Aula incrível, fugindo das decorebas que geralmente são passadas no ensino da física. To cursando engenharia mecânica e só o que eu vejo é fórmulas e mais fórmulas, porém é essa maneira lógica e dedutiva que eu tava procurando. Por favor, continue com esse trabalho maravilhoso que o senhor faz.
Cai de paraquedas aqui, e estou adorando a aula! Tenho uma dúvida: no livro que estou usando ele usa o termo do numero de onda negativo e o de omega positivo (wt - kx +fi0), invertido do seu (kx - wt +fi0), que também tenho visto em outros materiais. faz diferença essa inversão? em ambos materiais a onda se desloca para a direita, no sentido positivo do eixo x alguem poderia me ajudar com essa duvida? desde ja agradeço!
Olá professor se mesmo exemplo os dados fosse esse: Com a função de onda escrita considere a condição de contorno quando x = 0, posição do oscilador e o tempo t = 0 e calcule o valor de y(x,t) para esta condição
Parabéns pela explicação, professor! Eu estava apavorado pois não estava entendendo essa equação até assistir a esse vídeo, muito obrigado pela ajuda, já tem mais um inscrito.
professor, quanto ao valor de T do wt, temos que descobrir esse valor a partir do comprimento das crinas ou, por exemplo, vai ser um valor dado pelo enunciado?
Já vi a função da onda harmônica representada com seno // Y (x,t) = A.sen (k.x - w.t +φ°) // Qual a diferença entre as representações com seno e cosseno?
usa-se o cos quando o ponto inicial da onda é Y=A , e quando o ponto inicial da onda é y=0 se usa sen, mas pode usar os dois, fazendo essa mudança de seno pra cosseno facilita os calculos.