Тёмный

A Arte de Tomar Notas no Obsidian - Parte 1 

Andrea Faggion
Подписаться 4,5 тыс.
Просмотров 65 тыс.
50% 1

Neste vídeo, eu começo a explicar o meu fluxo de trabalho no Obsidian. Abaixo, estão alguns links que podem ser úteis.
Aqui, você pode baixar o Obsidian gratuitamente:
obsidian.md
Se preferir explorar outra opção, você pode testar o Roam Research gratuitamente por 31 dias:
roamresearch.com
Durante o período de teste do Roam, você pode aproveitar para se candidatar a uma assinatura com preço mais baixo ou até à gratuidade. Existem alguns critérios para tanto explicados no site.
Já neste link, você pode ler uma explicação da minha preferência pelo Obsidian:
/ roam-research-vs-obsid...
Nestes canais, você pode aprender a usar o Obsidian:
/ @linkingyourthinking
/ bryanjenkstech
No vídeo, eu menciono que o Niklas Luhmann tratava o seu próprio Zettelkasten como um interlocutor. Você pode ler uma tradução para o inglês do texto dele sobre a comunicação com Zettelkästen aqui:
luhmann.surge....
Por fim, eu recomendo fortemente que você leia o livro do Sönke Ahrens, que, se não deu origem, no mínimo, deu um forte impulso a todo esse movimento nerd sobre sistemas de notas:
www.amazon.com...
P.S. Eu não recebo qualquer tipo de comissão se você adquirir o livro pelo link acima. Este é um canal inteiramente sem fins lucrativos.

Опубликовано:

 

6 сен 2024

Поделиться:

Ссылка:

Скачать:

Готовим ссылку...

Добавить в:

Мой плейлист
Посмотреть позже
Комментарии : 146   
@valeriafontel
@valeriafontel 5 месяцев назад
o vídeo dela em 2021 e eu vendo que conheci o obsidian só agora 🤡 (2024)
@rodofselect
@rodofselect 5 месяцев назад
Nem me fale isso e revolucionário, mas já tá bombando na gringa.
@juanmmatheus6254
@juanmmatheus6254 5 месяцев назад
To na mesma! atrasadissimo kkkkkk
@biancavasconcellos88
@biancavasconcellos88 4 месяца назад
✌🏼
@gabrielmagalhaes.
@gabrielmagalhaes. 4 месяца назад
Em 2027, virão aqui comentar isso tbm. Antes tarde do que nunca, não?
@rblackmore1981
@rblackmore1981 3 месяца назад
Welcome to the club :)
@netopinheiro4712
@netopinheiro4712 2 года назад
Deve ser extremamente agradável passar um dia conversando com a senhora. Não há o que falar. 👏🏼
@fernandafrio8717
@fernandafrio8717 3 года назад
Melhor vídeo que encontrei até hoje sobre aplicação do Obsidian e do método Zettlekasten para a escrita acadêmica.
@victorhugoarona3698
@victorhugoarona3698 2 года назад
meu deus a sensação é que eu desperdicei um tempo imenso estudando ERRADO AAAA parabéns pelos vídeossss
@ThimóteoCoelho
@ThimóteoCoelho 6 месяцев назад
Excelente!! Conteúdo sem igual. Qualidade muito superior a qualquer vídeo brasileiro a respeito dos dois assuntos tratados: Zettelkasten e Obsidian. Parabéns!!!
@spellcaster7164
@spellcaster7164 2 года назад
Estou estudando coisas extremamente complexas e eu não conseguia achar uma forma de organizar isso na minha mente.. com o seu video explicando sobre o Obsidian abriu minha cabeça e ja estou começando a organizar.. gratidão pelo conteudo. Se puder faça um tutorial de organização passo a passo.
@user-mz4cf8rn3q
@user-mz4cf8rn3q 3 года назад
Excelente! Se possível, indica pra gente os vídeos tutoriais que te ajudaram a criar os templates e usar outras ferramentas. Muito obrigado pelo conteúdo, é altamente exclusivo no youtube no Brasil!
@AndreaFaggion
@AndreaFaggion 3 года назад
Muito obrigada! Vou atualizar a descrição do vídeo com os links que você pede. Desculpe ter me esquecido deles e obrigada por chamar minha atenção para isso. Recomendo este canal ru-vid.com/show-UC85D7ERwhke7wVqskV_DZUA Note que ele tem uma playlist só para iniciantes no Obsidian. Quanto às templates, acho que aprendi neste outro canal. (Como não tomo notas desses vídeos, não lembro bem o que aprendi com quem hehe). ru-vid.com
@douglasespindola5185
@douglasespindola5185 2 месяца назад
Aaaaah, que alegria ver a minha disseminadora favorita de conhecimento sobre liberdade de expressão fazendo um vídeo sobre o Zettelkasten! Te acompanhava muito no facebook, nos idos de 2016, 2017, por aí e amava suas postagens. Como saí de lá e hoje praticamente não possuo redes sociais, acabei não te seguindo mais. Mas eis que o algoritmo do RU-vid me presenteia com uma aula sobre um método que estou aprendendo com uma das mentes mais brilhantes que conheci. Bom te ver novamente e em novo formato, Andrea! Um abraço!
@AndreaFaggion
@AndreaFaggion 2 месяца назад
Oi, Douglas! Um forte abraço e muito obrigada pela mensagem 😄
@sandrokich
@sandrokich 4 месяца назад
Ótimo vídeo, iniciando no Obsidian e tentando formar um sistemática próprio.
@poeta.camaleao
@poeta.camaleao Год назад
Fiquei distraído com seu talento explicando sobre a ferramenta. Parabéns!
