Тёмный

ANOVA de duas vias no SPSS (Aula 6 - Parte 1) 

Fernanda Peres
Подписаться 42 тыс.
Просмотров 39 тыс.
50% 1

Nesse vídeo eu explico como fazer e interpretar uma ANOVA de duas vias (com duas variáveis independentes, ou dois fatores) no SPSS.
Download da lista de exercícios:
docs.google.co...
Download do banco de dados:
drive.google.c...
Quer me contratar para uma consultoria ou para analisar os seus dados? No link abaixo tem a explicação desses serviços e um formulário para você entrar em contato comigo: fernandafperes...
Acompanhe o conteúdo de estatística também pelo Instagram: / estatisticaaplicada
Acompanhe os cursos de estatística aplicada:
No R: • Curso de Estatística A...
No SPSS: • Curso de Estatística A...

Опубликовано:

 

19 сен 2024

Поделиться:

Ссылка:

Скачать:

Готовим ссылку...

Добавить в:

Мой плейлист
Посмотреть позже
Комментарии : 55   
@anabeatriztf
@anabeatriztf 5 лет назад
Meus parabéns, são aulas muito didáticas!! Estava precisando dessas aulas! Fico muito feliz quando vejo pessoas compartilhando conhecimento assim... Muito obrigada!! Bjs!
@julianaf.7844
@julianaf.7844 5 лет назад
mil corações para você! Mais outros mil corações!!!!
@kessiahenrique8531
@kessiahenrique8531 4 года назад
Sei nem como te agradecer. Me salvou!!!
@FernandaPeres
@FernandaPeres 4 года назад
Fico feliz, Késsia! :)
@michellepacheco128
@michellepacheco128 Год назад
Muito obrigada pelos vídeos! Super didático!! Salvou meu trabalho!!
@pmelomacedo
@pmelomacedo Год назад
Explicação muito didática! Parabéns!
@brunohenriquetondatoarante7111
@brunohenriquetondatoarante7111 3 года назад
São ótimas aulas. Seria interessante vídeos sobre como fazer erro padrão, desvio padrão.......dúvidas de muitos que são iniciantes de estatística. Tem alguns vídeos. Mas explicação melhor que a sua, é extremamente difícil de encontra.
@FernandaPeres
@FernandaPeres 3 года назад
Oi, Bruno. Já tenho de desvio padrão. Erro padrão e intervalo de confiança estão na lista para serem gravados. Eu tenho uma playlist teórica no canal, que explica esses coeficientes de variação (e outros conceitos básicos de estatística). Dá um olhada ;) E obrigada! Fico feliz de receber esse tipo de feedback!!
@reversidegames8434
@reversidegames8434 9 месяцев назад
Bom dia! Existe o teste não-paramétrico da anova de duas vias? Quando a distribuição dos dados não segue o padrão de normalidade, como faço pra fazer a "anova de duas vias" com esses dados? A única saída é normalizar os dados?
@fabioruan2900
@fabioruan2900 2 года назад
Perfeito
@danielbatista4773
@danielbatista4773 4 года назад
Ótimo, parabéns. Vendo todos os vídeos. O que fiquei mais curioso foi: Quem são as 3 pessoas que "descurtiram" o vídeo?
@christian_bremmer
@christian_bremmer 6 лет назад
Parabéns pelo vídeo! Muito bom. Gostaria de saber se para uma ANOVA de três ou mais vias eu poderia utilizar o mesmo procedimento??
@FernandaPeres
@FernandaPeres 6 лет назад
Sim, Christian, mesmo procedimento! Pode ver que quando eu adiciono as variáveis independentes na caixa fatores fixos (minuto 3:39) há espaço para a inserção de múltiplas variáveis. Fico feliz que tenha gostado do vídeo. Abraços!
@levyanthony4973
@levyanthony4973 4 года назад
Parabéns pelos vídeos Fernanda! Pode me tirar uma dúvida? Existe o teste não-paramétrico da anova de duas vias? Quando a distribuição dos dados não segue o padrão de normalidade, como faço pra fazer a "anova de duas vias" com esses dados? A única saída é normalizar os dados?
@eduardocastellano5011
@eduardocastellano5011 4 года назад
Oi, Fernanda! Obrigado novamente pelos vídeos, estão me ajudando muito!! Duas dúvidas, por gentileza: (1) quando você analisa o p para o efeito do gênero sobre a memória, por exemplo, o álcool seria um variável de controle e vice-versa; esse efeito do gênero na memória já está levando em conta os diferentes efeitos do álcool? Pois minha dúvida mais específica é: se tanto gênero quanto álcool dessem significativos, isso significa que ambos causam (em diferentes graus) efeitos na memória? (2) Como existe interação entre gênero e álcool, isso significa que, se eu fizer uma tabulação cruzada entre essas duas variáveis categóricas, também dará significativa a interação? Pela lógica parece que sim, mas de fato é uma regra? Muito obrigado!!
