Тёмный
No video :(

A História do Rádio: EPISÓDIO 15 - César de Alencar (O Campeão dos Auditórios) 

A História do Rádio
Подписаться 9 тыс.
Просмотров 13 тыс.
50% 1

Gritos, aplausos. Uma plateia frenética e agitada. No palco um homem, um microfone, uma equipe. No resto do Brasil milhões de radiouvintes. Os programas de auditório. Um gênero que marcou época no velho rádio. Os programas de auditório eram muito comuns em muitas emissoras de rádio entre os anos 30 e meados de 60. Consistiam em um desfile de músicos, cantores, cantoras, além de radioatores interpretando pequenos esquetes tudo em meio a vibrante participação da plateia. Os programas eram conduzidos por um radialista criativo e experiente, chamado “animador de auditório”. Muitos animadores de auditório se consagraram, porém, entre todos eles, o mais famoso foi certamente Cesar de Alencar. Este cearense de Fortaleza, que chegou ao Rio de Janeiro em 1939. Com sua voz e estilo cativantes, foi campeão de audiência no rádio por mais de 15 anos, popularizando, no Brasil, fórmulas que faziam sucesso nos Estados Unidos.
Formado em Letras, logo que chegou ao Rio foi trabalhar na Rádio Clube do Brasil, quando recebeu um empurrão de um radialista famoso, do qual já falamos várias vezes aqui: Renato Murce, esse descobridor de talentos, que convidou Cesar para fazer um programa diário como locutor. Imprimindo sua instintiva marca, Cesar logo iniciou uma carreira exitosa. Criou com enorme sucesso, o primeiro concurso de músicas de carnaval em 1942.Ao lado de Herivelto Martins, Benedito Lacerda e Francisco Alves. E chega o ano de 1945. Importante na sua carreira pois ele é contratado pela Rádio Nacional, quando passa a trabalhar em locuções comerciais e narrações, além de participar novelas.
Mas é na tarde de um sábado com o auditório lotado que se ouve pela primeira o prefixo musical que ficaria famoso, de autoria de Haroldo Barbosa com os Quatro Ases e um Coringa.
O Programa César de Alencar se transformaria no maior programa de auditório de todos os tempos, onde se apresentavam grandes astros e estrelas. Entre as inovações que trouxe para o rádio brasileiro estava a entrevista ao vivo por telefone, recurso usado até hoje.
Em seu programa, além dos astros nacionais, apresentavam-se também artistas mundiais, como Gregório Barrios, Yves Montand, Charles Trenet e outros. O programa começava às 14 e ia até 19 horas de todos os sábados.Cesar conduzia tudo com talento. Possuía uma memória incrível. Nessa época eu trabalhava na Nacional e fui testemunha disso. Sabia de cor todos os textos comerciais. Anunciava as atrações sem recorrer aos scripts, controlando o tempo e o ritmo do programa com maestria.
Hélio do Soveral, novelista e produtor de grandes programas, como o Teatro de Mistério, era o roteirista de César, cabendo ao maestro Chiquinho fazer os arranjos musicais. A cantora Marlene, vinda do Cassino da Urca, foi praticamente lançada em rádio no programa. Mas Emilinha Borba era a grande atração. Ai começaram as disputas entre as fãs das duas cantoras. Para evitar confusão, a direção da Nacional determinou: Marlene fica no programa Manoel Barcelos e Emilinha no César de Alencar.
Se apresentava sempre vestindo uns conjuntos de calça igual à camisa. Cor única, feitos do mesmo tecido. Era alto e magro. Pernas longas e um andar característico, que lhe valeu o apelido de Cavalete. Tinha também grandes e arrebitadas orelhas, que valiam os apelidos de Orelha e Abano. Ele não se importava e assumia, tanto que gravou uma canção : "Fale na orelhinha de cá" em dueto com Heleninha Costa. Embora não se considerasse um cantor, gravou vários discos em discos 78 rotações. E participou de diversos filmes. Sempre fazendo sucesso.
Na eleição presidencial de 1960 gravou jingles que apoiavam João Goulart como vice-presidente do candidato Jânio Quadros. Vida que segue, veio o Movimento Militar de 1964. Intervenção na Rádio Nacional. E Cesar de Alencar segundo conta a História, vislumbrando a possibilidade de alcançar a presidência da emissora, indica para os militares os funcionários e artistas de esquerda, que foram todos afastados e depois demitidos.
No final dos anos 80 voltaria à Nacional com um programa de rádio já então dentro dos novos padrões do rádio, limitado a um pequeno estúdio, muito diferente do clima quente, vibrante e barulhento dos velhos programas de auditório, que ele consagrou e onde imperou.
Morreu no Rio de Janeiro em 1990 e, lamentavelmente, hoje vem sendo lembrado mais por sua colaboração com os órgãos de repressão a partir do Movimento Militar de 64, do que por seus feitos no rádio. Mas faço aqui justiça a este grande radialista, copiado no velho rádio à exaustão e espelho de muitos programas de televisão dos tempos de hoje. Ave Cesar!
Quer saber mais acesse: aeradoradiotea...

