Тёмный

#37 30 anos do Real: os bastidores do plano que venceu a hiperinflação no Brasil | Dois Pontos 

Подписаться
Просмотров 62 тыс.
% 2 666

No início dos anos 90, os brasileiros conviviam com uma inflação galopante. As remarcações incessantes de preços nas gôndolas do varejo corroíam diariamente o poder de compra dos salários das famílias. Em menos de uma década, foram cinco tentativas fracassadas de planos econômicos que tinham como objetivo dar fim à hiperinflação: Plano Cruzado, Plano Bresser, Plano Verão, Plano Collor I e Plano Collor 2. O sucesso foi obtido apenas no mandato de Itamar Franco na Presidência da República, quando a equipe econômica liderada por Fernando Henrique Cardoso, então ministro da Fazenda, apresentou um conjunto de medidas que finalmente conseguiu estabilizar a moeda: o Plano Real.
A equipe escalada para o trabalho tinha entre seus integrantes professores e ex-alunos do Departamento de Economia da PUC-Rio. A produção acadêmica dos anos anteriores ajudou a embasar o plano de ação, que exigiu articulação política para aprovação e implementação de uma série de medidas. O processo de estabilização econômica foi iniciado ainda em 1993, quando foi lançado um esforço de ajuste fiscal. Em março de 1994, foi adotada a Unidade Real de Valor (URV), indexada ao dólar americano, como moeda de transição, uma unidade de conta. A introdução da nova moeda de fato, o real, ocorreu em 1º julho de 1994.
A inflação oficial no País, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), reagiu imediatamente: arrefecendo de uma taxa de 47,43% em junho de 1994 para 6,84% no mês seguinte, em julho, já com o real circulando. Seis meses depois, em dezembro daquele ano, a inflação mensal já tinha descido a 1,71% ao mês. A taxa de inflação acumulada em 12 meses, que chegou a 4.922,60% em junho de 1994, às vésperas do lançamento da nova moeda, diminuiu a 916,46% ao fim daquele ano. Ao fim de 1995, o IPCA já estava em 22,41% ao ano. Com menos de cinco anos de existência do real, a inflação encerrou 1998 em 1,65% no acumulado do ano.
Mas o fantasma da hiperinflação foi permanentemente combatido? Houve sequelas em nossa economia? Quais legados do bem-sucedido Plano Real devem ser preservados? Há risco de um retorno do descontrole de preços no País? Para discutir esse tema, o programa Dois Pontos recebe o ex-ministro da Fazenda e ex-presidente do Banco Central, Pedro Malan, considerado como um dos pais do Plano Real, e Juliano Assunção, doutor em Economia e diretor do Departamento de Economia da PUC-Rio.
O episódio tem a apresentação da colunista do Estadão, Roseann Kennedy, e participação de Daniela Amorim, repórter setorista de macroeconomia no Broadcast, plataforma de notícias e cotações em tempo real da Agência Estado.
Produção
Amanda Botelho
Everton Oliveira
João Abel
Edição
Júlia Pereira
Gravado nos Estúdios Mega
-- Assine por R$1,90/mês e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Estadão. Acesse: bit.ly/ofertaestadao
capítulos:
0:00 - 30 anos do Real: os bastidores do plano que venceu a hiperinflação no Brasil
2:35 - O fator de sucesso do plano Real
13:08 - Linha do tempo durante a gestão FHC
22:00 - Trabalho à longo prazo
28:39 - Crises
31:58 - Consolidação do plano Real
37:51 - Política monetária
41:42 - Sustentabilidade das contas públicas do Brasil
43:54 - Responsabilidade fiscal
49:36 - Plano Real: está ameaçado?
59:36 - Compromisso fiscal e social

Развлечения

Опубликовано:

 

3 июл 2024

Поделиться:

Ссылка:

Скачать:

Готовим ссылку...

Добавить в:

Мой плейлист
Посмотреть позже
Комментарии : 17   
@RuyCardoso
@RuyCardoso 7 дней назад
Esses debates poderiam sequência com a participação dos políticos no governo atual, uma vez estes não estarem apresentando ideias ou soluções para os caminhos de continuidade, muito bem apontados neste debate por Pedro Malan e Juliano Assunção.
@DinaldoCampos
@DinaldoCampos 8 дней назад
Parabéns, por nos proporcionar os 30 anos do Real!
@soledadgrandadearrudabotel3103
@soledadgrandadearrudabotel3103 12 дней назад
53:17 Emoção Pura! Parabéns
@rafaellala9080
@rafaellala9080 12 дней назад
Bom cj entrevistadoras e experts. Agora falta consolidar a estabilidade fiscal
@user-vc5me5bt3h
@user-vc5me5bt3h 19 часов назад
❤❤❤❤
@buttim1
@buttim1 11 дней назад
Pedro Malan com a cabeça muito boa, sujeito decente. Deviam ter chamado o Pérsio e o André Lara também. Parabéns a todos
@economiaverdeambcircbio
@economiaverdeambcircbio 12 дней назад
🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝👏👏👏👏👏😊EXPERTISES ECONOMISTAS ESTABELECERAM MOEDA REAL ESTÁVEL 🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝👏👏👏👏Eu vivi o terror da maquinha de preços nos supermercados agindo várias vezes ao dia. Tínhamos comprar antes do preço mudar novamente. 😊
@rafaellala9080
@rafaellala9080 12 дней назад
Viva, vamos ativar a revisao via mobilizacao da opiniao publica. Rafael de Lala Centro de Estudos Brasileiros do Paraná
@user-vc5me5bt3h
@user-vc5me5bt3h 19 часов назад
@Julio-vc9bm
@Julio-vc9bm 6 дней назад
Governo com Pessoas intelectuais se respeitando em suas ideias e projetos.
@antoniojoseteixeira2312
@antoniojoseteixeira2312 2 дня назад
Minha opinião um simples mortal é que depois de algo eficiente e acadêmico: como podemos entregar um país a uma pessoa que não respeita profissionais formados e vive de acharmos.
@Osiris7450
@Osiris7450 5 дней назад
Lamentavelmente, no Brasil memória histórica, seriedade, competência e comprometimento com o desenvolvimento não tem a menor importância. Também, num país que tem o Haddad como ministro da Fazenda e o Lula presidente... Merecemos todo esse estorvo?