Тёмный
No video :(

Açorianos com orgulho! No sul do Brasil, Santa Catarina celebra os 275 anos da chegada dos ilhéus 

André Carvalho LUSOaBRaço
Подписаться 40 тыс.
Просмотров 1,3 тыс.
50% 1

6 de janeiro é uma data que celebra os Santos Reis, mas também os 275 anos da chegada da primeira grande leva de imigrantes açorianos para Santa Catarina. O litoral catarinense e, em especial sua capital, ainda guarda marcas visíveis e profundas da imigração açoriana e seus descendentes.
O grupo ND promoveu um evento e série de reportagens para tal comemoração:
"Para tanto, foram convidados 12 painelistas que apresentaram os potenciais do Estado, em especial de Florianópolis, e dos Açores, que abordaram as características das Ilhas do arquipélago.
Na abertura, o presidente do Grupo ND, Marcello Corrêa Petrelli lembrou que o evento ocorria na véspera dos 275 anos das primeiras migrações açorianas para o Sul do Brasil, em 21 de outubro de 1747.
Petrelli agradeceu aos presentes e disse que uma empresa de comunicação, além de formar opinião, apontar problemas, fazer críticas construtivas e trazer informações diferenciadas tem o propósito de causar transformações e mudanças significativas.
“Quando fomos para Açores enxergamos a oportunidade e a necessidade de mostrar aos catarinenses quem é Açores. Onde está localizado, quantas e quais ilhas são essas, que população é essa, que migração foi essa. A comunicação tem essa oportunidade de ir na ponta e levar conhecimento. É o que pretendemos a partir do projeto Viva Açores: Conhecer é viver”, enfatizou Petrelli.
O presidente da Casa dos Açores, Sérgio Ferreira, também se manifestou antes dos painelistas. Ele lembrou que muitos imigrantes não resistiram à viagem, concluída em janeiro de 1748, três meses após a partida.
“Dos primeiros 473 açorianos que vieram, 12 morreram na travessia. É importante lembrar que eles vieram em busca de uma vida melhor para si e seus filhos. Isso é algo muito significativo nos açorianos até hoje, o amor à sua terra, mas a necessidade de migrar também, porém, sempre mantendo a saudade. Quem chega a Santa Catarina sabe o quanto se ama os Açores nesta terra e o quanto a gente não esquece dos Açores”, comentou.
“Essa iniciativa do Grupo ND é muito importante para que passemos da saudade ao conhecimento. Os Açores têm muito a conhecer em Santa Catarina e Santa Catarina tem muito a aprender com os Açores em todos os níveis: cultural, nos negócios e no cuidado com o meio ambiente”, completou Ferreira.
As quatro ondas do turismo de Florianópolis
O superintendente de Turismo de Florianópolis, Vinícius de Luca Filho, foi o primeiro painelista a falar. Ele apresentou as quatro ondas de turismo da história de Florianópolis. A primeira onda foi no final da década de 1960 até 1980, quando a cidade começou a receber especialmente turistas gaúchos e argentinos buscando as praias.
A segunda onda, no final da década de 1980 e 1990, é impulsionada por eventos, após a criação do CentroSul e do Costão do Santinho, resort que internacionalizou o nome de Florianópolis. O período tornou o Estado de São Paulo o principal emissor de turistas para a Capital.
A terceira onda, no início dos anos 2000, é com base no entretenimento, com a chegada dos beach clubs, trazendo europeus para Florianópolis. Segundo de Luca, a quarta onda começou em 2017, ampliando as motivações dos turistas para vir à Capital.
“Hoje, somos o terceiro destino do país que mais atrai os travel offices e nômades digitais, isto é, profissionais liberais, ou não, mas que podem trabalhar de qualquer lugar do mundo”, contextualizou de Luca.
Para ele, a economia criativa, especialmente gastronômica, e eventos como Iron Man, Volta a Ilha, RD Summit e Folianópolis incrementaram o turismo da Capital. Ele também citou transformações recentes da cidade, como Floripa Airport, a futura marina da Beiramar, as restaurações da Ponte Hercílio Luz e Largo da Alfândega, além do engordamento da praia de Canasvieiras.
“Toda governança do turismo está muito mais preparada do que há 10, 20, 30 anos. Temos uma oportunidade, nesta quarta onda do turismo, de transformar Florianópolis numa cidade turisticamente reconhecida de forma internacional. O momento é ímpar com o novo aeroporto, com a marina que vem aí, com o novo Plano Diretor para transformar a cidade numa referência mundial”, finalizou de Luca.
O coordenador estadual dos projetos de turismo e de indicação geográfica do Sebrae Santa Catarina, Alan Claumann, destacou que Santa Catarina tem 13 regiões turísticas bem distintas umas das outras.
Ele apresentou alguns destinos que, com a contribuição do Sebrae e de parceiros, se transformaram na qualidade do receptivo turístico. Ele apresentou o case do projeto “Ratones Rural”, no bairro Ratones, descrito por ele como um lugar maravilhoso, onde 20 produtores rurais trabalham com agroecologia.

