Тёмный

7 Coisas Que NINGUÉM FALAVA Sobre Videogames (E Hoje Viraram VERDADES ABSOLUTAS!) 

Retrô Mania
Подписаться 11 тыс.
Просмотров 5 тыс.
50% 1

Опубликовано:

 

10 окт 2024

Поделиться:

Ссылка:

Скачать:

Готовим ссылку...

Добавить в:

Мой плейлист
Посмотреть позже
Комментарии : 248   
@retromania912
@retromania912 6 дней назад
🌟 Sabe o que é mais barato que comprar um Pastel na feira? 🌯 Apoiar o Canal se tornando Membro 🤗: ru-vid.com/show-UCoheXzby9Ngh9Fe3RcNyFlgjoin 📺Vídeos Recomendados: • História do Neo Geo:ru-vid.com/video/%D0%B2%D0%B8%D0%B4%D0%B5%D0%BE-f-Vd8Eu102o.html • Conhecendo Loja Nova de Videogames Retrô em 2024: ru-vid.com/video/%D0%B2%D0%B8%D0%B4%D0%B5%D0%BE-qvdRiwezhko.html 📱 Instagram do canal: @retromania912
@piratesephiroth
@piratesephiroth 3 дня назад
Na época do lançamento o Nintendo 64 foi um negócio de outro planeta. Todo mundo ficava besta quando via o Super Mario 64 pela primeira vez.
@JoseaparecidoAlves-nx6ll
@JoseaparecidoAlves-nx6ll 3 дня назад
Eu vi num vizinho kkkk nunca vi nada igual kkkk o mario foi demais
@matheusalexandre7056
@matheusalexandre7056 2 дня назад
Eu ficava babando vendo os jogos na locadora, em especial um Doom clone, acho que era Hexen, e o Majora's Mask
@deathistheroadtoawe
@deathistheroadtoawe 2 дня назад
Falou tudo. Super Mario 64 foi o maior salto geracional que houve na história dos jogos. Só quem assistiu na altura é que sabe como ficou de boca aberta 🥹
@WillbaDissidente
@WillbaDissidente 2 дня назад
It's me, Mario! *
@willianconversandocomvoce9482
@willianconversandocomvoce9482 2 дня назад
meu 1 mario foi no atari pessoal de hoje nao sabe de nada de jogo. fim. eu vi e vivi a trajetoria dos jogos... nutelada metida a gamer nao sabe de nada. e sim depois de mario worde o mario 64 era o melhor... mas ate hoje....pra bater o mario word nao tem e nunca tera. fim chora boy.
@jamMToleman
@jamMToleman День назад
Para quem passou dos 40 anos, algumas percepções são apenas análise de dados das informações de hoje, que é a Internet, mas na época eram as revistas de videogame (super game, gamepower (e a fusão delas), ação games, videogame), eles ditavam a moda junto à publicações internacionais. Vou deixar alguns pitacos dos 7 itens: 1 - O SNES era uma meca para RPGs de aventura. Mas os mais avançados eram point and click nos PCs (The Dig, Indiana Jones, Day of the tentacle). 2 - Na Batalha PS1 vs N64, o PS1 vendeu mais de 100 milhões. O N64 33 milhões. O PS1 usava CDs com muito mais capacidade de armazenamento e tinha Full Motion Videos. Ter FMV era um diferencial. O Nintendo 64 tinha gráficos melhores e mais poder de processamento. Mas usava cartuchos (para não ter logos Loading Times). O pessoal de Nintendo 64 ficava triste por não ter vídeos, animações em alta qualidade em seus jogos. Para ter idéia, na época o Zelda Ocarina of Time colocava em suas propagandas nas revistas "40 minutos de animações" (que eram produzidas com os modelos do jogo mesmo....... não FMV). O Resident Evil 2 do N64 era impressionante por que tinha os vídeos de animação... Hoje o pessoal acha bobagem, mas ter a abertura com um filme, assim como animações de primeira entre fases e final do jogo fazia MUITA diferença. 3 - A Nintendo sempre revolucionou nos joysticks. O salto do NES para SNES foi grande, e o mesmo do SNES para N64 -> GC -> Wii. O analógico do N64 era muito bom, mas estragava fácil também. Hoje falam do Drift do Switch. Naquela época era "Analogico com Folga, já era esse controle". 4 - Isso é geração Enzo, e tudo bem. Hoje em dia se um jogo rodar a 25fps a galera entra em pânico. Na época das TVs de Tubo, com resolução de 352x288, o RF era bom, e o AV era top. Eu me achava com minha ligação S-Video como se estivesse usando o nosso HDMI de hoje. 5 - A tela do Gameboy era ruim, mas a bateria durava pra caramba. O Game Gear era uma tela top pra época, mas eram 6 pilhas e duravam pouco. Sem contar que hoje a maioria das telas precisa de reparo. A imagem do gameboy usado aí precisa trocar a película polarizadora. 6 - Primeira vez que eu escuto isso, de CSOTN ser o melhor de PS1. Já escutei muito do FF7, Tekken 3, mas CSOTN não. 7 - Felizmente Nunca ouvi essa infeliz besteira sobre o Neo Geo. Ele ditou os jogos de luta de arcade em sua geração. Seus jogos seguem presentes até nas gerações de hoje. Super Sidekicks 1,2.e 3 em sua época era O jogo de futebol dos fliperamas. Metal Slug segue vivo até hoje.
@ldose
@ldose 3 дня назад
Tenho 44 anos Eu não sei onde o cara do vídeo vivia Mas aqui todos eram viciados em FF 7, parasite eve e outros RPGs, mesmo sem saber inglês E aqui todos pegaram Castlevania SOTN no dia que chegou na branquinha e é com certeza o melhor jogo do ps1, e oq envelheceu melhor
@JoseaparecidoAlves-nx6ll
@JoseaparecidoAlves-nx6ll 3 дня назад
Tenho 40 ninguém jogava RPG kkkk na época trabalhei na locadora só futebol e jogos de luta corrida e luta e resident
@brunodacosta825
@brunodacosta825 3 дня назад
@@ldose Só na sua bolha mesmo.
@ojuliano013
@ojuliano013 3 дня назад
Antigamente todo mundo vivia mais isolado (com todo respeito) mesmo nas capitais, diga-se passagem. O mundo dA infância da grande maioria, quando o assunto é videogame, se resumia a galera do bairro, escola e família. Cada um tem uma experiência dessa época de um mundo sem internet.
@JoseaparecidoAlves-nx6ll
@JoseaparecidoAlves-nx6ll 3 дня назад
@@ojuliano013 verdade kkkk
@eder9962
@eder9962 3 дня назад
Castlevania sotn é bom, mas pra mim tá muito longe de ser o melhor jogo do ps1.
@OMEGAID181
@OMEGAID181 3 дня назад
Hoje em dia a galera só sabe falar que PS1 e N64 envelheceu mal, sendo que isso é raso e subjetivo, e geralmente é dito por pessoas que jogaram muito pouco jogos.
@Gabriel13Drummer
@Gabriel13Drummer 3 дня назад
É a galera que age como se os games tivessem começado na geraçâo PS2
@VeimdosGame
@VeimdosGame 3 дня назад
meu atari 2600 que envelheceu bem! Ainda funciona enquanto esses dois ai não mais, hehehehe
@OMEGAID181
@OMEGAID181 3 дня назад
@@VeimdosGame Mesmo assim é subjetivo, porque eu tenho um PS1 até hoje funciona muito bem, jogo numa boa e aí?
@douglasnobre8558
@douglasnobre8558 3 дня назад
​@@OMEGAID181 Eu também, e digo mais, criei uma cópia dos meus jogos originais de ps1 para jogar no duckstation. Desligo todos os filtros possiveis e ainda jogo na resolução nativa. Acho de boa jogar assim.
@brunodacosta825
@brunodacosta825 3 дня назад
N64 sim, ps1 não
@jacksonsilva1229
@jacksonsilva1229 3 дня назад
Hoje eu vejo as pessoas reclamando dos jogos de hoje, sendo que antigamente nem tinhamos acesso a muita coisa. Hoje temos jogos a partir de 10 conto original sem sair de casa. Lembro que quando eu ganhei o meu gamecube no final de 2002, um jogo era 270 conto... eu tinha que juntar 5 meses (voltando a pe pra casa) pra comprar um jogo. Hoje o pessoal reclama demais e de barriga cheia
@JoseaparecidoAlves-nx6ll
@JoseaparecidoAlves-nx6ll 3 дня назад
Verdade kkkk
@joanilsonsantos1983
@joanilsonsantos1983 2 дня назад
Tenho 41 anos, nasci e morei em Garulhos até 98. Minha realidade gamer foi bem parecida com a sua e eu concordo com absolutamente tudo que você disse nesse vídeo.
