Тёмный

“Para Marx, a religião é o ópio do povo”, explica Pondé 

Jornalismo TV Cultura
Подписаться 1,2 млн
Просмотров 15 тыс.
50% 1

“A religião é um negócio. Você gasta dinheiro com um picareta que diz que vai conseguir o que você conseguiria por si só.”
Em edição sobre o ateísmo, o filósofo Luiz Felipe Pondé aprofundou o conceito de ateísmo para Karl Marx, que acreditava que a religião era o ópio do povo.
#LinhasCruzadas
Inscreva-se no canal e clique no sininho para ser notificado das novidades!
Siga as redes do Jornalismo TV Cultura!
Facebook: / jornalismotvcultura
Twitter: / jornal_cultura
Instagram: / jornalismotvcultura
TikTok: www.tiktok.com...
Site: tvcultura.com.br/

Опубликовано:

 

9 сен 2024

Поделиться:

Ссылка:

Скачать:

Готовим ссылку...

Добавить в:

Мой плейлист
Посмотреть позже
Комментарии : 117   
@osoio
@osoio Год назад
"O sofrimento religioso é, ao mesmo tempo, expressão de um sofrimento real e protesto contra um sofrimento real. Suspiro da criatura oprimida, coração de um mundo sem coração, espírito de uma situação sem espírito: a religião é o ópio do povo." - Karl Marx ("O que é Religião", de Rubem Alves [Brasiliense, 1990.]).
@paulogaivotaum8574
@paulogaivotaum8574 Год назад
O sofrimento é uma permissão para o governo explorar o povo
@jonessantos6355
@jonessantos6355 11 месяцев назад
E por causa dessas idéias os adeptos do marxismo deixaram um rastro de cerca de 100 milhões de mortes, e mais se adicionarmos o aborto. Era melhor deixar o povo com sua religião cristã.
@ricardodias6870
@ricardodias6870 Год назад
Mentira, não é nesse sentido que aparece em Marx. A expressão aparece pouco depois no artigo de Marx “Contribuição à Crítica da Filosofia do Direito de Hegel” (1844). Uma leitura atenta do parágrafo inteiro mostra que seu pensamento é mais complexo do que poderíamos pensar habitualmente. Na realidade, rejeitado a religião, Marx não toma menos em conta o seu duplo caráter: “A angústia religiosa é ao mesmo tempo a expressão da verdadeira angústia e a protestação contra essa angústia verdadeira. A religião é o suspiro da criatura oprimida, o coração de um mundo sem coração, assim como ela é o espírito de uma situação sem espiritualidade. Ela é o ópio do povo”.
@Ghost_BC
@Ghost_BC Год назад
O sentido de entorpecimento para fugir da realidade permanece.
@Gregorioimoveisbsb
@Gregorioimoveisbsb 6 месяцев назад
Concordo. Contudo você não aprofundou sua análise. Entendo que, quando Marx faz essa analogia, está dizendo que a religião oferece o mesmo que as casas de ópio existentes na Europa no sec. XIX frequentadas pelos ricos, ou seja momentos de sublimação e fuga da realidade frustrante e opressora.
@Gregorioimoveisbsb
@Gregorioimoveisbsb 6 месяцев назад
No sentido de entorpecimento, não, @@Ghost_BC. O ópio no sec. XIX era usado recreativamente, um momento de relaxamento e sublimação. Mas sim, está implícita aí a fuga da realidade, como fazemos hoje consumindo alcóol e outras drogas.
@Ghost_BC
@Ghost_BC 6 месяцев назад
@@Gregorioimoveisbsb "As pessoas vão à igreja pelos mesmos motivos que vão à um bar: para entorpecerem-se, para esquecerem sua miséria, e para imaginarem, por alguns minutos, que são livres e felizes." - Mikhail Aleksandrovich Bakunin ((1814-1876) - anarquista e teórico político russo)
@vitormartins7708
@vitormartins7708 2 месяца назад
​@@Ghost_BCbem lembrado!
@AntonioSantos-sr2ky
@AntonioSantos-sr2ky Месяц назад
A religião é uma orientação para o povo.
@juliogarcia1262
@juliogarcia1262 Год назад
Deus é burguês e a religião é o ópio do povo. Uma análise válida mas sem dúvidas não esgota a questão.
@hypergeek7042
@hypergeek7042 Год назад
Certinho o que ele disse!