Опубликовано:

 

4 сен 2024

Поделиться:

Ссылка:

Скачать:

Готовим ссылку...

Добавить в:

Мой плейлист
Посмотреть позже
Комментарии : 74   
@LUSOaBRaco
@LUSOaBRaco Год назад
Queridos, lançamos mais um belo e musical vídeo a exaltar a alma açoriana da linda Floripa: ru-vid.com/video/%D0%B2%D0%B8%D0%B4%D0%B5%D0%BE-rQt7EJA2KdM.html Obrigado!
@mariaaparecidadantas5145
@mariaaparecidadantas5145 Год назад
Quem agradece sou eu Abraços
@LUSOaBRaco
@LUSOaBRaco Год назад
@@mariaaparecidadantas5145 Obrigado! Seja sempre bem-vinda!
@eduardoalves2994
@eduardoalves2994 Год назад
Felizmente, ainda temos muitos brasileiros que reconhem, a beleza da cultura Portuguêsa. Obrigado Sr Professor André! Grande amigo de Portugal. Um LUSOaBRaço
@LUSOaBRaco
@LUSOaBRaco Год назад
Pois é amigo! E muito se orgulham dela! Aliás, há um orgulho recíproco, como se observa. Obrigado pelo comentário! Por nada! É uma grande satisfação! Um LUSOaBRaço!
@Rick-sc9xv
@Rick-sc9xv 4 месяца назад
Sou Paulistano descendente do Antônio Bicudo Carneiro e grato pelos meus antepassados.
@LUSOaBRaco
@LUSOaBRaco 4 месяца назад
Que bacana, aliás, ele possui origem judaica, não? Também tenho antepassados em Ponta Delgada e já estive no Museu Judaico desta linda cidade. Em breve postarei o vídeo que lá fiz. Um LUSOaBRaço!
@Rick-sc9xv
@Rick-sc9xv 4 месяца назад
Isso mesmo ele foi perseguido pela Inquisição no sec 15 foi para o Brasil se estabeleceu em São Paulo seus descendentes estão espalhados.
@sabrynatenorio
@sabrynatenorio 10 месяцев назад
Muito lindo❤.
@LUSOaBRaco
@LUSOaBRaco 10 месяцев назад
Que bom que gostou! Obrigado pelo comentário! Um grande LUSOaBRaço!
@sabrynatenorio
@sabrynatenorio 10 месяцев назад
​@@LUSOaBRacoObrigada e de nada e um grande LUSOaBRraço pra você também.
@joaquimsilvadomingues6927
@joaquimsilvadomingues6927 Год назад
Linda reportagem a palavra orgulho se sente também aí como cá abraço do norte do distrito de Aveiro 🇵🇹🇪🇺🇵🇹🇧🇷👏🌹🌹🌹🌹🌹
@LUSOaBRaco
@LUSOaBRaco Год назад
Exatamente amigo! Um orgulho recíproco, não é mesmo? Por nada! Hoje teremos mais! Um grande LUSOaBRaço!
@MariaAlmeida-bw9sw
@MariaAlmeida-bw9sw 4 месяца назад
Minhas origens Açorianas, meus antepassados Ferreira, Da Rosa, Toste, Silveira, Cavalcanti, Carneiro Bicudo, Pereira , Vasconcelos , Freire, Freitas, Espinola, Ventura , Brun e sobretudo Minhas origens De Bruges flamengas Williams Van Der Haegen , e tantos outros , estão em Santa Catarina, Pernanbuco, Minas Gerais, Cearà, cidade de Natal , Piaû , quando vejo un Ferreira fico com o coraçăo apertado de emoção ; meus 6 Avós vierăo para Portugal continental no fin dos anos 1600
@LUSOaBRaco
@LUSOaBRaco 4 месяца назад
Que bonito que sabes de suas origens! Minha avó paterna tem muitos Ferreiras e na parte do avô paterno abundam os Freitas, mas estes são da região de Vieira do Minho (Braga) e Guimarães e foram para São Paulo e depois Minas Gerais, onde fundaram cidades no sul de MG. Obrigado pelo comentário. Um LUSOaBRaço!
@cristinadias5145
@cristinadias5145 Год назад
Açores eu adoro quem ja foi a São Miguel ? É o sitio mais lindo do mundo a meu ver
@LUSOaBRaco
@LUSOaBRaco Год назад