@elizangelo2006
@elizangelo2006 3 дня назад
O simphony of he night o pessoal costumava ver e dizia: "parece jogo de super nintendo" e deixavam pra lá. Eu mesmo nunca joguei.
@piratesephiroth
@piratesephiroth 3 дня назад
Isso aí. Levou muitos meses pra emplacar, e só quando saiu a versão ocidental. Mesmo que a pirataria tenha trazido a versão japonesa no lançamento, pouca gente ligou.
@JoseaparecidoAlves-nx6ll
@JoseaparecidoAlves-nx6ll 3 дня назад
Verdade kkkk hj em dia os caras ficam falando que loucura muito bom kkkkk maior caô dos caras kkkkk
@SAGA-1989
@SAGA-1989 3 дня назад
Mais real possivel..geral que jogava mega drive..super..quando viu o symphony of the night achou que era mais do mesmo...geral queria jogo em 3D era o que chamava a atencao..de plataforma 2D o snes e o mega ja tinha nadado de braçada..hoje nego inventa essas historinhas..na epoca ninguem ligou pro castle deps1
@filipesantosfrancisco3981
@filipesantosfrancisco3981 3 часа назад
Guilherme eu simplesmente não dou muita bola para opinião de ninguém, eu procuro jogar como eu me sinto bem e de um jeito q me traga nostalgia, isso me deixa feliz e isso acho q é oq realmente importa
@caetanolunardi3429
@caetanolunardi3429 День назад
Sobre a questão do multitap e das 4 portas do N64: Multitap já existia desde o Snes e sempre foi um item muito obscuro pois pouquissimos jogos eram compatíveis com o mesmo. Em quase 95% dos casos os únicos jogos que usavam o acessório (snes, saturn, ps1, ps2) eram da serie Bomberman. Valia a pena? Com certeza pois só quem jogou Bomberman com 5 pessoas na sala sabe como o multiuplayer dele era magnifico. Porém no Ps1, e também no Saturn, os jogos de suas bibliotecas eram feitos pensados em multiplayer de 2 jogadores e não possuiam a opção de acrescentar mais players. Essa que foi a grande sacada do 64 com jogos como Mario kart e Mario Party, os tornaram épicos.
@lipfig
@lipfig 3 дня назад
O impacto que eu tive na epoca ao ver super mario 64 rodando no console foi inesquecível para mim. Não tinha nada igual.
@eder9962
@eder9962 3 дня назад
Duas coisas que me irritam hoje são: "Nintendo 64 e ps1 envelheceram mal" e "Tal Port de jogo de luta é pior porque não tem X frames de animação em cada golpe" na época o pessoal nem sabia disso.
3 дня назад
Sobre o Neo Geo AES, nunca um console de videogame foi tão brutalmente superior a seus pares da mesma geração.
@retromania912
@retromania912 3 дня назад
Verdade. 2 gerações a frente! Um absurdo de diferença!
@Murilo9510
@Murilo9510 2 дня назад
Por isso o bicho é sinistro em valor
@Youtuberfacassado
@Youtuberfacassado День назад
Nunca achei. Pra mim neogeo.nao se compra a SNES. Pq só tinha jogo arcade. Grandes coisas sprite grande. Acho os jogos uma porcaria hj e achava tosco na época .
@MrKeitaroSama
@MrKeitaroSama 3 дня назад
Nintendo 64 estava a frente de qqer coisa no que tange gráfico 3D. Quem viu Mario 64 em 1996 e Turok no início de 1997, sabe o quão disruptivo ele foi. SÓ QUEM VIVEU A ÉPOCA SABE.
@ArTuRMV
@ArTuRMV 3 дня назад
Na época ficava mirando a luz do ônibus de viagem pra poder jogar o gameboy, ficava todo torto, mas me divertia. Kkkk
@andremalerba5281
@andremalerba5281 Час назад
Eu era amigo de dois irmãos que SÓ jogavam RPG! Eles eram viciados em Final Fantasy e o idioma nunca foi problema pra eles, um deles chegou até a jogar o FF8 em japones e chegou a aprender algumas palavras em japonês ai saiu a versão em ingles e ele jogou de novo! Eu nao cheguei a jogar nenhum RPG além de Pokemon no emulador de GBC na época, e eu e boa parte da nossa geração jogou muita coisa em inglês sem saber nada e aprendeu inglês por causa dos videogames! A gente sentava com o dicionário do lado e jogava assim! N64 era algo que todo mundo queria ter mesmo na época! Eu tive um amigo que ganhou um multitap de PS1 de aniversário na época ficou todo mundo animado pra jogar em 4 pessoas e a gente voltou tudo pra casa pra juntar os jogos que a gente tinha e tentar achar algum que dava pra jogar em 4 pessoas, no fim de 4 pessoas que tinham PS1 a gente só achou Bomberman World e Crash Bash, dois jogos só hahaha O controle de N64 nunca foi ruim! O problema era só que o analógico ficava mole mas ninguém nunca achou ele ruim nem confuso. Mas isso de ninguém gostar de jogar no analógico e preferir o dpad era fato! Ninguém gostava! Tanto que era a maior discussão de quem mudava do PS1 pro PS2 e era obrigado a usar o analógico e quem ja tinha mudado antes falava pra ter fé que dava pra aprender e nao era o fim do mundo! Mas foi bem difícil a transição disso na epoca. Ainda hoje tem muita coisa que PRA MIM é injogavel no analógico tipo Tony Hawk e jogo de plataforma 2D. Sobre o cabo AV, a unica coisa que eu lembro na epoca era de quando começou a popularizar essas TVs modernas e o pessoal começou a ligar o PS2 nelas e ficar frustrado que a imagem ficava horrível! Na epoca das TVs de tubo qualquer coisa que vc ligava em qualquer TV ficava ótimo! E a gente sempre queria poder usar a TV grande da sala e sair da TV de 14" ai quando apareceram essas TVs modernas de mais de 29" que eram as grandes de tubo a gente surtou com o tamanho da tela e tinha a sensação que seria incrível jogar naquela tela enorme! Mas ficava horrivel mesmo! Foi só ai que a galera começou a ficar fresca com cabo e qualidade de imagem e talz. Essa do Castlevania é bem verdade! Hahaha eu nunca vi ninguém na epoca que conhecia e jogava! Fui jogar bem depois e ainda assim prefiro o Aria of Sorrow do GBA. Na época tinha muita gente que torcia o nariz pra jogo 2D. Neogeo sempre foi monstrao e caro! Era um hardware de fliperama em casa! Era o unico que realmente era assim! Só foi ter algo parecido com isso no Dreamcast com os jogos de Naomi.
@Semrosto
@Semrosto 2 дня назад
Vi num podcast e fiquei surpreso em saber que você também era membro do extinto "Nesarchives". Sou um ex membro das antigas e fiz algumas amizades duradouras naquele espaço. Sobre o vídeo, acho que o tema se encaixa perfeitamente para muitos assuntos envolvendo games e consoles clássicos, mas vou comentar da era Playstation. Na minha bolha de jogadores os RPGs eram muito valorizados, o pessoal já estava habituado com o gênero desde a época do SNES e tínhamos um inglês suficiente para jogar. Meu primeiro 32bits foi o Saturn e Comprei o Playstation no ano de lançamento de FF7 e o N64 no ano de Ocrina of Time. Mesmo assim não tem comparação, o PS1 foi até maior que o SNES para jogar RPGs, principalmente pela facilidade de conseguir games. Tanto que no N64 me limitei a "Zeldas" e Obre Battle, (comecei a trabalhar e tinha pouco tempo). Mas falando da massa que lotava as locadoras, Gran Turismo, Winning eleven, Tekken 3 eram mais populares de fato. No N64, Goldeneye, Mario 64 e Mario Kart também faziam muito sucesso. Sobre o Castlevania Symphony of the Night, É um game que trouxe o melhor de Super Metroid e o toque dos RPGs que eram tendência na geração, além de ser competente artisticamente. O game está entre meu top 10 junto com FF7 e MGS, mas desses foi o que melhor envelheceu, já que pixelart parece ser o vinho dos videogames rsrsrsrsrsr. Enfim, acho que esse tema cabe uma parte 2, já que atualmente tem muto absurdo, como ouvi no 99 vidas os caras não conseguiram citar 10 jogos bons de N64. Ou mesmo comparar games de 30 anos atrás com lançamentos recentes caso de Real Bout FF de Mega e SFA de SNES 🤦‍♂. Grande abraço!
