Meu Deus... Isso foi... Foi tão profundo, eu chorei inúmeras vezes, de tão tocante as palavras me chegaram aos ouvidos. É um conto deveras especial e triste, com cada palavra perfurando-nos a alma. Me sinto triste, mas agraciada por ouvir tal conto.
Queria que as pessoas entendessem que a intenção do Monteiro Lobato com esse conto era fazer uma denúncia de maus-tratos recorrentes que crianças negras sofriam em casas onde suas mães negras trabalhavam mesmo depois do fim da escravidão. Era uma DENÚNCIA!!!
Exatamente!! Ele sabia da maldade intrínseca de certos "seres" (psicopatas) que, à época da escravidão, judiavam dos infelizes escravos. Se hoje ainda existe gente ruim que não suporta a felicidade alheia, imagina naquele tempo, onde uma coisa tão abominável como a escravidão, era tolerada. 😢
sabemos disso, mesmo ele , que no passado poderia fazer vista grossa ou não se importar tanto, com o tempo e amadurecimento viu como aquilo era errado e problematico, algo realmente cruel. eu nunca achei que monteiro lobato fosse racista, como algumas pessoas dizem, pois ele era fruto de seu tempo e tinha vicios de seu tempo que só nós, hoje , percebemos, e mesmo assim esse foi o texto que ele fez, para acabar de uma vez com a ideia de que ele era algo de fato desse tipo.
Exatamente, injustamente esse grande escritor é chamado de racista por alguns. Adoro esse conto, já li muitas vezes, gosto da ironia do Monteiro Lobato se referindo a senhora.
@@pcfrt Como assim, injustamente? Ele era comprovadamente racista. Há várias cartas que ele mandava para amigos que provam isso. Em uma delas, ele diz lamentar que no Brasil o branco não tem força para fazer uma KKK e assim colocar o negro em seu lugar. Claro, feitos de Monteiro Lobato, como este livro e a nova interpretação que ele dá ao Saci, vão tornar evidente que ele era um figura complexa. Mas, racista ele era.
Muito triste... Quando ouvi tive a senhora de ver o sofrimento de negrinha, a escravidão deve ter sido muito pior que isso. Mas também é uma boa reflexão para as crianças de hj que não valorizam nada, meu filho é criança e com certeza ficou horrorizado, mas deixei ele ouvir para ver que ele tem tudo e reclama muitoooo. Esse conto nos faz ter uma boa reflexão... Obrigada Monteiro Lobato
Um conto emocionante que apesar de curto nos instala na estória, que apesar de literária é bastante realista, uma verdadeira lição. É o meu primeiro contato (de verdade) com o autor, nunca gostei de sítio do pica pau amarelo, e hoje percebo que o autor era muito além daquilo. Amei!
Não sou negro,mas pude visualizar minha própria infância sem querer veio as lágrimas em meus olhos.Morei com minha avó quase toda infância e sempre me senti rejeitado,pois todas as vezes que minha avó me levava para passar algum tempo com minha mãe que me surrava,castigava e me punha de castigo e me sentia grato quando me avó vinhaça me buscar às vezes chegava bem no meio duma dessas sessões de tortura.Minha mãe era muito má pra mim hoje ela ela me trata muito bem,mas nós momentos de raiva eu a lembro dessas coisas e se sensura....
Que bom que você não morou com esta bruxa Se eu fosse você se afastava da sua mãe as pessoas não mudam assim Se te trata bem hoje é pra ter algo em troca
E eu a minha ! O pior e viver numa sociedade onde se revoltar contra esses exageros como eu fiz na minha infância e considerado rebeldia e probremas mentais como aqui no norte do Brasil. Esse pais ainda e muito horrivelmente atrasado e ignorante ! 😢😢😢
É igual quando um pobre pega um bom dinheiro do nada, e depois volta pra pobreza. Muitos se matam com o choque de realidade. Veja também o conto " a vendedora de fósforos ".
Tentei ler há 40 anos atrás qdo eu era uma negrinha. Parei no começo. Até o título me doeu. Hoje ouvi e sobrevive. Mas não com a mesma inocência. Sei q Monteiro Lobato é racista.
