Oh Lucas, quando você perguntou na aba comunidade se seria legal fazer um vídeo sobre o caso do ASPX eu comentei que não seria legal se fosse mais do mesmo. E mano, você só seguiu! Mesmo com um tema completamente exaurido nos últimos anos, você conseguiu trazer uma base de informações diferentes com uma abordagem muito interessante. Parabéns pelo trabalho, sensacional!
O vídeo é excelente, Lucas. Se xitou ou não, isso não importa mais, pq ele já pagou a punição. E pra ele está ótimo, pq está lá, de boas, curtindo o jogo, a família, e sendo lembrado (para o bem ou não) até hoje. Sugestão: Fala do Flusha qualquer dia desses, pfv e se for possível. Grato desde já
@Semnome Na verdade ninguem liga mais pra isso, isso foi em 2009/2010, coisas passam, na europa mesmo ele é mais conhecido que aqui e pelo poker então ... é tudo questão de perspectiva
@Semnome De qualquer forma ele ja pagou a punição né, não é como se ele tivesse que ser preso ou mandado pra cadeira eletrica, fez, pagou, passou, vida que segue
"Se xitou ou não, isso não importa mais..." claro que importa. Ele tem que servir de exemplo e ser banido do jogo permanentemente para justamente nunca mais ser lembrado nessa área.
Só quem viveu a época da TP, grupo da TT do orkut, fóruns do CS ... campeonatos @LAN sabem a "comoção" na época que isso gerou. Eu tinha um time @LAN e participavamos de campeonatos, chegamos até a jogar na famosa O2.... O CS na minha visão foi um dos jogos mais emblemáticos da história do e-sports, e será por muitos e muitos anos. .
Mano faz uns 4 dias que seus vídeos apareceram pra mim, principalmente os de CS, eu não acompanho muito o cenário de E-sports mas vendo seus vídeos deu vontade de ver kkkkk enfim ótimos vídeos que você faz; continue com o bom trabalho
Acompanho bastante CS e seus vídeos apareceram pra mim. Roteiro muito bom, man, continua assim. Nunca tinha visto as jogadas do aspx de fato apesar de já ter visto alguns vídeos sobre. Parabéns!
Lembro muito bem dessa notícia e como viralizou no cenário do CS... Eu fazia parte de um time (mTa), tínhamos site e tudo mais kkk nós sonhávamos em ser profissionais e jogar grandes campeonatos... Nunca fui Pro Player, mas joguei demais 1.6 e posso afirmar com toda a certeza (sei que não passo credibilidade alguma kkk), o ASPX xitou e xitou muito kkkkk é até um pouco vergonhoso, o cara xitar da maneira que xitou e ir tão longe num torneio de LAN
aspx era muito pronet, e tinha a fama de ser cheater, qdo ele anunciou que ia em camp @ lan em campinas na lantek eu fiquei louco para jogar contra, fui chamado pra completa pra 1 time e fui la pra campinas jogar, cheguei la fiquei com dó dele, pq ele na net era muito bocudo, e la na lan tava todo quietinho, enfim. Começo o jogo dele eu fiquei assistindo e achei as jogadas muito estranhas mas era lan ne mano como eu ia poder falar algo(tinha tv pra assistir e a gente deixava na tela dele) a coisa foi ficando cada vez mais estranha, e eu falei q ele tava xitando na lan, fui tachado de louco, mas td bem, passou uma semana ele foi jogar na wcg, com os gemeos kiko e synk (ambos jogavam comigo na net) achei estranho essa fusao de time q fizeram pq o maked time deles era muito melhor, mas td bem, fui louco pra assistir o hltv, e ja vs crashers, time top do cenario na epoca, as jogadas foram muito bizarras e com o tempo eu fui tendo a ctz do programa ligado, mas fui taxado d louco no ts, nunca + vi esse cara, fiquei sabendo q foi morar na argentina algo assim.....mas ele era muito xitado
Ótima história, gostei mano. Obrigado pelo relato. aSpX acho que hoje em dia mora na argentina mesmo, mas ele de vez em quando joga GC. Joguei uma partida contra ele na gc, e ganhamos, acho que não esta mais xitando.
Lucas, eu só queria fazer esse comentário para te elogiar, eu conheci seu trabalho agora, de madrugada e assisti todos os videos que voce produziu, e seu empenho, dedicação e o conteudo no geral é ótimo, espero que voce seja muito feliz na vida.
