Тёмный

A HISTÓRIA DO GOLEIRO "MANGA" UM DOS MAIORES DA HISTÓRIA. CAMPEÃO POR ONDE PASSOU. 

Só Poster e Fotos de Times de Futebol
Подписаться 13 тыс.
Просмотров 4,6 тыс.
50% 1

A HISTÓRIA DO GOLEIRO "MANGA" UM DOS MAIORES DA HISTÓRIA. CAMPEÃO POR ONDE PASSOU.
Haílton Corrêa de Arruda, mais conhecido como Manga (Recife, 26 de abril de 1937) é um ex-futebolista brasileiro.
Manga foi, segundo a crítica especializada, um dos melhores goleiros da história do futebol brasileiro. É o jogador brasileiro que tem o recorde de participação em edições na Copa Libertadores. Ficou conhecido por sempre jogar sem luvas.
Em sua homenagem, foi instituído 26 de abril como o "Dia do Goleiro".
Era um verdadeiro paredão que não admitia, em hipótese alguma, ficar no banco de reservas.
Era mais que um jogador raiz. Doido e destemido, saía nos pés de qualquer atacante, dando literalmente a cara à tapa toda vez que sofria um ataque das equipes adversárias.
Não usava luvas. Suas mãos gigantescas e seus dedos completamente tortos não permitiam que ele as vestisse se sentindo confortável. Passava óleo e areia nas mãos para criar aderência.
Logo no início de carreira, ainda nos juvenis do Sport, Haílton já demonstrava que era um excepcional goleiro, ao conquistar o título pernambucano de juniores de 1954, sem sofrer nenhum gol. Foi, por isso, comparado ao então goleiro do Santos, Manga, e herdou o apelido. Esta façanha chamou a atenção do técnico Gentil Cardoso, que logo cuidou de promover o jovem e talentoso arqueiro para o profissional do clube.
Manga, porém, quase foi parar no Vasco: já tinha ido ao clube, mas o Sport contava com um contrato de gaveta e pediu trezentos mil cruzeiros por seu passe - e Manga ficou.
Manga tinha três irmãos boleiros: Manguito, Dedé e Alemão, que se destacaram no futebol pernambucano. O último, inclusive, era zagueiro central e atuou no América do Rio, sendo bom batedor de faltas e pênaltis. Dedé brilhou no Sport Club do Recife.
Em 1955, aos 18 anos, Manga estreou na equipe principal do Sport, em um amistoso contra o Náutico, na Ilha do Retiro, substituindo o goleiro Carijó durante a partida. Foi pé-quente: o clássico terminou em vitória do Sport por 5-2. Somente em 1956, defenderia a trave rubro-negra pela segunda vez, novamente substituindo o goleiro Carijó, em uma partida amistosa contra o Fluminense de Feira na Ilha.
Foi durante a excursão do Sport à Europa e ao Oriente Médio em 1957 que Manga começou a se firmar como goleiro titular da equipe. Nos jogos em terras estrangeiras, revezou a titularidade com outros dois grandes goleiros: Carijó e Osvaldo Baliza. Após as boas apresentações na excursão, tornou-se titular absoluto, status que perduraria até sua saída do clube.........
No ano seguinte, conquistou sua primeira e única competição como titular rubro-negro: o Campeonato Pernambucano. O time campeão de 1958 era comandado pelo argentino Dante Bianchi e tinha em sua formação, entre outros, o uruguaio Walter Morel e os artilheiros Traçaia, Naninho, Gringo, Soca e Geo.
Já em 1959, Manga se despediria da Ilha do Retiro. Em sua última partida pelo Sport, contra o Ferroviário pelo Pernambucano, até gol marcou. Depois, partiu para o Botafogo.
Carreira no Botafogo
Destacou-se no Botafogo na década de 1960, onde jogou durante dez anos, tendo disputado a Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra, como titular. Costumava dizer que em jogos contra o Flamengo, gastava adiantadamente o valor da premiação pela vitória sobre o rival, tamanha a certeza que o atleta tinha de um placar favorável à sua equipe. Dizia que "o leite das crianças já estava garantido".
Foi o maior goleiro da história do Botafogo. Veloz ao repor a bola e ágil debaixo das traves, fez muitos milagres pelo Glorioso. Na equipe de General Severiano, levantou quatro Campeonatos Cariocas e três Torneios Rio-São Paulo e o Torneio Intercontinental de Paris. O goleiro estreou pelo clube em julho de 1959, aos 22 anos de idade. Por seu estilo arrojado, teve as mãos deformadas devido a tanto trabalho. 8 anos mais tarde foi negociado com o Nacional do Uruguai acusado de ter se vendido a Castor de Andrade, patrono do Bangu. No total foram 442 jogos defendendo a camisa alvinegra, sofrendo 394 gols.
FONTE: pt.wikipedia.o...)
www.espn.com.b...

