Parabens pelo video com riquissimos detalhes! Para nós, ainda vivos, fica o aprendizado: dessa Vida nao se leva nada! Senhores tao ricos no passado que devem ter feito mal a tantos escravos por conta de bens e riqueza, hoje descansam a 7 palmos e o casarão está em ruínas!
Mostrei hoje para minha mãe esse vídeo da igreja e do casarão . Para ela foi uma recordação, pois ela pôde trabalhar nesse casarão, ela pode me falar em detalhes como era esse casarão. Quando ela chegou a trabalhar no casarão, os novos donos da usina se chamava senhor Belmiro. E no segundo casarão, oas fundos morava o apontador. Para minha mãe esse vídeo levou ela a muitos anos atrás com boas recordações de patrocínio. Parabenizo vocês por esse excelente história da nossa João pessoa. Meus parabéns a todos vocês.
Uauuuu!! Minha mãe nasceu nessa fazenda. Eu estou fazendo o teste genealógico. E precisei ter o nome exato da fazenda. Não moro mais no Brasil, mas pedi pra mostrar o vídeo a minha mãe. Eu nem vivi aí, mas tô aqui nostálgica pela minha ancestralidade. Parabéns e muito obrigada pelo vídeo. ❤
@@paraibanopassado muito triste eu mesma queria muito ter condições de viajar conhecer esses casarões , queria faser uma regressão acredito que em algum momento já vivi esse período , pq sou apaixonada por esse período !
@@leticiabaptissta2568 Você pode ter trabalhado lá como escravizada, já pensou como seria sua regressão sendo abusada e tratada como coisa por esses senhores de engenho que jaz no inferno carregados pelo cão vermelhão!! Pega a visão!
Gosto demais de seus vídeos Pelo seu interesse na nossa história que está se acabando e pela sua dedicação Pela sua narrativa e até pelo seu português corretíssimo Faria apenas um reparo Os porões das casas que você atribui a senzalas, não eram Toda casa da arquitetura portuguesa em nosso país tinha esses porões cuja finalidade era de isolar a resistência da umidade do solo tornando a casa mais saudável Veja que até nas cidades essa prática era comum Por outro lado nenhum senhor de engenho ia querer essa proximidade pois seria fonte de mau cheiro, barulho etc Espero apenas contribuir com seus excelentes vídeos
Obrigada José Carlos! Fico grata 🙏🙏 Mais esses porões ao qual falo, existem relatos histórico de serem local onde os escravos domésticos ficavam. Mais sim, existiam outra edificação onde ficavam maior parte dos escravizados, as verdadeiras senzalas. Obrigada pela correção!
Merecia um material muito bom, por parte do Iphan, historiadores da universidade da Paraíba e demais órgãos responsáveis por este setor histórico. Somos extremamente carentes e desprovidos da arqueologia e preservação. Provavelmente alguém informará este descaso e será pauta agora, depois que enxergar que isto há muito tempo é um nicho de ser mostrado ao mundo e que a Paraíba reserva tesouro a ser posto em seu lugar de vitrine histórica. Parabéns por sua iniciativa, dessas filmagens!
Obrigada pelo reconhecimento! O intuito do canal é justamente mostrar o nosso tesouro histórico, e esperamos que as autoridades competentes cumpram com sua parte.
@@paraibanopassado, ...se levantado um estudo arquitetônico e histórico do local, restaurados e inseridos em roteiros turísticos, desses e outros recantos perdidos e esquecidos há anos menosprezados, é fato que os mesmo seriam palco de dinheiro novo para o estado pois, temos a história, o material físico, mesmo em ruínas mas ainda chances de ergue-lo, o que falta é um poquito de consciência e amor a terra, e sempre digo: " Isso, é o mesmo que a carteira de identidade de um povo"!
A Capela do Engenho Una, em Santa Rita-PB, foi tombada por sua importância cultural. IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional Nome atribuído: Capela do Engenho Una Outros Nomes: Engenho Nossa Senhora do Patrocínio: capela; Capela de São Gonçalo (Engenho Una) Localização: Santa Rita-PB Número do Processo: 473-T-1953 Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 427, de 11/02/1955 Observações: O tombamento inclui todo o seu acervo, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/85, referente ao Processo Administrativo nº 13/85/SPHAN. Descrição: Construção de princípios do século XVIII, de inspiração renascentista, com plano centrado em forma de prisma hexagonal, coberto por abóbada e zimbório. A portada em cantaria é rica em detalhes. Fonte: Iphan. @@paraibanopassado
Diga-se de passagem que você é uma mulher de muita coragem, pois a maioria dos lugares que você visita estão perigosos de acidentes e desabamentos. Eita! mulher corajosa!
faltou você ir no enigmático cemitério do Engenho Una, que fica do outro lado do Rio Paraíba, com Túmulos do Século passado, hoje só restam 5 e ruínas da capela
Parabéns pela coragem de acessar lugares como este, de dificil acesso, para nos mostrar. Que tal consultar o patrimonio histórico do Estado para anexar fotos e videos antigos, para melhor caracterizar o ambiente
Gostaria de saber algo sobre esta fazenda, meu avô trabalhava em uma fazenda Una em Sape e a família dele é toda de lá, minha vó teve os filho na fazenda Una, minha mãe nasceu na fazenda Una se fosse viva estaria com 76 anos, gostaria de poder conhecer os parentes pois não sei e não tenho conhecimento nenhum do meu passado aí.
Por sorte ao patrimônio histórico, ainda tempos pessoas que usufruem desse monumentos como moradias, comércio e outros fins, pois assim mantém-se a preservação do mesmo, como ocorrido neste casarão. Sou ciclista de Mountain Bike e o que temos encontrado de edificações e até lápides, por esse chão afora deteriorados, é impressionante. Um assassinato a história do nosso estado e país. Culpados? Sim! IPHAN e demais órgãos estaduais e municipais, a exemplo da Prefeitura de Santa Rita, neste caso e no caso da Igreja de Santana.
O porão que vc se refere, não é uma especie de senzala, trata-se do dormitório dos escravos da casa ou seja: Escrevam que faziam os serviços domésticos, estes não frequentavam a senzala.