@ojuliano013
@ojuliano013 3 дня назад
Cara, seu canal ta longe de ser o maior dentre os que acompanho ultimamente, mas vc ta fazendo eu deixar maturar a ideia de ter um canal de games, justamente para isso, poder compartilhar as histórias da vida dentro desse mundo de videogames. Sucesso e saúde na tua vida mano.
@XarutoNaruto
@XarutoNaruto 3 дня назад
Amem
@MrAntonio9999
@MrAntonio9999 День назад
Tão ruim quanto o anacronismo é achar que o um local tem uma representação do todo. Nessa época havia vários “mini mundos” isolados na mesma cidade com tendencia a jogar diferentes grupos de jogos. Então havia lugares onde os RPGs eram absurdamente jogados e em outros ninguém conhecia. Também tinha épocas em que um grande grupo de jogos dominava e depois era substituído por jogos completamente diferentes. Para se ter uma ideia melhor desses tópicos abordados no vídeo o melhor não é saber a experiencia de um indivíduo em um local restrito, mas sim ver as revistas da época. Nessa época havia uma quantidade massiva de revistas de detonado de RPGs algumas exclusivas de um só jogo e com uma quantidade gigante de páginas e eles tbm estavam presentes em todas as revistas com pouco ou muito destaque dependendo do jogo. Lembro bem de uma revista que tive de Final Fantasy 8 e também de uma revista sobre SOTN com Alucard na capa. Em algumas locadoras o pessoal usava revistas para jogas Final Fantasy e Parasite Eve em Japonês.
@gonbasa
@gonbasa День назад
Vou falar sobre minhas experiencias da época: - Meu primeiro contato com RPGs foi no ps1, então pra mim ficou bem marcado essa época, aonde eu morava realmente só o pessoal mais velho que jogava RPG, geralmente era quem tinha mais de 15 anos e conseguia entender mais ou menos o que estava acontecendo no jogo. a molecada no geral era mais esses jogos populares e comuns que dava pra jogar em partidas rapidas, tipo futebol ou jogo de luta - Na época eu tbm não ouvia ninguem falar que N64 era ruim, o que eu lembro era que as vezes o pessoal fica bravo era por ter algum jogo que tinha no ps1, mas não tinha no n64. - Sobre o controle aonde eu morava o pessoal reclamava, mas não era uma coisa que fazia o pessoal deixar de jogar, o pessoal reclamava, mas no final acabava todo mundo jogando do mesmo jeito, kkkk - Ninguem reclamava das entradas, eu mesmo joguei minha vida inteira no ps1 com entrada rf com audio mono, aparecendo os personagens na tela e o som funcionando já estava otimo. - Sobre gameboy não posso dizer, por que eu nunca vi um gameboy na época - SOTN ser o melhor jogo é subjetivo, Na época era bem raro eu ver alguem jogando, PS1 tem muitos jogos bons, dá pra colocar uns 10 jogos empatados como melhor jogo - Essa do Neo Geo só quem viveu a época mesmo pra saber.
@flatlinepsalms
@flatlinepsalms 3 дня назад
Nasci em 92, ganhei o ps1 em 97 de uma madrinha rica. Na minha infância, aqui no interior do Paraná, os amigos com quem eu conversava jogavam muito jrpg. Digimon, Chrono Cross, Wild Arms, Final Fantasy, Legend of Legaia etc. Não serve como estatística, mas com a piazada ali era normal. Bons tempos!
@kronoschiarini
@kronoschiarini 3 дня назад
1° anacronismo: Comecei aprender inglês com Zelda A Link to the Past do snes quando tinha 11 anos em 1994. Então, quando ganhei meu ps1 em 1997, eu já tinha 14 anos e 3 anos de aprendizado de inglês e por isso já fui zerando nesse mesmo ano Suikoden, Castlevania SON, Wild Arms, Persona e Final Fantasy VII. Então pra mim e para meus amigos que também gostavam de RPGs, o PS1 se tornou a casa dos RPGs, dando continuidade o que já acontecia no SNES. As próprias revistas da época hypavam bastante o gênero. Entendo que quem era mais novo nessa época não tinha realmente condição de jogar RPGs e focavam mais em jogos que não necessitavam de muita leitura. 2° anacronismo: Sabendo que a Squaresoft e tantas softhouses não apoiariam o N64, descartei totalmente de compra-lo. Joguei em casa de alguns amigos que tinham, mas na minha cabeça da época, apesar dos 64bits, ele era bem inferior ao PS1 e Saturno em termos de jogos que me interessavam. 3° anacronismo: Só não falava mal do controle de N64 quem tinha comprado o N64 kkkkkk Nunca consegui me adaptar a ele. Mal conseguia controlar o Mário no Mário 64 kkkkk Hoje sou menos fresco com o controle de N64. 4° anacronismo: Realmente todo mundo só jogava em RF (NES, Master, Mega, SNES e N64) e AV (PS1, 3DO e Saturno) e estava tudo bem rs 5° anacronismo: Nunca nem vi um gameboy na época kkkkkk 6° anacronismo: Joguei o SON em 97 e realmente as revistas da época hypavam muito ele. E praticamente todos com quem eu conversava sobre jogos, considera ele o melhor ou entre os melhores. 7° anacronismo: Nunca vi um Neo Geo AES na época, mas um amigo tinha um Neo Geo CD e apesar de ter os loadings irritantes, nos divertíamos muito com ele e realmente não era nada de inútil. Lembrando que tudo que comentei é sobre a realidade que vivi junto com pessoas da minha faixa etária (sou de 83) e no mais, esse tema é bem bacana, pois ele vai variar muito para cada indivíduo.
@MrKeitaroSama
@MrKeitaroSama 3 дня назад
Eu tive um GBA primeiro modelo, e jogava de costas para uma janela. Já na época era muito incômodo, mas a necessidaxe é mãe da criarividade. Quando saiu o GBA SP com bateria e frontlight no LCD, foi algo muito incrível.
@LocadoraResidentIvo
@LocadoraResidentIvo 2 дня назад
Pow cara, sou de Santos-SP também. Sempre acompanhei seu canal e descobri isso agora vendo seu vídeo. Vive toda aquela época de locadoras e cia lá em Santos. Você era de qual bairro? Eu morava no Canal 6, tenho minha turma de games desde aquela época. E que você disse é verdade, era muitos poucos jogavam RPGs, somente quem tinha algum conhecimento de inglês ou muita paixão mesmo por jogar sem entender.
@GamerAtrasado
@GamerAtrasado День назад
Tema bem bacana, parabéns pelo video. Recentemente eu fui jogar uma réplica de Chrono Cross de PS1 em uma tv de tubo. Eu estava me divertindo bastante até que resolvi jogar um pouco o mesmo jogo no pc através de emulador. A diferença na qualidade de imagem era tão grande que desanimei muito em continuar jogando no console original. Acho que o que pega é que antigamente o que importava era apenas “jogar”, enquanto que hoje parece que o que mais importa é o “como jogar”. São tantas opções disponíveis que até para nós mesmos fica difícil escolher o que mais agrada.
@bocasecazl
@bocasecazl 56 минут назад
Sou de Goiânia tenho 40 anos e sobre RPG pelo menos na minha area começaram a jogar no final dos anos 90, a partir do FInal Fantasy 7 jogavam bastante nas locadoras, as revistas que divulgavam muito tbem Pokemon de game boy, acho que foi os primeiros jogos rpgs que fizeram sucesso aqui.
@jorysmarc
@jorysmarc День назад
Eu genho saudades de ficar horas em uma locadora, buscando jogos, olhando capinhas de jogos de outros videogames que nem tinha e alí, eu já ficava maravilhado. Lembro quando em uma locadora vi o Altered Beast em um Mega Drive, sélouco, quando aparecia a cara do lobisoman na tela, eu achava aquilo louco demais, muito avançado. Acredito que muitos passaram e sentiram isso tbm.
@salomao5453
@salomao5453 3 дня назад
Na época eu ligava o meu Super Nintendo com cabo AV e era uma boa diferença de ligar via RF. Mas ninguém reclamava porque no Brasil não tínhamos acesso a cabos scart e conversores para video componentes não existiam. Eu te recomendo sim ver um console antigo ligado a uma tv moderna ou de tubo via componente. A diferença é absurda. Realmente na época ninguém reclamava porque não se tinha acesso a isso mas faz o teste pra ver se depois você joga no AV de novo.
