Тёмный

Clássicos Cada Vez Mais Modernos: Finais em Aberto 

Claire Scorzi
Подписаться 17 тыс.
Просмотров 792
50% 1

Опубликовано:

 

19 сен 2024

Поделиться:

Ссылка:

Скачать:

Готовим ссылку...

Добавить в:

Мой плейлист
Посмотреть позже
Комментарии : 69   
@patriciamiyuki9342
@patriciamiyuki9342 7 дней назад
Agradeço muito a você por ter introduzido essa editora maravilhosa. Pena que esses livros não estão mais a venda
@niccklog6141
@niccklog6141 Месяц назад
Boa noite Claire, mais uma aula que você nos proporciona, obrigado e parabéns pelos conteúdos!
@ClaireScorzi
@ClaireScorzi Месяц назад
@@niccklog6141 muito obrigada. Estou tentando ser relevante em poucos minutos rs
@niccklog6141
@niccklog6141 Месяц назад
@@ClaireScorzi O resultado está aí!!! Nota 10
@ClaireScorzi
@ClaireScorzi Месяц назад
@@niccklog6141 😊
@lucelia707
@lucelia707 Месяц назад
Oi, Claire! Você e os clássicos. Coisa boa de ouvir! 😊
@ClaireScorzi
@ClaireScorzi Месяц назад
@@lucelia707 muito obrigada pelo feedback!☺️
@ionaragallina4589
@ionaragallina4589 Месяц назад
Acho que todas as narrativas de Kafka são abertas...aliás, são tão abertas que ele as deixa literalmente inacabadas! Kkk Adorei o vídeo, Claire...há tempos comprei Grandes Esperanças, de Dickens, por causa de um vídeo teu, daqueles mais antigos...mas ainda não li. Esses outros de que falas, preciso comprar pra conferir! Beijão! ❤
@ClaireScorzi
@ClaireScorzi Месяц назад
@@ionaragallina4589 Sim, mas Kafka (1883-1924) já é moderno. A narrativa com desfecho indefinido não é surpresa no romance do século XX. Antes do modernismo é que se torna surpreendente.
@andressabufulin496
@andressabufulin496 Месяц назад
🌻
@KSilvaB
@KSilvaB 19 дней назад
Grandes Esperanças é um dos meus roamnces favoritos ❤
@denisefreitas6727
@denisefreitas6727 Месяц назад
Grandes Esperanças é o meu favorito também! Eu acho que os clássicos quase nunca envelhecem.
@ClaireScorzi
@ClaireScorzi Месяц назад
@@denisefreitas6727 os clássicos não envelhecem. Eu diria que há livros antigos que agora só tem valor histórico, e esses, sim, envelheceram. O verdadeiro clássico não, pois sua essência é passar no teste do tempo.
@marciabritto2113
@marciabritto2113 Месяц назад
Meu repertório ainda é muito embrionário para avaliar o que apresenta, Claire... Para ter uma ideia, do Dickens, só li Oliver Twist.. e da Charlotte, só Jane Eyre... mas eu chego lá! grata pelo video
@ClaireScorzi
@ClaireScorzi Месяц назад
@@marciabritto2113 chega sim, Márcia. 😉
@marciabritto2113
@marciabritto2113 Месяц назад
@@ClaireScorzi 🤩😉
@cristinafranca3647
@cristinafranca3647 Месяц назад
Boa tarde. Acabei de comprar o último exemplar de Hester! Obrigada pela lembrança ❤
@ClaireScorzi
@ClaireScorzi Месяц назад
@@cristinafranca3647 Eu faço votos que você goste tanto das personagens femininas centrais e da trama quanto eu 😊
@claushenrique
@claushenrique Месяц назад
Eu tenho péssima memória, então não consigo lembrar de nenhum, mas adoro finais abertos em filmes, em livros acho que um final fechadinho como nos clássicos é ótimo, porque dar um final para os protagonistas é algo complicado, muitas vezes pode ficar artificial ou inverossímil, por outro lado, alguns em aberto você sente como se não fosse uma genialidade do autor (como em "Dom Casmurro" e "Grande Sertão: Veredas", por exemplo) mas simplesmente não saber como acabar, rs.