@anderrrsoon
@anderrrsoon 3 года назад
Parabéns pelo vídeo! É realmente problemático dividir ideias complexas em múltiplas notas de literatura, reconheço. Quebra-se o pensamento do autor e corre-se o risco de invalidá-lo. Como costumo fazer resenhas, senti isso. Na minha opinião, os princípios de autonomia e atomicidade são bons porque estimulam a nossa criatividade como autor (o Zettel tem pra mim essa função primordial). Mas são complicados quando aplicados ao papel que exercemos como estudantes. Eu encontrei uma saída bem simples para esse dilema que vem funcionando. Para evitar a dispersão, uso TAGs aninhadas com o nome do autor e o título do livro, exemplo: max_weber/problemas_sociológicos_fundamentais. A vantagem das TAGs aninhadas é que pela possibilidade de agrupar as TAGs com títulos de obras de um autor numa outra TAG maior com o nome do autor, criamos uma espécie de arquivo sobre o autor. Eu achei isso ótimo. Seguindo esse procedimento, unifico todas as notas numa TAG "autor/obra" e de certa forma cumpro o "princípio de unicidade" que a senhora pratica ao colocar os comentários de um livro em uma nota. Eu uso o sistema proposto pelo Luhmann, de números e letras, então quando acesso as notas pelas TAGs, vejo lá desenvolvimentos (números) e esclarecimentos (letras) das ideias do autor contidas no livro, por isso, não preciso necessariamente linkar essas notas entre si, já que elas já estão agrupadas nas TAGs e organizadas pelo sistema alfanumérico. Elas ainda estão "quebradas"? Talvez, mas eu diria que elas estão cortadas no lugar certo. E como eu sei qual é o lugar certo? Usando o método de pergunta e resposta. Cada nota inicia com uma pergunta ou provocação sobre o texto, respondidos logo abaixo. Ou seja, cada nota é o lugar de uma questão e essas questões se relacionam entre si, em progressões e elucidações. Quando eu vou fazer uma resenha, abro uma nota de sumário (muito semelhante ao método de HUBs) e sistematizo as notas de acordo com a ordem de exposição que eu achar mais conveniente, e não necessariamente aquela usada pelo próprio autor. Dessa forma, tanto cumpro o papel de autor como o de estudante, lendo, escrevendo e interpretando.
@AndreaFaggion
@AndreaFaggion 3 года назад
Ótimo! Seu sistema é bem independente de software, pelo que me parece, o que também é muito bom. Obrigada pelo comentário. Infelizmente, o custo de alterar o meu sistema já é muito alto, mas se eu estivesse iniciando, tentaria o seu sistema. Um abraço
@paulowagner
@paulowagner 3 года назад
Anderson Silva seu sistema parece muito bom, eu uso uma adaptação do sistema de integração de fichas de Niklas Luhmann, eu ainda não exploro bem as tags fiquei interessado nesse seu sistema, depois grava um vídeo com mais detalhes. Abraço
@anderrrsoon
@anderrrsoon 3 года назад
@@paulowagner Ainda não sei usar o RU-vid para criação de conteúdo, mas escreverei sobre meu Zettelkasten assim que estiver mais familiarizado com o método e suas adaptações. Abraço!
@tatidamelio
@tatidamelio 2 года назад
Estava há horas tentando entender o funcionamento do Obsidian e você salvou a minha vida! Finalmente entendi a organização das notas por blocos, ou seja, no meu caso, assim como você, ideias atômicas não funcionam muito bem, pois utilizo diversas ideias de um mesmo livro, por exemplo. Agora sim fez mais sentido estruturar meus fichamentos, minhas anotações pessoais. Muito obrigada mesmo, ótimas explicações!!!
@rodrigogoncalves5269
@rodrigogoncalves5269 8 месяцев назад
Vídeo excelente!! E que didática maravilhosa. Os 30 minutos passaram tão rapido que eu nem percebi.
@marianaribeiro4541
@marianaribeiro4541 9 месяцев назад
Muito obrigada por compartilhar tanto conhecimento. Estou tentando entender como o Zettel poderia funcionar no Obsidian ( que estou aprendendo a mexer) e seu vídeo foi o mas didático que encontrei. Parabéns.
@thayllondev
@thayllondev 2 года назад
Acabo de encontrar esse vídeo por acaso e fiquei impressionado como tão bem a Andrea explica termos técnicos, não sei se é programadora, parabéns! Acho que nem os proprios desenvolvedores conseguiriam criar uma documentação tão rica! Ganhou mais um inscrito!🙂
@BassAtoZ
@BassAtoZ 3 месяца назад
Show! Incrivelmente bom esse vídeo, pela simplicidade, objetividade e clareza na explicação do uso do aplicativo Obsedian na integração do método ZettelKasten na captura de notas inteligentes. No entanto, devo admitir que com os plugins espetaculares que foram implementados neste período de 3 anos, facilitaram muito a tarefa de captura de nota. O uso das propriedades (inserção de tags ) com o Dataview dão uma nova dimensão na organização e rápida obtenção de informações para tomada de decisões (análise de dados). Curti!!! ❤
@vinicius_nasc_dev
@vinicius_nasc_dev 4 месяца назад
Vídeo mais completo sobre! Didática excelente!!! Parabéns pelo vídeo
@paulowagner
@paulowagner 3 года назад
Parabéns pelo vídeo, estou ansioso pelos próximos vídeos, é sempre bom consumir bons conteúdos sobre o Zettelkasten em português
@arissondanilo7033
@arissondanilo7033 3 года назад
Estava esperando muitoooo por esse vídeo!