Apenas fui à Terceira, mas tenho vontade de conhecer todas as ilhas! Os Açores são mesmo um paraíso! Beijinhos e um LUSOaBRaço!
@cristinadias5145
@cristinadias5145 Год назад
Agradeço o seu trabalho a sua pesquisa para nos trazer essa maravilha , obrigado André!!!
@LUSOaBRaco
@LUSOaBRaco Год назад
Por nada querida amiga! Fico feliz que tenhas apreciado! Para mim é uma grande satisfação oferecer-vos este conteúdo. Beijinhos e um LUSOaBRaço!
@cristinadias5145
@cristinadias5145 Год назад
Que lindo 🤩 rendas de bilros do outro lado do mundo até me comove , a sério que maravilha !!!!!
@LUSOaBRaco
@LUSOaBRaco Год назад
Eu também sou encantado por estas rendas! E elas são tão comuns em Florianópolis! No vídeo de hoje teremos mais! Um grande LUSOaBRaço!
@LUSOaBRaco
@LUSOaBRaco Год назад
Assistam também o belo vídeo anterior, em que destacamos a presença dos heróis do mar em Florianópolis: ru-vid.com/video/%D0%B2%D0%B8%D0%B4%D0%B5%D0%BE-8iGSBaaGT1M.html Obrigado!
@MariaAlmeida-bw9sw
@MariaAlmeida-bw9sw 4 месяца назад
Antepassados da Ilha Terceira Angra , Topo São Gorge e São Miguel,ilha Graciosa ;São Sebastião, 4 Ribeiras, Feteira ; meus familiares Bethencourt , Ortiz ,
@LUSOaBRaco
@LUSOaBRaco 4 месяца назад
Que bacana! Recordo-me de ter visto referências aos Betencourt nos Açores! Também lecionei na Palhoça para uma menina muito inteligente e querida que tinha esse sobrenome.
@ceciliagrabulho4704
@ceciliagrabulho4704 Год назад
Ora professor André foi tão bom ouvir tudo isto. Que bom saber que as gentes açorianas foram para o Brasil levando o seu saber, a sua cultura e tornando esses lugares a sua terra dando o seu melhor. Deram e receberam, assim é que deveria ser! Não foram apenas para usufruir e regressar com os bolsos recheados. Gente boa 👏👏👏. Foi muito bom conhecer este pormenor da nossa história 👍👍👍! Obrigada meu querido amigo professor André por nos dar esta lição!!! Nota-se perfeitamente a marca dos portugueses nessa região. É tão harmonioso, bonito e singelo a junção de um povo e outro. Vivam Brasil e Portugal!!! 💚❤️🍀 LusoAbraço com carinho, amizade e saudade 😘❤️💚🥰
@LUSOaBRaco
@LUSOaBRaco Год назад
Vivam minha querida amiga São mesmo pessoas muito queridas e de grande qualidade. Aliás, dos cumprimentos mais comuns em Floripa é "Ô mô quiridu" ;) Elas deram e receberam o que bem mereceram e ajudaram a construir o estado e capital brasileira com mais elevada qualidade de vida. E é mesmo lindo observar tais marcas e orgulho. Beijinhos e um grande LUSOaBRaço! Muito obrigado pelo comentário!
@ceciliagrabulho4704
@ceciliagrabulho4704 Год назад
@@LUSOaBRaco oh tão queridos❤️❤️❤️. Realmente quem dá o seu melhor recebe sempre a recompensa! Fico tão feliz por isso. A expressão tão fofinha! Gostei 👏👏👏! É mais um ensinamento do meu querido amigo e como gosto de conhecer essas coisas 😁😁😁. Um grande xi-coração e 😘❤️💚 Tchau e até sempre 😘😘❤️
@LUSOaBRaco
@LUSOaBRaco Год назад
@@ceciliagrabulho4704 Pois é minha amiga! Até sempre! Um grande xi
@ceciliagrabulho4704
@ceciliagrabulho4704 Год назад
@@LUSOaBRaco Boom dia meu querido amigo professor André! Bem haja por tudo 🙏🌿🌟💯. Aquele grande xi-coração e 🥰🌹🍀 de nós dois 😘🌼🌺
@angelofernandes7574
@angelofernandes7574 Год назад