Ótimo vídeo, sempre quis saber sobre o assunto e nunca tive boas fontes. Só tenho uma observação: o cara do metaforando não é especialista em nada. Já foi mais do que comprovado que tudo que ele fala é baseado em uma pseudociência. Ele não ANALISOU o vídeo do ASPX, ele só disse o que o grande público já queria ouvir, como ele sempre faz em todos os vídeos, mas utilizando o mesmo charlatanismo de sempre.
Meu Deus cara, esses campeonatos eram uma várzea, deixa de ser chorão, o cara era só um moleque na época....tu fala como se fosse um homicídio kkkkkkkk
@@Calgaro_ campeonato classificatorio pro major, podia ser leiteiros mas ali era o inicio do sonho de todos, e ali ele encerrou varios desses sonhos pode ter certeza
As vezes esse aspx estragou a própria carreira, hoje em dia poderia ter vingado em algum time se não tivesse usado hack e tivesse se dedicado de fato ao game.
@@Calgaro_ Meu Deus cara, se dedique em algo que você é bom e veja alguém te superar usando algo que prejudica todos os os players e o único beneficiado é o trapaceiro. Se isso é normal p/ você OK. Mas para mim não é. Sendo criança ou não foi errado.
cara, bom vídeo, exceto pela parte que tu deixa a dúvida no ar. não há dúvida que o aspx usou cheat. ele usou, isso é sabido por todos no cenário... o fato de não haver um arquivo encontrado ou algo "físico" não é suficiente pra inocentá-lo. o comportamento dele, os cheats que haviam na época... é bem claro que ele xitou. foi julgado por pessoas com credibilidade, reconhecidas pela honestidade e caráter, e foi unânime na época que ele usou cheat. isso NÃO É uma dúvida... de qualquer forma, ele tomou a punição, é um cara bem falado nos bastidores (exceto por essa cagad* q ele fez), e a vida seguiu. recomendo assistirem o próprio Apoka falando sobre isso!
Muito Daora Você Relembrar desse caso, que até hoje não foi solucionado, mas tenho certeza de uma coisa, se o Aspx xitou e menti isso até hoje, ele menti para si mesmo e com esse vídeo podemos ver que fica difícil acreditar na "Verdade" dele.
Algumas coisas não foram citadas no vídeo, talvez por poucas informações. Na época que isso ocorreu, o apoka não queria banir o ASPX e queria continuar o evento normalmente. Os outros jogadores, se sentindo prejudicados, procuraram ajuda dos NooBusters, na qual fizeram o vídeo comprovando o fato e depois de muita polêmica e briga, o time eco.cobra foi punido e o aspx havia tomado ban de 6 anos.
Esse caso tá muito mais do que solucionado. Se ele fosse inocente, teria feito de tudo pra provar. Quando foi confrontado com o material, passou vergonha pelo nervosismo e não deu uma explicação sequer. Um jogador normal teria condições de descrever o processo de tomada de decisão em pelo menos alguns daqueles momentos. Do contrário, ele ficou quieto e simplesmente aceitou a "pena" que a própria comunidade impôs depois. Alguém aí teria ficado tranquilo se te impedissem de jogar de forma injusta?
Rs ele só disse que hoje tá melhor. Isso não deixa de ser verdade. Hoje o sistema é muito bom. Problema que os programas de hack evoluíram, e estão bem mais difíceis de serem detectados. É uma luta sem fim.
o vac da valve era tao ruim q os proprios servidores "alugados por empresa" nao usavam o vac e sim outros anti cheates, como : sxe para o non steam, para steam usava eac/esea . só depois do csgo q o vac veio a ser realmente util
@@MsPistoler po mas na real continua ruim, a chaos cheatou na caruda e não foram punidos pq o anti cheat não detectou, o aspx tb não teve nada detectando ali, então ele passaria impune hj em dia
@@dnl... Hoje em dia talvez não viu. Inclusive, se tratando de wallhacks. Há sim programas gratuitos que possam passar pelo VAC, mas em sua maioria já cairam por terra. Os wallhacks chegam a mudar certos binários do jogo que acredito que o Aspx iria se ferrar hoje em dia. Vi um vídeo focado só nisso, aí pelo menos lá, o cara diz que atualmente a VALVE anda se esforçando pra melhorar essa detecção (engraçado, só agora. Nem é por conta do valorant né). Pra efeito comparativo, hoje quem tá lotando de hackers é o Valorant. Coisa que anos atrás o pessoal rasgava elogio e dizendo que não tinha, e já tem. Mas é fato que antigamente, no CS 1.6 e no começo do CS GO, era uma terra sem lei. Tem até um vídeo superengraçado rs acho que era do Murilo, não lembro bem agora quem fez. E lá mostrava como que o pessoal fazia pra usar esses programas - sério, era tão simples de hackear que chega a ser cômico.