@CARLOS-pk5tc
@CARLOS-pk5tc Год назад
E para Mao Tse Tung, é Veneno.
@claytonmoreira1956
@claytonmoreira1956 19 дней назад
0:59 😅
@Weiss_Fudder
@Weiss_Fudder 10 месяцев назад
Faltou mencionar a Ayn Rand... Acharia legal pegar essa questão que apenas por citar Marx já é polarizada o suficiente e contrapor com a visão de Ayn Rand sobre religião também. Afinal são dois polos opostos da discussão em termos de filosofia e viés politico/ideologico.
@Mike1GD
@Mike1GD 3 месяца назад
Esta é uma citação da Crítica do Direito de Hegel, livro que Pondé provavelmente não leu, dada a clara falta de compreensão da essência da frase. A única coisa que ele entendeu é que há uma diferença entre o ateísmo de Feuerbach e o de Marx.
@AntonioSantos-sr2ky
@AntonioSantos-sr2ky Месяц назад
As 11 horas da noite vimos 3 luzes e então A Nossa Senhora apareceu rodeada por Milhões de Anjos. Compreendemos porque Ela é conhecida como a Rainha dos Anjos. Marija Parlovitche. Merdugorie. Bósnia
@fabiocosta2213
@fabiocosta2213 Год назад
Aqui no Brasil existem mais ateus do que se imagina. É que a maioria deles vive adormecida . Estão,tão desligados que não se tocam que Deus para eles ,não existe.
@DomChepean
@DomChepean Год назад
A parte em que diz que Jesus é uma projeção idealizada do que os homens gostariam de ser, na minha opinião, é uma interpretação errônea partindo do pressuposto popular de como é conhecida a figura de Jesus, apenas um homem bastante amigável e que curava paralíticos ali e aqui. Bem, por mais que Jesus fosse de fato um homem amigável e que curava, nos evangelhos do Novo Testamento ele não se mostra apenas disso, ele também critica os fariseus os chamando de raça de víboras, critica as pessoas que tem desejos libidinosos ainda que não expressados publicamente de adúlteros, e em suas pregações ele fala que se "teu olho direito te leva a pecar, arranca-o e o joga fora.", o próprio Jesus criticava e falava o que os homens não queriam ouvir, em alguns momentos criticava a postura dos apóstolos dele porque eles falam mais da vontade deles em algum momento, do que da vontade de Deus. Nota importante: Dificilmente Jesus não existiu, para quem já estudou sobre sua existência, mesma que de forma superficial, sabe que no meio acadêmico ele já é considerado de fato uma figura histórica e que protagonizou dois eventos que o meio acadêmico também leva como acontecimentos históricos, seu batismo e sua crucificação. Apenas deixando isso claro para evidenciar mais ainda que Jesus não foi um personagem inventado, e ele de fato existiu, e há relatos de historiadores que viveram que o descrevem como um homem sábio, se não me engano há uns dois ou três que falam isso, e um dos que falam isso é o historiador Flávio Josefo, que é sem dúvidas uma das figuras mais contundentes que ajudam a provar a existência do Cristo. Em suma: a ideia de que Jesus é um cara idealizado do que os homens querem ser, parte de uma intepretação popular de Jesus apenas como um homem amigável e sábio, que ele de fato era, mas Jesus critica no Novo Testamento severamente os desejos libidinosos e pecadores humanos, que é o que predomina nos tempos de hoje. Há mais outros exemplos de que Jesus não agradava os homens, e não teria como ele ser um modelo para eles, tanto que ele foi crucificado por não agradar os homens, então se Jesus em tese seria uma idealização do que os homens almejam ser, ele em tese não teria sido crucificado, pois se ele fosse o que o povo almejasse ser, ele não teria sido crucificado. Ele justamente parte da quebra de expectativa do que os judeus esperavam, esperavam um Messias guerrilheiro, e não um Messias manso. E por isso, no meu ver Jesus não é uma idealização dos homens. Esse é o meu ponto e você pode discordar à vontade, se quiser ter uma troca de conversas, pode responder, apenas seja respeitoso que eu serei de volta.
