Тёмный

As estranhas perspectivas de CRÔNICAS AMERÍNDIAS 

Quadrinhos na Sarjeta
Подписаться 315 тыс.
Просмотров 6 тыс.
50% 1

Quase sempre é problemática a maneira como os quadrinhos retratam indígenas. Seja de forma estereotipada ou romantizada, mesmo quando há uma abordagem antropológica ainda se repete o olhar do homem branco. Seria o barroquismo perspectivista de CRÔNICAS AMERÍNDIAS, de Gustavo Schimpp e Enrique Alcatena, lançado no Brasil pela editora Comix Zone, uma alternativa?
Siga-nos no Instagram: / qnsarjeta
Minhas produções acadêmicas sobre quadrinhos: unisul.academi...

Опубликовано:

 

11 окт 2024

Поделиться:

Ссылка:

Скачать:

Готовим ссылку...

Добавить в:

Мой плейлист
Посмотреть позже
Комментарии : 42   
@JonJonAcademy
@JonJonAcademy 3 года назад
É lindo ver a academia invadir o youtube. Ver alguém tratando os quadrinhos como eles realmente são, uma mídia intelectualizada, enche os olhos e faz-nos sentir orgulho de participar dessa construção. Parabéns, professor.
@Felipe-xp6yw
@Felipe-xp6yw 3 года назад
que comentário elitista e bem medíocre por sinal.
@JonJonAcademy
@JonJonAcademy 3 года назад
@@Felipe-xp6yw, por quê? Não descredibilizei os outros criadores de conteúdos (antes acho que eles tem o papel deles) e nem defendi os quadrinhos como mídia elitizada (embora os recentes preços proibitivos encaminhem a mídia para tal cenário). Apoiar quadrinhos como mídia intelectualizada se contrapõe ao fascínio que o main stream tem por querer tornar essa arte idiotizada e despolitizada, o que colabora para o controle das massas por parte da elite da sociedade. Desculpa, mas mediocridade é acusar um comentário de elitista sem apontar as razões para tal...
@Felipe-xp6yw
@Felipe-xp6yw 3 года назад
@@JonJonAcademy mddc a explicação kkk. Amigo, gosto muito dos vídeos do quadrinho na sarjeta é muito melhor que a maioria dos conteúdos que tem por aqui, mas esse seu discursinho aí ´´apoiar quadrinhos como mídia intelectualizada se contrapõe ao fascínio que o main stream tem por querer tornar essa arte idiotizada e despolitizada, o que colabora para o controle de massas por parte da elite da sociedade.´´ é um discurso imbecil que apenas um intelectual poderia fazer. Prefiro continuar na minha mediocridade de acusações levianas sem embasamento científico.
@JonJonAcademy
@JonJonAcademy 3 года назад
@@Felipe-xp6yw tá ok. Cada um feliz a sua maneira...
@gabrielrocha5673
@gabrielrocha5673 3 года назад
@@JonJonAcademy acho que o comentário inicial do colega foi por você ter definido quadrinho como intelectual SOMENTE (o que nenhuma arte é, e ainda bem kkk). Mas depois da sua explicação a resposta dele foi estranha.
@elsoncosta197
@elsoncosta197 3 года назад
Muito bom ver uma resenha com citação a Viveiros de Castro. Sou da sociologia e é sempre gratificante assistir uma resenha que foge do lugar comum (lombada, capa dura) e ter referências a mais sobre o tema do quadrinho.
@WyniciusRothstein
@WyniciusRothstein 3 года назад
O resgate que o CZ fez com essa obra foi primordial, fico muito feliz em presenciar essa onda de HQs argentinas saindo por aqui. Muita coisa boa acompanhada de um devido suporte.
@lucasbraga6161
@lucasbraga6161 3 года назад
Cara, você é o bichão mano. Usou Viveiros de Castro em uma resenha de um quadrinho. Eu, que sou das ciências sociais, fico muito feliz em ter conhecido o seu canal.
@renatus2006
@renatus2006 3 года назад
Também achei "O voo do corvo" absurda de boa; me pegou no contrapé. Não conhecia o Gustavo Schimpp e achei que, de maneira geral, ele fez um trabalho muito bom nesse compilado. Do Alcatena não há muito o que dizer... é admirável.
@runetavares
@runetavares 3 года назад