@5ynthetic_
@5ynthetic_ Год назад
Fico pensando, se algum dia um software desse der algum problema, como eu faria pra não perder tudo ? Isso - como vi em outro vídeo - pode realmente ser usado como nosso segundo cérebro. É fantástico.
@AndreaFaggion
@AndreaFaggion Год назад
Todo conteúdo do Obsidian fica em uma pasta comum no seu computador. É só fazer backup regularmente, como deve fazer de qualquer outra pasta :)
@thaizize
@thaizize 2 года назад
Assistindo novamente para implantar o sistema. Grata pelo vídeo.
@juidson
@juidson 2 года назад
Legal a sua explicação. Simplicidade didática. A maioria se acha os expert, só se exibem! Parabéns!
@grazielicristinamagalhaesd7382
@grazielicristinamagalhaesd7382 3 года назад
Prof. Andrea, seus vídeos sobre essa temática têm me ajudado muito. Obrigada. Estarei esperando ansiosa pelos demais.
@prpetronioborgesjr
@prpetronioborgesjr 2 года назад
Simplesmente sensacional. Estou em estado de choque kkk Quanta lucidez! Quando clareza! Parabéns!
@zantanobre
@zantanobre 8 месяцев назад
revendo seus conteúdos de notas para começar bem 2024!
@thederbits
@thederbits 2 года назад
Excelente apresentação do fluxo com o obsidian!! Muito bom! Sobre o template das notas de literatura se tu utiliza um gerenciador de referência como o Zotero, é possível automatizar e customizar a importação de notas e campos diferentes. dá pra fazer com o plugin citations no obsidian e mdnotes no zotero.
@AndreaFaggion
@AndreaFaggion 2 года назад
Muito obrigada, Celvio!
@arthurct12
@arthurct12 11 месяцев назад
Conheci o seu canal hoje, por meio desse vídeo fantástico, e achei impressionante a sua semelhança com o André O. A. Muniz, do canal Transcendência , tenho quase certeza que vocês são irmãos kkkkkkkkkkkk
@rbpompeu1
@rbpompeu1 3 года назад
Fantástico!!! Minha busca chegou a um novo patamar!!!! Muito obrigado pelo compartilhamento do seu método!!!
@TheYinYanger
@TheYinYanger Год назад
Olá! Muito legal seu vídeo! No momento, uso o WorkFlowy por considerar mais simples e prático, mas o Obsidian também é bem interessante! Eu usava o Notion antes de adotar o WorkFlowy. O projeto está muito ativo, com muitas novidades no último ano! Possui visualização como itens simples (bullets), TO-DO list, board (como o Trello) e dashboard. Não possui a visualização em gráfico do Obsidian, mas ainda não sinto falta... Também possui backlinks e mirrors, algo muito prático e útil para relacionar as anotações! Tem versão web, desktop e mobile, sincronizados e grátis. A interface é muito intuitiva (sem precisar usar os códigos markdown) e ele é muito rápido para pesquisar e filtrar conteúdo! Ele guarda os dados na nuvem, e não local como o Obsidian, o que pode ser um impeditivo para muitos... Recomendo pra todo mundo o WorkFlowy!! Vale muito a pena navegar pela site e descubrir as features, templates (já prontos para importar e usar) e guias sobre como usar para diversas atividades e sistemas de produtividade (GTD, KANBAN, CODE, PARA, MOSCOW, Time blocking, Bullet Journaling, etc.). No blog dá pra ver as últimas funcionalidades disponibilizadas. Deu pra ver que eu gosto muito do WorkFlowy, né?? kkkk Quem se registrar usando meu link ganha 100 itens adicionais de bônus todo mês (e eu também :-) ). workflowy.com/invite/8d6e3948.lnx
@thiagoji
@thiagoji 10 месяцев назад
Didática excelente e muito feliz por conhecer esse conteúdo . muito obrigado
@LorenzoALT1
@LorenzoALT1 3 года назад
Ótimo vídeo! Muito obrigado por disponibilizar esse conteúdo. Aguardo ansiosamente pela segunda parte. Abraços, Andrea!
@Dr.Cassio_Esteves
@Dr.Cassio_Esteves 3 года назад
Muitíssimo obrigado por me apresentar o método Zettelkasten, acredito que ele fará uma diferença significativa nos meus estudos
@dorigor
@dorigor 3 года назад
Primeiramente, quero te parabenizar pelo conteúdo e a qualidade dos vídeos! Tô tentando desvendar esse método de organização e ainda fico confuso. Já pensou em fazer um vídeo curto mostrando a tomada de notas permanentes e de literatura? Iria me ajudar muito, e creio que a comunidade também. Se pá, até um encontro online com algum custo. Um abraço e continue postando!
@AndreaFaggion
@AndreaFaggion 3 года назад
Muito obrigada, Rodrigo. Eu já fiz um encontro on-line (sem custo) sobre isso. Futuramente, posso vir a fazer outro. Espero também fazer outros vídeos na direção que você sugere. É que, infelizmente, neste semestre, não tenho tempo, em função das muitas aulas que preciso gravar sobre filosofia. Tomara que, no semestre que vem, eu tenha oportunidade de voltar a esses assuntos. Um abraço!
@squareroot2252
@squareroot2252 Год назад
Oi, Andrea! Tudo bem? Conheci seu canal através do primeiro vídeo "A arte de tomar notas" e isso acabou me levando para outras produções suas aqui. Parabéns pelo canal e pelo formato que explica. Gostei muito
@giolvanamelo8902
@giolvanamelo8902 2 года назад
Adorei a forma como voce fala. Fica tudo bem claro e organizado.
@costadematos
@costadematos 2 года назад
Parabéns! Entrega um conteúdo produtivo e eficiente. Estou usando o Obsidian a pouco tempo, copiei suas templates para os primeiros passos. Muito obrigado por essas informações.