@FernandaPeres
@FernandaPeres 4 года назад
Então, Eduardo, há quatro possibilidades. 1) Se houver interação entre álcool e gênero, quer dizer que há efeito do álcool sobre a memória de uma forma que depende do gênero. Para saber como se dá essa interação, precisamos fazer os post-hocs, e os gráficos também ajudam a visualizar. Mostro tudo isso no vídeo (na parte 2). mas, por exemplo, poderia ser que a dose alta de álcool afetasse a memória, mas só se você for homem. Ou seja, o efeito do álcool depende do gênero. Quando há interação, nem analisamos os efeitos separados (ou seja, não é mais relevante se há efeito do álcool ou do gênero, só a relação álcool*gênero). 2) Dar efeito só do álcool. Isso vai significar que o álcool modifica a memória, mas o gênero não tem efeito sobre a memória. Ou seja, vamos analisar o efeito do álcool sobre homens e mulheres juntos. Por exemplo, pode ser que tomar só uma caneca não modifique a memória, mas duas sim. 3) Dar efeito só do gênero. Isso indicaria que o gênero influencia na memória (homens tem pior memória, ou vice-versa), mas o álcool não. Nesse caso estaríamos vendo o efeito do gênero em todos os níveis da variável consumo de álcool. 4) Dar efeito do gênero e do álcool, mas não interação. Ou seja, um dos gêneros tem memória pior e o consumo de álcool afeta a memória (mas, nesse caso, afeta de forma igual para os dois gêneros, o efeito não depende do gênero).
@eduardocastellano5011
@eduardocastellano5011 4 года назад
@@FernandaPeres Perfeito, muito obrigado Fernanda!!
@paulorangel7719
@paulorangel7719 6 лет назад
Olá, excelente trabalho! Qual seria a alternativa não paramétrica quando os pressupostos de normalidade e homogeneidade de variância não forem satisfeitos?
@FernandaPeres
@FernandaPeres 6 лет назад
Oi, Paulo. Não há um teste não-paramétrico correspondente à ANOVA de duas vias. Um recurso válido nesse caso é transformar os dados (por exemplo, por logaritmização) para que eles passem a ter distribuição normal e/ou variâncias homogêneas. Caso isso não funcione, você precisará usar modelos mais elaborados, como os modelos lineares generalizados, que não assumem a priori o tipo da distribuição. Eu não tenho vídeos sobre esses modelos no canal nesse momento, mas sei que o canal Cientística tem. Fico feliz que os vídeos estejam sendo úteis! Abraços!
@paulorangel7719
@paulorangel7719 6 лет назад
@@FernandaPeres muito muito úteis, certamente você está com superávit de boas ações nesta terra...rs ;)
@eduardocastellano5011
@eduardocastellano5011 4 года назад
Boa noite, Fernanda! Tudo bem? Revendo o vídeo e os comentários, fiquei com a seguinte dúvida, por gentileza: com estes resultados do vídeo (com o gênero não tendo efeito sobre a memória), ainda é possível o efeito do gênero afetar a memória no teste t de amostras de forma significativa? Meu palpite é que sim, pois neste segundo caso pode haver problema de variável omitida : ou seja, no fundo não é o gênero que afeta a memória (como diz o teste t inventando por mim), mas como há relação entre álcool e gênero por exemplo (sei lá, homem bebe mais álcool por exemplo), o que está por trás do resultado do teste t entre gênero e memória é o consumo de álcool. E a ANOVA está levando em consideração que, quando controlado o efeito do álcool, o efeito do gênero não afeta mais a memória (como mostra o vídeo, pois o resultado não significativo do gênero está levando em consideração os diferentes níveis de álcool, certo? Entendi dessa forma). É possível esse exemplo que dei e está correta essa minha interpretação de que o motivo para isso é que a ANOVA leva em consideração problemas de variável omitida que pode ocorrer no teste t? Muito obrigado!
@FernandaPeres
@FernandaPeres 4 года назад
Eduardo, preciso pensar um pouco melhor em como o efeito de uma variável está sendo controlado pela outra no modelo. Te dou uma resposta melhor depois, ok? Foi uma pergunta muito boa!
@vinnyciusnunesdeoliveira4396
