Тёмный
Emerson Almeida
Emerson Almeida
Emerson Almeida
Подписаться
Комментарии
@AlejandroDavid-u1d
@AlejandroDavid-u1d Месяц назад
Terras de índios guarani
@sillorenzi2010
@sillorenzi2010 3 месяца назад
Oii!!muito bom o vídeo,lá na nossa escola(militar)o nosso monitor(sargento)passou isso para nós em pleno 2024!!kkkk,tenho orgulho de ser catarinense!Só para constar,foi escolhido ESSE vídeo para assistirmos para fazermos o nosso trabalho,mesmo após 5 anos,eles se dedicam com nós Parabéns a vocês,a pm,e SC
@millyweiss3101
@millyweiss3101 3 месяца назад
Linda de viver nossa Santa Catarina ❤
@amandadutra9891
@amandadutra9891 4 месяца назад
Como contar essa história sem falar do genocídio de todos os povos indígenas?
@lilianemendes7498
@lilianemendes7498 7 месяцев назад
Eu amo demais esse lugar. Quero sempre poder cuidar daqui.
@Milcachos
@Milcachos 7 месяцев назад
Moro em Sc, que estado apaixonante futuro la dos meus Filhos ❤
@hugofernandes5477
@hugofernandes5477 8 месяцев назад
Sou natural de Belém-PA. Eu acho incrível como o estado de santa Catarina foi abençoado com um povo que detinha o conhecimento e tecnologia da época. Muito diferente dos povos originários que ficaram limitados tanto por falta de incentivo quanto por preconceito da elite que tinham os seus favoritos. Santa Catarina é o que é hoje pelo povo que a fez, pelo trabalho e pela vontade de terem uma vida melhor em uma terra estranha com ferramentas limitadas, porém com um conhecimento nunca visto pelos nativos daqui.
@cristinaschutt8126
@cristinaschutt8126 8 месяцев назад
Interessante e com lindas imagens...más me surpreende como ignoram todos os povos assassinado que viviam nestas terras, e hoje são chamados de "indios" ..então conforme os interesses dos dominadores, outros povos também seram destruídos!! Pesquisem sobre Os"chokleng"😮
@user-gx6gb8bi1f
@user-gx6gb8bi1f 10 месяцев назад
Lugar de dialeto e sotaque unico é um charme a parte! Amo Santa Catarina lugar paradisíaco
@rudineisantos3844
@rudineisantos3844 11 месяцев назад
alguem sabe me dizer aonde eu acho a biografia do poeta negro de santa Catarina se chama João rosa junior.
@alinedrk
@alinedrk 11 месяцев назад
Amo minha Santa Catarina, sou descendente de açorianos (materno) e alemães (paterno). ❤❤❤
@silviomiranda4723
@silviomiranda4723 Год назад
Excellent documentary 👍
@lkuklinshi
@lkuklinshi Год назад
documentário seletivo, não fala o que fizeram com os índios que aqui viviam e muito menos dos povos negros escravizados...
@amandasilvadebarros3891
@amandasilvadebarros3891 Год назад
Vinha aqui só pra ver se o livro da escola do meu filho está certo. No livro diz que os alemães chegaram em Santa Catarina e expulsaram os índios de suas terras, índios com nomes de tribos estranhos, maís pra Nome inglês americano, achei que o livro estava mentindo.
