Nunca imaginei ter oportunidade de ouvir tanta cultura, conhecimento e didática pra transmitir um conteúdo tão vasto como estas preciosas aulas que tem ministrado, Álvaro. Vc conta histórias seculares com uma intimidade impressionante. Só alguém com tamanha sensibilidade é capaz de ensinar desta maneira. Parabéns mil vezes!!! Que Deus te abençoe.
Parece história da "literatura musicada", contada de uma forma de amigo para amigo! Desabafo de alguém que respira música e está ficando com falta de ar... Obrigada por oxigenar o nosso ar que respiramos... Até inspirei profundamente neste dia. Obrigada, Álvaro!!
Muito obrigado, Álvaro, serviu para aumentar os meus conhecimentos e ampliar a minha mente, mostrando a ela que a música é, de fato, ILIMITADA ! ! ! Mais uma vez, MUITO OBRIGADO ! ! !
Um dia ouvi Cannon... chorei. Esse dia descobri um universo de beleza. Sem a referência do que é belo se perde a humanidade. Muito obrigado pelos videos.
Muitíssimo obrigado! Valeu apena cada segundo deste Belo material que nos foi belamente apresentado. Me sinto melhor é feliz por saber que existem pessoas virtuosas e sábias que nos mostram o Belo e o verdadeiro aos ouvidos e o coração. Muitíssimo obrigado!
Suas aulas, mestre, mudaram completamente tudo que eu pensava sobre cultura musical. Suas abordagens vão muito mais além do que nossa vã filosofia imagina: Algo que me marcou foi que, como bem expôs, as artes, aquelas que miram o belo,a perfeição, em suas diversas formas de manifestação, mesclam-se para a busca da transcendência.Aulas magnas que deveriam estar presentes nas escolas. Parabéns e obrigado por compartilhar seu conhecimento. Que Deus te proteja e ilumine sempre!
Alvaro Siviero além de um excelente pianista e músico, detém uma didática fenomenal além de total domínio e segurança para tratar sobre a história da música... Uma imensurável contribuição cultural para a sociedade...👏🏻👏🏻👏🏻 Que Deus o abençoe grandemente 🙏🏻
QUANDO O BRASIL PARALELO INICIOU EU PUDE APOIAR COM ASSINATURA, HOJE INFELIZMENTE NÃO POSSO MAIS. MAS ACOMPANHO O QUE É DISPONIBILIZADO NO RU-vid. GRATIDÃO
Nossa ! Adoro ouvir a história da música. Não entendo nada de instrumentos musicais, mas os trechos das músicas apresentadas já valeu a pena. Show!! 🙌🙌
Se antes eu já gostava de música clássica ou erudita, imagina agora depois destas aulas fantásticas com o mestre Álvaro Siviero! Obrigado, meu Deus por esta linda oportunidade.
Adorei! É... a educação musical no Brasil é e seria muito necessária, será que aos poucos vamos conseguir? Eu acredito que sim, apesar de todas essas "forças". Obrigada Álvaro, pelas aulas e por essa conversa tão agradável.
Bravo!bravo! bravíssimo!!!! quão foi maravilhoso estás aulas de músicas, felicidades a todos da equipe que trabalhou neste trabalho lindo onde traz esperança a nossa nação brasileira 🙏
"Espero que essa nossa conversa tenha rendido uma abertura na alma de vocês..." Pois leve e guarde essa certeza: sua "conversa" tocou e escancarou nossas almas, e nos mergulhou na beleza!
Últimamente, venho pensando muito nos equívocos das exopressões coloquiais, quanto so sentido adequado ao contexto. Por exemplo: seria mais coerente ser viciado por algo edificante como ouvir uma boa música, ou habituar? EU ando inclinado a substituir
Essa série deveria ser divulgada em todas as escolas do país, para mostrar que a arte é formada por toda e qualquer tipo de música, desde que tenha qualidade e bom gosto. Parabéns!
Extraordinário. Tiver de parar o vídeo e tentar respirar, um show de talento e conhecimento desfilando aqui na tela, não acostumado eu tô com tal grandeza de exibição, daí tive que parar de assistir e dizer: Genial! Belíssimo trabalho.
Só tenho a agradecer, Alvaro Siviero, pois o que foi visto nesta série trata-se de verdadeira obra de arte. Parabéns pela iniciativa e parceria com a Brasil Paralelo. Novamente, MUITO OBRIGADO!