@ClaireScorzi
@ClaireScorzi Месяц назад
@@claushenrique Grande Sertão: Veredas está na minha lista de releituras porque foi lido há mais de 30 anos. Acho que não terei a mesma impressão que você, mas vamos ver. De qualquer forma, o que você apontou está certo. Também já senti isso em desfechos de filmes e livros.
@lidicearaujo9462
@lidicearaujo9462 Месяц назад
Eita... Só me ocorre agora "O Quinze", de Rachel de Queiroz. Tudo bem que o personagem principal é a seca e os dramas humanos que ela provoca. Mas se insinua uma historia romantica que nao se concretiza, os envolvidos nem se declaram.... E a gente pensa que tudo vai se resolver no final. Nada. É uma secura de tudo.
@ClaireScorzi
@ClaireScorzi Месяц назад
@@lidicearaujo9462 Eu li O quinze emprestado da primeira biblioteca em que eu trabalhei. Não tenho um exemplar meu pra reler e comentar.
@rebecassouz
@rebecassouz Месяц назад
Eu amo finais fechadinhos! Me surpreendi no final de Grandes Esperanças. Eu achava que Estela estava fora do caminho de Pip e estava satisfeita com isso, porque não consegui me apegar a essa personagem, mas... a vida dá suas voltas.
@ClaireScorzi
@ClaireScorzi Месяц назад
@@rebecassouz Estella, minha anti heroína favorita 🥰
@patriciacalhau
@patriciacalhau Месяц назад
Boa noite Claire. Obrigada pelo vídeo. Bj
@ClaireScorzi
@ClaireScorzi Месяц назад
@@patriciacalhau de nada, foi um prazer 😊
@mcites
@mcites Месяц назад
Eu nem lembro os que são assim. Prefiro os fechados, mas é questão de gosto. Um abração.
@ClaireScorzi
@ClaireScorzi Месяц назад
@@mcites Marta, para mim vai depender muito do enredo e de como o autor desenvolveu a história. Acho que há romances em que um final aberto é melhor, mas, depende.
@alessandroyuriAlegrette
@alessandroyuriAlegrette Месяц назад
Olá, Claire. Muito interessante seu comentário. Eu acho que os romances clássicos do Dostoiévisk, "Crime e Castigo", "Os Demônios", Os irmãos Karamazov" têm finais em aberto. Talvez, aquele que termina mais "fechado" seja "O Idiota", mas mesmo assim cria-se uma sugestão sobre o destino do protagonista. Neste aspecto, o autor é bastante moderno, se comparado com outros de sua época.
@ClaireScorzi
@ClaireScorzi Месяц назад
@@alessandroyuriAlegrette com certeza! Dostoievski, o Russo dos Russos, é um caso à parte. Ele estava muito adiantado...,☺️🥰
@georgetonleal7
@georgetonleal7 Месяц назад
Claire, o final de "A volta do parafuso" também entraria nessa categoria?
@ClaireScorzi
@ClaireScorzi Месяц назад
@@georgetonleal7 Eu diria que não. Afinal, sabemos que todo o relato da governanta é uma forma de flashback, já que no começo do livro isso é informado.
@georgetonleal7
@georgetonleal7 Месяц назад
@@ClaireScorzi Compreendo. Perguntei isso por causa da ambiguidade do final.
@nane_wayne
@nane_wayne Месяц назад
Lembro que quando terminei de ler "Villette" não esperava por aquilo, fiquei um pouco de coração partido, mas amei o livro. Junto com "Jane Eyre" meus favoritos da Charlotte Bronte, mas gosto de todos dela. Quero reler "Villette" e "Grandes Esperanças", nunca me decepcionei com Dickens e a Charlotte Bronte.
@ClaireScorzi
@ClaireScorzi Месяц назад
@@nane_wayne Os grandes são os grandes... 🥰
@PauloHenriqueTeixeiraBarbosa
@PauloHenriqueTeixeiraBarbosa Месяц назад