@Mamuteleo
@Mamuteleo 3 года назад
Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento Andrea! Vou assistir todos os seus vídeos hehe
@kenzouframe
@kenzouframe 2 года назад
Nossa, queria que houvesse essa ferramenta quando comecei na faculdade uns anos atrás, agora formado estou correndo atrás pra colocar minhas "poucas" anotações dentro do app XD
@Celbe
@Celbe Год назад
Antes de tudo gostaria de agradecer a disponibilização da série (já já passarei para os próximos). Tem aproximadamente uma semana que descobri essa maravilha chamada zettelkasten/obsidian e fiquei pensando no conceito de MOC (Map of contents) como uma forma de manter a atomicidade dos conceitos apresentados por determinada literatura e utilizar o próprio MOC --- utilizando ![[nota]] --- como uma forma de solucionar o problema da dificuldade (21:47) de acompanhar o argumento do autor?
@AndreaFaggion
@AndreaFaggion Год назад
Muito obrigada pelo comentário. Eu acho que você está certo. É uma possibilidade, sim.
@bruna_marchiori
@bruna_marchiori 3 года назад
Sensacional, professora Andrea! Cheguei hoje e já estou incrita no canal, ansiosa pelos próximos conteúdos :)
@rocangussu
@rocangussu 3 года назад
Parabéns profa.Andrea! Excelentes explicações. Obrigado
@Tiagoipib
@Tiagoipib 3 года назад
Professora, muito obrigado pelos vídeos. Tenho aprendido bastante. A senhora poderia me ajudar em duas questões? 1) como a senhora consegue escrever com as cores diferentes das letras? 2) sobre seu fluxo de trabalho e pesquisa... a senhora vai lendo e escrevendo ou geralmente lê e para para escrever depois?
@AndreaFaggion
@AndreaFaggion 3 года назад
Obrigada por sua atenção, Tiago. A cor da fonte (incluindo cores diferentes para o que estiver em itálico, negrito, etc.) é determinada pelo tema CSS que você estiver utilizando. Dentro das configurações do Obsidian, você encontra as configurações da aparência do programa. Ali, você tem a opção de pesquisar por temas CSS criados pela comunidade. Cada tema vem com seu padrão de cores. Escolha o seu favorito e clique em "use". Quando quiser trocar, é fácil. Faça o mesmo para temas que ainda não tenham instalado ou, também nas configurações da aparência, alterne entre os temas já instalados. Quanto ao meu fluxo de trabalho, eu costumo escrever lembretes, digamos assim, nas margens do texto enquanto leio. É o que Sönke Ahrens chama de fleeting notes. São algumas palavras para eu me lembrar do que achei importante em uma dada passagem. Ao concluir a leitura de uma seção completa do texto, eu reviso esses lembretes e os highlights, e crio notas de literatura sobre aquela seção, antes de começar a ler a próxima. um abraço
@tarcisio_
@tarcisio_ 3 года назад
Muito didáticas as suas explicações, obrigado pela contribuição.
@Fernando-vx6rk
@Fernando-vx6rk 3 года назад
Esperava ansiosamente pelo vídeo!
@BKzoide
@BKzoide Год назад
vc explica e fala muito bem, obrigado
@NightBeyondVeil
@NightBeyondVeil 2 года назад
No que eu entendi sobre notas atómicas é que, uma nota é atomica se o conteudo consegue manter a sua integridade independente da fonte de onde foi extraido. Exe: Agua é um líquido composto de moleculas de oxigenio e hidrogenio, Fonte: Quimica ou Gastronomia ou Biologia etc.
@AndreaFaggion
@AndreaFaggion 2 года назад
Eu pensaria nessa condição como necessária, mas não como suficiente. Afinal, se aplicarmos só essa condição, um livro completo seria uma nota atômica.
@jpmisterioman
@jpmisterioman Год назад
Professora, não fica tão claro como usar o app dessa forma que a senhora tem. Poderia fazer um vídeo explicando como montar um parecido com o seu? no sentido dos templates
@AndreaFaggion
@AndreaFaggion Год назад
Olá. Creio que só terei tempo mais para o final do ano. Obrigada por assistir. Um abraço e boa semana
@vladitav
@vladitav 2 года назад
Obrigado por dispor de seu tempo para explicar o programa. Desculpe-me a ignorância, mas como você faz para criar as Tags com o sistema de metadatas? Assisti vários vídeos e nenhum informa especificamente como se faz isso. Tenho várias keywords inseridas no programa, porém não consigo fazer essa associação. Grato.
@AndreaFaggion
@AndreaFaggion 2 года назад
Olá! Muito obrigada por ter assistido e pelo comentário. Quando eu gravei este vídeo, eu também não sabia criar metadata direito. Mas, agora, eu sei e vou te explicar. Para inserir metadata em uma nota, vc precisa criar um bloco chamado YAML. O Obsidian também chama esse bloco de frontmatter. Ele precisa ser a primeiríssima coisa da nota. Quer dizer, se ele não estiver no cabeçalho, não funciona. Para criá-lo, você deve colocar primeiro 3 sinais de menos em sequência: - - - Aí vc vai escrever abaixo da linha com esses sinais. No fim do bloco, abaixo do que tiver escrito, você coloca outros três sinais iguais para encerrar o bloco. Entre essas duas linhas formadas por 3 sinais de menos cada, vc pode colocar as tags como metadata. Vc escreve “tag” em uma linha, depois coloca dois pontos, ou seja, “tag:”. Então, vc coloca em frente quais são as tags. Mas, atenção, não use o símbolo hash #. Vc tem que escrever direitinho a palavra como está na sua tag, mas sem #. Vc separa as tags entre si com vírgulas. Vc pode acrescentar outras linhas com mais metadata também. Ao finalizar, vc coloca no modo preview para ver se deu certo. Se tiver alguma coisa errada, o Obsidian dá um aviso. Aparece YAML invalid. Se estiver tudo certo, ele mostra as tags que você inseriu, agora, com o símbolo #. Porém, se vc não habilitar a função de exibir frontmatter nas configurações, quando vc passar para o preview, esse bloco desaparece. Aí eu nem sei se ele alerta para YAML invalid. Eu uso show frontmatter sempre ativado. Está nas configurações do editor.