@eemeron
@eemeron Год назад
Bom dia Amanda. Não deixa de ser parte verdade. O livro erra ao ser simplista demais. Ocorreu realmente a expulsão e extermínio de índios por brasileiros e colonos de varias nacionalidades. Mas é injusto dizer que foram só os alemães, ou que foi só em Santa Catarina. Dizer isso é muito simplista. É muito mais complexo que isso. Ocorreu de fato uma guerra de atrito e ocupação que durou mais de 400 anos, começando pelos portugueses e espanhóis, depois pelos já "brasileiros" (bandeirantes e outros) e por fim, com o grande fluxo migratório de antes e principalmente depois da segunda guerra mundial, acentuou-se o extermínio (em alguns lugares, pagavam-se por índio morto e a forma de comprovar era entregar as orelhas cortadas dos índios). A Europa na época estava em uma situação miserável e muitos imigrantes famintos e sem esperança foram atraídos pela promessa de terras sem dono. O contexto na época era( de forma genérica), de pessoas embrutecidas pela guerra e pela fome, sendo assentadas em terreno hostil, sujeitos a atritos com índios e sem um controle sobre a força das represálias (onde não há justiça, prevalece a vingança). Ou seja, nada impedia que um assentamento uma vez atacado por um índio não se juntasse e se vingasse da tribo toda. Nesse contexto de atrito, sempre tinham alguns inescrupulosos que lucravam ao encontrar justificativa para tomar posse de terras e expulsar nativos. Por fim, é muito importante lembrar que os fatos históricos chocantes, geralmente são perpetrados por poucas pessoas. A grande maioria do povo, não tem os mesmos pecados desses grupos que agem com barbaridade. Mas, na história contada, essas ações afetam a imagem do povo como um todo. Por exemplo, os Astecas capturavam tribos inteiras de outros povos indígenas, matavam, escravizavam e sacrificavam em rituais sangrentos. É contado dessa forma, e parece que todos os astecas faziam isso, mas a verdade é que era um negócio que envolvia sacerdotes, governantes e um grupo que lucrava com isso. Mas ficou para a história que os astecas como um todo, faziam isso. Em resumo, ao contar uma história, mesmo tendo boa fé, é difícil não ser simplista, e é difícil não colocar em apenas um ponto de vista, senão a narrativa ficaria muito extensa e intragável.
@joaobipe
@joaobipe Год назад
Documentário bem feito, muito bem editado, a única fraqueza que vejo, e também um pouco de omissão historiográfica, é a visão completamente eurocêntrica da história na região. são mais de 1 hora de documentário e não vi nem 5 minutos dedicados a povos indígenas originários ou ao próprio povo negro escravizado por essas famílias açorianas. É realmente lamentável que ainda tentam apagar o passado desses povos nos tempos de hoje, difícil ver que ainda pessoas consigam relativizar a colonização, tentando desesperadamente apagar a história destes povos oprimidos!!!
@cabralotniel
@cabralotniel Год назад
Estou apaixonando por Santa Catarina.... Meu neto vai estudar na bela e acolhedora Florianópolis.....Deus abençoe Santa Catarina! Deus, abençoe nosso Brasil!
@joaojosesilva693
@joaojosesilva693 Год назад
Viva Portugal e Viva Brasil . Viva a língua portuguesa!
@yvonegemballa8701
@yvonegemballa8701 Год назад
Parabéns pela pesquisa. Esckarecedor e acrescentou aos conhecimentos adquiridos pela minha mãe. Chegaram no Rio de Janeiro, depois casa dos imigrantes em SP e após para Santa Catarina. Fugindo da 1a Guerra mundial. Com sonhos de uma terra prometida. Obrigada pelos informes e aprendizagem👏👏👏 .
@jaquelinefedrizzi2984
@jaquelinefedrizzi2984 Год назад
Parabéns! Fiquei surpresa com o início do vídeo onde mostra uma cidade pequena com um rio largo ao lado...Alguém sabe me informar que lugar é esse????
@eemeron
@eemeron Год назад
Provavelmente você mencionou uma cena de Bom Jardim da Serra ou Blumenau
@dolagofabio
@dolagofabio Год назад
Não é fácil produzir informação cultural e de qualidade, menos ainda. Porém, um roteiro bem escrito, evita equívocos, atrai investidores e esclarece sobre as verdades. Haverá sempre uma falta, quanto maior for o leque de informações. Portanto, menos é mais!
