Tinha exatamente essa dúvida e resolvi pesquisar por pura curiosidade... (Minha cabeça se perguntando) Se no espaço temos o vácuo, que força o foguete usa para se deslocar? , pensando que não temos o oxigênio lá, que é o que acontece quando soltamos uma bexiga na gravidade (Inércia)... Mesmo assim ficou uma pequena dúvida na sua explicação (não sou engenheiro, só curioso)... Resumindo o que eu acho que entendi, veja se estou certo... é como se os gases batessem nos próprios gases e assim deslocassem todo o seu próprio corpo? Desculpa a ignorância, mas é isso?
@ProfSeleghim
@ProfSeleghim Месяц назад
Na verdade a força propulsiva corresponde à força de reação resultante da aceleração dos gases de exaustão no sentido oposto. Trata-se da "lei da ação e reação", também conhecida como terceira lei de Newton. Uma boa demosntração desse efeito está no link abaixo, gravada na estação espacial: o astronauta A empurra para frente o astronauta B e, como consequência, o astronauta A é empurrado para trás pelo astronauta B. Essa força é exatamente a mesma que impulsiona um avião a jato por exemplo. Uma outra sugestão em português é o vídeo do canal @CienciaTodoDia cujo link coloquei na sequência. ru-vid.com/video/%D0%B2%D0%B8%D0%B4%D0%B5%D0%BE-ZkVU-bj9bDk.htmlsi=cQOK919waHWaqjQG&t=112 ru-vid.com/video/%D0%B2%D0%B8%D0%B4%D0%B5%D0%BE-Ei6DcLyNuyI.htmlsi=WOUDKWEuUPRGgv51
@IzauroNeto
@IzauroNeto Месяц назад
Infinity♾️♾️♾️
@IzauroNeto
@IzauroNeto Месяц назад
Infinite ♾️
@HenryFerreiradeAndrade-v4y
@HenryFerreiradeAndrade-v4y Месяц назад
2,5D 🤔
@antonioguimaraes8523
@antonioguimaraes8523 Месяц назад
Excelente aula. Conhecimento e conteúdo interessante e úteis. Aula bem preparada e ótima exposição. Excelente didática. Parabéns. Tenho dito. 😊😊😊
@AdrianoAlvesnd
@AdrianoAlvesnd Месяц назад
Muito obrigado
@AdrianoAlvesnd
@AdrianoAlvesnd Месяц назад
Maravilhoso.
@saraiva407
@saraiva407 Месяц назад
2:14:25 Professor, qual livro se usa geralmente em máquinas hidráulicas? Ele lista várias máquinas presentes no mercado tb nos exemplos?
@vivendoaway4852
@vivendoaway4852 Месяц назад
muito obrigada por suas aulas Prof. elas tem me ajudado muito. gratidão
@gask8milan
@gask8milan Месяц назад
O livro A Vantagem Humana - Suzana Herculano-Houzel, discorre sobre a aplicação da energia térmica na cocção dos alimentos e a disponibilidade energética, bem interessante!
@davvidsilva3174
@davvidsilva3174 Месяц назад
Que aulas boas viu, parabéns professor.
@naocliqueaqui8416
@naocliqueaqui8416 Месяц назад
muito bem feito
@AndreLuiz-dz1qk
@AndreLuiz-dz1qk 2 месяца назад
Olá, professor. Essas simulações são em regime estacionário ou transiente? Fiquei com essa dúvida quando o senhor mostrou os residuais.
@ProfSeleghim
@ProfSeleghim 2 месяца назад
Oi... são em regime permanente.
@ThunderTV228
@ThunderTV228 2 месяца назад
tenho 15 anos e quero começar a estudar engenharia aeroespacial para ir trabalhar na NASA é possivel?
@ProfSeleghim
@ProfSeleghim 2 месяца назад
... é possível sim. Belo projeto pessoal.