@vladitav
@vladitav 2 года назад
@@AndreaFaggion Muito obrigado!!!!!
@thiagogoncalves1029
@thiagogoncalves1029 4 месяца назад
Alguém me indica algum um vídeo para iniciantes? Esse vídeo seria mais para pessoas com familiaridade com o tema.
@FranciscoCorreaDias
@FranciscoCorreaDias Год назад
Nossa! Amei seu conteúdo! Parabéns :)
@gabrielmachado7435
@gabrielmachado7435 3 года назад
Parabéns! Gostei muito do vídeo!
@gabrielfranca2460
@gabrielfranca2460 4 месяца назад
como vc organizou essas notas? são pastas? como uma nota enumerada tem notas dentro dela?
@GuilhermeOrtiz
@GuilhermeOrtiz 2 года назад
Oi Andrea! Vi que vc trabalha com fontes em outras línguas. Quando você lê algo em outro idioma e toma nota do que vc está lendo, suas notas ficam em inglês? Ou você traduz ao anotar? Eu vejo bastante conteúdo em inglês e tomo muitas notas mas sempre fico na dúvida se mantenho minhas notas em dois idiomas ou se traduzo tudo pro português. 😅
@AndreaFaggion
@AndreaFaggion 2 года назад
Oi, Guilherme. Obrigada pelo comentário. Como a ideia é escrever com minhas palavras, eu prefiro escrever em português, porque eu penso em português, de modo que fica muito mais fácil. O Zettelkasten já é um método oneroso, para ser usado quando o trabalho realmente demanda esse esforço, então eu acho que escrever em outra língua só adicionaria ainda mais trabalho no nível preparatório. Mas, claro, quando a pessoa é mais fluente do que eu e pensa naturalmente na outra língua, não vejo qualquer problema em tomar notas já nessa outra língua. Eu só acho que pode ser problemático misturar idiomas em um sistema só, por causa da busca. Por exemplo, você escreve o mesmo termo ora em português e ora em inglês. Aí, um dia, você quer fazer uma busca que usa esse termo. Você vai ter trabalho dobrado, buscando duas vezes.
@GuilhermeOrtiz
@GuilhermeOrtiz 2 года назад
@@AndreaFaggion 💚💚💚 muito obrigado pela resposta, faz muito sentido!
@tomeguias
@tomeguias 11 месяцев назад
Ótimo o vídeo. Gostei demais e assisti mais de uma vez para absorver melhor todas as ideias de como você faz! Uma dúvida que tenho, e não sei se já abordaste em algum outro vídeo, mas é a seguinte: como que você faz as suas notas de livros? Você lê o livro já com o Obsidian aberto e vai tomando a nota a media que lê ou lê o livro com uma caneta e papel ao lado para tomar as notas e depois pegar as anotações do papel para jogar no obsidian? Gostaria demais de entender seu processo. No mais, muito obrigado por seu canal. Conheci ontem pesquisando sobre Obsidian. Peace!
@AndreaFaggion
@AndreaFaggion 11 месяцев назад
Bom dia! Muito obrigada por seu comentário. Eu acho que você pode se interessar pelo último vídeo que postei no canal, que trabalho sobre isso. Resumidamente, eu diria que não é recomendável tomar notas definitivas enquanto você está lendo. Escreva o que for preciso para se engajar com a leitura, para ler de forma ativa. Mas, só depois, selecione o que e como quer guardar para consulta futura. Um abraço
@Silvio_Monteiro
@Silvio_Monteiro Год назад
FANTIASTICO - EXCELENTE PROFESSORA
@eugenioomoraes4695
@eugenioomoraes4695 3 года назад
Gratidão 🙏
@jessicarodrigues3647
@jessicarodrigues3647 6 месяцев назад
Que voz gostosa de ouvir ❤
@Fiori11Churros
@Fiori11Churros 3 года назад
Ótimo conteúdo!!
@anoni9059
@anoni9059 4 месяца назад
Pra quem entende de programação deve ser uma beleza
@flavianonovaes6569
@flavianonovaes6569 5 месяцев назад
Você me lembrou a personagem Dolores Umbridge de Harry Potter. Até a voz é quase idêntica rs
@astronautinha2242
@astronautinha2242 10 месяцев назад
Oi, ótimo vídeo, me trouxe uma clareza sobre a aplicação digital do zettelkasten. Mas, enquanto eu mexia no obsidian me deparei com um pequeno problema: Como fazer com que o título do arquivo não seja o mesmo do da nota? Igual como você fez nas notas literárias. Ah, não sei se você diz em outro vídeo ainda ou eu deixei escapar essa informação, mas queria saber também se você usa ID's nas notas, ou só usa os títulos para diferenciação? Obrigado desde já!
@gutocardoso1977
@gutocardoso1977 Год назад
Pequena correção. O Sönke Ahrens é norueguês
@ecavalcantes
@ecavalcantes 3 года назад
Aos 7 minutos, você disse que coloca o nome do autor e o ano da obra. Quando a obra possui dois autores, qual critério você utiliza para escolher o nome que irá no título?
