Parabéns pelo trabalho, continue sempre assim! No aguardo da continuidade! Uma sugestão, fazer um vídeo parte dois sobre Declinação Magnética e deixar a carta orientada, inserir na carta o norte magnético. Apenas uma sugestão! Parabéns pelo trabalho!
Boa tarde amigo.Me tira uma dúvida.Não é necessário, nesse procedimento,alinhar o mapa ao norte verdadeiro?Ou neste processo não é necessário?Somente o é quando for navegar?Grato pela atenção.ótima explanação
@@victorcarvalho_br acredito que a colocação do @oselio gomes é interessante. Pois, para transportamos o azimute magnético para a carta não teríamos que usar o ângulo QM e não diretamente a DM (declinação magnética)? O ângulo QM leva em consideração, além da declinação magnética, a Convergência Meridiana-CM (ângulo formado entre o norte geográfico e norte da quadrícula).
@@victorcarvalho_br Boa tarde Victor! Correto, também, eu uso a declinação magnética para o transporte na prática, devido a Convergência Meridiana-CM ser um ângulo muito pequeno, que acabamos desprezando-o, sendo assim, nós consideramos o norte verdadeiro igual ao norte de quadrícula. Mas, se fosse um cálculo num concurso a CM deverá ser considerada sim.
@@victorcarvalho_br na playlists tem algum vídeo que você mostra como tirar o azimute magnético diretamente na carta, norteando-a? Já revi vários, hoje pela manhã, e não encontrei! É que surgiu uma dúvida, e quando fui para prática, o que eu pensei que sabia não deu certo!:(:(
No site do IBGE tem as cartas na escala 1:50000 disponíveis em formato digital gratuitas para download. O banco de dados geográficos do exercito BDGEx tambem disponibiliza essas cartas. Porem, para imprimir é necessário ir em uma gráfica pois as folhas são grandes, geralmente em tamanho A0 (118,9cm x 84,1cm)
@@victorcarvalho_br Quando eu alinho as linhas meridionais da bussola ao mapa,não é necessário alinhar a agunha ao portão.Digo no caso de fazer a triangulação.Estou meio confuso amigo.
Por exemplo: o ponto encontrado onde estou... no mapa ele foi marcado após traçar e cruzar as duas retas.... E agora como eu sei exatamente em qual local eu estou geograficamente? Supondo que o só tinha o mapa, a bussola e os pontos de referência... na prática, lá em campo, eu não saberia onde estava...vamos dizer que eu cai de paraquedas e precisasse passar minha coordenada..... não sei se consegui me explicar agora...
Isso mesmo Vitor.. .acho que é isso de coordenada utm.... muito obrigado pela atenção e explicação....sou bombeiro civil mas antes disso sempre gostei de assuntos assim... já fiz até Cruzeiro náutico em veleiro e sempre tinha contato com carta náutica ,posição geográfica e tal... mas como a maior parte da viagem era por computador e eu era apenas tripulação de bordo não entendia muito.
Boa noite, Como entender nas plantas o significado SO 43°47'23" NE , e porque não NE 43°47'23" SO ? algumas plantas utiulizam apenas SO, outras utilizam SO.....NE.
@@victorcarvalho_br obrigado pela resposta. E que para se saber uma localização de um celular se utiliza 3 torres de transmissão, ou como chamamos triangulação. Achei que seria do mesmo jeito!
Bom dia Victor a minha dúvida é a seguinte se eu deslocar para o azimute 260 e desejo retornar pra 130 eu devo soma ou subtrair. Um abraço irmão gosto muito dos seus vídeos parabéns
@@edmilsonheleno2281 para retornar ao ponto de origem (anterior), aplicamos o contra-azimute: se o azimute for menor que 180°, somamos 180 ao azimute; e se o azimute for MAIOR que 180°, subtraímos 180 do azimute. Nesse seu exemplo, o contra-azimute de 260° é 80° ( 260-180 = 80 ).
Ela (declinação magnética) é somada quando se tem o azimute verdadeiro (geográfico) e quer saber o azimute magnético (no terreno). E é subtraída quando se tem o azimute magnético e quer transportá-lo, digamos assim, para a carta (mapa), ou seja, achar o azimute geográfico, como foi visto nesta aula.