Curti muito esse gibi! Minhas favoritas são justamente a do perspectivismo do urso e do corvo e a das máscaras. Valeu pela resenha. Muito bacana!
@Scorhos
@Scorhos 2 года назад
Seria muito interessante uma reprodução em quadrinhos do livro "Enterrem meu Coração na Beira do Rio" , de Dee Brown. Pelo menos a parte da guerra da Federação Sioux contra Custer .
@danielmendes4443
@danielmendes4443 3 года назад
Conheci Alcatena em Batman e Conan, nos já distantes anos 90. Comix zone está fazendo um excelente trabalho com a publicação de quadrinhos argentinos.
@brunorios8870
@brunorios8870 3 года назад
Eu comprei por conta do desconto e do Alcatena, haha! Mas foi uma grata surpresa. Boa resenha.
@agnaldoalves6078
@agnaldoalves6078 3 года назад
Citou Viveiros de Castro já gostei bastante...suas análises são excelentes, objetivas e muito enriquecedoras...o meu exemplar está na fila de espera para ser lido...valeu pelo vídeo...abração carioca.👍
@orestesjarentchukjunior4436
@orestesjarentchukjunior4436 3 года назад
Melhor resenha impossível. Sensacional! Ótimo vídeo!
@dihayashi
@dihayashi 3 года назад
Compartilho da desconfiança inicial e com a surpresa que se seguiu! adorei!
@fabio9054
@fabio9054 3 года назад
ja pus na minha lista de desejos...obrigado pela otima recomendaçao
@guilhermesantiagolimasanti1196
@guilhermesantiagolimasanti1196 3 года назад
Comix Zone, sinônimo de qualidade
@Hugovl
@Hugovl 3 года назад
Mais uma resenha muito construtiva. Com sinceridade e clareza pontuando as qualidades e fraquezas da obra.
@lucasabc999
@lucasabc999 3 года назад
Oloco, esse canal não para, video todo dia! Parabéns pelo otimo trabalho, vídeo muito bom como sempre
@camapheus3442
@camapheus3442 3 года назад
Eu gostei Sr. Vargas da sua análise do quadrinhos, vou comprar e ler. Não será somente coleção.
@renanborges3685
@renanborges3685 3 года назад
Cara conheço a pouco seu canal, mas já percebo que Você é sincero. A maioria dos gibitubers fica lambendo os quadrinhos como se devessem algo para os autores ou para as editoras, falar quando não gosta faz parte não? Os caras parece que dissimulam para vender bem na Amazon, não todos é claro.
@danielfigueiredo1402
@danielfigueiredo1402 3 года назад
Muito bacana, li, gostei, a arte é linda. Mas ainda no aguardo de ver uma editora de HQs mainstream (sim, a ComixZone já merece este título) dar oportunidade para quadrinhos feitos por autores ameríndios
@danielfigueiredo1402
@danielfigueiredo1402 3 года назад
E só uma cutucada do bem aqui: já passou da hora da Comix Zone publicar quadrinhos mais diversos, feitos por mulheres, negros, autores da periferia, etc. Alô Ferrez! Abraço do bem.
@carloscampos4542
@carloscampos4542 3 года назад
Vou ver se compro pela internet. Obrigado pela dica. Gostaria que você fizesse uma resenha sobre os gibis FORMATINHOS da Editora Abril. Tenho vários formatinhos na minha coleção e gostaria de ver a sua opinião sobre isso. Obrigado pelas dicas de HQS.
@TheXm2012
@TheXm2012 3 года назад
Conta a lenda que o sábio taoísta Chuang Tzu, ao dormir, sonhou ser uma borboleta, mas ao acordar se perguntou: será que eu era antes Chuang Tzu sonhando ser uma borboleta ou sou agora uma borboleta adormecida, sonhando ser Chuang Tzu? Me lembrei disso, Professor, quando comentas da história do Corvo. Creio que a narrativa do quadrinho vá pra outro lugar, mas não pude deixar de lembrar dessa "lenda". Ótimos vídeos como sempre e fica aqui mais uma sugestão: com esse barulho do Monsters do Barry-Windsor Smith, será que não cabia algum vídeo sobre a obra dele? Um grande abraço!
@thierryauves
@thierryauves 3 года назад
Citou viveiros de castro me ganhou
