Nas palavras de José Monir Nasser: “Basílio Itiberê foi o sujeito que inventou a música clássica com a temática popular; sua obra Sertaneja é tão importante que quando Itibere foi ser embaixador do Brasil em Roma, recebeu a visita de Franz Liszt, então o maior pianista da época. E Liszt foi na casa de Basílio Itibere e tocou, no piano, A Sertaneja”.
Por que tantos brasileiros ilustres não são valorizados e, pior, esquecidos pelo povo brasileiro? Isso é muito triste, nossa nação também foi o lar de inúmeros gênios
A esquerda no Brasil não valoriza sua história. Desculpe se o tom soa meio político, mas é a pura verdade. É só acompanhar a Brasil Paralelo que faz um excelente trabalho de resgate da nossa verdadeira história, mas constantemente estão tentando cancelar o trabalho dos caras.
A peça "A Sertaneja", foi estruturada na forma rondó-imperfeito....Possui certas características de uma rapsódia -- genericamente, encontra-se classificada como uma "fantasia"....Foi concebida dentro do centro-tonal, Lá bemol menor, e finalizada em Lá bemol maior!....Sua primeira edição, data de 1869....( Walmir Dantas ).
O compositor Brasílio Itiberê, se utiliza de células melódicas, extraídas da cantiga folclórica "Balaio Meu Bem, Balaio"; e compõe com insinuantes toques rítmicos ( lundu, xangô, schotis e modinha ), a música que viria se tornar, a sua obra-prima -- "A Sertaneja"....( Walmir Dantas ).
Onde foram os grandes compositores do passado? Por que será que temos que conviver com tanto lixo? Graças a Deus existem pessoas boas que compartilham essas jóias. Muito obrigada Rafael Zaidan.
Itiberê, Carlos Gomes, Frutuoso Viana, e muitos outros brasileiros compuseram peças e suites baseadas em nossa música. Outros como Arthur Napoleão (port) Gottschalk (Americano) Jospeh Asher (Holandes) foram influenciados e influenciaram músicos como Ernesto Nazareth.
Na verdade; no tempo em que residiu na Europa, Brasílio Itiberê tornou-se amigo de Franz Liszt -- o próprio pianista Liszt, chegou à executar "A Sertaneja", em um concerto!....Agora, não se pode negar, as suas influências Chopinianas....Por outro lado, essa composição -- em seu desenho melódico e rítmico -- é puro "sotaque brasileiro"!
Veja bem!....Do ponto de vista da "escrita idiomática do piano"; é notória a afinidade do pianista Brasílio Itiberê, um pouco maior com o austríaco F. Liszt ( virtuoso e contrapontístico ); e um pouco menor com o polonês F. Chopin ( lírico e improvisatório )....Já com referência a invenção rítmico-melódica; a escrita dessa peça, é genuinamente pátrio-brasiliana!
Mas eles não foram esquecidos. O tempo os distanciou das "paradas de sucesso", mas são facilmente encontrados em concertos por todo o Brasil ou mesmo disponíveis na internet. São considerados nossos mestres e reverenciados.
O que foi que aconteceu ? que passamos de hermeto pascoal, itibere, Elis Regina, vila lobos. E agora estamos com os MCs, Anita, Ludmila, eu respeito os gostos musicais mas pelo amor de Deus hj em dia parece até que nem temos música em comparação a isso
Tens na família um gênio, talentoso e que deixou grandes obras, como esta que eu, décadas depois venho a estudar no piano. Não existe herança maior que esta