Parabéns, Brasil Paralelo e Alvaro Siviero, pela iniciativa! As diferenças cruciais entre o Barroco, o Clássico, o Romântico e o Contemporâneo agora estão mais claros para mim. Quando se fala em história da música é bom saber que a abordagem será realmente centrada na chamada música erudita, e entendo que essa é a especialidade do pianista. Entendo também, e concordo, que a música popular anda pobre. No entanto, discordo que a arte tenha apenas a função de eliciar sentimentos e emoções nobres e belos. A arte entretem, louva, contexta, desconserta, gera desconforto, retrata, choca, e por aí vai... e tudo isso é legítimo e próprio da arte. Aprecio alguns artistas que, produzindo boa música, contam historias (e fazer música é contar histórias) de violência, sexo, revolta, experiências com drogas... e isso é muito válido. Alguns outros artistas, cujas obras admiro, praticam, ou praticaram em início de carreira, algo que não pode, necessariamente, ser classificado como boa música: registros mal executados, mal gravados, mal produzidos, mas de uma honestidade tocante. O tipo de música esmiuçado nesta série não faz parte da cultura do Brasil. Acredito que quanto mais se estimular o consumo desse tipo de arte, com o tempo, mais gente pode aprender a gostar, mas nunca será algo natural como é na Áustria, por exemplo. Ao fim e ao cabo, penso que saber a diferença entre música boa e ruim já é um progresso. Se a pessoa gosta da cantora que nada tem a dizer, cuja música é pobre, e pra quem, não fosse o apelo à sensualidade ninguém daria a mínima; mas tem consciência de que não se trata de boa música, e não cai na tentação de relativizar o bom e o ruim, já é um começo. No mais, Alvaro, gostaria de propor, caso já não conheça, a audição da canção "April", da banda inglesa Deep Purple. O ano de sua gravação é 1969. Gostaria de saber sua opinião acerca dessa maravilhosa música, e aonde encaixá-la dentre os estilos por você abordados durante essa grande aula. John Lord, tecladista da banda, tinha formação erudita... acho, inclusive, que era maestro. Nesse mesmo ano de 69 o Purple gravou um disco inteiro com uma orquestra, projeto idealizado por John Lord. É isso... mais uma vez, parabéns pela iniciativa, e obrigado!
Essas aulas foram muito esclarecedoras! Eu tenho 16 anos e toco piano, nunca tinha buscado me aprofundar na história da música. Acho que vale a pena refletir na importância que a música tem nas nossas vidas! Einstein mesmo disse que se não fosse cientista, certamente teria sido um músico. Essa afirmação já mostra o impacto que a música pode ter na vida de um ser humano, ela realmente tem um poder transformador!
Álvaro, hoje encontrei estes vídeos da "História da Música " e que prazer; vi-os todos. Que delícia! Meu domingo foi abençoado pelo seu conhecimento e capacidade de transmitir! E você toca lindamente; emociona! Adorei! Deixo minha sugestão de mais conteúdo assim, bem como meu agradecimento! 🙏❤👏👏👏
Muito obrigada por compartilhar essa série de vídeos com todos nós. Minha paixão pela música, e especialmente pelo piano, reviveu e cresceu em meu coração a cada história e explicação dada. Através dos conteúdos compartilhados e as músicas tocadas fiquei aqui a sonhar, envolvida pelos sentimentos que conseguiu transmitir, e, para agora, me sinto entusiasmada para meus próximos estudos.
Que maravilha de curso! Obrigado Alvaro por expor todo esse conhecimento, mostrando a verdadeira Beleza que está contida no mundo artístico. Deus o tenha
Que vídeo!!! Sem palavras para dizer da minha admiração e gratidão por todo esse conteúdo que vc nos trouxe. Além do conteúdo histórico trazido de forma única na apresentação pelas notas musicais, abriu-se um leque de conhecimento e de amor pela música e piano, que sempre foi meu favorito. Parabéns!!! Gratidão!!💖
Eu já estava passando da metade do vídeo quando me bateu uma preocupação. Voltei para ver a descrição e observei que eu ainda não havia dado o merecido LIKE.
Obrigada, pelos excelentes vídeos !!! Sou professora de piano, tenho uma escola, e vejo a dificuldade, cada vez maior, em divulgar a música clássica, aos estudantes. Já encaminhei, esse seu trabalho maravilhoso, aos meus alunos.
Sensacional! Parabéns por essa série! Pena você ter aberto um parêntese para citar a triste realidade do povo brasileiro! Tirando isso, acrescentou demais a sua explanação e visão ampla da Música. Sem contar o seu virtuosismo tocando. Uau! Ganhou mais um admirador.