@brunojsilva8983
@brunojsilva8983 15 часов назад
Tem um canal no RU-vid chamado RETROGAMER DICAS, ele projetou e vende uma placa que converte o sinal RGB dos videogames para VÍDEO COMPONENTE, eu comprei uma dele e montei os cabos eu mesmo. A qualidade de imagem é surreal mesmo, quem dera se antigamente a gente tivesse acesso a essa qualidade imagem, eu era guri e ligava o meu SNES no RF pq nem sabia que tinha cabo AV kkkkk.
@brunojsilva8983
@brunojsilva8983 14 часов назад
Nasci em 93 e o PS1 foi o videogame que mais cobiçado da minha infância, infelizmente era muito caro para a renda da minha família, por sorte tínhamos as locadoras, onde após a chegada do PS2, a hora do PS1 era apenas 1 real. Matei muita aula com alguns amigos juntando as moedas pra colocar 5 horas de PS1 nessa locadora kkkk, só que não aproveitei muito o videogame como eu queria na época, pois eu sempre gostei mais de zerar os jogos, e para zerar jogos de PS1 na locadora era muito burocrático, pois o único memory card deles era dividido para todos os videogames, tinha um amigo meu que era rato de locadora e fez questão de comprar um memory card só pra jogar na locadora kkkk. Nessa época eu ganhei um SNES e me apeguei bem mais a ele por ter ele dentro de casa, hj em dia eu tenho um SNES, MEGA, PS1 e mais recente um N64 com mod RGB, todos ligados na entrada VÍDEO COMPONENTE da minha Sony Wega 29”.
@MrKeitaroSama
@MrKeitaroSama 3 дня назад
Já no meu bairro, os RPGs eram muito jogados. Eu comecei a jogá-los ainda no Snes influenciado muito pela revista Gamers. E no PS, joguei os principais da Square como os FF, e Chrono Cross.
@medicinadavovo
@medicinadavovo 2 дня назад
Neo Geo ganhei de um tio que morava nos EUA, trouxe de lá com KOF 97 o povo dormia em casa porque tinha tbm dois controles kkk.
@exploracaohightech1056
@exploracaohightech1056 2 дня назад
Tive ps1 na minha infância e havia outros também na minha cidade. Falava-se em tekken, crash, tomb raider, jogo de luta em 2D menos rpg. Eu sabia que existia pelo stargame do multishow mas pareciam jogos sem emoção e que exigiam muito tempo. Não sabia que o n64 era considerado ruim nem hoje nem nunca kk. Jogando na casa do meu primo japonês era óbvio pra mim, mesmo sendo criança, que ele tinha mais hardware do que a concorrência.
@FernandoAquinoNandico
@FernandoAquinoNandico День назад
Que editorial bom - falou de coisas da minha época e só ouvi verdades 🙏
@AvoidantTS
@AvoidantTS 3 дня назад
Eu conheci SOTN na época, eu acho que ele era visto como o melhor por ser muito revolucionário pra um Castlevania, tipo, as pessoas cagavam pro Castlevania do N64, mas o SOTN do PS1 já era elogiado.
@carloscaraca6357
@carloscaraca6357 3 дня назад
Sobre os rpgs , aqui em Mogi das cruzes eles n eram populares na época dos 16 bits, mas na época dos 32/64 bits eles ficaram bem populares
@fabinho208s
@fabinho208s 11 часов назад
Na época eu queria um Saturn mas ganhei um N64,eu chamava 3 amigos que tinha o N64,com 4 controles eram muitas horas de diversão com 007 e Mario kart,os games exclusivos do N64 são ótimos mas tinha pouca coisa das demais desenvoldoras,consegui um Saturn achei incrível apesar da curta vida,o Ps1 eu sempre via nas locadoras o pessoal jogar mas nunca me chamou atenção,acredito que muitas pessoas no Brasil teve contato com vídeo games através das locadoras com Mega Drive,Super Nintendo,Saturn e Ps1,realmente jogos em RPG era um nicho pequeno.
@leandro0011sp
@leandro0011sp 2 дня назад
Simphony of he night conheci na epoca do ps3 quando no trabalho participava de um grupo de compartilhamento de conta onde eles pegaram esse jogo... PS1 nele nunca tive jogo de esporte. Tive jogos de navinha, de luta, estrategia, card game e de RPG ( O Pior é que a maioria dos jogos piratas que peguei de RPG na epoca eram japoneses!!!). Tive centenas de horas em Final fantasy, star occean 2, Kartia, etc... Até simcity 2000 acabei jogando nele...
@jameskohlharrison
@jameskohlharrison 2 дня назад
na infancia tentei jogar Super mario rpg no cartucho, o dono da locadora até deixava por 2 dias pq esse ninguém alugava, o PS1 nunca tive.
@ramonzito0003
@ramonzito0003 8 часов назад
Aqui em Fortaleza uma galera mais velha, quase chegando nos 20 ou mais jogavam RPG. Até em japonês jogavam dem reclamar.
@WillbaDissidente
@WillbaDissidente 2 дня назад
Revolutionary Working Class Fighters! É o efeito nostalgia de quem não viveu a época com mentalidade feita por youtubers brasileiros que copiam as listas dos youtubers gringos. O pessoal, atualmente, reclama do N64 por ser difícil de emular e do Neo Geo por ele ser fácil de emular. Ah, se tivessem vivido a época.... ! *
@sega.games83
@sega.games83 3 дня назад
Ninguém falava do Jogo do Tigrinho nesse época
@ericdraven153
@ericdraven153 3 дня назад
Todos os meus amigos que tiveram um N64 trocaram por um PS1 . Nós éramos adolescentes , e Resident Evil impressionava muito mais que Mário 64. Onde estudava tinha 1 que tinha. RPG só 1 colega jogava, também passou batido . Castlevania idem. Me vinha na cabeça algo como os jogos de Nes e SNes, nem comprei pra testar. Game Boy eu achava ruim na época e nunca tive vontade de ter. Sobre o Neo geo falar esse absurdo? Coisa de quem não viveu a época ,era incrível e todos queriam ter. Tive o Cd, era ruim pra jogar KOF, mas outros jogos, eram de boa. Incomodava sim o load,mas nada absurdo.
@OsmarWeberJr
@OsmarWeberJr 8 часов назад
na locadora da minha cidade a gente era meio cult no ps1, jogávamos FF7, VANDAL HEARTS E DIABLO que a gente até negociava ítens e tudo isso offline usando o memory card jogando pra dois, era foda demais nintendo 64 dava até briga entre os 4 players no golden eye e no mário kart kkkk em resumo a gente se divertia muito mais e isso é fato, agora virou guerra de console e troca de hate
@igrejaluteranajesus7882
@igrejaluteranajesus7882 3 дня назад
As únicas coisas de discordo: 1. o Symphony... tinha nas revistas, eu zerei 100%, amigos jogavam. Quem realmente curtia PS1, jogou Symphony. E eu fiquei viciado no jogo, até zerar os 100%, com a ajuda de um amigo. 2. Outra coisa: NeoGeo AES ninguém tinha. Só rico. Eu sempre fui pobre, então esse video game passou longe de casa. Só no fliperama jogava os da SNK (e no SNES o Samurai Showdown). É isso. Abraços. Dennis
23 минуты назад
Ganhou um inscrito só por falar bem do N64. Na real, vc só falou a verdade. O 64 era poderosíssimo em 1996. Trazia arquitetura gráfica da Silicon Graphics, tinha CPU de 96 MHz, pra vcs fazerem idéia, eu tinha acesso na época a um PODEROSÍSSIMO Power Mac gráfico, máquina gráfica caríssima de mais de 10 mil reais (10k em 1994, ajusta pra inflação e impostos e vc cai pra trás na cadeira), esse Power Mac tinha CPU 60 MHz e era considerado tecnologia alien. O n64 vinha com CPU de 96 MHz e custava apenas 250 USD. A Gen Z de hoje não faz a menor idéia o quanto o 64 era revolucionário na sua época. Sem e menor dúvida o videogame mais injustiçado que existe, falando hoje em 2024.
@mrbsneves88
@mrbsneves88 3 дня назад
História: meu irmão tinha um Gameboy com o cartuchinho do Drive e costumava jogar no carro (um Opalão nervoso). E a noite, ele esperava parar em algum farol para conseguiur jogar miseros 10-15 segundos por minuto para prosseguir em missões. A gente reclamava pouco e procurava mais soluções.
