Realmente funciona meus amigos do Bass 😀..aquele velho brilho de cordas novas... não dura mto tempo mas ajuda sim no som. Eu já fervi com um pouquinho de limpa alumínio e deu super certo...cordas limpas e com aquele brilho top
Fervo com água, vinagre e um pouco de detergente, depois de sair da água um pouco de desingripante pra tirar a umidade. Não é igual corda nova, mas fica legal.
fiz muito isso... mas parei de fazer ao começar a usar cordas ELIXIR (são caras, mas vc vai usar por mais de 1 ano se cuidar bem delas)... vale muito a pena o investimento.... excelente vídeo...
@@31leoceara a corda encolhe ai ela nao fica do tamanho do violao,porem da segunda vez q eu fiz a corda ficou do tamanho certo so q ela ficou fina d mais e ela soltava sozinha,nem dava p começar a aperta ela e ela enferrugou e ficou cinza as cordas mais agudas, nao da certo no nylon.
da certo, mas dura muito pouco tempo. uma semana no máximo. O que eu faço que fica muito melhor é passar oleo lubricando de máquina. Não precisa tirar as coisas do baixo, é passar com algodão. depois é so tirar o exesso com um outro agodão. o oleo de maquina também tem a função de remover ferrugem também tira a das cordas. Muito melhor e mais rápido.
+frank trevor hahaha que bom que curtiu, Frank!! Essa semana vou tentar postar um comparativo entre tres baixos com modelos parecidos, porem, cada um numa faixa muito distinta de valores! Accho que o resultado sera interessante! Abracao
galera, n tirem todas as cordas de uma vez, tirem duas por duas ou uma por uma. Pq se forem colocar as cordas de volta, elas podem trastejar, foi o que aconteceu com o meu
eu tenho testado varias tecnicas, inclusive tecnicas de lavação de panelas haha. MInha tecnica basica é cozinhar na agua pura e depois passar bombril. dai coloco no baixo ou guitarra. assim além da gordura tira tbm a ferrugem com o bombril. testei recentemente na guitarra e até funcionou uma tecnica para lavar louça suja de gordura, use a esponja completamente seca com detergente. não pode ter um pingo dagua. esfregue bem depois sim enxague. funcionou mas n mt tempo.. inclusive essa é uma dica que funciona pra muita coisa, inclusive louça e mãos sujas de gordura! testei tbm ferver com agua e alcool, mas as cordas ficaram muito duras e acabaram quebrando. me sugeriram tbm usar thinner, mas não testei e quero testar com desengordurante de pintura automotiva creio que deva funcionar. usei um condicionante dunlop, a corda volta o timbre na hora, mas dura alguns minutos e se vai de novo.....abraços e parabéns pelo video!
acho que cheguei tarde ao canal, mas vale a pena registrar meu parecer: como todo material quando submetido a uma força, e neste caso a tensão de afinação de cada corda, ao longo do tempo, devido ao pequeno diametro da corda, o material vai sofrendo um escoamento, desde a zona de elasticidade, onde o material retorna a sua forma original, até a zona de escoamento, onde o material, neste caso, o aço (e o niquel), não retorna mais a sua medida original. No caso de uma corda, onde o nucleo é cilindrico (trabalhado para um format exagonal), quando esticada em demasia, ou ao longo do tempo, por efeito das variações de temperatura e humidade, também perde sua secção transversal, vindo a se tornar mais fina. Neste ponto, a afinação fica comprometida por este dois aspectos, pelo diametro diminuido como pela perda da elasticidade. Quando isso acontece, ferver a corda, só faz com que as suas moleculas se acomodem, tendendo ao retorno á sua forma original, quando foram trefiladas a frio, no entanto, o diametro ainda permanence um pouco alterado. A fervura deve acontecer a temperature mais altas, então penso que fazendo isso em uma panela de pressão, com bastante agua - sem sabão, pode estender o tempo em que elas novamente se tornam inuteis. Um Segundo aquecimento, creio, pode não resultar o mesmo. Eu lavaria com a palha de aço e sabão de côco para retirar a gordura e as marcas de ferrugem. Um efeito que eu pensei agora, é o deslizamento do nucleo da corda, principalmente as de contrabaixo, dentro do espiral externo, ou das camadas espiraladas, no caso das 4a. e 5as. cordas, e isso pode causar uma perda na afinação e um ruido no som captado pelo captador indutivo.
Já cheguei a testar com álcool e detergente ,mesmo processo , com água , 15 minutos , já testei ferver as cordas direto , sem nada na panela , já fiz aquele lance do tinner e da garrafa pet . Funcionam , mas são medidas emergenciais mesmo .A durabilidade de uma corda fervida é bem curta . Mas sim , salva vidas.