@Barbarabelcanto
@Barbarabelcanto Год назад
Boa noite, parabéns pelo belo documentário. Já existem as outras partes? Agradeço se puderem divulgar.
@ehrobertoac
@ehrobertoac Год назад
Orgulho de viver no melhor estado do Brasil
@menutro
@menutro Год назад
Lindo documentário. Orgulho de estar mudando para um estado tão repleto de cultura e com um povo tão trabalhador. Porém, senti falta de falarem dos sambaquis, dos indígenas, imigrantes italiano que tanto auxiliaram na economia do estado.
@zelindacristina
@zelindacristina Год назад
Maravilhosa aula de história de SC. Obrigada
@ary_art6895
@ary_art6895 2 года назад
Tenho que fazer uma redação de 2 páginas desse documentário 😄
@jaimem.mirandafilho209
@jaimem.mirandafilho209 2 года назад
Bem mais ou menos. Como de costume nesse tupo de material, ignoraram totalmente a influência indígena, e até mesmo africana, no modo de vida, nos costumes e na cultura como um todo. Referências de mapa totalmente equivocadas. Os pontos referentes às regiões da Alemanha são cômicos. Desenvolvimento cronológico confuso e mal elaborado. Enfim, serve como informações basicas sobre a colonização açoriana em nosso litoral.
@antnioliveira7174
@antnioliveira7174 2 года назад
São francisco do sul é a cidade mais velha de santa catarina mas não consta no documentário então é sobre a ilha e não sobre o estado tudo bem
@joaogonzaga446
@joaogonzaga446 2 года назад
Documentário excelente, espero que consigam realizar as outras partes
@laurencemondadori-luli1729
@laurencemondadori-luli1729 2 года назад
Excelente documentário!! Eu como descendente de italianos, tenho orgulho de ter nascido na serra catarinense, divisa com a serra gaúcha. Amo o sul. Santa Catarina é o melhor Estado do Brasil. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@rodrigoreitz7699
@rodrigoreitz7699 2 года назад
Como é bom conhecer as nossas origens! Parabéns a todos que concretizaram esse projeto!
@deboradalsasso3615
@deboradalsasso3615 2 года назад
Gostei, mas seria muito bom incluir os indígenas, povos originalmente brasileiros. Aliás, não são silvícolas, são povos indígenas ou originários. 😉 Seria bom incluir a matança que ocorreu em SC, por conta do "desenvolvimento" e mais importante ainda, falar de nossos DNAs indígenas, geralmente vindo de mulheres roubadas e violentadas. Como brasileiros e Catarinenses, somos tudo isto...não só de origem européia. 🙏
@professormoacirdacosta7938
@professormoacirdacosta7938 2 года назад
Ótimo documentário, mas não percebi nenhuma menção a comunidade negra, que é de 15% da população de Santa Catarina, e que estão desde os primeiros tempos de ocupação da Província/Estado, perceba que toda a mão de obra "braçal" das armações baleeiras eram formadas por negros e negras escravizados, antes da chegada dos europeus no Estado de Santa Catarina eram 25% aproximadamente o número de escravizados.
@professormoacirdacosta7938
@professormoacirdacosta7938 2 года назад
@@eemeron quanto as questões de financiamento teremos a Lei de incentivo a cultura Elizabeth Anderle.
@ilmasilvarosa4145
@ilmasilvarosa4145 2 года назад
Mais de ones vieram o asoriano
@eemeron
@eemeron 2 года назад
Eles vieram de Portugal. Moravam em umas ilhas chamadas de arquipélago de açores.
@eronbortolinzanivan4983
@eronbortolinzanivan4983 2 года назад
Achei razoável!!! Muito se falou sobre os imigrantes açorianos, um pouco sobre os alemães e nada sobre os italianos que são numerosos. O sul (somente Imbituba e Laguna) planalto e oeste não foi apresentado. Esperava muito mais quando comecei a assistir.