@CristianoJoseborgesdealmeida
@CristianoJoseborgesdealmeida 6 дней назад
Boa Guilherme. Ótimo vídeo mano e muito importante pra calar a boca de quem fala as coisas antes de saber a história. ❤❤❤
@rtchamps
@rtchamps День назад
Ainda tenho medo daquele dinossauro do disco demo do PS1.
@regisdelimap
@regisdelimap 3 дня назад
Comprei meu ps1 em 1998 e aqui em Pelotas Rs onde eu moro uma galera jogava RPG,Alundra,Parasite eve,Final Fantasy entre outros.Nunca vi ninguém reclamar do N64 na época,reclamavam que era caro,mais de jogabilidade todo mundo gostava demais,quem reclama de cabos é pq não teve ATARI hehehehehe!
@Tiagaohidalgo
@Tiagaohidalgo 2 дня назад
Simplesmente é a situação mais comum e real do mundo em que vivemos não só nos games sobre tudo o que. + Tem e crítico juiz ditando regras criticando porém não faz melhor e não tem base pra falar. O negócio e jogar se divertir e não se importar com a opinião dos outros.
@mauriliosam
@mauriliosam 3 дня назад
Parabéns pelo vídeo. Só faltou dizer que o super nintendo era bem mais desejado, popular e mais cobiçado que o mega drive na época, apesar de atualmente a comunidade sega ser bem apaixonada e unida.
@ailtonportnoy
@ailtonportnoy 59 минут назад
O povo que fala mal hoje de n64 eh aquele que liga o console numa tv moderna e espera q a imagem fique linda...😂
18 минут назад
Não é nem isso, o problema é a Gen Z que só pensa, fala e faz bo#t.@ . O n64 fica espetacular em CRT de alta qualidade, e impecável se tiver um mod Hdmi, como por exemplo o UltraHdmi e o Pixel FX. A qualidade de imagem do n64, as cores, o render, e até mesmo a nitidez fica tudo magnífico via Hdmi com qualquer um desses mods, ou então um mod RGB com um bom upscaler.
@gabrekc
@gabrekc 2 дня назад
Caramba!!! Interessante Não ter conhecido na época o Symphony of the night, esse jogo foi muito jogado por mim e meus amigos na epoca
@RonaldoNaldotronic
@RonaldoNaldotronic 3 дня назад
Fala mano! O fato do BR médio não ter JRPG como gênero preferido não significa que o PS1 não pode ser considerado o sistema onde eles atingiram o seu "auge", eu cresci na capital e depois no interior de SP, e realmente JRPG era nicho, mas no BR, a massa jogava Ação e Futebol, e o 64 não era ruim não...Muito longe disso, era o console de "boy" hehe, era caro manter um jogo de 200 FHCs isso lá em 1997/98 hehehe
@bernardogomides5591
@bernardogomides5591 3 дня назад
Bom video Guilherme, sua experiência com a quinta gerarão é parecida com a minha, principalmente no ps1, ja q os jogos q eu menos via a galera curtir eram os rpgs, nós jogava tudo, de tony hawks, driver, jogos de luta em geral, crash, futebol, resident evil, medal of Honor, soul reaver, metal gear e nem eu e nem meus amigos de época jogavam rpgs, nenhum nem pra guardar na memória. E o N64 era um desejo de geral, mas ninguem tinha pelo preço. Nunca vi ninguém falar mal. Tmj❤
@zoiuduu
@zoiuduu 3 дня назад
9:50 pense o seguinte, filmes preto e branco, o povo antigamente adorava, mas vai mostrar isso pra gente nova. Ou em exemplos mais recente, assistir um filme em qualidade VHS , ou usar um celular com tela HD ao inves de FHD, tem gente que nao liga , mas tem gente que ve e sente a diferenca de uma forte maneira. Ou entao no lag de jogos antigos nos emuladores, eu nao sinto lag nenhum e se sentisse tb nao tava nem ai, mas tem gente que tem q ser tudo original. Claro que a galera nao tava nem ai antigamente, nem existia a tecnologia que faz ser mais bonito hehe, mas acredito que se mostrasse a imagem de RF e a imagem com upscaler pro povo naquele tempo, muitos iam se importar sim hehe
@rodrigomomo4850
@rodrigomomo4850 3 дня назад
Eu sou dos que acham que o Neo Geo era inútil, pois com o valor de um jogo de AES dava pra comprar quase que meia biblioteca Neo Geo no PSX e o Neo CD tinha um desempenho pior que o PSX. Fora o controle que era caro e quebrava rápido. Assim como eu não ligava de jogar SNES em RF, eu não ligava de jogar KOF 98 com pouquíssimos detalhes a menos ou um pequeno loading no Metal Slug.
@MrElinewton
@MrElinewton 3 дня назад
Cara aqui na cidade o PS1 era sim a casa dos RPGs!! A gente jogava bastante e tivemos varios deles, alguns até obscuros!! O Nintendo 64 foi fenomenal e os gráficos dele pra época eram surreais!!! Meu vizinho tinha um multitap mas eram poucos os games pra usar ele!! Sobre isso controle do 64 ser ruim, vc já viu como essa galera tenta segurar o controle!? Paciência tb né!? Sobre cabos, vejo um monte de cara barbado choramingando por caisa disso e na época a gente só jogava e tava de boas!!
@marcoantoniogoncalvesbando6352
Sou colecionador de Hqs além de colecionar consoles de vídeo games e isso que vc citou sobre o anacronismo cabem muito bem para as Hqs tb sobre comparações e temporalidade. Top e parabéns pelo vídeo você só falou verdade aqui. \o/
@thiago93542
@thiago93542 3 дня назад
Joguei MUITO symphony of the night na época em 1998/99. Estranho pra mim alguém falar que não conheceu na época. Mas deve ser algo pontual
@ragegalastri3309
@ragegalastri3309 3 дня назад
Minnha primeira experiência com o castlevania symphony of the night foi no ano de 1998, e foi de um jogo normal como qualquer outro castlevania. Porém como joguei a versão de Saturn e tinha a opção escolher personagens, escolhi o Ricther, pois pra mim o caçador de Vampiro era mais legal que as outras duas mulheres "sim na época nao conhecia a historia da franquia e achei q o Alucard era mulher". Joguei boa parte do jogo com o Ricther e abandonei. Depois conversando com um amigo ele comentou sobre o jogo e mencionou: mas vc nao jogou com o vampiro? Respondi : Que vampiro? So tinha o caçador e duas mulheres. Ai fui jogar novamente com o "Vampiro" que realmente percebi como o jogo era espetacular e diferente. Mesmo sendo todo em japones, foi uma experiência incrível. Pode ser considerado o melhor castlevania, mas nao a ponto de ser o melhor jogo de ps1.
@Mega-sv3jr
@Mega-sv3jr День назад
Eu sou de Santos, e discordo de algumas coisas do vídeo. Eu tinha colegas que jogavam Final Fantasy VII, VIII, Breath of Fire IV, Wild Arms, Alundra, Brave Fencer Musashi e etc. Eu mesmo joguei na época os Final Fantasy de PS1, Parasit eve 1, Wild Arms. Então acho que não pode generalizar que em Santos ninguém jogava RPG no PS1. Na época do snes eu joguei o Super Mario RPG, lembro que era muito difícil conseguir alugar essa fita em 96. Tinha um colega meu que na época tinha o multi tap do PS1, isso foi em 1999, mas eu acho um acessório inútil, pois pouquíssimos jogos usam isso. E mesmo não entendo muito inglês, meus conhecidos jogavam, e nós usávamos alguns detonados para ajudar, mas íamos tentando até conseguir passar quando não tinha detonado. Realmente o pessoal não reclamava muito do N64, o pessoal só reclamava que era caro, e tinha menos jogos que o PS1, e faltava jogos de luta, e no meu caso sentia falta de Mega Man, mas tive um N64 entre 97 e 98, mas vendi e peguei um PS1 em 98. Isso é verdade, o pessoal não ligava para av e rf, o que importava era jogar. Eu ainda uso av na tv de tubo, e acho bom. Eu tive gameboy em 98, que peguei em um rolo como um colega, troquei minha fita de nes e mais uns jogos de PS1, e realmente eu não me importava com a tele com fundo verde, e gostava bastante de jogar gameboy, pena que joguei poucos jogos na época. Eu conheci o Castlevania Symphony of the Night na época, vi essa jogo pela primeira vez em uma locadora chamada Virtua Games, não sei se você conhecia essa locadora aqui de Santos, lembro que vi esse jogo e fiquei impressionado, pois era mais bonito que os Castlevanias de snes, e em 1998 eu comprei o cd pirata do Symphony of the Night, e meus colegas da época também conheciam esse jogo. Hoje em dia eu tenho esse jogo original, só tenho 3 jogos originais de PS1, e esse é um deles. Na época o pessoal curtia bastante os arcades da snk, eu tive um Neo Geo CD em 2000, mas fiquei com ele por pouco tempo. Só discordo que o neo geo é um console 3 gerações a frente, ele durou tanto tempo por causa do arcade, pois o hardware do aes e mvs é praticamente o mesmo, e o neo geo cd durou pouco, foi lançado em 1994 e descontinuado em 1999, e muitos jogos em cd contem pequenos cortes em relação a versão em cartucho. O texto ficou tão grande que acho que ninguém vai ler 🤣. Minha intenção não foi criticar, foi só mostrar que uma pessoa da mesma cidade que você cresceu teve uma experiencia diferente.