Опубликовано:

 

4 сен 2024

Поделиться:

Ссылка:

Скачать:

Готовим ссылку...

Добавить в:

Мой плейлист
Посмотреть позже
Комментарии : 43   
@antoniocesarcerqueira3544
@antoniocesarcerqueira3544 Год назад
Eu tive a felicidade de ter assistido o Programa Cesar de Alencar na Rádio Nacional do Rio de Janeiro, em 1959. Fui com minha mãe, minha irmã, algumas colegas de minha mãe e seus filhos. Eu tinha 10 anos e hoje 73......
@marligomesdossantos3506
@marligomesdossantos3506 6 месяцев назад
Tive a oportunidade de conhecê-lo, saudades da sua filha,seu irmão e seu filho.
@edsondametto6998
@edsondametto6998 9 месяцев назад
Parabéns!!!
@luizquarto769
@luizquarto769 2 года назад
Fui fan de César e ouvi seu programa de 1957 a 1964 . Nos 80 ele retorna com seu Domingoláo aos domingos com o Roteiro da Emilinha a sua e a nossa favorita. AMBOS CAMPEÕES DE POPULARIDADE muitas vezes capas da Revista do Rádio.. Sílvio Santos sonhava ter um.dia fazer um programa igual ao do César tendo Emilinha como estrela.Tanto assim que Emilinha foi muito prestigiada por Sílvio na TV recebendo o Troféu Imprensa. César realmente foi o maior animador do rádio e influenciador de Sílvio vindo a ocupar o sábado na Nacional deixado por Paulo Gracindo que foi para a Tupi . Quando retornou César estava glorificado ; e Gracindo ocupou o grande horário de domingo tendo Emilinha fechando o seu programa como estrela maior e ganhando um prefixo musical anunciando - A como.A Rainha dos Corações.
@hugobarbosa843
@hugobarbosa843 16 дней назад
Estou relatando isso em 2024. Tomei conhecimento de César de Alencar pelo relato de Silvio Santos em uma gravação antiga. Posteriormente ouvi uma gravação do final da copa de 50 e ouvi César de Alencar. A história do rádio é recheado de fatos fantásticos
@saviomenezes3722
@saviomenezes3722 Месяц назад
Fantástico.
@giselamaia1734
@giselamaia1734 4 месяца назад
Provoca uma nostalgia ....❤
@errejotapikamaster
@errejotapikamaster 4 месяца назад
Seu trabalho é sensacional!!!!
@josecarlossantos2690
@josecarlossantos2690 Год назад
Que aula fantástica parabéns
@newtoncosta3726
@newtoncosta3726 11 месяцев назад
Cheguei a ir nesse programa quando tinha 10 anos em 1956
@valeriadivina6331
@valeriadivina6331 11 месяцев назад
Linda época da Nacional eu estava lá todo sábado depois domingo Programa Paulo Gracindo
@VitroladoHabib
@VitroladoHabib 2 года назад
Salve Roberto !!! Que delícia de programa!!! Parabens !!! Conheçi o canal hoje e já estou gostando. E pensar que o César de Alencar e o Pery Ribeiro são as minhas principais inspirações pra terem criado meu podcast que apresento aqui no RU-vid. Eu sempre fui apaixonado pelo mundo do radio desde os 08 anos de idade- quando comecei a ouvir a radio MEC e a Roquette Pinto ( a Nacional nunca pegou bem aqui em casa )- e a cada ano que passa mais esse amor cresce. Até estou aqui pensando em comecar a fazer umas radio novelas e talz ( além do podcast). É, eu tenho 29 anos , mas sei lá , a minha alma nasceu nos anos de Noel Rosa. Brigadão por partilhar essas coosas por aqui. E ah, se quiser fazer uma edição do podcast que apresento é só falar que a gente faz tudo direitinho. Abração pra ti e vida longa !
@joseferreira7235
@joseferreira7235 Год назад
Eu, era muinto pequeno, mais ouvia o povo falar neste program Cezar de alencar. Mais o que é bom deve ser lembrado nos tempos atuais.
@adilsonbfm
@adilsonbfm Год назад
Sensacional! 👋👋👋👋
@sergiomoreira3933
@sergiomoreira3933 3 года назад
Que boa recordação!
@fabiocardoso7516
@fabiocardoso7516 3 года назад
Extraordinária aula !!! Parabéns Mestre Roberto Salvador
@jmslmonteiro
@jmslmonteiro 2 года назад
Tempos muito bons!
@99marial
@99marial 2 года назад
Adorava Cesar de Alencar. pena que me decepcionou em 1964!!
@annamariapereira5911
@annamariapereira5911 Год назад
Traíra
@sebastiaocarlos1740
@sebastiaocarlos1740 Год назад
Fui grande fã do Cesar, pois adorava Emilinha Borba e eu Adoro até hoje está eterna rainha. Quanta saudade da Miloca.