Também têm emigrantes Madeirenses destes eu ainda tenho familiares por aí mas agora estão a falar dos Açores, gosto muito de ver as suas pesquisas, obrigado!
@LUSOaBRaco
@LUSOaBRaco Год назад
Realmente Ângelo! Aliás, particularmente, penso que Floripa se assemelha mais a Funchal que às cidades açorianas. Os madeirenses também contribuíram para a ilha de SC! A partir de fevereiro teremos muitos vídeos da linda Madeira. Seja sempre bem-vindo! Obrigado pelo comentário e um LUSOaBRaço!
@angelofernandes7574
@angelofernandes7574 Год назад
@@LUSOaBRaco Gosto de ver os vossos comentários dos nossos antepassados, que para mim foram heróis imigraram para todo o mundo, porque uma das razões eram por serem pessoas oprimidas das suas razões, eu conheci um és deputado e Advogado inteligentíssimo do antes do 25 de Abril de 1974 que fez imigrar milhares de pessoas para Fora do País para não serem presas pelo antigo Regime, Boa Noite!
@LUSOaBRaco
@LUSOaBRaco Год назад
@@angelofernandes7574 Pois foram mesmo pessoas fortes e corajosas. Não é fácil deixar a terra natal, ainda mais um paraíso como os Açores e outros belos recantos de Portugal! Quando o "exílio" ocorre por questões políticas é ainda mais injusto e cruel. Muito obrigado pelo comentário! Um LUSOaBRaço!
@Theberto63
@Theberto63 Год назад
Parabéns pelo seu programa. A cultura Portuguesa que se tenta apagar no Brasil e que deturpam a história real dos acontecimentos que marcaram a Fundação do Brasil vivi por 3 épocas no Brasil fui quadro de multinacional e estive deslocado por quase 10 anos e o que notei uma tentativa de esconder a origem e a historia de quem fez esse grande país foram os Portugueses infelizmente o brasil é um País sem rumo também sou natural de uma ex colónia Portuguesa e a minha família antepassada andou nas descobertas..........
@LUSOaBRaco
@LUSOaBRaco Год назад
Obrigado José. O Brasil é muito grande! Por mais que em alguns locais haja um certo desprezo pela cultura e heranças portuguesas, podemos também encontrar em alguns locais demonstrações de apreço e valorização do legado português. Conforme se observa em Florianópolis, há mesmo um orgulho! Um LUSOaBRaço!
@elsasa8388
@elsasa8388 Год назад
Que bonito ver que ".. aquém e além mar..." ainda se preserva os usos e costumes do povo Açoriano e de Portugal. As gentes açorianas, como referido no vídeo, são mais as que vivem fora das maravilhosas ilhas do arquipélago do que aquelas que habitam as mesmas, a necessidade a isso obrigou. Este é mais um exemplo da " pegada" que os portugueses deixaram e ainda deixam por esse mundo afora. A alma portuguesa permanece viva após várias gerações e isso é bonito de se ver e é também a prova de que não se tem que abdicar da sua identidade, das suas origens apenas porque se muda de país, há sim que ter orgulho das origens RESPEITANDO obviamente as culturas e as gentes dos países que nos acolhem , isso não é válido só para portugueses é válido para qualquer povo que por um ou outro motivo tem que emigrar. Manter viva as suas raízes SIM mas sem "atropelar" ou ofender aqueles que nos acolhem . Obrigado meu amigo por mais um belíssimo vídeo, você próprio é um excelente exemplo do que acabei de falar , você é um brasileiro de raiz com alma portuguesa e isso não" fere " em nada a sua identidade. Um enorme LUSOaBRaço amigo 🇵🇹❤️🇧🇷