@mac1425
@mac1425 3 дня назад
Estou nesse mundo dos games há 40 anos e vou deixar minhas observações: 1 Nunca joguei RPG no PS1 e não gosto do gênero, gostava de jogar Tekken, Ridge Racer, Road Rash, GT2, Fighting Force, R. Evil, Crash, Driver, etc... 2. Comprei em 95 um PS1 e em 97 um N64. O 64 comparado ao PS1 era ruim em termos de jogos mais adultos...Além de só ter jogos originais que eram caros. Gostava do Doom 64 (esse era impressionante) e mais alguns games, mas no geral era um console que encantava mais as crianças. O controle era ok, pior que o do PS1; 3. Sobre imagem hj jogo no PS5 com 4k 60 fps no HDMi ou ligo meu Atari 2600 no rf no tubo, sem problema. Quando era criança ficava feliz quando conseguia "dar cor" na imagem de tanta interferência que tinha😂; 4. Tenho um gameboy há 29 anos e apesar da imagem ser uma 💩 não tenho coragem de trocar a tela, mesmo que eu não enxergue direito 😂; 5. Não dou a mínima pro SOTN😂; 6. NEO Geo era um monstro! joguei uma única vez em locadora e era inacreditável! Nunca mais me esqueci da experiência.
@dellz4672
@dellz4672 3 дня назад
Aqui em São Paulo, capital, comprava jogos no bairro comercial da Lapa. Os JRPGs sempre foram bem populares no PS1 e sempre foram muito populares entre as pessoas que conhecia. As revistas, se não me engano a Gamers e a Gamepro rodavam bastante por trazerem detonados de RPGs.
@fernando929305
@fernando929305 3 дня назад
Não consigo discordar nem de uma vírgula do que foi falado
@ronaldomontalvao881
@ronaldomontalvao881 3 дня назад
Aqui na cidade onde moro jogávamos muito RPG no PS1, e Castlevania Symphony of the night realmente era sensacional, na verdade ainda é um game sensacional.
@OMEGAID181
@OMEGAID181 3 дня назад
1:17 a explosão dos jrpgs no ocidente foi no PS1 e graças ao FF7, e não com Chrono Trigger como alguns falam, só anos depois deram bola para CT no Brasil.
@elizangelo2006
@elizangelo2006 3 дня назад
Aqui tbm ngm curtia RPG. o pessoal dizia quer era um jogo que jogava sozinho e só tinha conversa kkk
@juliorua
@juliorua 3 дня назад
Sou de Santos, joguei muito nos fliperamas de frente da praia, perto da Custódio de Melo no canal 1 SF1 ano de 1988, depois na Cromo Vídeo Games mas era só jogos de porrada, beat up e corrida! Lembro dos fliperamas no Miramar e no Shop balneário, como Xmen, Turtle, super Mônaco Gp, Simpsons Locadora era sócio da Magnum, Cromo Som, Litoral Vídeo alugava muito jogos de Atari, Meds vídeo games e outras que não lembro, só saudades! RPG jogava muito com os amigos GURPS, de livro, comprava na banca do Marcelo no C2 e jogávamos na casa de dois amigos Luciano e João na Bernardinho de Campos e Floriano! Isso em 92 a 95 Época boa demais
@marcioohh1
@marcioohh1 3 дня назад
fala Guilherme, gosto muito dos seus videos e gostei muito da sua participação no worldcast.
@zarza9139
@zarza9139 3 дня назад
Existe uma confusão muito grande no meio retrogaming pois existem 3 VISÕES da época: 1ª a da criança noventista - aí vc pega a molecada q prefere plataforma, luta, corrida, esporte, tiro, etc mas com uma visão focada nas franquias mais famosas. 2ª o do adolescente entusiasta - esse já jogava mta coisa de tiro, terror e se arriscava nos rpgs msm manjando pouco de inglês. 3ª o do adolescente/jovem adulto de fliperama - esse com mt foco em luta mas q jogava de TUDO e dava mta prioridade com o q tinha mais semelhança possível com o fliperama nos consoles, esse tende a conhecer mais q os outros por conta da idade e poder aquisitivo. Fora q essas 3 realidades brasileiras colidem DEMAIS com as msms 3 realidades gringas, q por conta de cultura, poder aquisitivo e etc são bem diferentes das daqui. Td isso citado causa confusão além de inverdades e distorções da realidade variando da perspectiva da pessoa.
@brunodacosta825
@brunodacosta825 3 дня назад
@@zarza9139 Concordo em partes com você. Brasil nos anos 90 era vida espartana, hiperinflação no talo e maior índice de pobreza. A maioria ali se guiava por fliperama porque era a forma mais barata de jogar, então geralmente o que o cara alugava pra jogar em casa ou jogava na locadora eram jogos baseados em arcade: Luta, Corrida e esporte. O cara que tava no PS1 geralmente não ia pegar um RPG até pq custava mais caro por ter mais discos. Esse entusiasta de RPG é coisa de bolha do final dos anos 90 que foi se expandindo.
@ojuliano013
@ojuliano013 2 часа назад
Realmente temos que tomar um pouco de cuidado com esse papo de “quando era pequeno ninguem fazia isso ou todo mundo fazia aquilo pq o mundo das crianças num mundo sem internet era outro e muito mais limitado. Eu mesmo sou de Santos mano, vivia ali no Gonzaga comprando jogo de ps1 e na rua e no predio muitos jogavam rpg no ps1. Mas realmente, ja tínhamos uma noção de ingles e tínhamos ja 12 a 14 anos na epoca. Mas creio que menores pode ser outros gostos mesmo. Quanto o 64, realmente na epoca tinha até uma pseudo treta entre alguns na escola, ainda sob influência da treta SEGA NES talvez, mas se o 64 era melhor por ser 64 contra os 32 do play na epoca. Entao, nao se houvia falarem mal nem do play 1 quanto do N64.
@DiogoMjonas
@DiogoMjonas День назад
Eu tenho 40 anos e parei de jogar na época do N64. Pra mim, é muito superior ao PS1, que nem na época eu curtia os gráficos quadradões (embora eu lembre que alguns jogos rivalizavam com as versões do N64). O controle analógico pra mim ainda é o melhor. O botão de tiro na parte de trás é muito prático. Goldeneye 007 era uma febre absurda nas locadoras e Zelda Ocarina Of Time é considerado um dos melhores jogos de todos os tempos. Tenho meu N64 até hoje em perfeito estado e nunca tive problema com o controle também.
@williamspidey
@williamspidey 3 дня назад
Cara, estes teus comentários também são um tanto anacrônicos... Em grande parte, talvez pela idade que você tinha no início dos anos 2000. Eu já era adulto, então discordo um pouco das coisas que você disse. 1. Ninguém na época dizia que o PSX era a casa dos RPG's porque, de certa forma, este título ele só ganhou mesmo no final ou depois de sua geração. Mas o fato é que, "ao menos na minha região", no meu ciclo de amizade, pra usar seus próprios argumentos, jogávamos muito RPG. Eu tinha um amigo que só jogava RPG. 2. N64 haviam poucos na minha região, mas a grande reclamação mesmo era o preço dos cartuchos. 3. O controle do N64 nunca vi reclamação, nem na época, nem hoje. A novidade na jogabilidade foi bem recebida. 4. Cara, joguei a geração 16 bits só no RF, e geralmente ninguém reclamava mesmo. Mas jogar consoles antigos no AV de TV's modernas não dá mesmo, a imagem fica completamente desfocada e toda nostalgia vai pro espaço. Por isso tenho tv de tubo até hoje. 5. Eu até hoje não vi um GameBoy original... 😅 6. Cara, se SotN é ou não o melhor jogo de PSX é coisa de gosto, mas na minha região a gente jogava demais! A disputa pra quem conseguia o maior percentual de mapa era enorme. 7. Neo Geo inútil? Tem gente que diz isso mesmo??? Na época dos 16 bits todo mundo tratava como um monstro, super potente, mas destinado apenas a quem era muito rico e fã de jogos de luta.