Na infância e adolescência, eu assistia desenho animado (Pica-pau, Tom e Jerry, etc.) em que eu costumava prestar atenção ao som de músicas eruditas e ficava maravilhado. Na adolescência, ao ter aulas de educação artística, uma das partes era conhecer um pouco a história da música. Alguns amigos e eu conseguíamos ouvir Bach, Beethoven, Mozart... era surreal e ao mesmo tempo ótimo. Contudo, entender e ter uma noção mais profunda acerca de notas, acordes, etc., sempre foi como uma pedra em meu sapato. Mas hoje maratonei teus vídeos e aprendi muito em um curto espaço de tempo. Era como se estivesse falando diretamente comigo acerca desse mundo que é a música. Gratidão, Alvaro, por nos proporcionar algo que para muitos é inimaginável. A propósito, meu nome é Eduardo.
Muito obrigado "maestro" (espanhol) Álvaro! Sem querer parecer crítico, mas senti falta de alguma menção de algo que não fosse essencialmente Europeu ou com origem européia. Perdeu-se totalmente o que foi produzido no oriente? Mesmo sendo uma civilização milenar? Não há absolutamente nada que se possa falar sobre algo cujo berço tenha sido na África? São perguntas honestas mesmo, visto que não sou conhecedor de história da música. Agradeço se puder me indicar onde encontrar mais informações sobre essas origens mais diversas, por favor.
BOM DIA ÁLVARO, ESTOU MARAVILHA DO COM SUA AULA SOBRE A HISTÓRIA DA MÚSICA! ÁLVARO, NESSA, VOCÊ FALA DAS ORQUESTRAS SINFÔNICAS E FILARMÔNICAS, QUE SÃO, EM GERAL PATROCINADAS POR GOVERNOS E, OU, ESTATAIS, EU SEMPRE FUI RADICALMENTE CONTRA, PELOS MOTIVOS QUE VOCÊ CORRETAMENTE EXPOS. TIVE UMA EMPRESA DE GRANDE SUCESSO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, NO ESTADO DE SÃO PAULO E NA BAHIA, E COMO AMO AS ARTES EM TODAS AS MANIFESTAÇÕES, PUDE PATROCINAR, SEM APOIO OU INCENTIVO DOS GOVERNOS, PORQUE SOU CONTRA, VÁRIAS MANIFESTAÇÕES DA ARTE, MÚSICA, BALET, CINEMA, ARTES PLÁSTICAS (TODAS), SEMPRE COMO UMA DEVOLUÇÃO DO APOIO RECEBIDO DO PÚBLICO QUE PREFERIA OS NOSSOS NEGÓCIOS. FORAM 55 ANOS DE SUCESSO, E PRAZER EM ATENDER ÀS NECESSIDADES DO PÚBLICO EM GERAL. ATÉ NÃO SUPORTAR A TREMENDA PRESSÃO DE CORRUPÇÃO DOS GOVERNOS PETISTAS, CONTRA OS QUAIS INFELIZMENTE TIVE QUE LUTAR SOZINHO, E, CLARO, FUI MASSACRADO, PULVERIZADO, MAS, GRAÇAS A DEUS, SIGO EM FRENTE, FELIZ POR ESTAR VIVO COM SAÚDE, E ASSISTINDO ÀS AULAS QUE SEMPRE QUIS FAZER, APRENDER SOBRE A MÚSICA. GRATIDÃO POR VOCÊ EXISTIR EM MINHA VIDA. QUE DEUS O ABENÇOE E PROTEJA
Tenho comigo, que seria vital atribuir aditivos contextualizados; como por exemplo: eu sou habituado ir à concertos e, não viciado a ir à concertos; assim como: sou viciado en comer doces e, não habituado entre comer doces. Viciar, dá a idéia auto aprisionamento, escravisar-se, tornar-se refém, enquanto habituar-se, nos remete à libertação, agregar algo edificante, enobrecedor, distanciando-nos do ente, da sua condição primária, bestializada, elevando-nos à condição de ser e, com certeza, como já preconizara Platão: a humanizaçao do animal humano, passaria necessariamente pela música. Apreciei sobremanera, tanto a riqueza de sua narrativa em si, como o tratamento delicado e humanizado dispensado às ocorrências de foro íntimo dos personajes em pauta . É muito gratificante saber de seres como o sr., empenhados em contribuir para atenuar o desconhecimento de vidas e obras que são basilares na construção do edifício civilizatório , há tanto, vilipendiado. Um grande abraço e vida longa à sua bela missão!