Olá Caio!! Muito bom o video, seguindo a linha do telhado com cambara, pensei em aplicar um cupincida (tipo pentox) em todas as peças, deixar secar e entao aplicar as demaos de Stain conforme indica o fabricante. Acha que isso seria muito preciocismo? outra dúvida, para um telhado, passar Stain depois da estrutura montada ou antes tbm? pois imagino que as madeiras serão cortadas e perfuradas. Obrigado!!
Posso usar verniz nessa madeira , quero fazer uma cobertura de garagem com essa madeira, e estou pesquisando ... achei legal sua explicação, facil entender e sem enrolacao.
Olá, cambará pode pegar chuva, estou fazendo um pergolado e no sul está chovendo muito as vezes chove fim do dia, mas ela vai ser coberta assim que eu terminar
Sim é seguro, porem deve-se atentar em um ponto: caso o telhado ficar em um local confinado (sem entrada de luz e ventilação, há risco de proliferação de cupins. Então neste caso, indica-se a dedetização regular da área confinada, e também aplicação de stain/fungicida/cupinicida na peça.
Oi Caio, gostaria de tirar uma dúvida: estou me planejando para fazer uma casa em wood frame. Inicialmente pensei em usar pinus, mas me surgiu a dúvida se o cambará seria uma boa (já que trabalha menos). Ainda assim, pelo que sei, essa madeira é muito densa. O peso tornaria impraticável levantar paredes nesse estilo?
Olá @embatbr, Sim, o cambará é consideravelmente mais pesado em comparação com o pinus. Além disso, por não ser 100% tratável em autoclave, aumenta a possibilidade de infestação por cupins ao longo do tempo quando é usado em ambientes confinados, como dentro de paredes. Portanto, recomendamos realmente o pinus para esse tipo de aplicação. No entanto, se a parede tiver a estrutura exposta internamente (ou seja, com a madeira à vista), o cambará poderia ser utilizado, já que é muito menos comum que os cupins ataquem quando há iluminação e ventilação, e se fosse atacado, seria visível e permitiria a realização de manutenção adequada.
Olá Mauricio! Tudo bem? Para uso em ambiente interno, recomendamos a aplicação de pelo menos 1 demão de Stein, que terá ação cupinicida e fungicida, além de auxiliar a madeira a trabalhar menos com a variação de umidade do ar. Caso ficar em ambiente totalmente fechado e escuro (ex. cobertura interna), ao invés da proteção, pode ser feita dedetização na região de 1 a 2 anos, para garantir que fungos e insetos não se desenvolvam. :)
Não. São espécies diferentes. Segue os links referentes a essas espécies no site IPT para comparação: Cambará: www.ipt.br/informacoes_madeiras/9-cambara.htm Peroba-do-Norte: www.ipt.br/informacoes_madeiras/11-cupiuba.htm Espero ter ajudado! 😊
O nome do produto é Stain, um impregnante que se destaca por preservar de forma natural o aspecto da madeira. Ao penetrar delicadamente nos veios do substrato, realça suas tonalidades naturais, ao mesmo tempo em que cria uma barreira protetora contra água, fungos e raios solares. O Stain tem de varias marcas que vão da sua escolha. Contudo é importante ler as especificações do produto para cuidados e aplicações adequadas. Na dúvida fale com um especialista do produto para o melhor uso.