Esse autor era eugenista (não preciso dizer a cadedráticos, o que isso significa)! Defensor da Kux-klus-klan,, ele escreveu um livro extremamente racista que nem o público conservador e segregacionista estadunidense aceitou (senão me engano chama O Presidente NEgro, ou algo assim). Enviou uma carta racista ao grande escritor negro Machado de Assi. Uma das suas frases mais racistas e cnhecidas é essa: "“Um dia se fará justiça ao Ku Klux Klan; tivéssemos uma defesa dessa ordem, que mantém o negro no seu lugar, e estaríamos livres da peste da imprensa carioca -mulatinho fazendo o jogo do galego, e sempre demolidor porque a mestiçagem do negro destrói a capacidade construtiva”.
@@tuliokes2945 Esse livro O Presidente Negro é na verdade uma sátira, Monteiro Lobato tirou um sarro do racismo norte-americano que ele conheceu quando morou lá, e antecipou o surgimento do nazismo. Não tenho conhecimento dessa carta a Machado de Assis, nem do elogio à Ku Klux Klan.
Monteiro Lobato ...Hoje o acusam de racismo por certas más interpretações. E esse conto o abstém de qualquer atitude racista .na minha opinião obra prima ...
É assim que estes pseudos humanistas dissimulam suas ideias. De um lado um conto triste com empatia, de outro defende a KKK e o linchamento. O homem é um todo. Ele era Eugenista e dai pra pior.
Gente, estou emocionada. Nao esperava tamanha profundidade! Tocante. Penso, sera que nao muita gente de bem, ainda por ai com saudades de uma carne negra pra torturar?
grande Monteiro Lobato... artista do pré-modernismo fazendo suas críticas ao sistema opressor de classes que existe até hoje. muito bom. obrigado pelo material narrado.
Eu não sou negra, não passei por nada parecido, graças a Deus 🙏, estou chorando 😭 muito, muito mesmo, as lágrimas não pararam de caí, as crianças não pedem para vim ao mundo, é muito triste, senti vontade de parar de ouvir, mas ouvindo até o final, entresteci, doeu a alma terminar de ouvir.
Não consigo expressar o pesar em meu coração... Mesmo com a consciência de ser um conto, me vi nele...pude ver minha mãe nele, ver meus ancestrais sendo duramente surrados e ao mesmo tempo reproduzindo castigos aos quais eles foram apresentados... Muito triste
Verdade. Minha própria mãe foi vítima do racismo da sua avó (minha bisavó), só porque minha mãe era a mais morena das crianças da casa... Minha bisavó chamava-a de "bugrinha" e sempre a expulsava da sala. ☹️ Minha mãe, graças a Deus não guardou trauma disso, pois teve uma infância feliz, apesar de pobre... Minha avó era muito carinhosa com todos os filhos.
Algumas pessoas vivem dizendo que monteiro lobato era racista, mas na verdade ele era fruto de seu tempo, com vicios de seu tempo, e ai esta a resposta para as pessoas que pensavam que ele era racista, um racista nunca analisaria ou se importaria de criar uma historia como essa como forma de denuncia. Não devemos pré julgar as pessoas, fica a lição, pois mesmo ele, fruto de seu tempo, demonstrava sua indignação com o rumo do brasil.
O mais macabro da história é que o autor sempre foi defensor da eugenia e racista declarado. Então o que nos leva a pensar que durante o conto à um certo sadismo ao mesmo tempo que ele fala da criança ele se deleita do sofrimento da mesma.
"A linda boneca loira, tão boa tão quieta, a dizer..." BAIXE O TIC TOC E FIQUE TICTÔRICA!! Valeu Gretchen trazer essa imersão com uma propaganda no meio do conto ...
Disse o nobre escritor em 1926, quando tentou lançar um livro que defendia a eugenia e a segregação, mas não obteve êxito, mesmo a sociedade estadunidesnse sendo extremamente racista: "Acontecem coisas tremendas, mas vence por fim a INTELIGÊNCIA DO BRANCO!" " Meu romance não encontra editor. Acham-no ofensivo à digndade americana. Errei cá (EUA) tão verde. Devia ter vindo no tempo em que eles LINCHAVAM OS NEGROS"
Eu não conhecia. Muito triste. Magistral narração, como sempre. Pude aprender uma palavra nova. Ramerrão: 1 Ruído contínuo, monótono, repetido e enfadonho. 2 Uso constante; rotina. 3 Vida monótona, sem incidentes.
Primeiro ri ouvindo o Colocador de Pronomes. Agora fiquei mal ouvindo esse do mesmo autor. Esse se torna pior em níveis horríveis quando se pensa que coisas assim aconteciam de verdade. Coração não aguenta!
O conto de Monteiro Lobato quer revelar mals tratos as crianças, que não deveriam existir, mas é muito ruim saber que existem crianças que são maltratadas desta forma.