@AndreaFaggion
@AndreaFaggion 3 года назад
Na minha área, filosofia, trabalhos com mais de um autor são bem incomuns. Mas eu utilizo a ordem em que aparecem na própria referência da publicação. Por exemplo, eu tenho um arquivo cujo título é Turri Alfano Greco 2019… Se você quiser utilizar um nome só, penso que o recomendável seria usar o primeiro que aparece na referência, no caso do exemplo, Turri.
@MrFahrenheit85
@MrFahrenheit85 Год назад
muito bom!!
@vanessagladv458
@vanessagladv458 3 года назад
Olá tenho necessidade de anotar informações de processos pra evitar releituras. O obsidian seria mais eficiente que o notion?
@AndreaFaggion
@AndreaFaggion 3 года назад
O Obsidian é mais apropriado, mas nem todo mundo gosta.
@Angelribeiro10
@Angelribeiro10 2 года назад
Parabéns! Muito útil! Fiquei com uma dúvida, quais tipos de notas iriam para as pastas Inbox, Draft e MOCs ?
@AndreaFaggion
@AndreaFaggion 2 года назад
Oi, Angélica! Obrigada! Na verdade, era uma experiência. Eu eliminei essas pastas.
@pauloharkot274
@pauloharkot274 2 года назад
Parabéns pelos ótimos e instrutivos vídeos! Gostaria de parametrizar o Obsidian para o desenvolvimento do meu doutorado, dentre outras atividades técnicas que desempenho no dia-a-dia. Você faz esse tipo de consultoria dirigido à parametrização e treinamento de usuário para o uso desse sistema? Gostaria de contar com seu auxílio caso, é claro, tenha interesse e disponha de tempo. Agradeço antecipadamente sua atenção.
@AndreaFaggion
@AndreaFaggion 2 года назад
Olá, Paulo, infelizmente, eu não trabalho com isso e esse tipo de atividade não é compatível com meu emprego. Desejo boa sorte na elaboração do seu sistema. Meu conselho é que comece de forma simples e adicione complexidade conforme a sua necessidade real de uso. Um abraço
@pauloharkot274
@pauloharkot274 2 года назад
@@AndreaFaggion, obrigado por seu retorno! Está difícil de arrancar... É complexo. A curva de esforço - aprendizado do Obsidian é pesada. Conhece alguém que possa me auxiliar nessa arrancada? Mais uma vez, muito obrigado e parabéns por sua ótima iniciativa!
@AndreaFaggion
@AndreaFaggion 2 года назад
@@pauloharkot274 você já assistiu os vídeos para iniciantes do canal Linking your Thinking? Tem muitos tutoriais no RU-vid. Acho que os deles são os mais usados.
@lucasmotta3178
@lucasmotta3178 Год назад
Têm alguma forma ou plugin que mude a tabulação de um item, ou seja, ao criar um sub-tópico com "#" (asterisco) ele automaticamente coloque toda seção abaixo em parágrafo?
@AndreaFaggion
@AndreaFaggion Год назад
Infelizmente, eu não tenho conhecimento técnico e não vou poder lhe ajudar. Recomendo que você faça essa pergunta na comunidade do Obsidian no Discord. É muito provável que alguém possa lhe ajudar lá. Um abraço
@michaeldefaveri9260
@michaeldefaveri9260 2 года назад
Joplin não seria uma boa escolha também? Poderia fazer um tutorial? 🙌🏼
@AndreaFaggion
@AndreaFaggion 2 года назад
Eu receio que não possa lhe ajudar, já que não uso esse programa. Mas, sobretudo hoje em dia, há vários programas que podem ser usados de modo similar ao modo como eu usei o Obsidian nestes vídeos, penso eu.
@michaeldefaveri9260
@michaeldefaveri9260 2 года назад
@@AndreaFaggion, obrigado pela resposta! Eu tenho usado o ANKI, ele não serviria para este propósito, né?
@AndreaFaggion
@AndreaFaggion 2 года назад
@@michaeldefaveri9260 infelizmente, não
@danielalmeida589
@danielalmeida589 11 месяцев назад
muito bom!
@adrianozzz
@adrianozzz 3 года назад
O Obsidian tem block reference, que você pode usar para apontar para os "trechos atômicos" dentro das notas. Também li o How to Take Smart Notes, mas está difícil fazer um sistema funcionar - até mesmo entender o método zettelkasten, para ser honesto. Devo usar para as notas dos livros que salvo no Evernote por enquanto - pois importar meu PKM do Evernote será impraticável.
@AndreaFaggion
@AndreaFaggion 3 года назад
Eu vou falar das referências a blocos no próximo vídeo. Eu escrevi um post adiantando como faço notas de literatura, que, talvez, possa interessar (link abaixo). De toda forma, você tem toda razão em considerar custos de migração. Por melhor que seja um software ou sistema, é bem possível que não compense migrar quando o que você tem está funcionando. andreafaggion.medium.com/pequeno-manual-para-elaboração-de-notas-de-literatura-dcdf28ab79c9
@adrianozzz
@adrianozzz 3 года назад
@@AndreaFaggion como eu também estudo minhas notas do Evernote, fazendo marcações e escrevendo comentários e revisando pelo _pdf preview_, não vejo como substituí-lo por um editor markdown de maneira efetiva, por isso me interessei em usar o Obsidian apenas para "colidir ideias atômicas" e raciocinar. Obrigado pelo post. Vou ler agora. Antes disso, ainda sobre o zettelkasten, sabe dizer qual a diferença entre as references e literature notes? A slipbox seriam meus comentários/insights a respeito das literature notes?
