Uma das melhora aulas que eu já assisti na vida, isso realmente mudou minha vida, validando aquilo que eu sempre pensei, mas ao mesmo tempo me culpava.
A questão talvez não seja viver mais e sim viver com qualidade. Não quero viver eternamente, também não quero morrer aos 20 anos mas, quero viver uma vida plena, e ter tempo de fazer coisas prazerosas, com saúde para me deslocar pelo mundo.
O equilíbrio é a regra da vida! Comer pizza às sextas-feiras tudo bem...mas todos os dias, já não deve fazer bem. Cada um tem que encontrar seu ponto de equilíbrio!
"comer do fruto do conhecimento do bem e do mal" só tem haver com a gula se lido no sentido literal. De modo figurativo tem mais haver com o orgulho e inveja dado o ser humano tentar estar no mesmo nível de conhecimento de Deus.
O excesso, desequilibrio, desmedida, desproporçao. Algo que falta, algo que e demais. Nao e isso o que marca a vida dos homens depois da Queda. A comunhao com Deus, a relaçao com a natureza, a relaçao consigo mesmo, a uniao do corpo e da alma, tudo sofre danos, perdas, rompimento, enfraquecimento. Vemos com o passar dos anos um certo platonismo residual que estigmatiza o mundo. Se ha perigos no casamento, com o sexo, e melhor deixa-lo e praticar o ascetismo. Com a comida, com o comercio, com a arte, tudo e objeto de suspeita. Onde estao as raizes judaicas da fe crista? Onde esta a continuidade enfatizada por Irineu contra o gnosticismo? Os pais sofrem de desequilibrio, apesar do respeito e autoridade que tinham, sao faliveis e devemos ter um olhar criteriosamente biblico para seu pensamento.