Тёмный

AMOR PRETO ENQUANTO ESTRATÉGIA DE RESISTÊNCIA 

Canal Preto
Подписаться 67 тыс.
Просмотров 2,9 тыс.
50% 1

A intelectual e escritora bell hooks (nascida Gloria Jean Watkins, 1952-2021) tem vasta produção teórica a respeito do amor como elemento fundamental à disputa política e à sobrevivência (físico-espiritual, psíquica, material, subjetiva e emocional) da comunidade negra em diáspora. Este conceito é amplo e avança sobre relações afetivas não românticas, abarcando relações familial-parentais, de amizade e/ou travadas em quaisquer círculos sociais - embora a afetividade de tipo romântica (entre casais ou quaisquer outras formações semelhantes) também receba tratamento aprofundado.
Em muitas de suas elaborações, hooks defende, de diferentes formas, que a população negra precisa combater "a falta de amor" ("Vivendo de amor", 1994). As relações afetivas cumprem um importante papel de superação das violências impostas por sociedades racistas.
"Muitos negros, e especialmente as mulheres negras, se acostumaram a não ser amados e a se proteger da dor que isso causa, agindo como se somente as pessoas brancas ou outros ingênuos esperassem receber amor", escreveu a autora em 'Vivendo de amor' (1994). hooks encerra o texto, afirmando que "quando conhecemos o amor, quando amamos, é possível enxergar o passado com outros olhos; é possível transformar o presente e sonhar o futuro. Esse é o poder do amor. O amor cura".
Para Roger Cipó, fotógrafo, Ogan e influenciador crítico preto, "qualquer ação de amor preto é um ato de cura, proteção e cuidado".
Nosso convidado Renato Nogueira, escritor, professor de Filosofia do Departamento de Educação e Sociedade (UFRRJ) e ensaísta, fala sobre o amor como potência de restauração.
Tati Brandão, palestrante, mentora e professora de Liderança Inclusiva, com foco na afetividade e escutatória (aprender a escutar de forma profunda e empática), afirma: "Hoje em dia, falar de amor, viver em amor, transbordar afeto, exercitar afeto são atos de coragem".
Nosso convidado Adalberto Neto, jornalista, dramaturgo e influencer, vencedor dos Prêmios Shell, Ubuntu e Reconhecimento Popular pela peça "Oboró - Masculinidades negras", afirma: "O amor preto cura, porque esta troca de afeto entre pessoas iguais a nós só alimenta nossa autoestima".
Fontes de pesquisa: Mundo Negro, UOL, Geledés, Carol Society.
O Canal Preto gostaria de agradecer aos nossos convidados e convidada.
Renato Nogueira - Escritor, professor de Filosofia do Departamento de Educação e Sociedade (UFRRJ) e ensaísta.
Tati Brandão - Palestrante, mentora e professora de Liderança Inclusiva, com foco na afetividade e escutatória (aprender a escutar de forma profunda e empática).
Adalberto Neto - Jornalista, dramaturgo e influencer. Vencedor dos Prêmios Shell, Ubuntu e Reconhecimento Popular pela peça "Oboró - Masculinidades negras".
Racismo. Ou você combate, ou você faz parte. Qual dos dois é você?
#CanalPreto #AmorPreto #Amor #Resistência

Опубликовано:

 

20 сен 2024

Поделиться:

Ссылка:

Скачать:

Готовим ссылку...

Добавить в:

Мой плейлист
Посмотреть позже
Комментарии : 11   
@andersonricardodasilva8420
@andersonricardodasilva8420 Год назад
Sou um homem preto casado e temos uma filha negra e ouvir isto me anima ainda saber que nos negros podemos nos amar e sem medo do que vou dizer o amor de uma mulher negra e inigualável e mágico tem lógico nossos dias ruins mais ainda assim e melhor e mais puro .
@neumalopes2951
@neumalopes2951 2 года назад
Que tema lindo!!!! Amor preto eleva nossa estima. Tematica apropriado ao dia dos namorados
@marlucesantos54
@marlucesantos54 2 года назад
Bom dia Tema maravilhoso, falar de amor preto é você cuidar do outro parabéns.
@alexandreteodorodeoliveira8496
@alexandreteodorodeoliveira8496 Месяц назад
eu preciso de um amor, preto. uma negra que corra comigo, seja fiel
@alvaropinocoviello3224
@alvaropinocoviello3224 2 года назад
Adorei! é para refletir e levar a nossa comunidade, alunos...!
@isabellima1807
@isabellima1807 4 месяца назад
Eu preciso de um amor preto 🌹🌹🌹🌷🌷❤
@MarianaSantos-if3qv
@MarianaSantos-if3qv 2 года назад
@alexandreteodorodeoliveira8496
@alexandreteodorodeoliveira8496 Месяц назад
a união inter racial, nao é igual ao amor preto. a mulher btranca quer o negro estabilizado, de carrao, , bom emorego. a negra luta, e crescem juntos assim penso eu
@educarparadespertar
@educarparadespertar Год назад
Amor aos iguais. Isso me parece falta de amor ao próximo. Independente de cor de pele poderia existir amor humano. Sei lá. Acho meio contraditório. Sou filho de preto e vejo beleza em todas as raças. Meus filhos tem mães pretas, mas qual o problema se fossem de outra raça? Sei lá. Falta de amor próprio projetado em outras pessoas.
@MARCOSMLV1991
@MARCOSMLV1991 Год назад
preservar a raça negra é fundamental
@nayaraalves3643
@nayaraalves3643 10 месяцев назад
Fala isso por brancos eles não ver isso não principalmente quando não é seus iguais
Далее
MEDO DO AFETO | MARIA HOMEM
12:02
Просмотров 124 тыс.
Afeto Preto
16:31
Просмотров 937
Domésticas
15:04
Просмотров 27 тыс.
AMOR PARA UM FUTURO NEGRO
8:30
Просмотров 894
Maturidade emocional nos relacionamentos amorosos
14:30
AUTOCUIDADO da MULHER NEGRA - Canal Preto
6:13
Просмотров 26 тыс.
O amor romântico existe para as mulheres negras?
9:03
Amor entre pessoas negras
12:56
Просмотров 276