@AndreaFaggion
@AndreaFaggion 3 года назад
@@adrianozzz Entendo. Realmente, não acho que o mesmo sistema ou o mesmo software seja o melhor para todo mundo. Quanto a suas dúvidas, acho que essas coisas não ficam muito claras no livro mesmo. Mas, pelo que sei, o Luhmann possuía dois tipos de caixas, e não três, ou seja, ele apenas separava as notas de literatura das notas permanentes. Parece que ele não tinha um outro tipo de caixa só para referências. As referências, até onde entendi, ficavam com as notas de literatura mesmo. Mas posso estar errada, porque, afinal, também não sou uma pesquisadora desse material. O que sei com alguma certeza é que a caixa principal era a que continha as notas permanentes que não são notas de literatura. E, sim, elas são o que você cria a partir da sua literatura. É nessas notas que você expressa suas críticas, estabelece associações e desenvolve novas teses.
@adrianozzz
@adrianozzz 3 года назад
@@AndreaFaggion conferi o livro e você está correta. Confundi porque em alguns momentos Ahrens diz "reference system" ao falar sobre onde guardar as literature notes. Convenhamos que o livro é mal escrito, muito focado no "por quê" em vez do "como" - até o autor admitiu. Li seus textos no Medium e gostei demais. Agora tenho uma maior clareza sobre como funciona o sistema e como implantá-lo; devo fazer isso para meus highlights das leituras ainda amanhã. Fico no aguardo do próximo vídeo / post para entender melhor como funciona seu sistema como um todo. Ah, você falou no Medium que usa o Roam como outliner; já testou o plugin (da comunidade) Outliner do Obsidian? Eu uso e gosto bastante. E há também alternativas free do Roam, como o Logseq e Athens, mas prefiro o plugin Outliner do Obsidian mesmo.
@AndreaFaggion
@AndreaFaggion 3 года назад
@@adrianozzz muito obrigada por ter lido o blog! Eu acho que o plugin Outliner saiu depois daquele post em que falei que estava usando o Roam como Outliner. Eu estou usando o plugin desde que o Bryan Jenks fez um vídeo falando dele. No começo, eu nem conseguia deixar ativado, porque tinha alguma incompatibilidade com algum outro plugin ou tema que eu estava usando. Agora, está bem mais estável, ainda que não perfeito. Quanto ao Roam, ele acabou perdendo importância no meu fluxo de trabalho. Eu tenho um gráfico publico, porém, no qual pretendo ir inserindo material didático. roamresearch.com/#/app/Andrea_Faggion-Aulas Mas estou pensando em migrar isso para o Obsidian Publish também.
@eduardaerikaursulinomatos6960
@eduardaerikaursulinomatos6960 2 года назад
Gostaria de ver como fica o seu gráfico no obsidian. Poderia nos mostrar?
@AndreaFaggion
@AndreaFaggion 2 года назад
Acho que não tem como postar imagens nos comentários. Se quiser me mencionar no Twitter, eu te respondo lá com uma imagem. @albfaggion
@eduardaerikaursulinomatos6960
@eduardaerikaursulinomatos6960 2 года назад
Não entendi o que seria metadata
@AndreaFaggion
@AndreaFaggion 2 года назад
São dados sobre a própria nota. Por exemplo, o tamanho de um arquivo, a data em que ele foi criado ou modificado são metadata. Todo arquivo no seu computador tem esse tipo de metadata. Mas você pode criar suas próprias categorias de metadata, como, por exemplo, palavras-chave ou tags. Entendeu?
@arnaldotonichagas4320
@arnaldotonichagas4320 3 года назад
Como sou leigo ainda e recém baixei o programa, só consigo abrir notas dentro de um arquivo, gostaria de como posso abrir outros arquivos com novas notas. Arrodeio e sempre volto ao mesmo arquivos de notas já registradas. Grato
@AndreaFaggion
@AndreaFaggion 3 года назад
Perdão. Confesso que não consegui entender o problema. Você consegue abrir qualquer arquivo com a extensão .md que esteja dentro da pasta que você determinou que será a sua vault do Obsidian quando o instalou. Você pode criar novas notas diretamente de dentro do Obsidian (e isso significa criar novos arquivos dentro dessa pasta, no seu computador). Existem diversas maneiras de criar novas notas dentro do Obsidian. Por exemplo, quando você tiver todas as notas fechadas, o programa já lhe mostra o comando para criar uma nova nota, permitindo a você clicar ali mesmo. Se você tem notas em uma extensão que o Obsidian não abre, você pode colar o conteúdo dessas notas para novas notas criadas no Obsidian. Enfim, estou só chutando como ajudar, porque realmente não consegui entender direito a dificuldade. Desculpe!
@arnaldotonichagas4320
@arnaldotonichagas4320 3 года назад
Grato do mesmo modo. Sabe de algum passo a passo que ensina mexer no Absiden? Vou precisar. Posso abrir mais (novas) Vauts no programa? O mapa gráfico, praticamente desapareceu, devo ter mexido em algum item de configuração!!! Se puder me ajudar agradeço.
@arnaldotonichagas4320
@arnaldotonichagas4320 3 года назад
Caríssima Andrea, agora sim, complicou de vez, fui mexer na configuração e sumiu tudo agora nem consigo mais voltar as minhas notas.
