IMPORTANTE: Pessoal, no vídeo não mencionei os acréscimos de medida no rasgo da chaveta para não haver interferência na hora da montagem. Não mencionei porque esses ajustes e/ou tolerâncias eu geralmente coloco no detalhamento do desenho e não no 3D. Esqueci de comentar também no vídeo que o objetivo desta aula é o aprendizado sobre chaveta, uma vez que não mostrei no vídeo como fixar a roda dentada no eixo. Esse assunto deixarei para uma aula futura.
Oi Andreu! Muito bons os seu vídeos. Obrigado. Aprendo bastante. Posso te dar uma sugestão também? No corte da chaveta no eixo, como vai cortar a ponta do eixo e tem raio no fundo , vc pode utilizar o comando de ranhura reta (oblongo) que é mais rápido que ferramenta livre. Grande abraço. Sucesso e tudo de bom.
Ótima aula ! Tenho uma observação. Na tabela aonde identificamos o diâmetro do eixo lembre-se que a medida da esquerda seria medida do eixo "Acima de" e a medida da direita seria a medida do eixo "Até (inclusive)". A chaveta correta para um eixo de 30 mm seria então de b = 8 mm e h = 7 mm. Abraços
Olá, Mauro! Com certeza. Em breve pretendo fazer um vídeo falando sobre isso, porque a grande maioria das tabelas são bem confusas com relação a isso. Um forte abraço!
Simulação está dentro do meu treinamento, que é o Método Medinger. Caso tenha interesse, pode entrar no meu site e fazer o pré-cadastro para a próxima turma.
Ótima aula, Andreu, assim como os outros vídeos do canal. Uma dúvida que tenho, sei que a maioria dos componentes utilizados em projetos mecânicos são padronizados, portanto boa parte dispensam alguns cálculos, porém os cálculos são essenciais para garantir a funcionalidade do equipamento em si. No seu treinamento são apresentados alguns cálculos utilizados para o desenvolvimento dos projetos ou essa parte é um pré requisito?
Na maioria dos casos, se deixar 0,2 mm é o suficiente. Mas de qualquer forma, dá uma pesquisada na Internet que encontrará materiais falando sobre folga para chavetas. Um forte abraço!
Oh senhor é brabo, seu Medinger. Parabéns! Acho que fazer conteúdo sobre estudo de movimento poderia alavancar o canal. Existe pouquíssimo conteúdo sobre no YT.
Quando você fala em estudo de movimento, se refere ao Motion do SolidWorks? Se sim, para ser sincero, eu nunca utilizei ele em um projeto meu e acho extremamente desnecessário. As análises de movimento que eu faço são dentro das montagens do SolidWorks com os posicionamentos.
Caro @Andreu Medinger, infelizmente o vídeo não tem a informação que busco, estou iniciando na área de projeto e gostaria de saber quais ajustes usar no detalhamento, para uma situação com a do vídeo, engrenagem+eixo+chaveta, exemplo, qual ajuste usar para o furo no cubo da engrenagem e também para o rasgo da chaveta (condição, Mecânica Precisa), seria muito interessante e de grande valia um vídeo onde você ensinasse como realizar um detalhamento completo desse conjunto, aplicando tolerância dimensional e acabamentos superficiais. Saber detalhar (acrescentar as informações técnicas necessária para construção, tolerância dimensional, geométrica, acabamento superficial), muitas vezes em um projeto é mais importante! Forte abraço!
Olá, Thomas! Detalhamento é algo que ensino tudo sobre no meu treinamento que é o Método Medinger. Abaixo deixarei o link para conhecimento. Um forte abraço! www.andreumedinger.com.br/metodomedinger
Bom dia Andreu !! Preciso devuma ajuda... fabricamos roletes transportadores e tenho muita dificuldade qd vou desenhar um rolete pois uso o mesmo modelo com muitas medidas diferentes do tubo e eixo. Como fazer p deixar um modelo salvo q eu possa salvar em montagem diferentes com várias medidas diferentes..