Тёмный

Centro histórico de Garopaba 

TuristandoHD
Подписаться 3,5 тыс.
Просмотров 31
50% 1

A designação Centro Histórico ainda que não tenha reconhecimento oficial é assumida pela população com referência ao seu testemunho de aspectos significativos da memória de Garopaba. As razões deste reconhecimento podem ser arroladas a partir de vários parâmetros. A arquitetura de algumas edificações ali existentes, a Igreja edificada em torno de 1795, o lugar como local de convivência e prática da pesca, como espaço marcado pelo funcionamento de inúmeras repartições públicas como cartório, delegacia, coletoria, escola, clube social, cadeia, comércio, porto, espaço de trocas comerciais, atividades culturais e sociais, festas religiosas enfim o principal espaço da cidade por um período de mais 150 anos.
Destacamos entre as diversas possibilidades apresentamos dois exemplos para atestar a importância do Centro Histórico. A Igreja São Joaquim, cuja imagem se constitui na principal imagem de Garopaba, tem registros de batismo desde agosto de 1795 na Capela da armação baleeira de Garopaba como pode se atestar no Arquivo Histórico-Eclesiástico de Santa Catarina e que foi palco de extensa atividade religiosa e social até meados do século passado.
É o único bem tombado pela Fundação Catarinense de Cultura no município de Garopaba. As atividades e vivências que lá ocorreram nos remetem à História de Garopaba. A influência exercida pela Igreja teve ampla repercussão nas diversas dimensões da vida da população exercendo grande influência. As solenidades, as visitas dos Bispos, os cultos, as festas religiosas, os batizados, casamentos, sepultamentos se constituíram em processo de ampla repercussão no convívio da ampla maioria da população e se entrelaçam na convivência cotidiana da população do município e que atualmente exerce liderança ainda importante, mas em menor escala.
A Praça 21 de Abril outro espaço de destaque do Centro Histórico tem também uma rica história. Foi, e prossegue sendo, palco de um conjunto amplo de vivências, manifestações, comemorações. Espaço carregado de trajetórias e eventos os mais diversos que se constitui em um marco expressivo da vida dos garopabenses e dos muitos visitantes que por ali desfrutam de uma paisagem emblemática. Na Praça ocorriam de forma mais intensa, e atualmente menos, festejos religiosos que no passado reuniam praticamente toda a sociedade garopabense, de espaço de trabalho dos pescadores, de comércio, de trocas sociais, políticas entre outros aspectos, os quais traduzem o grande significado da Praça.
Ainda se poderia comentar o valor da praia em si, o cenário encantador que se vislumbra do adro da Igreja, a Capelinha na Praça, as casas com a arquitetura típica de uma época, entre as quais destacamos o Casarão como também os vestígios da armação baleeira que ali funcionou podem ser arrolados como uma evidencia de que o lugar, que vincula o presente ao passado, evocando um universo de memórias sobre a vida em Garopaba em tempo idos e atuais o que faz do Centro Histórico em um espaço diferenciado.
Entendemos que o Centro Histórico por suas características deve ser reconhecido como um expressivo marco da identidade de Garopaba, por seu valor simbólico e histórico. É hoje é um local muito procurado pelos nossos turistas , com varias casas boas, rachos de pescadores transformados em casa para veraneio, pois o Centro Histórico fica de frente para a praia, onde toda manha pescadores chegam com peixes frescos e os vendem ali mesmo;
A nossa igreja, que menciono acima foi recentemente reinauguração, e a emoção foi geral, sendo um indicativo do que pode ocorrer quando ações de valorização do patrimônio cultural são colocadas em prática e que aplicadas em Garopaba poderia fazer pulsar o coração da cidade.
Celebremos, pois a riqueza cultural que emana do Centro Histórico, devidamente desenvolvida pode contribuir para que se transforme em um polo de desenvolvimento e assim beneficiar a população residente e em geral. Todos estão convidados para esta empreitada, pois o valioso patrimônio ali concentrado pode ser considerado um bem que a todos pertence.
Valorizemos o Centro Histórico!

Опубликовано:

 

17 сен 2024

Поделиться:

Ссылка:

Скачать:

Готовим ссылку...

Добавить в:

Мой плейлист
Посмотреть позже
Комментарии    
Далее
Lenny
17:40
Просмотров 40
Serra do Japi
19:23
Просмотров 278
Life as of October 1st // Vlog
8:59
Просмотров 166
Ponta do Papagaio, Palhoça-SC
0:57
Просмотров 458
Centro histórico de Paraty-RJ
6:29
Просмотров 92
GAROPABA SC - Meu lugar preferido em SC - um paraíso
21:57