@AndreaFaggion
@AndreaFaggion 3 года назад
@@arnaldotonichagas4320 Eu recomendo a playlist Obsidian for beginners do canal Linking your Thinking, aqui no RU-vid. O meu conselho seria você criar uma pasta vazia para ser a sua vault do Obsidian e, no começo, não inventar de ter mais de uma vault no Obsidian. Aí você cria as notas e as gerencia apenas de dentro do Obsidian. Se tiver conteúdo que queira importar para o Obsidian, copie e cole esse conteúdo em novas notas. Lembre-se que o Obsidian é um editor de Markdown. Por isso, ele não abre arquivos pdf ou imagens, por exemplo, a menos que esses arquivos estejam anexados às notas dele. Da mesma forma, ele não abre arquivos .doc ou arquivos similares com formatação rica. Um erro que vejo algumas pessoas leigas cometendo é que, quando o Obsidian pede a designação de uma vault para ele, elas designam uma pasta que já está cheia de arquivos que ele não pode ler.
@igorflorentino6942
@igorflorentino6942 3 года назад
ja pode fazer o proximo (y)
@minero2001
@minero2001 2 года назад
Me conta mais dessa sua cadeira?
@kelvinsilva7708
@kelvinsilva7708 2 года назад
Como eu mudo a cor do texto? 🥲
@AndreaFaggion
@AndreaFaggion 2 года назад
Você sabe trocar o tema? É nas configurações, em aparência.
@TarakoBR
@TarakoBR 29 дней назад
Speed 1.5x
@k.e.s.y.a
@k.e.s.y.a 2 года назад
Eu pensei que você ia falar em 3:25 "Se é que você tem algum trabalho" KKKKKKKKKKKKKKKKKK to ficando paranoica com estar desempregada
@marcosxaviergil
@marcosxaviergil 20 дней назад
O que é o canalha sensato? 😅
@AndreaFaggion
@AndreaFaggion 19 дней назад
@@marcosxaviergil basicamente, é alguém sensato por não querer que regras de justiça deixem de existir, mas canalha por querer ser o único a não segui-las.
@marcosxaviergil
@marcosxaviergil 19 дней назад
@@AndreaFaggion um psicopata que quer que as pessoas continuem alheias ao que acontece por trás das regras. O lobo que quer que pastor continue mantendo as ovelhas gordas. É um nome interessante para a ideia 💡 😊
@marcosxaviergil
@marcosxaviergil 18 дней назад
@@AndreaFaggion o lobo que entende que o pastor deve existir para manter as ovelhas gordas. O bandido que não esfaqueia a galinha dos ovos de ouro. 😀 Tenho algumas estruturas dessas também
@lpanades
@lpanades 2 месяца назад
Aos 20 minutos a coisa da atomicidade é besteira, muita besteira. A conexão de idéias atômicas forma uma cadeia e isso é o que valoras. Mas isso não invalida a idéia separada das outras. Aliás, a validade separada é que dá validade à conexão como um todo. Imagina que você errou numa parte da equação e continuou resolvendo o resto… ainda assim espera que o resultado vá dar certo, não vai, só pode ser errado. PORTANTO É BESTEIRA. O teu problema, desculpe-me a sinceridade, é não ter conseguido criar um método de remontar as idéias soltas dando-lhes encadeamento para recompor o raciocínio encadeado. Pronto, dei a chave do problema no qual precisas trabalhar para resolver. A bem da verdade tu mesma tiveste uma percepção disso. A hora que encontrar o método de fazer essa junção, fará sentido maior o uso dessa metodologia do Obsidian. Eu sujeriria a criação das notas soltas, atomizadas e uma nota que as colasse todas na seqüencia. Ah, só uma outra dica: "mas" normalmente é conjunção coordenativa adversativa; portanto, não pode ser separada por vírgulas (vírgulas não podem separar duas orações coordenativas, isso está errado; excepto nos apostos). O mesmo vale para o 'porque' quando ele é explicativa. O "porque' é mais complicado uma vez que a mesma palavra pode respresentar dois tipos bem distintos de conjunção, uma causal outra explicativa. Mas, se é explicativa é coordenativa; portanto, NÃO PODE SER SEPARADA POR VÍRGULAS. Nota: teu português tem traços de anglicismo fortes, acredto que leia muitas coisas em inglês. E, desculpe por ler os teus textos pessoais. Espero que isso te ajude como teu vídeo ajudeou-me.
@lpanades
@lpanades 2 месяца назад
Talvez isto te ajude: Uma verdade condicional ou circunstanciada será ligada ao menos a dois elementos (notas): uma que lhe dê validade; e, uma que lhe invalide. Mas, uma idéia pode, para ser válida precisar de mais de uma condição e vice-versa. Ora, as condições então existem como elementos soltos(notas) que se ligam a uma CIRCUNSTÂNCIA (NOTA) dando validade a uma idéia (outra nota). É mais ou menos como a concepção da subrotina em programação. Se o número de elementos é pequeno não faz sentido atomizar; mas, quanto mais crescer a quantidade de elementos mais a atomização torna-se racional e a conexão da idéia em mapas funcional. Aliás eu suspeito que desenvolveste teu método préviamente ao uso extensivo da ferramenta. Dito de outra forma, o método viciou teu uso. Espero ter ajudado, obrigado pela atenção.
@gutocardoso1977
@gutocardoso1977 Год назад
Pequena correção. O Sönke Ahrens é norueguês
Далее
A Arte de Tomar Notas no Obsidian - Parte 2
26:50
Просмотров 17 тыс.
Аруси Точики ❤️❤️❤️
00:13
Просмотров 288 тыс.
Bike Challenge
00:20
Просмотров 12 млн
Zettelkasten Smart Notes: Step by Step with Obsidian
18:54
Como USAR o OBSIDIAN, o GUIA para INICIANTES!
25:33
Просмотров 2,7 тыс.
My FULL Obsidian Zettelkasten Workflow in 10 minutes
10:19
Obsidian for beginners in less than 5 minutes!
4:08
Просмотров 33 тыс.
Obsidian As A Second Brain: The ULTIMATE Tutorial
1:59:34