@MariaSantos-ho2vl
@MariaSantos-ho2vl 2 года назад
Parabéns ao canal pela interessante história do rádio 📻
@helenasouza2338
@helenasouza2338 2 года назад
Parabéns Pelo Seu Trabalho .👍👍👏👏
@zildahaseen2102
@zildahaseen2102 2 года назад
Na época ouvia mto o programa Cesar de Alencar
@albaromano6570
@albaromano6570 3 года назад
Roberto querido , muito bom . Sempre ouvi falar em César de Alencar . Mas quantos fatos novos , interessantes , e gostosos de recordarmos . Parabéns meu amigo, uma aula nota 10 ! 👏👏👏😍
@jacymariadasilveira5040
@jacymariadasilveira5040 3 года назад
Que saudades do maior programa de auditório dos anos 50, e 60 da rádio Nacional, programa César de Alencar.
@MariaSantos-ho2vl
@MariaSantos-ho2vl 2 года назад
Modéstia parte a maioria dos cearenses são gênios em tudo o que fazem.
@LuinhadoRio
@LuinhadoRio 3 года назад
beleza pura!
@celsofaria4914
@celsofaria4914 2 года назад
Caro, Roberto Salvador. Ótimo vídeo. Gostaria de conversar com você sobre os instrumentistas de violão que marcaram época no rádio brasileiro. Grande abraço.
@viniciuscannone7993
@viniciuscannone7993 3 года назад
Ele não voltou à Radio Nacional no final dos anos 80 que eu lembre em 1981 já estava de volta.
@jorgeluizreis9425
@jorgeluizreis9425 3 года назад
BONS TEMPOS DOS PROGRAMAS DE AUDITÓRIO PRINCIPALMENTE CÉSAR DE ALENCAR, ALÉM DE PAULO GRACINDO E MANUEL BARCELLOS,
@robertosalvador7198
@robertosalvador7198 3 года назад
Jorge Luiz estou preparando o vídeo sobre Paulo Gracindo. Aguarde!! Não vai demorar. Obrigado por nos assistir!
@viniciuscannone7993
@viniciuscannone7993 3 года назад
Roberto, você não deve estar muito lembrado mas minha mãe trabalhou no seu programa na Roquette Pinto entre 1982 e 1983 e depois seguiu lá até fins de 1984. Sou Vinícius Cannone e minha mãe é Marly Cannone.
@MariaSantos-ho2vl
@MariaSantos-ho2vl 2 года назад
História muito interessante do rádio 📻 mas que pena que não era do meu tempo.
@neylopes9218
@neylopes9218 10 месяцев назад
Essa cantora da foto não é Dircinha Batista. Era sua irmã Linda Batista.
@luziavaroli7580
@luziavaroli7580 3 года назад
muito bommm 28-6-2021
@taniafortes8881
@taniafortes8881 Год назад
Vc de lembra do Maestro Guaraná?Gustavo de Carvalho?
@luizcarlosloesescritor9119
@luizcarlosloesescritor9119 3 года назад
Legal . Meu pai era o Urbano Lóes , você tem alguma coisa a falar do meu pai ? Soube por ele ,que ele veio de Uberaba para participar de um concurso de locutores na radio Nacional e dormiu no banco da praça Mauá para garantir sua inscrição entre os concorrentes . A braços
@jorgeluizreis9425
@jorgeluizreis9425 3 года назад
E DEPOIS UM VÍDEO COM MANUEL BARCELLOS TAMBÉM.
@tataalves5706
@tataalves5706 Год назад
Ouvi falar muito dele, pena que marchou a sua história dedurando seus colegas de trabalho.
@AndreGuimaraesoficial
@AndreGuimaraesoficial 2 года назад
César de Alencar afundou sua carreira porque dedurou muitos colegas da Rádio Nacional no início do golpe civil-militar de 1964
@augustocesarsantos450
@augustocesarsantos450 2 года назад
Um autêntico "dedo duro", lacaio dos militares! Delatou mais de 140 colegas de trabalho seus na Rádio Nacional. Gente com o talento de um Mário Lago, por exemplo, perdeu o emprego na rádio por causa desse colaboracionista. Terminou a vida em completo ostracismo, exatamente do modo que mereceu!
@miltonjose6420
@miltonjose6420 4 месяца назад
PENA, PORQUE ERA UM EXCELENTE PROFISSIONAL.
Далее
A História do Rádio: EPISÓDIO 16 - Trem da Alegria
5:59
ДО ВСТРЕЧИ НА РАЗГОНЕ
52:11
Просмотров 416 тыс.
Throwing Swords From My Blue Cybertruck
00:32
Просмотров 10 млн
Rádio Novela Jerônimo o Herói do Sertão
24:36
Просмотров 15 тыс.
Vamos recordar grandes comunicadores da @Rádio Globo.
9:19
A HISTÓRIA DE VICENTE CELESTINO
4:02
Просмотров 479 тыс.
Entrevista Doutor Enéas Programa do Jô - Completo
40:56
CESAR DE ALENCAR, A VOZ DA RADIO NACIONAL
25:08
Просмотров 8 тыс.