@alexdione
@alexdione Год назад
de fato se levar ao pé da letra a biblia e tragetoria de vida narrada pela mesma ,não faz sentido esta projeção
@gegefilho
@gegefilho Год назад
Você acabou de fazer "A Falácia do Espantalho"
@DomChepean
@DomChepean Год назад
​@@gegefilho, não, a falácia do espantalho consiste em simplificar o que o cara realmente pensa para ficar rebatendo na simplificação que eu mesmo criei e se adequar para que fique fácil a refutação. Eu no meu comentário acima não simplifiquei o que o cara disse, o próprio Pondé fala que o filósofo diz que Jesus é uma idealização do que o homem almeja ser, os meus pontos de discordância eu já apresentei ali em cima. Mas este caso em específico não se configura como falácia do espantalho. Um exemplo para isso é se eu tivesse dito que todo ateu pensa assim, que é uma generalização e eu mesmo criei o argumento para ficar rebatendo contra ele, aí realmente se configuraria como uma porque eu criei o debatedor e o argumento dele, mas no caso do meu comentário eu não criei o argumento e nem o debatedor, eu apenas respondi o cara do vídeo mesmo. Abraço.
@osoio
@osoio Год назад
Um líder religioso um pouco diferente dos outros? Um moralista um pouco diferente dos outros? Um norte, um guia um pouco diferente dos outros? Não, a figura central de nossa civilização. Acho que deve ser isso que Ludwig Feuerbach quis dizer com a idealização de Jesus. O cristianismo é uma religião de fundo histórico, é preciso que seus adeptos acreditem que realmente aconteceram certos eventos no oriente médio. Daí a importância que Jesus realmente tenha existido em carne e osso. Mas essa questão é manhosa. Além da dificuldade técnica, já que faz muito tempo; ainda tem a questão filosófica da interpretação de textos que por si só são difíceis de interpretar. As palavras dos profetas hebraicos. Jesus, se existiu mesmo, era realmente o messias? Por quê a tradição conta que nem todos o reconheceram como tal?
@DomChepean
@DomChepean Год назад
​@@osoio, sobre a dificuldade técnica, ela existe em todos os parâmetros para as pessoas do primeiro século, tendo em vista que mesmo que tenha existido uma pessoa x no primeiro século, não podemos dizer que ela não existiu por causa de que não sobrou nenhum pertence dela. O difícil é que a maioria dos utensílios dessas épocas viraram pó, principalmente analisando o contexto de Jesus que era inserido num cenário de pessoas pobres, que podemos concluir de cara que os materiais delas não eram tão aprimorados e provavelmente não suportariam continuar existindo por 2 mil anos, e em algum momento da história teria que virar pó, então não podemos excluir a possibilidade da existência do indivíduo mesmo não tendo sobrado nada dele. Sobre a questão dos textos bíblicos, creio que são outro material histórico da prova de sua existência, mas os pesquisadores preferem não levar os textos cristãos em consideração pois tem insegurança de haver alguma tendenciosidade. Contudo, os documentos mais fortes que provam a existência de Jesus a maioria deles são pagãos, como o de Flávio Josefo. Outro ponto que fortalece a sua existência foi a arqueologia encontrar a tumba de São Pedro, seu apóstolo. Vi que citou a interpretação dos textos bíblicos, ela ajuda a entender outra questão levantada por você que é da pergunta se ele é de fato o Messias esperado e o motivo de nem todos o reconhecerem. Bem, na leitura dos evangelhos do Novo Testamento ela ajuda a responder essa pergunta. Segundo o evangelho, Jesus diz que todos aqueles que forem contra o Filho do Homem (contra o Cristo) e se arrependerem, lhe será concebido o perdão, dando a entender que de cara ele espera que as pessoas não o reconheçam como o Filho de Deus, então dá a entender que o próprio Jesus sabe que nem todos irão lhe reconhecer de imediato, portanto ele fornecerá os perdão para os que futuramente lhe reconhecerem. Outro ponto é que os fariseus liam nas sinagogas incansavelmente sobre a vinda do Messias, de forma onde dava a entender que o Messias seria um guerrilheiro que declararia uma espécie de guerra contra o Império Romano e iria derrubar ele. E quando o Messias de fato veio, se depararam com um homem humilde pedreiro e carpinteiro, que ele mesmo diz que não veio para ser servido e sim para servir, e por isso que a tradição conta que nem todos o reconheceram, porque os 'eruditos' e 'sábios' da época romantizaram um Messias e proclamavam isso para o povo, assim confundido a cabeça do povo, e outro ponto que fortalece isso é que ele revela-se como o Messias aos humildes, e não aos de alto patamar na época, em que ele mesmo diz que os fariseus apenas gostavam de farrear e fingir que eram devotos, e é também uma questão prevista no livro dos Provérbios de Rei Salomão, onde Salomão fala que os humildes que reconhecem sua insensatez são os verdadeiramente sábios, e os que proclamam-se de sábios (os fariseus) são os verdadeiramente insensatos. Sobre a nova perspectiva de análise de ponto da questão levantada pelo Ludwig Feuerbach que você trouxe, obrigado, realmente também é um ponto que deve ser levado em consideração. Já me prolonguei bastante aqui e agora tentarei ser breve: mesmo nessa perspectiva, eu acredito que o Cristo não tenha sido um pregador qualquer, levando em conta que ele conseguiu virar a pessoa mais influente da história. Muito obrigado pelo seu comentário. Abraços!