@ThunderTV228
@ThunderTV228 2 месяца назад
Valeu professor ​@@ProfSeleghim
@AntonyAntony-le3dz
@AntonyAntony-le3dz Месяц назад
Anthony Ferreira moffett ​@@ThunderTV228
@Ceasar_y6k
@Ceasar_y6k 26 дней назад
eu tbm 👍😎​@@ThunderTV228
@AlcidesNeto-rf1cu
@AlcidesNeto-rf1cu 2 месяца назад
👏🏾👏🏾👏🏾
@jorge52070
@jorge52070 2 месяца назад
olá: gostei imenso das suas aulas!... tenho um problema em calcular, o exemplo a seguir!.... um embolo de um motor a dois tempos, o diâmetro do embolo é 10 centímetros, a distancia percorrida pelo embolo é de 20 centímetro, o embolo está a uma pressão de uma atmosfera , iniciou-se o movimento, do embolo, no fim do distancia percorrida de 20 centímetros, qual a pressão e temperatura, atingida?!... no mesmo instante, é injetado meio centímetro cubico de agua a 700 graus Celcius!..( 0,5 cm cubico está a uma temperatura de 20 graus Celcius!..., é super aquecida ate 700 graus Celsius, por um mecanismo) qual a pressão atingida, e temperatura dentro do cilindro!.... depois de recuar os 20 cm, qual a pressão e temperatura no final!... o mesmo problema !... mas em vez de ser ( 0.5 agua) é 0.5 cm cúbicos de ar comprimido a 40 bares, o embolo avançou 20 cm qual é a pressão , e temperatura,!?... foi injetado o ar comprimido, qual a pressão e temperatura!?,,,, o embolo recuou os 20 centímetros qual a pressão e temperatura. obrigado!!... o professor pode-me auxiliar-me!?... como se calcula o rendimento de uma bicicleta, se aplicarmos uma força de 20 quilos no pedal, como o seno esta constantemente a variar qual a força que está aplicada na roda etc! obrigada.
@ProfSeleghim
@ProfSeleghim 2 месяца назад
Obrigado Jorge. Vc precisa de uma hipótese sobre o processo de compressão (e.g. eficiência isentrópica = 100%) para calcular as variáveis de estado no final do processo. Quanto às variáveis de estado após a injeção vc calculapor meio de uma de mistura, ou seja a equação da conservação de energia aplicada aos fluxos na entrada e saída do misturador.
@thiagoponchio
@thiagoponchio 2 месяца назад
Seleghin, as aulas do Cristiano também são disponibilizadas no RU-vid ou alguma outra plataforma?
@ProfSeleghim
@ProfSeleghim 2 месяца назад
Acredito que não Thiago.
@WaldemarDosSantos-u1t
@WaldemarDosSantos-u1t 2 месяца назад
Gastasse. Mais. Com. Ciências. E. Não. Com. Guerras. Se. Faria muito. Mais. Pela. Astronômica
@eyn1043
@eyn1043 2 месяца назад
Muito obrigado Professor
@lucianepaivabrasil7367
@lucianepaivabrasil7367 2 месяца назад
Estou assistindo a este video no momento em que há 2 astronautas que foram pela starliner e se encontram com inúmeros problemas para voltar à terra....o que será da vida deles??? 😮
@lucianepaivabrasil7367
@lucianepaivabrasil7367 2 месяца назад
Eu sou de Humanas, queria entender porque este assunto me encanta tanto, ainda que eu nao saiba calcular absolutamente nada...o assunto é muito interessante, donde posso concluir que faltaram assuntos interessantes nas aulas de Física la na Escola...
@BrunoEletronicDev
@BrunoEletronicDev 3 месяца назад
Obrigado pela aula, didática perfeita
@cardosolena4572
@cardosolena4572 3 месяца назад
Excelente aula...
@emersoncarneirofigueredo2133
@emersoncarneirofigueredo2133 3 месяца назад
Deus abençoe sua vida e seu trabalho!! Jesus te ama!!! Abraço!!
@emersoncarneirofigueredo2133
@emersoncarneirofigueredo2133 3 месяца назад
Gratidao por compartilhar os conhecimentos!!!
@MariaAparecidaPrestes-l1u
@MariaAparecidaPrestes-l1u 3 месяца назад
Como não pega fogo nos paraquedas?
@henriquecardilli1184
@henriquecardilli1184 3 месяца назад
@Prof. P. Seleghim, Parabéns por sua abordagem nas aulas, são excelentes. Seguem apenas alguns comentários que nem sei se estão corretos. 1) (57:30) Na equação da energia com o caminhão de brita vc usou 100 ton, e não 50 ton como no enunciado, e acho que esqueceu de dividir por 2 (da eq. cinética). Portanto: Caminhão com 100 ton, E=38,58 Mj - Falcon 9 possui 11352 vezes essa energia Caminhão com 50 ton, E=19,29 Mj - Falcon 9 possui 22704 vezes essa energia. 2) (1:36:55 ) a velocidade teórica para uma orbita de 1000 km é de 7,35 km/s e não 7,85 km/s, esta seria para uma orbita de 100 km. 3) (1:43:30 ) as parcelas da energia de arraste então positivas, deveriam ser negativas correto?