@poppunkrockbasscover6747
@poppunkrockbasscover6747 День назад
Disse tudo, mas eu nunca fui fan do n64 (alguns jogos gostava de jogar nele) duke nuken 64, 007 golden eye. Outro motivo que eu não gostava do n64 era a escassez de jogos de luta (kof e street fighter).
@JonatasRamada
@JonatasRamada 6 дней назад
Video top demais Gui!! Mas gostaria de debater algumas ideias: A primeira seria sobre o playstation 1 ser a casa dos RPGs. Não é que todo mundo jogava RPG no ps1, é que o ps1 foi o que chamamos de "a era de ouro" dos RPGs, onde estão os melhores jogos de RPGs, numa quantidade bem grande. Posso citar aqui por exemplo o Suikoden 2, que tem uma história muito boa, complexa, bem madura, gameplay excelente super divertido. Também tivemos final fantasy 7 que dispensa comentários né. Enfim, é uma lista muito extensa de excelentes jogos de RPGs, esse que é o ponto. A segunda seria sobre o controle de 64. Eu sou um dos que sempre estranhou esse controle, nunca me dei bem em jogar com ele. Mas, eu acho que isso é muito pessoal de cada um, não acho que isso deva ser levado como uma verdade absoluta. E a terceira seria sobre o castlevania symphony of the night. Eu conheci ele na época, vi um cara jogando na locadora e logo em seguida eu vi que um primo meu tinha esse jogo e ele me deu de presente. Foi amor a primeira vista kkkkkkk. Lembro que passei muuuuuito tempo só jogando esse jogo, explorando ele, descobrindo coisas novas cada vez que eu rejogava. Nessa época eu nem sonhava em ter Internet em casa. Depois que surgiu a Internet e comecei a descobrir ainda mais coisas sobre esse jogo me apaixonei ainda mais por ele. Desde então eu zero ele todo ano. Eu não sei se posso dizer que é o melhor jogo de ps1 de todos os tempos e levar isso como uma verdade absoluta pq o ps1 teve muuuuuuuitos jogos incríveis, e o que é melhor pra mim pode não ser pra você, e vice-versa. Eu diria até que nem sei qual é o meu preferido kkkkk. Mas, com certeza ele entra no meu top 3 fácil!! Analisando a obra como um todo, tem uma trilha sonora espetacular, uma gameplay revolucionária pra época que ditou como seria o mercado desse tipo de jogo que hoje ficou popularmente conhecido como metroidvania, personagens misteriosos e cativantes, arte linda, visual mais ainda, jogo super rico em detalhes onde até a descrição dos itens (que tem muuuuitos por sinal) pode te contar um pouco da história e também te dar dicas. Enfim... O ponto é que, por mais que você e a galera de onde mora não ter conhecido o jogo na época, não significa que ele não seja o melhor, ou um dos melhores jogos pra outras pessoas. Acho que daria até pra usar de exemplo aqui o que citei na ideia anterior, isso é muito pessoal de cada um, não daria pra levar isso como verdade absoluta para todos. Bom, já falei bastante kkkkkk era isso que eu tinha pra dizer. Lembrando, não é uma critica, é só minha opinião mesmo. Eu adorei o vídeo!!!
@retromania912
@retromania912 6 дней назад
Fala Jonatas, tudo bem? Fico feliz de ler a sua opinião e relato. Acho que em cada local pode ter sido diferente, Santos é uma cidade muito pequena para ser a referência BR KKKK. TMJ, um abraço!
@JonatasRamada
@JonatasRamada 6 дней назад
@@retromania912 eu entendo perfeitamente. Só quis deixar minha opinião mesmo. Fazer um debate saudável vamos dizer assim... Valeu irmão TMJ!!!
@brunodacosta825
@brunodacosta825 День назад
Esse negocio do Ps1 ser era de ouro dos RPGs é narrativa de youtuber impulsionada por nostalgia de FF7. Se pegar os jogos mais vendidos de ps1 de RPG só vai ter os FF. Se pegar do PS2 tem FF, Kingdom Hearts e Dragon Quest.
@JonatasRamada
@JonatasRamada День назад
@@brunodacosta825 não cara, não tem nada a ver. A questão não é ter jogos mais vendidos, e sim a biblioteca em si. Eu mesmo tenho vários jogos de rpg aqui de ps1 e posso te citar alguns, não foi só final fantasy 7, você está falando besteira. Além do final fantasy 7, tem o final fantasy 8, final fantasy 9, final fantasy tactics, suikoden 1, suikoden 2, breath of fire 3, breath of fire 4, uma versão melhorada de chrono trigger, chrono cross, valkyrie profile, star ocean second story, diablo, wild arms, wild arms 2, the legend of dragoon, lunar 2, vagrant story, legend of mana, xenogears, dragon quest 7, grandia, persona 1, persona 2, enfim... a lista é super extensa... então não cara, não é só por causa de final fantasy 7, e muito menos por causa de youtuber... mas isso não significa que outros consoles não tiveram bons jogos de rpg, só que ps1 tinha muitos, e muitos surgiram nele ou tiveram as suas melhores versões nele.
@lordjcssantos2631
@lordjcssantos2631 3 дня назад
Aqui no RS, região metropolitana, rpg sempre foi muito procurado, galera era vidrada em final fantasy, tanto que muitos jogavam ate mesmo em japones, só pra ver como o jogo era graficamente cabo AV aqui era coisa de rico, só foi começar a ficar popular em 1997 com o ps1, antes era tudo rf e ficava lindo nas tvs de 14 pol, que era o padrão até 97
@salomao5453
@salomao5453 3 дня назад
O Nintendo 64 era o console mais desejado e ninguém reclamava de fato mas como era muito caro o pessoal ficava no Ps1 mesmo. Não tinha jeito. Realmente esse papo que ele era ruim na época era falácia. Eu cheguei a adquirir um N64 mas era impossível comprar cartuchos, passei pra frente mas não achava ele ruim não.
@salomao5453
@salomao5453 3 дня назад
A Sony não queria a divulgação de jogos baseados em 2d para os EUA. Ela quase vetou o Simphony of The Night ser portado para o mercador americano. Isso com certeza atrapalhou muito a divulgação desse jogo. Ele ficou mais sendo conhecido por boca a boca. Quem não conhecia esse jogo realmente não liga hoje em dia mas quem conheceu na época jogou muito ele. E realmente ele é o melhor jogo do Ps1 ainda mais se pensando no fato de que ele é um dos jogos que melhor envelheceu.
@brunodacosta825
@brunodacosta825 2 дня назад
Mas não muda o fato de que ninguém tava ligando muito pra jogo 2D na época
@salomao5453
@salomao5453 День назад
@@brunodacosta825 Era novidade os jogos em 3d mas foi um erro principalmente o mercado japonês ter abandonado por completo os jogos em 3d. Por falar nisso o mercado japonês demorou bastante a se adaptar com jogos em 3d. Muitas empresas até quebraram.
@_JoseHenrique_
@_JoseHenrique_ 3 дня назад
Atualmente eu não quero nem saber de AV, RF, não volto pra isso nunca mais. Tudo que eu posso ou eu jogo no RGB ou no emulador mesmo.. Os emuladores eu deixo eles configurados com a imagem parecida com a dos consoles ligado aos scalers RGB( Ossc + upscaler para 1080p) .. Eu também fiz questão de usar um gerador de scanlines no scaler RGB. Inclusive essa gambiarra me fez eliminar as Tvs de tubos sem ter arrependimentos com isso.