@SamuelNasta
@SamuelNasta Год назад
E pra Napoleão tb
@nelson_alves
@nelson_alves Год назад
Viva o ateísmo. Viva a liberdade de pensamento. A Terra jamais será plana 🌎 !
@luizcarlosserafim5127
@luizcarlosserafim5127 Год назад
Thais sempre linda! Meu amor " PLUTÔNIO "! SE NOS ENCONTRARMOS, EXPLODE!
@paulogaivotaum8574
@paulogaivotaum8574 Год назад
Pondé o grilo espremido atrás da porta Taís a batata exótica
@carlacp8230
@carlacp8230 Год назад
Deus pode até existir, mas com certeza não é através de um livrinho escrito por homens que alguém vai passar a entender esse deus
@leandrocastro8565
@leandrocastro8565 Год назад
Nem a metafísica é capaz de explicar Deus
@DomChepean
@DomChepean Год назад
Qual é o livrinho escrito por homens que tenta compreender Deus?
@Brazils_Establishment
@Brazils_Establishment Год назад
@@DomChepean a bíblia. Esse livrinho nojento que apequena Deus.
@DomChepean
@DomChepean Год назад
​@@Brazils_Establishment, a Bíblia não tenta compreender Deus, os próprios doutores da Igreja Católica dizem que compreender totalmente Deus é estar em seu nível, que é algo que nunca estaremos, logo é impossível compreender totalmente a magnitude de Deus. A Bíblia também não apequena Deus, e não é surpresa que o livro tenha sido escrito por homens pelo motivo de que muitos livros na Bíblia tem o nome dos caras que escreveram eles, tipo os livros: "Sabedoria de Salomão", "Mateus", "João" e entre outros. Um bom exemplo para falar que ela não tenta compreender Deus, é quando a mesma fala da onipotência do Altíssimo, contudo ela não quer que você entenda como é ser onipotente e nem como é ser Deus, porque você sempre vai estar abaixo dele, até pelo fato de que se você quiser compreender totalmente a onipotência dele sem usar os artifícios rasos dos humanos, você teria que estar no nível dele, que é algo não acontecerá com nenhum dos humanos. Obrigado pelo comentário, amigo! Abraços.
@Brazils_Establishment
@Brazils_Establishment Год назад
@@DomChepean nesse caso nenhum livro tenta compreender Deus. Os doutores da Igreja Católica são uma coisa, os charlatões das igrejinhas evangélica outra coisa. Seja como for, chamam a bíblia de "palavra de Deus", o que, definitivamente, não é.
@paulogaivotaum8574
@paulogaivotaum8574 Год назад
Ateu religião espiritualidade alta espiritualidade outros planos.calcanhares da sabedoria.
@alexdione
@alexdione Год назад
bem isto,,,, teismo é auto projeção de si mesmo...
@viniciusguimaraes6633
@viniciusguimaraes6633 3 месяца назад
...
@jonessantos6355
@jonessantos6355 11 месяцев назад
E com essas ideias ele arrasta um monte de idiotas para o inferno. Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim te aprouve.
@Ghost_BC
@Ghost_BC 11 месяцев назад
Será que é por isso que esse Brasil de GIGANTE MAIORIA CRISTÃ há mais de 523 anos é tão atrasado, desigual, racista, homofóbico, machista, corrupto e extremamente violento? Sério que vc luta para manter essa desgraça?
@eduardooliveiradasilva2566
@eduardooliveiradasilva2566 10 месяцев назад
@@Ghost_BC Em todo o mundo tem isso que você falou, e não quer dizer que por ser cristão a pessoa não faça maldades, tem muitos cristãos de faixada.
