Тёмный

Casa D. Miguel + Casa Moliceiros - 2022 | Atelier BIG Arquitetos PORTO 

Atelier BIG Arquitetos
Подписаться 411
Просмотров 3,2 тыс.
50% 1

Casa Moliceros
Este é um caso especial, em que pai e filha queriam viver em proximidade e cada um tem a sua própria casa, encontrando neste esquema o equilíbrio perfeito entre proximidade e privacidade.
Num terreno de cerca de 3.000 m2 com uma forma bastante irregular e um desnível considerável, foi-nos pedida a criação de dois volumes de um único andar com planos diferentes e independentes. Queriam que os espaços habitacionais fossem o aspeto fundamental de ambas as casas, sendo adaptados para grandes reuniões e garantindo o desfrute de todos os membros.
O presente projeto corresponde à casa do pai, situada na parte inferior do terreno, que dá inicio a este duplo processo. Como requisito particular, o cliente queria que o seu quarto se concentrasse nas vistas do horizonte, isolando-se completamente e marcando o seu quarto como o pináculo da privacidade.
Um ponto importante a resolver foi o nível da cota de soleira de ambas as casas, que consideramos que deveriam funcionar ao mesmo nível para assegurar um acesso confortável de carro a partir de um ponto comum e que se relacionam diretamente uma com a outra.
A primeira casa inicia o duo com uma volumetria austera de formas cegas, que se tocam formalmente para marcar a entrada e fotografar as vistas da serra. Em contraste, a parte social abre-se completamente à área social mais privada do respetivo terreno e liga-se visualmente à segunda habitação, vivendo juntos no mesmo espaço exterior.
Casa D. Miguel
Este projeto é a continuação de um processo com duas habitações, sendo esta segunda o fim formal do ato que iniciou a sua antecessora. Lembrando que as duas casas foram construídas juntas, um aspeto chave deste projeto em particular foi encontrar a medida certa de separação. Tinha de ser alcançada uma distância que não perturbasse a harmonia do espaço social e, ao mesmo tempo, assegurasse uma visão desobstruída do ambiente natural.
A volumetria manifesta claramente uma lógica semelhante à anterior, fechando-se à estrada pública e mostrando uma aparência rígida e serena. Devido à íngreme inclinação no norte do terreno e para evitar uma escavação excessiva, foi criada uma pequena inclinação na periferia noroeste da casa que descansa sobre um muro de contenção.
Por outro lado, e em contraste com a casa principal, tanto os quartos como o open-space da casa têm vista para a área da piscina, desfrutando de excelente luz natural. As áreas de jantar, cozinha e habitação são concebidas com espaço generoso para permitir a flexibilidade de utilização que os nossos clientes desejavam.
Um volume adicional foi colocado no limite ocidental do terreno para apoiar o plano geral do complexo e para reforçar a delimitação do centro de convívio no exterior.
O resultado global é um conjunto de volumes organizados de tal forma que conseguem trazer as sensações de afabilidade e conforto que geram no exterior para o interior de ambas as casas.
____________
Se está a pensar em fazer um projecto, podemos ajudá-lo com qualquer questão que possa ter.
➡️ CONTACTOS: bit.ly/bigarqu...
➡️ REUNIÃO: bit.ly/calendl...
Para mais informações:
· Facebook: bit.ly/fb_big
· Instagram: bit.ly/3PTNz76
· Pinterest: bit.ly/pintere...
· Linkedin: bit.ly/linkedi...

Опубликовано:

 

21 окт 2024

Поделиться:

Ссылка:

Скачать:

Готовим ссылку...

Добавить в:

Мой плейлист
Посмотреть позже
Комментарии    
Далее
Casa Xistos - 2020 | Atelier BIG Arquitetos PORTO
1:45
Casa Dunne - Colección Alea
1:28
Просмотров 351
Bifamiliare 3 letto con piscina
1:53
Просмотров 135
Moradia para remodelação e Terreno | Anta, Espinho
1:16
Casa Eulália - 2020 | Atelier BIG Arquitetos PORTO
2:46
Serralves - Porto - Portugal
7:29
Просмотров 9 тыс.
Kreatto Architectural Drafting Service
1:16
Casa Cantiga - 2019 | Atelier BIG Arquitetos PORTO
2:19
FOREST VILLA. Private mension by iT.architects
2:01