Aspx cheatou e é fácil notar isso, é só olhar as demos dos jogos, ele não disfarçou em nenhuma partida. "Ah, mas a conta dele é a mesma até hoje e não foi banida" grande coisa, né? atualmente o jogador com mais vitórias no MM tem mais de 8800 vitórias, esse jogador não apenas usa cheat, mas tem vários destaques no perfil divulgando o nome do cheat que usa, tem lvl 210 na steam, faca, pegou medalha vermelha no TERCEIRO mês do ano usando boost e mesmo com tudo isso acontecendo, a valve não baniu ele, agora imagina, se o cara que mais tem wins de cs NO MUNDO faz propaganda do cheat q ele usa e não é punido, imagina um brasileiro que cheatou no 1.6 há 12 anos atrás? a valve nem sabe quem é o aspx
é filhão mas antigamente os cheats eram completamente podres, a maioria era detectável pelo VAC, pode pesquisar aí, hoje em dia os cheats são bem mais avançados e protegidos contra banimentos, por isso a maioria é private. Se vc olhar os cheats de hoje em dia no cs 1.6 e comparar com os de antigamente que era todo zoado, nem tem como discutir
@@ZartyZ na verdade não, o VAC nunca funcionou pra dizer quem é legit ou não, se tu jogou 1.6 vai se lembrar que todo mundo usava outros anti cheats durante o pug, por exemplo EAC e sXe e nessa época já existia cheat pago que passava por essas plataformas. Te garanto que o cheat que ele usou, não era o mesmo que a gente encontrava no cs 1.6 nonsteam
@@dnl... Amigo eu xitava no cs 1.6 e não é todo o cheat que passa pelo VAC, por isso que usavam anti cheat dll nos servidores, porque alguns eram indetectáveis, mas esse que ele usou com "pontinho" é padrão de wall-hack, todos tem esse visual, sendo private ou não
@@ZartyZ em momento nenhum eu disse que era todo cheat que passava, da mesma forma que hoje em dia existem milhares de cheats que passam, mas também não é qualquer coisa que vai passar.
@@dnl... "na verdade não, o VAC nunca funcionou pra dizer quem é legit ou não" Eu respondi dizendo que nem todo o cheat passa pelo VAC, sendo assim ele consegue sim identificar quem é legit ou não, porém depende muito do cheat que o indivíduo tá utilizando, assim como também expliquei porque eles usam dll anti cheat nos servers
namoral, da tudo a entender que ele foi bem carudo de xitar com o wall hacker é impossível entrar na train do 1.6 na parte de cima de AWP sem crava o outro lado sempre tem nego ali.
Podem nem acreditar mais eu converso muito com o aspx no dia a dia e sou mod dele na lives que ele fazia,oq mais deixava ele chateado e que ninguem entrava na loge pra ver de verdade a live,so pra perguntar se ele xitou ou nao
“Não era tão bom quanto hoje em dia…” É um lixo até os dias atuais, quem joga CS diariamente sabe do sufoco que passa nos servidores da Valve e em um servidor privado famoso aqui no BR…
O aspx sim xitava, mais não em todos as partidas, e ele ainda usava um wallhack, que era só um pontinho branco na tela, oque dificultava que os organizadores vessem
os players só se provam legit em lan, hoje em dia (quase) qualquer um compra um cheat private e vira pronet, aí vem a diferença do aspx e dos caras realmente bons
Não preciso nem ver o vídeo, só pelo título já da pra ver que ta meio perdido. Então amigo o caso já foi BEM solucionado na verdade, ASPX ESTAVA CHEATADO. Por isso sumiu da cena e virou vergonha nacional.
no caso de tomar ban no cs 1.6, é bem dificil o jogo é antigo a valve não ta nem ai p qm xita em 1.6, até csgo é assim mas no csgo eles da ban se o cheat for ''baratinho''
No título e thumb parece que seria um caso criminal sem solução kk mas é bem menos pior, na minha opinião é solucionado sim, com certeza usou hack, se não tivesse usado ent pq ele simplesmente não se explica?