@Ghost_BC
@Ghost_BC 10 месяцев назад
@@eduardooliveiradasilva2566 Segundo a pesquisa “Global Religion 2023” do Instituto Ipsos Mundial sobre a crença em um Deus, que foi feita em 26 países e divulgada em maio de 2023, o Brasil é o primeiro colocado do ranking onde 89% dos brasileiros afirmam acreditar em Deus, enquanto que o Japão é o último colocado com apenas 19%. Agora compare a moral, ética, civilidade, desenvolvimento e não violência entre Brasil e Japão e constate qual tipo de sociedade é mais justa e saudável. Nós devemos aprender com os fatos da vida real e não ignorá-los.
@Bruno-ex3uz
@Bruno-ex3uz 4 месяца назад
​a maioria nao e assim nao, amigao. @@Ghost_BC
@Geovaneborges-br7vi
@Geovaneborges-br7vi 2 месяца назад
Inferno e Diabo, os melhores amigos dos cristãos.
@faunadequintal879
@faunadequintal879 Год назад
E se a pessoa for judia? Ela não acredita em Cristo, então ela estaria errada na perspectiva cristã?
@Ghost_BC
@Ghost_BC Год назад
Sim. Para o cristão é obrigação crer em Jesus.
@warlys7002
@warlys7002 Год назад
Sempre o que fulano pensou... Mas nunca como vccccccccccccc pensou através de sua experiência?
@joseluizsilvajunior5934
@joseluizsilvajunior5934 3 месяца назад
TV Ruptura é uma porcaria.
@paulogaivotaum8574
@paulogaivotaum8574 Год назад
Negócio perverso empenhado em coibir a sabedoria
@shibanwong3205
@shibanwong3205 Год назад
Ópio, maconha, heroína, haxixe, crack, ecstacy, cocaína.. 😉
@Adriano1980
@Adriano1980 Год назад
Este argumento do Marx, por mais que eu goste de suas ideias não cabem a todas religiões…
@heloisaalmeida1243
@heloisaalmeida1243 Год назад
como quais?
@pedrolimatube
@pedrolimatube Год назад
A questão não é propriamente a religião, mas sim a predisposição do ser humano às ideologías, no extremo, ao fanatismo.
@Adriano1980
@Adriano1980 Год назад
@@heloisaalmeida1243 Espiritismo
@odilogarutti5560
@odilogarutti5560 7 месяцев назад
Jesus Cristo é maior que todos estes "pensadores". Todos os filósofos se dizem ateus. É seu "business". Floyd foi sepultado com todo ritual judaico e se dizia ateu. Que Deus perdoe os pensadores. Eles não sabem o que pensam....🙏
@Geovaneborges-br7vi
@Geovaneborges-br7vi 2 месяца назад
Mas você sabe. Ou seja, você é mais sábio que todos eles. Está esperando o quê para compartilhar seus conhecimentos com a humanidade?
@felipesan916
@felipesan916 8 месяцев назад
a maior diferencia entre Marx e jesus é que Marx existiu! kkkkkkkkkkk
@Bruno-ex3uz
@Bruno-ex3uz 4 месяца назад
Jesus tbm existiu
@aryssonlima8784
@aryssonlima8784 3 месяца назад
Jesus certamente existiu e impactou MUITO mais que Marx.
@BigFlowShow
@BigFlowShow Год назад
Esse Pondé é muito tendencioso! Sempre tento dar uma chance mas é impossivel.. A maneira que ele resume a visao ateísta dos 3 filosofos chega a ser suja, de tao tendenciosa. Isso e coisa de gente DESONESTA.
@juliogarcia1262
@juliogarcia1262 Год назад
Tô de acordo meu amigo, a pessoa que houve o pondé sem ter nenhuma base ou repertório, fica facilmente vendido.
@DCristo124
@DCristo124 Год назад
A religião que Deus, o nosso Pai, aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo. LEIA O CAPÍTULO COMPLETO: TIAGO 1
@samuelfernandes8006
@samuelfernandes8006 Год назад
Entendi aí ele aceita que você mate, roube, destrua mas peça perdão e vá pro mesmo lugar de quem pagou o dízimo e foi todo domingo a missa Ele tmb aceita que os senhores de escravos vão para o céu, já que a escravidão foi defendida inúmeras vezes tanto pelos católicos, quanto pelos protestantes
@DCristo124
@DCristo124 Год назад
@@samuelfernandes8006 Não confunda O CRISTO de Deus, Com pessoas católicas ou evangélicas. Mostre-me onde Cristo defendeu escravidão ou assassinatos, ou alguma injustiça... lei a bíblia.