@LUSOaBRaco
@LUSOaBRaco Год назад
Olá querida amiga! No vídeo falamos muito de orgulho! Orgulhamos aquilo e aqueles que valorizamos e apreciamos por suas qualidades! E posso dizer que é um orgulho ter pessoas como tu a nos seguir e comentar neste canal. Parabéns e muito obrigado pelo texto magnífico! É mesmo muito lindo, digno e inteligente conhecer, valorizar e preservar nossas tradições e respeitar nossa identidade, afinal, ela nos revela quem somos e de onde viemos. E os açorianos e os portugueses em geral fazem isso muito bem. De certa forma, como bem observaste, inspiro-me e me identifico com isso. Mesmo sendo "do mundo" sei muito bem quem sou pois tenho conhecimento e orgulho de minhas raízes e respeito e consideração pela cultura dos que me acolhem. Por nada! Sou eu quem a agradeço! Um grande LUSOaBRaço!
@cristinadias5145
@cristinadias5145 Год назад
Muito bom !!!
@LUSOaBRaco
@LUSOaBRaco Год назад
Que bom que gostaste! Obrigado! Um LUSOaBRaço!
@LUSOaBRaco
@LUSOaBRaco Год назад
Prezados, acabamos de lançar mais um vídeo correlato: "Na terra dos Manézinhos quem odeia Portugal é um istepô 😄 Floripa ❤ Açores 🇵🇹" ru-vid.com/video/%D0%B2%D0%B8%D0%B4%D0%B5%D0%BE-g6Vs9U_ZsXk.html Estejam à vontade para assistir!
@luizgonzagagalvao6569
@luizgonzagagalvao6569 Год назад
Nós,Nativos da Ilha de Santa Catarina,com muito orgulho,somos descendentes de Açorianos,não de portugueses.
@LUSOaBRaco
@LUSOaBRaco Год назад
Olá Luiz, parabéns pelo orgulho. Mas açorianos são portugueses, os Açores sempre foram de Portugal e quando foram encontrados, não havia vida humana nas ilhas, as ilhas foram povoadas por portugueses, ainda que algumas famílias nobres dos Flandres e França, geralmente ligadas à nobreza portuguesa também tenham ajudado a colonizar algumas ilhas do núcleo central. Um LUSOaBRaço!
@luizgonzagagalvao6569
@luizgonzagagalvao6569 Год назад
@@LUSOaBRaco Caro amigo André,respeito teu comentário,mas me sinto Açoriano e,creia-me, nunca me senti português.Venho de uma família,cujos nossos ancestrais sofreram muito com os desmandos dos portugueses do Continente aqui na Ilha de Santa Catarina e isto me marcou sobremaneira.Por isso, sou simpatizante e adepto da FLA.Propugno por uma Autonomia Plena do Governo dos Açores(não como está...),e,posteriormente(quando houver condições de sustentabilidade...),pela Independência do Arquipélago dos Açores do jugo de Portugal Continental,como se sabe,ainda hoje existente e latente.Não me queira mal,amigo.Abraço fraterno.
@LUSOaBRaco
@LUSOaBRaco Год назад
Olá Luiz. Obrigado pela explicação e sinto por tu e família terem sofrido com os continentais. Mas, particularmente, não vejo diferença alguma. O povo é o mesmo, as tradições são parecidas ou herdadas do continente, o que muda um pouquinho é o sotaque e o modo de vida de alguns. Um LUSOaBRaço!
@sabrynatenorio
@sabrynatenorio 10 месяцев назад
​@@luizgonzagagalvao6569Não se sinta assim.
@sabrynatenorio
@sabrynatenorio 10 месяцев назад
Açorianos também são portugueses.