@ilmaxavier7793
@ilmaxavier7793 2 года назад
Eu sou Brasil...não importa de onde eu seja...BRASILEIRO NATO..
@sidneilefredopadaratz6048
@sidneilefredopadaratz6048 2 года назад
Orgulho de ser um dos Descendentes de João Dias de Arzão, de um dos ramos de Cornélio de Arzão, perseguido pela "Santa" Inquisição da Igreja Católica do século XVII.
@messiasgiacomossi9550
@messiasgiacomossi9550 2 года назад
Muito bom o documentário, mas, não citar em nenhum momento os imigrantes italianos ficou a desejar! Li nos comentários aqui que o projeto seria uma trilogia e etc, mesmo assim, achei falho! Espero que esse projeto se desenrole e possamos ver em breve aqui a rica história dos imigrantes italianos na nossa Santa e bela Catarina!
@rosariolivatinomartirdajus1480
@rosariolivatinomartirdajus1480 2 года назад
PORTUGAL vota CHEGA 🇵🇹🇵🇹🇵🇹 Pela Patria, Pela Familia e Pela Prosperidade 🇵🇹🇵🇹🇵🇹 CHEGA PORTUGAL 🇵🇹🇵🇹🇵🇹🍇🍇🍇🍀🍀🍀
@paulopalhano6380
@paulopalhano6380 2 года назад
Parabéns pelo documentário 👈 ficamos sabendo muita coisa boa de Santa Catarina 🇧🇷🙏🙏🙏🙏🙏
@paulopalhano6380
@paulopalhano6380 2 года назад
Tenho orgulho de ser brasileiros 🇧🇷 e catarinense 🙏🇧🇷🔯🙏🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝
@toninhoalmeida9250
@toninhoalmeida9250 2 года назад
É uma estória .Onde entra os Vicentinos ????
@wolfpost3782
@wolfpost3782 2 года назад
Adorei. Muito bem apresentado. Fiquei emocionado. Sou imigrante alemão (1953) e catarinense de coração, mesmo não morando aí ha muitos anos.
@sidneilefredopadaratz6048
@sidneilefredopadaratz6048 2 года назад
Chegaste 99 anos depois dos meus triavós. Por parte de pai, vindos de Mecklenburg Vorpommen. Não troco Santa Catarina por nada neste mundo.
@vivianegorethigomes2516
@vivianegorethigomes2516 2 года назад
Lindo documentário da minha Sta Catarina ❤
@manoelamanu3829
@manoelamanu3829 2 года назад
Eu amo Santa Catarina❤ Sou da Bahia, mas amo morar aqui, o melhor Estado do Brasil ❤
@jeffersonkohl1880
@jeffersonkohl1880 2 года назад
@@eriveltonsantos5039 Bahia é tão boa que o Baiano sai daí para vim pra cá 🤣😂.
@angelaribeiro2393
@angelaribeiro2393 2 года назад
Eu.... e adorei...
@memoriadesbloqueadabr
@memoriadesbloqueadabr 2 года назад
Sensacional!!! Uma aula para compartilhar a todos !! Parabéns aos envolvidos
@fundacaodeculturadebombinh7444
@fundacaodeculturadebombinh7444 2 года назад
Olá Emerson, gostaríamos de um contato para falar sobre o documentário. Desde já agradecemos.
@luckybelchior1412
@luckybelchior1412 2 года назад
Mais alguém assistindo em 2021?
@jheniffermartins4140
@jheniffermartins4140 2 года назад
🖐
@lekkinha1
@lekkinha1 2 года назад
Eu
@sidneilefredopadaratz6048
@sidneilefredopadaratz6048 2 года назад
Assistindo em 2022.
@porai-ciceroghizoni8245
@porai-ciceroghizoni8245 2 года назад
Não citaram os italianos, que talvez são a maioria no estado!