@lordjcssantos2631
@lordjcssantos2631 3 дня назад
O castlevania fez sucesso sim a nível mundial no lançamento, o problema que nos USA ele não chegou a 1 milhão de copias, e isso começou a ser assunto depois de 2010 na época só os grandes jogos batiam isso, e castlevania nunca foi esse mar imenso de vendas, alias, poucos jogos são se todos os jogos do symphony vendidos, na época, tivessem sido originais, teria passado fácil dos 2 milhões, mas a pirataria no mundo deu uma freada nele e aqui onde moro, todo mundo era apaixonado por ele
@alemoreberalemoreber
@alemoreberalemoreber 3 дня назад
Neo geo só perdia para o 3DO. Era o vídeo game mais caro da época (fora o 3DO), e, ainda é caríssimo, ainda hoje. Ainda bem que TV box emula, então, não é tão ruim
@AngeloRodrigues-x1r
@AngeloRodrigues-x1r 3 дня назад
A guerra de consoles era entre as empresas. Os jogadores nem ligavam pra uma marca ou outra jogavam de tudo ,a rivalidade mesmo na epoca era entre os times de futebol
@Xorfilho90
@Xorfilho90 3 дня назад
A experiencia comigo foi parecida em alguns aspectos, exceto sobre os RPG, por aqui jogavamos jogavamos final fantasy VII, crono cross, xenogears, mesmo nao entendendo nada ou muito pouco. Ja tinha hater de nintendo 64, me lembro bem. E cara, eu conhecia castlevania sotn pq um amigo meu mais velho jogava muito, e eu nao entendia o por que ja que naqiele tempo queriamos jogar jogos 3D
@elderjose9662
@elderjose9662 3 дня назад
sobre essa questão do rpg não tinha a opção de jogar o game na versão europeia e por em espanhol pra tentar entender um pouco? tipo eu fazia isso com games da sexta geração antes de aprender ingles
@diogo.dig.graphics
@diogo.dig.graphics 3 дня назад
Na época do 64 eu tinha uns 20 anos, achei os gráficos horríveis, os 3D do ps1 eu tb achava, mas ele pelo menos tinha alguns bons títulos em pixel art bem feito. Na minha opinião, o 3D começou a ficar razoável no ps2.
@Decerebrado
@Decerebrado 3 дня назад
Cara, eu cheguei a jogar e terminar e jogar bastante alguns RPGs do PS1 como Breath of Fire 3 e 4, além de Xenogears e Wild Arms, mas eram jogos que requeriam muito tempo, assim como Chrono Trigger e Mario RPG do SNES, Ys do Master System e Crystalis do Nintendinho, mas isso pq eu estudava bastante inglês quando era moleque e era meio que uma forma de "praticar". O N64 foi um sonho de consumo na época! Eu achava os jogos muito bons, mas também eram muito caros! Esse foi o principal motivo de ter desistido na época, já que o PS1 era muito mais fácil pegar jogos "a granel"! Já o Synphony, embora eu tenha conhecido e jgado bastante ele na época e ainda hoje o ache espetacular, dizer que é o melhor jogo do PS1 eu acho um exagero! Um dos "top 5" ou talvez até mesmo "top 10" sim, com certeza. Um abraço!
@pedrosolfa
@pedrosolfa 2 дня назад
Concordo, o PS1 foi o videogame que mais joguei e nunca tive um RPG.
@carlosfernandes9458
@carlosfernandes9458 2 дня назад
Vídeo bem acertivo. Muito bom.
@alexsalles7583
@alexsalles7583 3 дня назад
Eu tive ps1 muito depois do tempo dele entre 2003-2006 e meu console nunca viu um rpg no seu tempo de vida (as exceções de rpgs que tive foi Digimon World que comprei sem saber como era o jogo e não conseguia entender como jogava aquilo e por isso desisti e o outro foi um presente que foi Harvest Moon que também fiquei perdido e desisti), em compensação joguei muito: Crash Bandicoot, Spyro the Dragon, os jogos da Disney, Metal Gear Solid, Tekken 3, Jackie Chan, Mega Man X. Só fui saber o que era RPG na geração do PS2 que igualmente evitei.
@marcelowilson
@marcelowilson 3 дня назад
Totalmente verdade essas coisas sobre o PS1, meu PS1 na época nunca viu um RPG e nem Symphony of The Night e nem da piazada da vizinhança onde eu morava, era só Crash, Winning Eleven, Resident Evil, Driver, Mortal Kombat, Tekken etc
@shiryudd
@shiryudd 2 дня назад
Jogava RPG, tinha um dicionário trilíngue da super game power
@Marcos_Santos_Alpha
@Marcos_Santos_Alpha 3 дня назад
Sobre Castlevania SOTN ser o melhor jogo de PS1, acredito que para muitos aqui esse título é de algum Winning Eleven, pois nas locadoras praticamente só dava esse jogo.
@brunodacosta825
@brunodacosta825 2 дня назад
Pra mim é e sempre foi Winning Eleven 2002
@johnlucky3776
@johnlucky3776 3 дня назад
Está corretíssimo, nos anos 90 era tudo novidade, qualquer tecnologia impressionava, o próprio conceito dos jogos criados 3D já era uma revolução, hoje isso já é banal, natural, mas o contexto, a atmosfera da época era totalmente diferente, a liberdade de informação que se tem hoje com a internet, na época era tudo revista e olha lá.
@edsoneletro
@edsoneletro 13 часов назад
sobre o sotn, eu joguei na época e foi o melhor Castlevania de todos, mas não sei dizer se seria o melhor jogo pq teve muito jogo bom na época, mas dificilmente estaria fora do top10 e hj é ainda mais valorizado por ter envelhecido bem. sobre o negócio é polêmico mas eu lembro bem de que mesmo na época do PS 1, já conseguia rodar o neo geo em emuladores. meu primeiro contato com emulador foi com os disquetes de pokémon que vendiam na banca , mas logo depois consegui me interar e um dos consoles que dava pra emular fácil era o neo geo. muito caro em ambas as versões, mas o cd era super lento de ler, loadings infinitos. TD isso queimou a imagem do neogeo pra mim. mas comparado com a concorrência do AES da época que era o super Nintendo e mega ele era um monstro, até contra o PS 1 ele ganhava por causa dos loadings inexistentes. mas do PS q x NGCD aí a história era outra.
@edimararaujo4809
@edimararaujo4809 3 дня назад
Eu tinha meu ps1. Mas sempre ia na locadora jogar n64 goldeneye 007. Killer stinct gold. E super star soccer 2000. E as vezes via alguem jogar mario 64. No meu ps1 jogava muito megaman x4, e x5. Tmb siphon filter e medal of honor. Sem contar o driver 2 e futebol. Ja tinha muitos mods na epoca. Oh nostalgia.
@edimararaujo4809
@edimararaujo4809 3 дня назад
Eu so nao gostava do controle do n64.
@junoschannel5855
@junoschannel5855 3 дня назад
Rapaz, pessoal que reclama da queda da taxa de quadros no novo Zelda EOW nunca jogaram Nes 8 bit, quando enchia de personagens na tela o negócio ficava numa câmera lenta nervosa😂
@kaashisu
@kaashisu День назад
com 8 anos eu começava a jogar RPG num cartucho japonês de capitão tsubasa. isso, sem entender p0rra nenhuma. galera na rua adorava aquilo.
@jucasantos1805
@jucasantos1805 3 дня назад
Aqui onde morava a gente se reunia para jogar futebol era o jogo que mais jogava
@alemoreberalemoreber
@alemoreberalemoreber 3 дня назад
Play 1? Era luta e futebol. Depois os Resident Evils e Silent Hill da vida.
@JonBR-622
@JonBR-622 3 дня назад
Engraçado que a maioria dos canais retro gamer ignoram Winning Eleven do Ps1 ou International Super Star Soccer, sendo que esses jogos eram um dos (senão os mais) jogados nas locadoras.
@brunodacosta825
@brunodacosta825 2 дня назад
​@@JonBR-622pq todo mundo quer bancar de entendido. Só foram conhecer outros jogos dps da Internet ou dps que ficaram velhos, aí querem pagar de que jogavam isso na época.
@rodrigomalvao2958
@rodrigomalvao2958 День назад
O pessoal confunde o fato de conhecerem os acessórios nos vídeos com a acessibilidade dos mesmos na época kkkkk acham que todo mundo tinha everdrive, multitap, rumblepack, enfim. O país era outro, os tempos também. Você só falou verdades. E outra coisa, ps1 tinha muito jogo mas poucos faziam o que um Mario Kart, Mario Party, Mario Tênis, Smash e outros jogos 4 players faziam na sala de uma casa, escola enfim. Ps1 e 64 são consoles incríveis e cada um tinha seus atrativos
Далее
Все по факту
00:48
Просмотров 18 тыс.
Cartuchos da Enchente!!! Olha que loucura!!!
13:28
Просмотров 6 тыс.
Mistakes Were Made - The Console Security Marathon
2:19:24
ESTOU PERDENDO AQUELE BRILHO DE JOGAR VIDEO GAME!
14:05