Se você já toca piano ou teclado e se sente travado no aprendizado, dê uma olhada no material "Como Criar Exercícios Para Piano". Basta cadastrar seu email neste link: www.aprendendopiano.com.br/exercicio-tecnica-piano/?YT&YT-ORG&Criar-Exercicios
Este tema é difícil de assimilar, mesmo com esta explicação do Professor magnífica é fácil seguir o raciocínio, mas mal nos "larga" perdemo-nos. Lá chegarei a perceber....
Professor fiquei sempre na dúvida se já tinha assimilado a ideia. Agora ouvi e fez-se luz, vi que já tinha entendido certo. Estou contente, graças a si. Obrigadissima, não sou burrinha.
Vai indo com a perícia do professor. Deve-me estar a faltar a primeira aula mas nunca pensei chegar aqui quando ouvi esta aula a primeira vez. Imitar o Professor a numerar alto ajuda muito.
Até tremo ao ver este vídeo, mas já foi bem pior. Agora, de repente, até me pareceu que já está percebido. É um génio Professor, conseguiu matar o papão.!
Acho que já enterrei este papão, só espero não esquecer. Graças à sua técnica. No fim vou tentar resumir por mim. Já não. Porque se esqueço em 1 hora, é porque não sei.
Felipe sempre didático! Ainda bem que aprendi compassos compostos a um certo tempo, mas a forma como o Felipe explica sempre facilita mais o entendimento
Olá, Professor. Descobri hoje que o senhor faz, ou fez, parte do ICLS. Isso aumenta ainda mais a admiração que tenho pelo senhor e seu trabalho. Grande abraço.
Cada vez mais compreensível, quer dizer, se não estou em erro, agora foi. Também o Professor não podia explicar melhor, parece que percebe as nossas dificuldades.
Nossa cara, valeu mesmo, eu estava explodindo tentando entender o tempo da minha composição que "não" compus, porque e contava 3 tempos, mas depois contava 4 e eu não só conseguia chorar. Valeu mesmo, Deus te abençoe. Amém!
Óptima explicação Professor, muito sintetizada. Teoricamente entendi um pouco melhor que da primeira vez.... mas é difícil. Apontei tudo porque nunca ninguém explicará melhor.. Obrigada.
Fico sempre ansiosa para ver se vou receber algum vídeo. Obrigada Professor, estou a desanimar porque está tudo muito negro. É ouvir as suas aulas que me motiva a ter alento e ir esperando. É o contacto que me faz crer que estou a aprender a tocar piano .
Didática extraordinária Professor, aula muito muito interessante, percebemos aquilo que na prática será tão difícil, mas o Professor conse gue fazer-nos entender!
Tive um professor que fazia eu contar o tempo assim : 1 e a, 2 e a , 3 e a e assim por diante. As sabia q o número era o tempo e as letras as colcheias q tinham q estar em cada tempo no compasso 😅
Assusta assusta!. Das coisas que eu tenho mais medo agora é não conseguir ler as pautas compostas. Bem, depois vê-se. Como o Professor explica parece melhor.
Professor Felipe, como contar ritmos quebrados, tipo o que ocorre no 1° mov da Sonata Patética ou na obra Samba Sertanejo da Branca Bilhar (vi a partitura no canal Instituto Piano Brasileiro) ou na mão direita do etude n° 3 op. 10 de Chopin? É uma dúvida que tenho a tempo e sinto dificuldade em articular músicas com essa estrutura rítmica
Felipe posso fazer aulas particulares com você? sou 25% iniciante e 75% intermediário, to apanhando pra tocar as escalas no final da für elise e vc e proff mais especifico e inteligente que eu ja vi, e como você só ensina para iniciantes, la no seu curso, sera que eu poderia fazer aulas com você até o nível avançado?
Muito bom professor! O que as vezes me deixa duvida...esse primeiro exemplo que você tocou em 12/16...eu poderia por exemplo transcreve-lo ele em 6/8 correto...ao invés de usar semicolcheias...usaria colcheias...correto?
Eu me lembrei de uma questao do Enem que falava sobre compassos e partitura. Bugou a minha cabeça total. Não fazia o menor sentido pelo lado musical kkkk
Professor, o senhor dá aula online? O meu professor de piano com quem tinha aula há 5 anos faleceu. Gostaria de saber se você tem algum email para contato?
Não seria 5/4? Um compasso com 05 tempos? É meio comum no jazz, talvez em outros estilos musicais também...leva tempo pra entender essa pulsação...bem diferente...
@@GustavoS357 Eu vi em um esboço de partitura, e não me lembro onde vi. Você nunca viu porque simplesmente ela não existe. O "denominador" é o número da nota, por exemplo: a semínima tem o número 4, já o numerador são quantas notas dessas cabem em um compasso, ex: 2/4, 4= semínima 2= quantas semínimas cabem em um compasso. Dessa forma, 4/5 não existe, pois o 5 não se refere à nenhuma das notas, pois depois da seminima (4), vem a colcheia, que tem o número 8.
Ola professor. Estudei 1 ano de piano muitos anos atras e quero retomar o estudo. Compramos um piano digital e estou aguardando a sua chegada nos proximos dias. Gostaria de adquirir o seu curso (soube dele atraves do mini curso). Moro fora do Brasil. Poderei pagar com o cartao Visa certo? Gostaria de saber o valor. Muito obrigada.
Boa noite professor Eu tenho uma duvida, não tem a ver com o assunto do vídeo em questão más se puder me responder fico grato. A duvida é sobre a força nos dedos, quando preciso fazer força para tocar um trecho mais "forte" ou "fortíssimos" sinto que perco a agilidade, os dedos ficam tensos e fica quase impossível tocar de forma ágil e forte, teria alguma dica ou se já fez algum vídeo sobre esse assunto e puder me passar o link agradeço.
Oi, Adriano. Procure estudar articulando bem os dedos. Já gravei vídeos sobre esse assunto, pesquise por "exagere na articulação" e "força nos dedos", ou alguma coisa assim.
porque nesse compasso tem 3 semicolcheias por tempo, e o total que o compasso pode abranger é 12, então pela lógica no compasso existem 4 tempos de 3 semicolcheias sendo assim 4x3=12
e existem 4 tempos porque no compasso composto cada unidade de tempo pode ser dividida por 3, logo para que se preencha 12 no compasso, serão necessários 4 tempos no qual cada um tem 3 semicolcheias, logo: 1=3, 1=3, 1=3, 1=3, 4 vezes 3=12