Obrigado professora por me tirar essa duvida que eu tinha a muito tempo. Valeu mesmo!!! Aproveito para desejar a você e a toda sua familia um feliz 2021. tudo de bom para você. Paz e Felicidades.
Realmente é um dos idiomas mais difíceis do mundo, devido às regras gramaticais, mas aos poucos você vai entendendo melhor, cada vez mais! Gratidão e Feliz Ano Novo!!!🙏🥰
Ambas as formas não seriam corretas mediante a maneira que a oração fosse construída? "Eu desejo (algo) a (alguém)" Intransitividade na regência Se a oração ficar: "Eu desejo um ótimo ano novo a/para ti" A forma contraída correta seria "Desejo-TE um ótimo ano novo" O "te" irá remeter ao oblíquo tônico "ti" que, por sua vez, ocorre na intransitividade. TODAVIA A oração também poderia ficar assim: "Eu desejo um ótimo ano novo a/para VOCÊ" Nesse caso, apesar de você ser 2ª pessoa, ele também é um pronome de tratamento e, por isso, exige o acompanhamento do "Lhe", pois o verbo irá se flexionar para a 3ª pessoa. Assim a forma contraída ficaria: "Desejo-LHE um ótimo ano novo". Poderia me tirar esta dúvida, professora? Acredito que neste caso, ficaria arbitrário o uso, pois a intransitividade do verbo permite ambas as formas dependendo de como a oração esteja estruturada.
Tá tudo certo, porém ao final qdo vc citou: "Desejo-lhe um ótimo ano novo" 1° as datas comemorativas são sempre em letras maiusculas. Ex.: Natal, Carnaval, Dia das Crianças, Páscoa, etc. Então fica: "Desejo-lhe um ótimo Ano Novo" ou poderia ainda ser Desejo-te, como disse no vídeo ambas as formas estão corretas, então depende a quem do discurso vc está se referindo. Veja, o pronome lhe é usado na 3a pessoa (ele/ela). Como vc falando a alguém a uma outra pessoa do discurso desejando-lhe (a esta terceira pessoa) um "ótimo Ano Novo". Já o pronome te, em "Desejo-te" é usado na 2a pessoa (tu). É vc desejando diretamente um "ótimo Ano Novo" a esta pessoa que vc está falando, ou seja, a 2a pessoa do discurso. CASO QUEIRA - ASSISTA NOVAMENTE AO VÍDEO, SE NECESSÁRIO, PRINCIPALMENTE OS ÚLTIMOS MINUTOS QUE EXPLICO MELHOR ESTA PARTE.
@@profa.anamariabacellar. Oi, Professora, obrigado. Faço artigos para o meu blog e essas explicações são muito importantes, admiro muito a sua dedicação. Que Deus continue abençoando a sua vida. Sucesso na sua vida profissional. 🌹
Sim. Vc pode entrar em contato no telefone ☎️ 051 11 9 6164-1402 e deixar recado no WhatsApp. Assim que possível eu entro em contato. Obrigada pela preferência. 😊
Uma dúvida sobre a frase Ele me trouxe flores O pr. Oblico direto no caso seria as flores e o indireto me, porque não mim ? se a gente for acompanhar a tabela dos atonos e tônicos.
"Ele me trouxe flores" "Ele" - sujeito simples da oração e pronome do caso reto (3a pessoa do singular) "me" - pronome do caso oblíquo (1a pessoa do singular). Ou seja, é a 3a pessoa entregando algo pra mim (1a pessoa "eu"), porque em seguida vem o verbo trazer - "trouxe" v.t., que pode ser direto ou indireto, neste caso por não ter preposição é V.T.D. e flores o O.D. (complemento verbal).
Na norma culta não devemos começar frases com problemas oblíquos átonos me, te, se, nos, vos. Então o correto neste caso é o "te" após o verbo "Desejo-te".
Se é vc desejando a eles (desejando no plural para mais de uma pessoa), então é 3a pessoa do plural "desejo-lhes" (a vocês): "Vida e família, desejo-lhes um Feliz Natal e próspero Ano Novo! Dica: Observe que sempre que tiver datas comemorativas serão com letras maiúsculas.
Veja, "você" é um pronome de tratamento qdo nos referimos com intimidade, aquele que fala ou que escreve: um filho, marido... Ex.: "Você vai jantar agora?" Já o "lhe" também é um pronome, mas oblíquo: lhe/lhes 3a pessoa do singular/plural. "Trouxe-lhe flores" 💐 Sujeito simples, oculto (eu) que está presenteando outra pessoa (você) Eu também posso falar ou escrever: "Se você não pagar a conta, eles cortam o fornecimento" ou "Vão lhe entregar flores" - sujeito inderminado, alguém vai entregar flores; "João recebeu flores. Foi você que lhe entregou? Ou seja, neste caso pode sim!👍 🥰