@zeferreira3260
@zeferreira3260 Год назад
Excelente conteúdo 👍🇵🇹
@LUSOaBRaco
@LUSOaBRaco Год назад
Obrigado amigo Zé. Fico feliz com o apreço! Amanhã continuaremos. Um grande LUSOaBRaço!
@2180677
@2180677 Год назад
Eu não fiz nada, eu apenas tive a sorte de ter nascido num País extraordinário que se chama Portugal...
@LUSOaBRaco
@LUSOaBRaco Год назад
Excelente! Não é apenas um facto, é um privilégio. Um LUSOaBRaço!
@LUSOaBRaco
@LUSOaBRaco Год назад
Prezados, já lançamos a continuação deste vídeo: ru-vid.com/video/%D0%B2%D0%B8%D0%B4%D0%B5%D0%BE-XD90T04f--A.html Estejam à vontade para acompanhar! Obrigado!
@ruicosta3269
@ruicosta3269 Год назад
Boa noite André como estas olha tu já sabes o que ouve no porto hoje vai ver com as cheias na cidade do Porto olha meu amigo é vídeo esta o máximo olha a renda de bilros também existem em vila do Conde para tu saberes
@LUSOaBRaco
@LUSOaBRaco Год назад
Olá amigo, já estive no museu da renda em Vila do Conde! É mesmo muito giro, uma tradição belíssima! Não sabia que o Porto estava a sofrer com as cheias... Uma pena... Obrigado pelo comentário! Um LUSOaBRaço!
@LUSOaBRaco
@LUSOaBRaco Год назад
Prezados, acabamos de lançar mais um vídeo a enaltecer o apreço e respeito mútuo entre os ilhéus de Floripa e os de Açores: ru-vid.com/video/%D0%B2%D0%B8%D0%B4%D0%B5%D0%BE-YTzgMI63s14.html Sejam sempre bem-vindos!
@LilianRamosCouto
@LilianRamosCouto 11 месяцев назад
Mas ninguém consegue saber os nomes de quem chegou em Desterro. Cada registro eh uma fortuna. Se não fosse o FamilySearch eu nem teria encontrando o açoriano da genealogia do meu marido 😑
@LUSOaBRaco
@LUSOaBRaco 11 месяцев назад
Que bom que encontrou. O Family Search também me ajudou muito! Um.LUSOaBRaço!
@111aem
@111aem Год назад
A arte e a cultura são instrumentos ao serviço da historia e memoria cultural, da promoção da paz e do desenvolvimento. Isso significa que cada um tem uma história que o torna unico. É feito de valores e tradições. Todo esse patrimonio precisamos de o viver juntos para nos enriquecer com a herança um do outro!
@LUSOaBRaco
@LUSOaBRaco Год назад
Olá amigo Arménio! Obrigado pelo sábio comentário. Estou totalmente de acordo. A arte e cultura são bases da identidade e esta também proporciona maior respeito e união. A valorização e manutenção de todo esse património é muito benéfica e enriquecedora. Um grande LUSOaBRaço!
@celeste6300
@celeste6300 Год назад
Agora precisamos conduzir as gerações sucessivamente na educação ! Respeito por si , saber que é unico , um valor incalculável! Este sim é um património! Cada ser humano é um património cultural ao serviço! Perservar a obra é honrar a memória! O Divino!
@LUSOaBRaco
@LUSOaBRaco Год назад
@@celeste6300 exatamente amigo. A preservação é demonstração de amor! Beijinhos!
Далее
RECOMEÇO DOS UCRANIANOS NO BRASIL
4:31
Просмотров 59 тыс.
Средневековый киборг
00:39
Просмотров 493 тыс.
small vs big heart 💖 #tiktok
00:13
Просмотров 4,8 млн
The English Language in 65 Accents
13:42
Просмотров 2,6 млн
Falar açoriano, um luxo cultural
2:52
Просмотров 92 тыс.
Caminho do Peabiru
10:30
Просмотров 18 тыс.
Cultura Açoriana - Viva Açores | Documentário
31:32
Просмотров 3,5 тыс.