Тёмный

#165 

Luciano Morais
Подписаться 9 тыс.
Просмотров 2,2 тыс.
50% 1

Não sei se se imagina abordar um vídeo sobre um dos maiores violonistas da história ao lado de um tema relacionado a distonia focal.
Mas a trajetória de Bream incluiu um processo de recuperação pouco comentado que lança luz ao que se sabe hoje sobre essa doença - muscular, e não psicológica ou neurológica, como se suspeitava.
Acompanhe esse nosso retorno, ainda abalados pela morte do príncipe, mas felizes com a nova onda de audições e novas avaliações do legado de Bream.
Siga nossas redes sociais! Curta e compartilhe nossos vídeos! Conteúdo gratuito e de qualidade, para quem gosta de música e de violão!
/ lucianomoraisviolonista
/ lucianomoraisviolonista
/ elipsoidalguitartrio
/ 708778422480773

Опубликовано:

 

23 авг 2020

Поделиться:

Ссылка:

Скачать:

Готовим ссылку...

Добавить в:

Мой плейлист
Посмотреть позже
Комментарии : 26   
@maurotrom
@maurotrom 4 года назад
Luciano, se puder, mostre alguns desses exercícios que vc aprendeu.
@antoniopassos895
@antoniopassos895 4 года назад
Fui autodidata por dez anos. Perdi um período precioso de dedicação treinando um monte de coisas erradas. Hoje sou totalmente contra a autodidática
@chorogranjaviana6428
@chorogranjaviana6428 4 года назад
Professor, se puder mostre uma série de exercícios de aquecimento diário também. Parabéns pelo conteúdo
@netoveiga717
@netoveiga717 4 года назад
Obrigado pela reflexão!🤗
@Abdias17
@Abdias17 Год назад
Salve professor! Antes de mais nada, obrigado por essas conferências que são verdadeiras aulas! No caso da referência ao aspecto da solicitação muscular, no que tange a diferentes tipos de exigência, como no exemplo flamenco/clássico, o que ocorre (segundo meu conhecimento como educador físico) é que grupos musculares que se opõe num mesmo segmento corporal (por exemplo, o bíceps na parte anterior do braço e o tríceps na posterior) são denominados agonistas e antagonistas, cabendo a ordem da denominação à iniciativa da ação. Sempre que um contrai (o agonista), o outro (antagonista) se contrapõe ao movimento - ou alonga. Para (desculpe o trocadilho acidental) não me alongar muito no tema, é fato que as musculaturas em questão de um mesmo segmento corporal, alavancadas por um mesma estrutura óssea, têm relação direta entre si quando trabalham, e buscar um equilíbrio tanto de força como de flexibilidade entre ambas só nos traz vantagens do ponto de vista motor.
@violonista3
@violonista3 Год назад
Salve, Abdias! Sim, é isso mesmo. Seria bom se pudéssemos ver a coisa acontecendo, mas como a pele cobre a musculatura, temos que partir de sensações e percepções de movimento, que se relacionam com o funcionamento correto. Muito obrigado pela explanação, excelente e detalhada!
@matheusmachado4598
@matheusmachado4598 4 года назад
Obrigado pelo conteúdo, Luciano. Realmente o "autodidatismo" é perigoso (vários aspectos a serem levarem em conta durante o estudo). Queria comentar, também, que o grande Paulo Bellinati, teve distonia na mão direita por volta dos anos 2000 fazendo com que o músico adaptasse seu estilo de tocar.
@marcoslangner4925
@marcoslangner4925 4 года назад
Eu faço ligado com giro de braço, sigo a orientação do Eduardo Isaac. 2 amigos meus foram alunos dele.
4 года назад
Ótimo vídeo! Só a questão do alongamento que tem sido revista no esporte! Falei disso com o Marcos Kaiser, ele foi meu fisioterapeuta quando tive tendinite. No esporte, as pesquisas mais recentes mostram que o alongamento antes do exercício traz uma diminuição da força máxima, tanto que é muito comum hoje em dias vermos atletas usando apenas aquecimento. Jogadores de futebol antes de entrar em campo, por exemplo, não vemos eles fazendo alongamentos estáticos, apenas aquecimentos e alguns alongamentos dinâmicos.
@violonista3
@violonista3 4 года назад
Bem lembrado! O alongamento, como eu disso (mas sem tanta ênfase) dece ser feito sempre depois da prática esportiva - e deveria ser feito depois das sessões de estudo. Obrigado pelo comentário!
@Abdias17
@Abdias17 Год назад
Se o alongamento antes da prática esportiva reduz a força máxima, então deve ser evitado antes de esportes cuja realização envolva... força máxima! O que não há na literatura são estudos comprovando o efeito profilático do alongamento como preventor de possíveis lesões, mas empiricamente sua aplicação ainda é muito utilizada mesmo no esporte de alto rendimento. Com uma condição fundamental: alongamento moderado, para ativar a musculatura em caráter de aquecimento, e não trabalho de flexibilidade propriamente dito para ganho de amplitude articular. No mais, como vc bem citou, o alongamento dinâmico (não deixa de ser alongamento!) parece surtir efeito mais efetivo no trabalho de aquecimento.
