Oi, sou Ettore Riter, psicólogo clínico e professor (CRP/09-4639). Meu propósito com esse canal é contribuir com o autoconhecimento das pessoas, para que possam encontrar jeitos mais satisfatórios de lidar com a vida e os relacionamentos.
Nessa jornada de ir se conhecendo mais, vamos tendo mais chances de fazer escolhas melhores na vida, de desenvolvermos relacionamentos mais saudáveis, de construirmos uma vida que vale a pena viver. Atuo na Psicologia desde 2002, com + 14 mil horas de atendimento. Tenho mestrado em Psicologia e Especialização em Psicologia Humanista.
Minha referência teórica principal é a Abordagem Centrada na Pessoa (ACP), de Carl Rogers e colaboradores, que enfatiza a importância da experiência e do relacionamento autêntico para o crescimento pessoal e a saúde integral. Todos precisamos de boas relações humanas: com confiança, empatia, autenticidade e consideração positiva.
Creio que no conflito deve se agir com inteligência, acredito que evitar um conflito ou uma discussão é agir com inteligência Claro que as vezes o conflito é necessário, mas você deve ver e entender o outro lado, nem com todo mundo é interessante conflitar, as vezes é melhor se dar por vencido
Poderia parece que inteligência é uma ferramenta para "vencer" um conflito, mas pode ser uma postura para entender se vale ou não entrar ou manter um conflito. Discernir qual "batalha" vale entrar e qual não vale vem com as experiências pessoais e observadas. Conflitos em potencial aparecem em nosso caminho todo o tempo. Aprendemos a dar sentido para alguns e a reconhecer quando não tem mais sentido. Para tudo isso precisamos de reflexão sobre as próprias ações. Daí podemos decidir se continuamos ou se encerramos o esforço.
Esse tema precisa mesmo ser falado. Para se livrar da dependência emocional um dos pilares é a ajuda terapêutica mesmo. Estou aprendendo. Agradeço pelo conteúdo.
a melhor maneira de evitar discussões desnecessárias e fofocas é fazer seu trabalho e não ficar de papo fazendo amizade no trabalho. Cheguem cumpram seu serviço trate todos educadamente e ponto.
Agradeço o comentário. Sim, esse é um modo de ver as coisas e de agir, no entanto, passamos muitas horas no ambiente de trabalho, com as mesmas pessoas, tem o cafezinho, as reuniões entre tantos outros eventos corriqueiros que nos conectam. Além disso há a necessidade humana profunda de agrupar-se, relacionar-se, comunicar-se. É como uma força que nos aproxima. Também vale lembrar que um ambiente profissional pode não favorecer relacionamento mais afetuosos ou amigáveis. Vale pensar o que se busca nos relacionamentos. Enfim, há tanto elementos a considerar que não cabem numa resposta curta. Afinal, o humano é um ser gregário e complexo.
Amigo, bom dia! Parabéns vc fala de assuntos interessantes do nosso dia a dia de forma clara , mas de forma profunda e fundamentadas! Porém precisa melhorar a qualidade dos seus videos.
Olá! Ettore, eu estava com dificuldade de entender sobre o tema de relações interpessoais no trabalho, ao pesquisar sobre o tema você foi o que mas me trouxe uma base e uma compreensão ampla sobre o assunto, através do seguimento da linhagem da sua explicação consegui tirar uma nota considerável na prova. Obrigado pelo ótimo trabalho, att.