Опубликовано:

 

3 окт 2024

Поделиться:

Ссылка:

Скачать:

Готовим ссылку...

Добавить в:

Мой плейлист
Посмотреть позже
Комментарии : 15   
@Ederrd1
@Ederrd1 2 месяца назад
Ídolo Colorado 🇦🇹💪🏽
@sklaib
@sklaib Месяц назад
Manga foi espetacular... Ídolo... Como sugestão podia falar do goleiro Zico que jogou no Cascavel... Fez gol chutando da sua área... Entrou em campo atrasado no segundo tempo... Me lembro dele no início dos anos 1980...
@Soposterefotosdetimes
@Soposterefotosdetimes Месяц назад
JÁ FIZEMOS O VÍDEO DO GOLEIRO ZICO, DÁ UMA PROCURADA AQUI QUE ACHARÁS. ABÇS.
@sklaib
@sklaib Месяц назад
OK obrigado
@fernandorosas8295
@fernandorosas8295 4 месяца назад
Mas em 1975, contra o Cruzeiro, de Nelinho. Manga defendeu tudo e mais um pouco. Chutaço de Nelinho batendo falta. UM chute do mesmo a distância. Se naquele tempo, estivesse craque do jogo, Manga já havia ganho a taça e dinheiro junto.
@Samacedojr
@Samacedojr 2 месяца назад
Depois de Manga os goleiros LULA 900, FERNANDO MAGO EX BOTAFOGO PB E RENATO 74,EX BAHIA E TREZE FC PB FORAM OS MELHORES GOLEIROS DA América do Sul
@amarildorodrigues8003
@amarildorodrigues8003 3 месяца назад
Ele treinava correndo atrás de calango e com manga.
@fernandorosas8295
@fernandorosas8295 4 месяца назад
Pelo que eu saiba, talvez esteja sem saber, o único lugar onde Manga, não se deu bem, foi na Seleção Brasileira. Se eu estiver errado, por favor, alguém me corrija, fico satisfeito ao me corrigir e te agradeço. 👍👏👏👏👏
@slovikgomesgomes4805
@slovikgomesgomes4805 3 месяца назад
O problema é que ele não foi titular na copa de 1966, o colocaram em um jogo eliminatório contra Portugal, Pelé se machucou, não podia mais fazer substituições ele andou em campo enfim,vários aspectos.
@ronaldomorais3948
@ronaldomorais3948 5 месяцев назад
MANGA E DETINHO... DIFICIL SABER QUAL O MAIOR.
@slovikgomesgomes4805
@slovikgomesgomes4805 Год назад
Era pra ser titular em 1966.
@FagnerSantosabe
@FagnerSantosabe 3 месяца назад
66? Nem era vivo ainda.
@slovikgomesgomes4805
@slovikgomesgomes4805 3 месяца назад
@@FagnerSantosabe 1966.
@slovikgomesgomes4805
@slovikgomesgomes4805 3 месяца назад
@@FagnerSantosabe não vale abreviações, editei.
@marcoantoniocarvalhodasilv566
@marcoantoniocarvalhodasilv566 7 месяцев назад
Esta lenda do Manga não é verdadeira aqui no Inter usava. Manga usava luvas inclusive no Nacional do Uruguay. Como vocês são mal informados
Далее
Вопрос Ребром - Серго
43:16
Просмотров 1,8 млн
A HISTÓRIA DO GOLEIRO JAIRO, O PANTERA NEGRA.
10:36
Просмотров 2,4 тыс.
O Drama do ex-goleiro colorado Manga
8:16
Просмотров 42 тыс.
Conheça toda a HISTÓRIA do gênio MANÉ GARRINCHA
15:48