@vinnyciusnunesdeoliveira4396 2 года назад
Fernanda, fiquei com dúvida sobre o post hoc que você rodou para analisar o efeito do álcool sobre a memoria, esse ''sig'' seria o p-valor, certo? pq eles não era significativo? Já que existe diferença entre quem não toma álcool, quem toma 2 canecas e quem toma 4 canecas.
@FernandaPeres
@FernandaPeres 2 года назад
A ANOVA verifica se há alguma diferença entre os grupos, mas não nos diz entre quais grupos. O post-hoc é usado para compará-los 2 a 2. Nesse caso, o grupo 4 canecas difere do sem álcool e do 2 canecas. O sem álcool e 2 canecas não diferem entre si.
@vinnyciusnunesdeoliveira4396
@vinnyciusnunesdeoliveira4396 2 года назад
@@FernandaPeres Entendi, mas porque naquela tabelinha do final do video não o mostrou o p-valor menor que 0,05 para essas respectivas comparações?
@FernandaPeres
@FernandaPeres 2 года назад
@@vinnyciusnunesdeoliveira4396 O post-hoc que eu usei no SPSS não mostra o valor de p. Tem que ser interpretado como eu explico no vídeo: grupos com médias em colunas diferentes são estatisticamente diferentes a um nível de significância de 5%. Para alguns post-hocs aparece o p, para outros não.
@vinnyciusnunesdeoliveira4396
@vinnyciusnunesdeoliveira4396 2 года назад
@@FernandaPeres Perfeito, Fernanda. Entendi, muito obrigado pela atenção.
@jessicaaramos21
@jessicaaramos21 3 года назад
Boa tarde! Uma questão: 2:50 se o alcool tivesse apenas "nenhuma caneca" ou "duas canecas" como faria para ver as diferenças?
@FernandaPeres
@FernandaPeres 3 года назад
Não precisaria fazer um post-hoc, já que se der efeito do álcool, então obrigatoriamente o "nenhuma caneca" é diferente do "duas canecas".
@kateyaas
@kateyaas 3 года назад
Oi, Fernanda! O que seria a coluna de resultados da análise que diz "Eta parcial quadrado"? Nela ficou menos que 0.05 mas na coluna de sig não ficou... essa coluna diz respeito ao que? Muito obrigada, essa foi mais uma aula excelente, como sempre!!!
@FernandaPeres
@FernandaPeres 3 года назад
O eta quadrado parcial é um tamanho de efeito, ele mede a magnitude desse efeito. Aí há diretrizes para interpretá-lo como um efeito grande, médio ou pequeno. Não lembro os pontos de corte de cabeça, mas você encontra com facilidade procurando no Google.
@FernandaPeres
@FernandaPeres 3 года назад
O eta quadrado parcial é um tamanho de efeito, ele mede a magnitude desse efeito. Aí há diretrizes para interpretá-lo como um efeito grande, médio ou pequeno. Não lembro os pontos de corte de cabeça, mas você encontra com facilidade procurando no Google.
@gatinhabunn
@gatinhabunn Год назад
Neste caso, não roda o teste de esfericidade junto?
@FernandaPeres
@FernandaPeres Год назад
Esfericidade só é pressuposto para ANOVA com medidas repetidas.
@andreadiasreis6497
@andreadiasreis6497 4 года назад
Parabéns! Suas aulas são muito boas! Fiquei na dúvida quando o valores do Teste de esfericidade de Mauchlya são diferentes, utilizas o correspondente a cada um (tempo, grupo e interação por exemplo) no quadro teste de efeito (Esfericidade considerada ou Greenhouse-Geisser) ou que predomina entre os três?
@FernandaPeres
@FernandaPeres 4 года назад
Oi, Andréia. Obrigada! Que bom que as aulas estão te ajudando! Nesse caso, você considera o correspondente a cada um deles. Abraços!
@andreadiasreis6497
@andreadiasreis6497 4 года назад
@@FernandaPeres obrigada.
@danianevitte2359
@danianevitte2359 4 года назад
Oi Fernanda! Parabéns por suas aulas, me ajudam muito! E tenho uma dúvida: e se o p-valor der exatamente 0,05 eu aceito ou rejeito H0? Sei que é difícil isso acontecer, mas aconteceu com os meus dados :( #socorro
@FernandaPeres
@FernandaPeres 4 года назад
Rejeita H0. O critério é p menor ou igual a 0,05 :)
@RafaelZarateSalazar
@RafaelZarateSalazar 4 года назад
Uma consulta, esta ANOVA de duas vias é parecida com o que se faz para uma análise fatorial AxB, se não, quais seriam as diferenças entre elas? Desde já muito obrigado pela sua resposta. Parabéns pelo vídeo.
@FernandaPeres
@FernandaPeres 4 года назад
É, sim, Rafael. Essa é uma ANOVA fatorial, em que estamos testando o efeito da variável independente (VI) A, o da VI B e a interação AxB. Que bom que os vídeos estão sendo úteis!