Ezequiel Freire Não, vão ficar com o som que estava antes. É claro que, depois de algumas fervidas a corda irá ficar ruim, não por terem sido fervidas, e sim pelo tempo de uso.
Sabia de fazer isso com um copo de vinagre e na sabão. E apos, para secar usava um secador de cabelo porque dentro dos arames ainda fica molhado. Sucesso a todos!
Grande músico , bom estou passando pra frente o que ouvi de um grande Baxista , água nunca vai dar certo com aço , thiner numa garrafa pet balança elas por 30 a 40 minutos até o thiner ficar escuro ele vai eliminar toda sujeira depois passa um pano e estala no baixo dependendo como vc usa o Bass vai ter som novo por 2 meses testa e depois vc me fala tem que ser thiner boa sorte sucesso meu brother ...
Na verdade essa é só uma medida de emergência. A água prejudica a corda. Então e um processo que pode ser feito de 2 a 3 vezes no máximo estourando. O ideal é limpar com thinner na garrafa, porque dessa forma da pra limpar diversas vezes se for preciso.
Cara gostei muito da sua sinceridade quando falou que esse método seve quando não temos dinheiro pra comprar outra jogo de corda pois tudo é muito caro aqui no Brasil KKK entrei em outro site e a pessoa não viu por esse lado e só mencionou o fato de ser um fds e não ter onde comprar . Gostei da sua cinceridade e vou ver se serve pra guitarra . Um abraço
ai depende das suas cordas, do estado que estao, do seu suor ser mais abrasivo ou nao... então tem variáveis, não tenho como responder isso. Pra mim... dura bastante até.
cara testei lavar com solvente ficou muito bom, som mais duradouro... coloquei todas as cordas em um garrafa pet e chacoalhei uns 15 min, ficou show cordas fica zero rsrs ferver tbm resolve pena que dura pouco!! com solvente achei melhor.
Cara. Eu faço isso há 20 anos. Sempre funcionou. Além disso, quando a corda apresenta uns pontos de ferrugem, eu passo o bom e velho bombril até limpar. Depois fervo e seco as cordas sobre a boca do fogão acesa. Ajuda a não comprometer os ensaios e estudos. Mas, se for participar de uma produção maior, recomendo trocar o jogo de cordas.
Claro que o intuito são as cordas mas o que me chamou a atenção é que este music man tem três potenciometros! Se assim for provavelmente ele é aquele produzido pela fender (Quando a music man ainda era da fender) ou reedição da época! Enfim : Belo contrabaixo;Parabéns!
Salve mano. Me tira uma dúvida : dizem que é bom tirar de 2 em 2 cordas, pra não mexer na tensão do instrumento. É verdade ? Ou posso tirar as 4 cordas de uma vez, e não me preocupar com isso ? Meu baixo é um Condor BX12. Sou iniciante.
Boa tarde. Galera quero tira uma duvida com vcs. Gostaria de saber se esse (Contrabaixo 6C Ativo Strinberg CLB 26 A) é bom? Eu estou começando agora.... Alguém ai conhece um canal que ensina? Estou aprendendo só.... (Artur Meireles) ótimas dicas
primeiro jogo um pouco de alcool nelas, pq ajuda a evaporar a agua mais rapido, ai seco com um pano e deixo elas esperando um tempo a mais antes de por de volta no instrumento :)
Olá, muito boa a abordagem do assunto de "ferver as cordas". Já conhecia essa técnica mas costumo usar uma colher de vinagre de limão ou o próprio limão e da o mesmo resultado. Testei em cordas de guitarra também, mas só os bordões.
Não, o timbre fica bom. mais depois de umas duas vezes o timbre não pega mais e as cordas enfraquecem, sujeito até a quebrar por causa de tantas fervuras. Recomendo que faça isso em ultimo caso, em caso de aperto mesmo. Faça uma vez só e depois compre novas.
Ahh, ferver cordas, como eu me lembro disso. rsrs A fervida é apenas o golpe de misericórdia, pois limpará as cordas, claro, mas ao mesmo destruirá o pouco que ainda resta de "dignidade" do metal e outras coisas presentes na liga, então a corda cai naquele estado de quase-morte quando acaba a "mágica" da fervida, ficando pior do que estava antes. Já fervi muitas cordas na minha vida até que percebi a limpeza é muito mais importante, óbvio, cuidado com o instrumento. Não apenas o paninho seco de sempre, mas uma limpeza regular das cordas com produtos próprios, já isso alguns deixam de fazer porque às vezes pensam que só o pano seco resolve. Existem produtos - caros - que dizem fazer milagres, e não deixam de fazer, mas com ressalvas, eu prefiro uma solução caseira que descobri com a experimentação, até publiquei um vídeo a respeito uma vez.