@samuelfernandes8006
@samuelfernandes8006 Год назад
@@DCristo124 a bíblia foi alterada inúmeras vezes para defender ideias interessantes ao papa e os Reis europeus; e me diga, quem representa a religião melhor que a igreja? Um número irrisório de pessoas seguem apenas a bíblia, até porque não poderiam se depilar, teriam de fazer jejuns regulares, e por aí vai Já li a bíblia, não vou criticar o que não conheço Além disso a maior prova de que a igreja é a bíblia é que Cristo é o título dos imperadores romanos, título esse que foi dado a Jesus para dizer que o imperador era Jesus A religião tem propósito de servir aos interesses do governo, prova é que quando a escravidão foi interessante, ela foi defendida, quando o massacre de judeus e mulheres foi útil, eles defenderam
@Ghost_BC
@Ghost_BC Год назад
@@DCristo124 O judeu Jesus nunca anulou o Antigo Testamento. É vc quem precisa ler direito a Bíblia.
@eduardooliveiradasilva2566
@eduardooliveiradasilva2566 10 месяцев назад
​@@samuelfernandes8006Na verdade o cristianismo começou a ter relação com o império romano muitos anos depois da morte de Jesus e de seus apóstolos.
@jardineirosdecafarnaum5475
@jardineirosdecafarnaum5475 Год назад
Nova Universidade Cristã Estude as teses de filósofos espiritualistas, não perca tempo com ateu.
@Ghost_BC
@Ghost_BC Год назад
O fracassado querendo arrastar outras pessoas para o seu fracasso.
@saviomendes8268
@saviomendes8268 Год назад
Não se engane com esta afirmação "a religião é o ópio do povo" pois Deus é Único e Soberano Ele Existe e tem Poder.. Deus sabe que há joio em meio ao trigo mas Deus vai separar os galhos secos das árvores frondosas..entre os próprios cristãos Deus vai fazer esta separação, nem todos que dizem Senhor Senhor entrará no Reino de Deus..o falso testemunho de alguns não faz desacreditar em Deus...😑👍
@Ghost_BC
@Ghost_BC Год назад
Prove que seu Deus existe sem mudar de assunto. De afirmações sem provas já estamos fartos.
@Weiss_Fudder
@Weiss_Fudder 10 месяцев назад
​​@@Ghost_BC Deus é improvável, mas não impossível. Não sou religioso, mas esse pensamento me basta. Acho porém que tanto cristãos quanto ateus têm uma ideia equivocada do que é Deus. Penso que para isso precisamos nos atentar a outras crenças também, daquelas que reconhecem que a essência de Deus está em tudo, que ele é o todo, o ciclo das existências, o equilíbrio, o Yin e o Yang... Etc. E até mesmo na filosofia estoica. Mesmo sem comprovação, me basta olhar para a natureza e ver Deus nela, independente de a natureza proporcionar bondade, ou maldade, independente de todas as falhas que geram os sofrimentos, é possível que estejamos aqui para supera-los e nos aperfeiçoarmos em especial através de controle emocional. Mas com tudo isso, onde entra a Bíblia? Compreendo a mesma como um manual consequencialista a respeito da natureza da criação, de suas ações e consequências, onde toda ação gera uma reação e a natureza existe de tal modo que dependendo das nossas ações consequências negativas e positivas podem surgir. Consequências essas que por exemplo se negativas podem ser as doenças geradas por hábitos considerados errados, e que assim o são por serem avessos ao real sentido natural da existência de algo. Inferno? Seria o sofrimento, interno/mental, ou externo/fisico e consequentemente espiritual, gerado por contrariar a função original das coisas existentes na natureza, e mais importante, como nós em nossas mentes lidamos com o sofrimento gerado por essas consequências. E essa natureza do universo é o todo do mesmo, e se Deus é o todo, Deus é a própria natureza, e se Deus é a natureza, ele existe tanto como criador quanto como criatura no mesmo tempo e espaço. De modo que quem acredita nele, ou não ainda que possa ter algum nivel de razão, por ele ser improvável, mas não impossível, não muda o fato que é expresso na verdade de que vivemos na natureza e que mesmo que tentemos retroceder buscando científica e filosoficamente a origem de tudo, ainda torna improvável mas não impossível que viemos de algum lugar e não surgimos do nada. De modo que tanto ateus quanto crentes de todas as mais variadas crenças estamos sujeitos às mesmas regras naturais que possivelmente são o próprio criador e a criatura em ação, o próprio Deus.
