Interessante seu esclarecimento sobre a questão que, pra China nao importa as ideologias dos países, e que a industria chinesa faz comercio com o que interessa ao governo. Nunca pensei nisso.
Excelente análise. Sempre deve haver um plano "B" e permanente esforço em diversificar compradores das nossas commodities. Índia, Mercosul, alguns países africanos?
Olá Thiago, tudo bom? Você não fará mais vídeos de atualização geopolítica? Astrologicamente esse é um ano bastante movimentado. Eu estudo o céu com os astros e a terra com geopolítica. Gosto da sua visão. Abraço!
O Brasil precisa se desenvolver e industrializar. Precisamos fazer parcerias para trocar as tecnologias e saber lidar c elas, como os microchips. Nao podemos ficar dependentes dos outros
Thiago, serie interessante falar sobre a dependência alimentar que a China tem com o Brasil. Qual seria o outro país (amigo) que poderia alimentar a população chinesa??? O quê uma enorme população faminta pode fazer com seus governantes???
A África, os EUA, a Europa, a Austrália, a Nova Zelândia, a Argentina entre outros países fornecem alimentos à China. O Brasil tem uma fração pequena disso tudo.
Eu gostaria de entender mais sobre como era antes. Parece-me que o Brasil é Sempre o “colonizado” . Variou apenas de EUA para China? Ou seja, uma questão de qual país está economicamente mais forte? E nós sempre exportando matéria prima e importando produto acabado. Pode fazer um vídeo falando historicamente ? Não sei se me fiz entender …
Pois e Thiago é uma situação complexa, hoje os paises do G7 principalmente os EUA não tem interesse nenhum em investir e criar parcerias com o Brasil, Bolsonaro tentou no inicio do seu mandato mas o Trump so fez nos usar, acredito que a unica saida para o Brasil seria fortalecer sua indústria e o Mercosul para que a america latina tenha a força de um bloco econômico
Ou seja, os problemas que os EUA encontram agora na América Latina, como disse, se deve um tanto também do que ele mesmo fomentou lá atrás, né? Não existe mocinhos quando se trata de poderio geopolítico.
Cedo ou tarde, volta e meia, Brasil EUA e China. Valeu professor! Seguimos tocando a vida focados no que interessa, GEOPOLITICA pq progressismo e conservadorismo sao cheia de retorica, mas na pratica, a idéia e outra!
Vivemos em um mundinho de 12mil km de diâmetro. Não tem muito mesmo para onde correr. Acho que valeria encomendar a umas 2 ou 3 universidades que começassem a desenvolver modelos globais para nosso fluxo de comércio, de modo a desenvolver cenários e guiar investimentos públicos e privados. Vivemos um modelo de cada um por si, que tem tudo para dar ruim.
De forma geral a relação Brasil e China é boa, mas o Brasil precisa colocar China, Rússia, EUA, Alemanha, França e etc... Para brigarem entre si, para fazer o melhor para o nosso país, não focar em um só, mas deixar 2,3 e vê quem tem a melhor proposta para o Brasil.
@@Gustavo-ws EUA Tbm tem, mas não é interessante para os EUA ver um gigante no seu quintal. Para o EUA É MT benéfico ver o Brasil desse jeito. A Alemanha poderia ser uma ótima parcera brasileira, temos tudo. Além do mas não rivalizando geopolíticamente com a Alemanha, e nem geograficamente.
@@Gustavo-ws A Alemanha é maior economia Européia, e talvez a 5 do mundo, e a única divergência do Brasil e Alemanha são a pauta verde. De forma geral não tem rivalidade, quem tem rivalidade geopolítica com Brasil é a França, que tem a maior produção agrícola da Europa, a França q não quer o Brasil por lá. Agora a Alemanha faz mais sentido, e seria benéfico para os dois. Nunca foi bom ter todos os ovos em uma cesta só, precisa diversifica. Não significa não fazer comércio com a China, significa fazer comércio com mais Países e aumentar parceria com outros Países.
@@Gustavo-ws Mas na segunda guerra o Governo Brasileiro deixou os Países brigarem para comprar o lado do Brasil. Resultado O Estados Unidos construiu a Usina nuclear de Angra dos Reis, nosso País já fez isso uma vez, e agora pode fazer denovo estamos com a oportunidade na mão. O USA durante toda sua história comprou aliados, e eu não duvido q o USA compraria o BR para não se aliar a China, ou diminuir a dependência. Eu digo comprar no sentido, construir infraestrutura, parcerias, assim como fez com a Coréia do Sul, Japão, Alemanha etc... Ou o USA aumentar o comércio com BR, para diminuir um pouco a dependência do Br com a China, e isso seria MT bom para o Brasil, msm q não seja o USA, podendo ser o Japão, ou Alemanha, Russia e etc...
@@annamariamarques3606 eu realmente gostaria de saber onde vc vê dependência comercial entre BRA-EU se nem há comércio significativo entre os dois países 🤣🤣🤣
@@ProjAmb se fosse ideológica Bolsonaro teria cortado tudo. E nossa parceria econômica com os EUA é tão grande que eles estão atrás apenas da China em comércio com o Brasil.