@RafaelZarateSalazar
@RafaelZarateSalazar 4 года назад
@@FernandaPeres Estão sendo sim, eu sou Engenheiro Agrônomo, trabalho muito com estatística em delineamentos experimentais, então quando vi o nome ANOVA de duas vias me pareceu bem similar à análise que realizo nos experimentos fatoriais, é mais pelo nome sabe, o único que sei, é que gosto muito dos seus vídeos e o seu desempenho uma vez que me permite aprender cada vez mais esta parte da ciência que me apaixona. Talvez em outros vídeos tire algumas outras dúvidas kkk Grande abraço!
@cervejaanner
@cervejaanner 4 года назад
Oi Fernanda. Parabéns pelas aulas! Uma dúvida: é possível fazer a Anova de duas vias a partir da média, desvio padrão e n no caso de não ter os dados brutos? Obrigado!
@FernandaPeres
@FernandaPeres 4 года назад
Oi! Infelizmente, não dá. O cálculo da ANOVA considera muito mais que as médias e variâncias dos grupos. Eu ainda não tenho vídeo com o cálculo manual, mas esse daqui está bem bom, dá para você ter uma ideia de como o cálculo é feito e do porquê você precisa ter os dados brutos: ru-vid.com/video/%D0%B2%D0%B8%D0%B4%D0%B5%D0%BE-UZgMxlZ8txk.html E obrigada! :)
@cervejaanner
@cervejaanner 4 года назад
@@FernandaPeres MUITO OBRIGADO!
@carlosschwartz7322
@carlosschwartz7322 4 года назад
Excelente aula Fernanda!!! Só uma dúvida, se meus dados apresentem distribuição anormal e heterogeneidade na variância, qual teste posso utilizar em vez da ANOVA dois fatores? Abraço!
@FernandaPeres
@FernandaPeres 4 года назад
Oi, Carlos, infelizmente não existe um teste não-paramétrico correspondente à ANOVA de duas vias. Nesses casos, ou você terá que transformar os dados (por exemplo, por logaritmização), ou usar modelos que não tenham esses pressupostos. Por exemplo, modelos lineares generalizados. Também existe a opção de fazer a ANOVA de duas vias robusta, que o SPSS não faz, mas o R sim. Abraços!
@carlosschwartz7322
@carlosschwartz7322 4 года назад
@@FernandaPeres Entendi! Muito obrigado pela ajuda!
@moiseslimademenezes8259
@moiseslimademenezes8259 5 лет назад
Fernanda, quais as exigências sobre os tamanhos das amostras de cada tratamento para fazer a ANOVA? tenho muita dificuldade de acreditar em resultados de pequenas amostras... Por exemplo, você tem só 8 casos em cada tratamento! isto é de fato suficiente??? Como acreditar no resultado de um teste de normalidade para uma amostra de 8 casos?
@FernandaPeres
@FernandaPeres 5 лет назад
Oi, Moisés. O ideal para responder a essa pergunta é realizar um cálculo amostral específico para o seu desenho experimental (considerando, portanto, o teste estatístico que você pretende usar e o tamanho de efeito esperado). Amostras pequenas podem ter resultados com alto poder, se o seu tamanho de efeito for grande. É bastante relativo. De fato, os testes de normalidade têm baixo poder quando se trata de amostras pequenas (uma referência, se precisar: www.de.ufpb.br/~ulisses/disciplinas/normality_tests_comparison.pdf). Vale nesses casos rodar os testes e fazer inspeções visuais (gráficos).
@jfma1998
@jfma1998 4 года назад
Posso realizar a ANOVA de 2 vias utilizando 2 variáveis independentes de escala? Po ex: Quero avaliar a influência dos anos de serviço e dos anos desde a graduação no salário médio de um professor. é possível? Ou só é possível utilizando variáveis nominais?
@FernandaPeres
@FernandaPeres 4 года назад
Oi, João tudo bem? Pelo que entendi você tem duas variáveis numéricas, que você quer saber se influenciam outra variável numérica, correto? Se for isso, não dá para fazer a ANOVA. Você teria que fazer um teste de regressão linear múltipla. Tenho vídeos ensinando no canal. Abraços!
@jfma1998
@jfma1998 4 года назад
@@FernandaPeres esclarecido, muito obrigado!
@lokislokis
@lokislokis 5 лет назад
Existe um não paramétrico pra esse teste?
@FernandaPeres
@FernandaPeres 5 лет назад
Oi, Cibele. Existem alternativas de testes que não requerem distribuição normal, são os modelos generalizados. Mas são mais complexos, ainda não tenho vídeos sobre eles no canal. Sei que o canal Cientística tem. Abraços!