@Ghost_BC
@Ghost_BC 10 месяцев назад
@@Weiss_Fudder Estimam que existam cerca de 3 mil deuses em todo o mundo, mas parece que vc argumenta como se pudesse existir apenas um. Em toda a história da humanidade, qual crente de qual crença conseguiu provar um Deus, qualquer um deles? Nenhum. Então por que eu deveria perder minha existência me preocupando com coisas improváveis? O fato da gente não entender alguma coisa não significa que ela precise ser explicada de uma forma sobrenatural. Não precisamos entender tudo para se ter uma vida feliz e completa. Eu prefiro viver com a dúvida do que ser enganado por uma ilusão. Vida que segue...
@Weiss_Fudder
@Weiss_Fudder 10 месяцев назад
​​​@@Ghost_BC bom, a natureza das coisas é uma só, a dita verdade libertadora é essa. Ao menos assim compreendo. Se Deus é o todo ele é a natureza e a própria criação. Mas eu nunca disse que isso implica que não existam os ditos outros deuses. Eles apenas talvez não fossem exatamente o todo e talvez fossem como nós. Também os mesmos são improváveis, mas não impossíveis, até porque essa questão de Deus, ou deuses implicam em inclusive aliens, pois entidades que não são desse mundo, sejam de prováveis mas não impossíveis vidas em outros planetas, ou outras dimensões seriam obviamente extra-terrestres. E esses seres tem a possibilidade de ser tão mais como nós do que o quanto endeusamos ao mesmo tempo em que podemos ser tão mais como eles do que sequer pensamos. Esse Deus tido como único é o todo da natureza do universo, outros seres, sejam eles endeusados e superpoderosos, ou nós mesmos, somos todos parte desse todo e temos tal essência. Sendo assim pode-se dizer que também somos como tais deuses, o que não significa que devemos nos afundar em nossa própria arrogância de nos sentirmos superiores uns aos outros e buscar poder sobre os outros. Aliás, a própria terminologia do título "Deus" não seria uma terminologia adequada nem para o Deus bíblico e nem para os outros deuses, devido ao conceito de superioridade que ele carrega. Acredito que o termo correto seria meramente entidade. O que não implicaria que essa entidade não poderia ser uma inteligência superior e mais evoluída, mas ao menos não carregaria o temor e o nivelamento por baixo de todos aqueles que se sentiriam subjugados por Deus, ou deuses. Já essa questão de busca de explicação no sobrenatural, de não querer contar com coisas improváveis, é da escolha de cada um. Você prefere não fazer, outros preferem e não há demérito nenhum em nenhuma das duas escolhas. Também ainda assim todos estão sujeitos às mesmas ações de causas e consequências, as mesmas questões da natureza do universo, sejam elas do plano físico, mental, ou espiritual. Cientificamente explicadas, ou não.
@Ghost_BC
@Ghost_BC 10 месяцев назад
@@Weiss_Fudder Não há problema algum em vc levantar milhares de hipóteses sobre como tudo foi criado. O problema é entregar a vida a essas hipóteses. Hipótese não é sinônimo de verdade. Será que optar somente pela verdade é um tipo de insanidade?
@aurioliveira9605
@aurioliveira9605 Год назад
GRANDE diminuto ser esse MARX KKK Se enxerga Marx...rs simples assim.
@cristianomilermachadodossa5493
Religião é uma coisa Jesus é outra coisa , sou crente em Jesus , ele existe quem viver verá . Pondé vai está lá porque ele ama a vida , Religião câncer humano, Jesus é vida
@Ghost_BC
@Ghost_BC Год назад
Se vc aceita a divindade descrita no livro de uma determinada religião vc faz parte dessa religião. Não há como fugir disso.
Далее
Por que sou ateu? | Leandro Karnal
16:16
Просмотров 4,1 млн
Linhas Cruzadas | Hipocrisia | 15/07/2021
46:48
Просмотров 185 тыс.