As pessoas que "acham" que o ASPX usou hack são as mesma pessoas que "acreditam" que Celso Portiolli não teve envolvimento com o 11 de setembro. Simplesmente sem nexo.
Esses canais de opinião não têm um pingo de vergonha na cara. Não têm conteúdo e ficam falando cada besteiras, um caso de n sei quantos anos atrás e q já foi mais do q comentado e msm assim voltam a falar sobre pq n têm do q falar.
Tá mas, se ele tava de hack (supostamente) em um torneio, não teria como os organizadores saberem disso? Digo, se o computador era do evento, então como ele colocou o cheat lá? E se o PC era do ASPX, pq simplesmente não olharam o PC?
Podia fazer um video explicando os 6 mundias do FNX pq pelo o que eu entendi todos os camp que ele ganhou no 1.6, fora da américa ele conta como Major, seria legal fazer um video mostrando quais eram os camps de 1.6 que se equiparavam a um major naquela época
SIM SIM KKKKKKKKKKKKKKK ELE ABRINDO MIRADO SEMPRE COM A MIRA CRAVADA NO ADVERSARIO ATRAVES DA PAREDE, "XITOU NÃO PO" Fonte: Confia kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Depois do Xeppa e Leaf, que muito mais q uma vaga de mundial, conseguiram papar premiação em camp grande, nos tempos atuais, com todos os anticheats e coisas mais... Aspx ter ou não ter xitado na wcg não mudou nada. Poderia ter girado que não chegaria no mundial.
baba ovo de xitado é foda kakakakakakakak e o metaforando nem fez o video exclusivo pra esse cara que fez o video, o publico do metaforando que pediu para ele fazer um video analisando as expressões faciais, se não sabe então não comenta irmão.
Se não tivesse, teria voltado anos dps pra se defender ou provaria de alguma forma, foda que os cara nem mexeu no Pc dele pra ver se tinha algum programa na época.
Parabens pelo vieo. Solucionado foi. Ele xitou e isso ficou claro. O fato de nao ter banimento da Valve eh meramente burocratico visto que diversos pro players foram pegos xitando (como simple) mas nao tem o banimento por conta do tipo de campeonato.
2009 a valve tava pouco se fodeno qualquer ser humano com 1 neuronio sabe a vdd, o mlk sentava na ultima cadeira virava o monitor passava todas as calls nao sabia explicar as propias jogadas
Opa Lucas , amei o vídeo, só vou dar uma dica (eu acho que você sabe só deve ter esquecido) deixa o video do metaforando nos créditos eu acho que ele não vai reclamar mas isso dai pode dar uns problemas dependendo de quem for.
@@lucasburn eu vi ali na desc mas eu nao vi o metaforando so quis dar um aviso so para isso nao dar problema algum dia , seus videos sao incriveis continue assim :) (obs: se eu nao vi o nome dele perdao kkkk)
Eu acho que a avaliação de linguagem corporal do Metaforando nessa situação é muito vaga e quase pura especulação, eu concordo que o que ele ia falar é "Se acha que se eu não tivesse xitado..." porém isso é algo que acontece direto com pessoas quando estão desconfortáveis ou com ansiedade, é a mesma situação da fala "Puta falta de sacanagem" onde a fala em si passa a mensagem de que "não há sacanagem", porém o que esta querendo ser dito é que "Há sacanagem", obviamente eu não to querendo dizer que o Metaforando ta errado, ou que eu sei mais que ele, a questão é que de um ponto de vista coloquial, a fala do ASPX é só um "modo de fala". Quanto a questão de que ele ta ou não ta xitado, isso não cabe a mim dizer.
Ele stremava na twitch há alguns anos atrás, tentou se explicar, mas sem sucesso algum e inclusive se meteu em algumas polémicas relacionados a mulheres que faziam live, não vou entrar em detalhes pq não sei os detalhes, haha.
Existe um mundo onde ele sabia um exploit e abusava disso, jogos virtuais são cheios disso, teve bug no mundial de lol e eles só fizeram vista grossa! Mas , cada caso é um caso...