@abelalencar
@abelalencar 3 года назад
Também fiz o mesmo link com o Viveiros em outro quadrinho aqui resenhado, monstro do pântano, talvez...
@ramissoncorrea2481
@ramissoncorrea2481 3 года назад
Sou da Sociologia e ao ler a obra meu maior receio foi justamente o do etnocentrismo que poderia perpassar as narrativas. Em algumas das histórias eu sentir de forma leve essa visão de mundo, como nos momentos de caçada, onde os caçadores fazem alguns comentários à respeito do animal caçado de forma que os colocam apenas como um objeto, alheio a natureza relacional dos seres e da própria cosmogonia indígena. Como na citação associada a Leon Tostói: "há quem passe por um bosque e só veja lenha para a fogueira", esses momentos encontrados em algumas histórias demonstra um certo "desencantamento do mundo" que é uma característica do que podemos compreender como parte de um "paradigma ocidental" e não do próprio perspectivismo ameríndio. Mas quando se trata dos mitos, lendas e fábulas indígenas narrados e muito bem desenhados nas histórias compiladas, a obra em si mostra seu real valor.
@ivyjmarinho
@ivyjmarinho 3 года назад
A do corvo é massa demais. Bela resenha. 👍🏿
@devilwhite7185
@devilwhite7185 11 месяцев назад
CZ é incrível!
@rafaelsduarte8688
@rafaelsduarte8688 3 года назад
Obra massa. O Wendigo é um monstro muito foda e muito pouco (e mal) explorado. Simbolo da mentalidade individualista, da fome daquele que acumula em detrimento do grupo (ou seja, um símbolo perfeito do humano no capitalismo) também é entendido como uma doença mental entre os povos nativos norte-americanos.
@gildeonoliveiradovale8546
@gildeonoliveiradovale8546 3 года назад
De fato, essas crônicas que envolvem animais são muito boas, é onde mais se percebe a visão de mundo do ameríndio. Essa do corvo é mesmo a melhor. Quanto aos desenhos, concordo que há excesso de informação, como em Cherazade , do Topi. Os desenhos do Alcatena são ótimos quando se trata de monstros, vultos, fantasmas. Mas vejo certo desleixo ao retratar pessoas, como se nisso precisasse de um arte finalista. É mesmo um exímio desenhista de fantasia.
@brunomicali684
@brunomicali684 2 года назад
Poderia informar alguma obra oi trabalho que fale sobre essa visão ameríndia de pessoalidade do outro, por favor?
@napoleaogaby9883
@napoleaogaby9883 3 года назад
PERFEITO!!!
@napoleaogaby9883
@napoleaogaby9883 3 года назад
Lembra o traço de José Ortiz. Grande artista espanhol.
@foxmementoart777
@foxmementoart777 3 года назад
Esse eu nunca li, mas me interessa mais as histórias do nosso povo como as encontradas no gibi, Os Donos da Terra da Fernanda, os do Toral , inclusive estavam em promoção, mas falta ainda uma bom gibi brasileiro sobre o assunto, com uma boa arte.
@Felipe-xp6yw
@Felipe-xp6yw 3 года назад
Essa do corvo que não sabe se é pessoa ou corvo eu já li, não tenho certeza, mas acredito que seja em Sandman.
@QuadrinhosNaSarjeta
@QuadrinhosNaSarjeta 3 года назад
Lembra, mas é diferente.
@gabrielfraga1742
@gabrielfraga1742 3 года назад
Eu gostei mas tenho que admitir que não tanto assim. Achei que existiria um aprofundamento nas culturas mas não foi o que aconteceu, achei que ficou muito superficial.
@QuadrinhosNaSarjeta
@QuadrinhosNaSarjeta 3 года назад
Como disse, ainda é um quadrinho de gênero. Não dá para exigir mais do que isso.
Далее
КУШАТЬ ХОЧЕШЬ? #дистори
00:15
Просмотров 142 тыс.
As Piores Mudanças no Design de Personagens
14:01
Просмотров 193 тыс.
Evolution of English
11:46
Просмотров 848 тыс.
The Epic of Gilgamesh - Sumerian Mythology
12:10
Просмотров 370 тыс.
O caso real do quadrinista assassino Len Lawson
12:19
КУШАТЬ ХОЧЕШЬ? #дистори
00:15
Просмотров 142 тыс.