Adoro os estudo de Gênesis obrigado Haroldo por nus propocionar um estudo maravilhoso como esse voce esta de parabèns,que Deus te ilumine sempre muito obrigado.
Tenho a dizer que está emocionante esse estudo, senti a amorosa figura do Cristo no alicerce da fala do querido irmão, perfumando a instrução (e eu acho mesmo que Cristo não fica somente no seu "gabinete", ele nos visita, "está onde o povo está", "onde estiverem reunidos em meu nome aí estarei" ele é muito misericordioso conosco... até hoje!.). Amo essa passagem da história de Sócrates que o Haroldo trouxe para nós em 32:20.
Obrigado Haroldo e a toda equipe do SER por esse projeto de ensino da gênesis, não poderia por si só ter esse ângulo de visão, fico encantado com tanto conhecimento aqui explanado por Haroldo, não tenho nenhuma dúvida que ele Haroldo faz parte da equipe do próprio CRISTO que tem como missão ajudar-nos em nossa jornada evolutiva. OBRIGADO e fiquem com DEUS.
"Apontamentos e Reflexões sobre o Estudo #035" Encerrando o sexto dia da Criação, mas não encerrando o assunto, já que a narrativa do Antigo Testamento ocorre em círculos concêntricos, como Haroldo nos explica. Assim, o sexto dia será retomado, acrescido de maiores detalhes sobre nossa condição adâmica. Partindo da ordem de Deus de dominarmos sobre todas as criaturas, viajamos desde os organismos unicelulares até os dias de hoje, aprendendo, assimilando e desenvolvendo nossos corpos e nossos perispíritos, que vão refletindo as aquisições espirituais construídas ao longo da evolução. O primeiro Adão aprendeu a automatizar o campo biológico, mas o desafio do segundo Adão é buscar internalizar a moral do Cristo, tornando automáticas as ações voltadas para o Bem. Nosso desafio é exercer o autodomínio, mas nossa conquista será a liberdade, tempo em que não mais será necessário tanto esforço, mas quando nosso comportamento baseado no exemplo do Cristo será tão natural quanto é para nós respirar... A cada passo da jornada, vamos dominando cada vez mais o meio externo e cada vez mais dominamos nossos instintos. Por isso Jesus, que já havia percorrido esses caminhos muito antes de nós, é o Senhor dos Exércitos, cujos soldados somos nós, cada um marchando na direção da superação de suas próprias imperfeições para chegar ao sétimo dia, podendo olhar para os dias passados com o sentimento do dever cumprido, mesmo sabendo que a tarefa nunca termina, apenas muda de fase... Por enquanto, ainda continuamos lutando contra as tentações que nós mesmos criamos, trabalhando incansavelmente e aguardando o dia em que nos tornaremos seres verdadeiramente pertencentes à Humanidade, deixando a animalidade para trás definitivamente, para adquirirmos o direito de caminharmos, finalmente, rumo à promessa do Messias: "Vós sois deuses". Michelle Timosini
E não é que ainda existem pessoas que insistem em ler as escrituras ao pé da letra?! Nós somos os herdeiros das dádivas divinas, conhecimentos orvalhados, espargidos em todos os escritos, em todas as épocas da humanidade. Não se alcança a verdade maior sem o esforço constante, sem o abandono gradativo de nossa inferioridade, sem privilégios, sem gratuidades incompatíveis com a superlativa bondade e justiça divina. Roguemos a Deus que nossa visão e nossos ouvidos nunca se fechem para as coisas que realmente importam.
Mais um excelente video para nos instruir. Ótimas reflexões e avaliação do texto. Percebi apenas um problema que em alguns momentos na parte inicial do vídeo tem algumas partes que uma imagem se sobrepõe e faz desaparecer o Haroldo. Talvez alguma edição de vídeo que foi feita.
Muito bom!!!! Eu tinha certeza que este texto não nos autorizava a fazermos com os animais o que nos aprouvesse. No entanto faltou-me alcance intelecto moral para compreender a que se referia precisamente o texto. Muito obrigada, louvável!
Haroldo, nos comentários da bíblia da Barsa, muito antiga, feita por jesuítas, se não me falha a memória, registra-se que houveram duas mulheres de Adão, o mesmo sendo dito por alguns rabinos em documentarios, sendo mais ou menos isso: (gostaria que você comentasse a respeito, porque, obviamente eu nao tenho acesso ãs fontes originais) segundo o Zohar (comentário rabínico dos textos sagrados), Eva não é a primeira mulher de Adão. Quando Deus criou o Adão, o Criador o fez macho e fêmea, depois cortou-o ao meio, chamou a esta nova metade Lilith e deu-a em casamento a Adão. Mas Lilith recusou, não queria ser oferecida a ele, tornar-se desigual, inferior, e fugiu. Deus tomou uma costela de Adão e criou Eva, mulher submissa, dócil, inferior perante o homem. No Talmude, ela é descrita como a primeira mulher de Adão. Ela brigou com Adão, reivindicando igualdade em relação a seu marido, deixando-o "fervendo de cólera". Lilith queria liberdade de agir, de escolher e decidir, queria os mesmos direitos . Então foi criada a "Amélia" Eva.