@carlomenezes58
@carlomenezes58 4 месяца назад
Passei a minha vida pagando professores de violao, mas nunca me ensinaram nada sobre como evitar danos fisicos...hoje tenho distonia....nao acredito que ser autodidata ajude a piorar a situaçao,porque eu sou um exemplo de que o problema so esta sendo debatido agora, e ninguem sabia que existia esse tipo de problematicas...
@violonista3
@violonista3 4 месяца назад
Se fosse hoje, vários professores estariam mais bem informados... a pesquisa em distonia avançou muito e boas noticias estão sendo espalhadas. Infelizmente o problema é que quando você esteve adquirindo os reflexos negativos, todos os professores éramos autodidatas em distância focal. Conhece os vídeos de David Leisner? Gabriele Leite foi estudar com ele. Ela é mais concertista hoje, mas acredito que será alguém importante na divulgação dos métodos de Leisner de prevenção e recuperação.
@mharmoa
@mharmoa 4 года назад
A palavra força é a adequada sim Luciano! Peso é um nome informal para um tipo específico de força.
@thiagoazanha7770
@thiagoazanha7770 4 года назад
Bom ver seus videos novamente por aqui, Luciano. Vc poderia disponibilizar alguns desse exercicios, do Lisner, por aqui? Nao sei se a escrita e assim. Eu, pessoalmente, faco um bom aquecimento( com exercicios bem simples) alguns ate peguei aqui no canal, como aquele da mao direita (num dos primeiros videos do canal) mas nao faco alongamentos antes. Grande abraco!
@violonista3
@violonista3 4 года назад
Você tá bem encaminhado, Thigo! Eu não me sinto à vontade para fazer os exercicios do David Leisner, porque só compareci a um seminário online (em tempo real tirei várias dúvidas) e tenho acesso aos livros. Mas não posso falar por ele, entende? Daqui a um tempo, quando os efeitos desses exercícios estiverem mais incorporados e eu tiver segurança de que os fiz corretamente, posso apresentar como algo meu baseado nele (simplesmente porque não fui seu aluno, mas darei TODOS os créditos). Não é má ideia abordar os conteúdos, mas preciso de tempo pra descobrir o que pode ser dito.
@thiagoazanha7770
@thiagoazanha7770 4 года назад
@@violonista3 maravilha, luciano! Obrigado e mais uma vez parabens pelo seu trabalho.
@flaviodeborbamaciel7813
@flaviodeborbamaciel7813 4 года назад
Gostaria de fazer uma aula de revisão técnica com vc. É possível? On line, claro.
@ricardinho4548
@ricardinho4548 4 года назад
Seu conteúdo é excelente e dá pra ver seu canal subindo em número de inscritos. Eu to torcendo muito por ti Sobre o Schumann, pelo que sei ele tentou ''fortalecer'' os dedos anulares de suas 2 mãos, fazendo uma série de exercícios que excediam a força dos dedos até que os deixassem no nível dos outros dedos, no caso deixar os anulares independentes dos médios, obviamente não deu certo, suas mãos ficaram tramatizadas e isso o impediu de tocar... ou pelo menos é algo assim.
@fabiomaia2545
@fabiomaia2545 4 года назад
Olá Luciano! Ótimos comentários! Me veio à mente o Yamandu, o foco dele é outro, mas ele faz umas coisas mirabolantes aparentemente sem essa preocupação toda. Como desenvolver tamanha naturalidade? Abraços!
@violonista3
@violonista3 4 года назад
TENDO essa preocupação toda. A naturalidade é a coisa mais artificial que existe. O que acontece é que a pessoa toca tanto e durante tanto tempo mais da metade do dia é ocupada com uma coisa que, após anos, aquilo parece natural. É o caso do Yamandu, que transborda naturalidade. Mas ele passa MUITO tempo com o violão, toca com os braços em posição mais aberta e tem violões com ação baixa (menos esforço). Ou seja, ele pode até não ter a preocupação toda (o que duvido, até porque ele melhorou muito depois que casou com a Elody, uma violonista clássica de primeira linha), mas os gestos que ele consolidou ao longo do tempo são os mais adequados para a manutenção de uma técnica longeva. Obrigado pelo comentário, meu caro, escreva sempre!
@fabiomaia2545
@fabiomaia2545 4 года назад
@@violonista3 Muito obrigado pela atenção e pela resposta!
Далее
Podcast no canal do Marcos Kaiser!!
16:00
Просмотров 1 тыс.
violão com tensor?
0:16
Просмотров 1,5 тыс.
Comparação: cedro X abeto
3:17
Просмотров 1,1 тыс.
Comparação: cedro X abeto.
3:18
Просмотров 323
Conversa de Luthier: Cedro vs Abeto!
8:15
Просмотров 853
HOJE! Portal 888 | Você aceita?
9:54
Просмотров 5 тыс.