Meu Deus que Maravilha 🎉👏👏👏📚 este vídeo mesmo com menos de quatro minutos, ficou tão etérico, que nos passa um regozijo perene, somente você Claire, com tão pouco tempo nos deixando uma mensagem eterna sobre os clássicos, que Dom maravilhoso, ainda mais mostrando seu queridinho dos queridinhos do Dickens ❤. Através deste vídeo só quero pedir para que Deus nos conceda sua presença por muito tempo, aqui conosco; você é um instrumento de paz, bondade e cultura neste YT. Gratidão 🎉🎉😊 🤲🙏🤲😊 PS: Li tem uma meia hora a novela De Mann Tônio Kroeger e também acho que os clássicos são inesgotáveis, atemporais... uma maravilha, gostei da escrita do Mann , necessito até de uns três dias, refletindo para embarcar na proxima que é: "Morte em Veneza". 😊
@ClaireScorzi
@ClaireScorzi Месяц назад
@@PauloHenriqueTeixeiraBarbosa muito obrigada pelo comentário longo 😁. E por seu conteúdo, que é um feedback maravilhoso 😊. Estou me esforçando para fazer vídeos curtos que sejam relevantes. Continuarei tentando. Obrigada pelo incentivo e pela oração 🙏 ( implícita). Deus te abençoe. Obs. Li esses do Thomas Mann, mas para um futuro (não tão distante, espero) quero reler Doutor Fausto. Sei que não peguei tudo. E este é um dos méritos dos clássicos 🥰.
@PauloHenriqueTeixeiraBarbosa
@PauloHenriqueTeixeiraBarbosa Месяц назад
@@ClaireScorzi Amém Claire Deus abençoe todos nós!!! Eu estou com a peça Fausto de Goethe, para depois ler o Dr Fausto do Mann, na biblioteca que frequento têm varios do mann, do hesse, de Dickes. De Tolstoi... um paraiso ⭐📚😊 Estou começando "São Bernardo" hoje do Graciliano Ramos, não comecei pelo famoso "Vidas Secas". Eu sou daqueles que, geralmente não começa pelas obras mais aclamadas dos autores hehehe e tem dado certo . 🙋‍♂️📚👋👋👋👋🤭
@tatianebiazoli904
@tatianebiazoli904 Месяц назад
O final de Vilette só por Deus não é Claire?😢 Beijossss
@nane_wayne
@nane_wayne Месяц назад
Sim!!!!
@literatura1234
@literatura1234 Месяц назад
Pra mim Villette tem o final feliz e nada me tira isso kkkkk. Eu pesquisei e vi que na verdade Charlotte Bronte iria fazer o final triste, mas mudou pra fazer o final em aberto por causa do apelo do seu pai (meu herói). Nem sempre gosto de finais abertos, mas quando é colocado bem feito, como é o caso de Villette, eu não julgo muito.
@ClaireScorzi
@ClaireScorzi Месяц назад
@@literatura1234 concordo com você quanto a sua colocação final.
@mayarabeatriz2431
@mayarabeatriz2431 Месяц назад
Amo e odeio finais abertos. Odeio não saber o que de fato aconteceu, mas amo ficar fazendo conjecturas e permanecer com o livro na mente por mais tempo por conta disso 😄
@ClaireScorzi
@ClaireScorzi Месяц назад
@@mayarabeatriz2431 Boa observação essa 😉
@tiffany5064
@tiffany5064 Месяц назад
Chego a achar isso frustrante. o que será que acontece com o autor para fazer isso ? Faltou ideia para o final, ficou em cima do muro? Ou pretendiam uma suposta continuação? Essa frustração senti fortemente em Irmãos Karamázov, mas ali ficou claro que haveria uma continuação … pena que não deu tempo. Idem para Crime e Castigo.
@ClaireScorzi
@ClaireScorzi Месяц назад
@@tiffany5064 há um grão de verdade na sua indignação, concordo. Há livros ( e filmes) em que o final em aberto parece uma fuga.
@maykodiego4392
@maykodiego4392 Месяц назад
Boa noite, Claire, tudo bem? Tu já leu as obras O Homem que Ri e Os Trabalhadores do Mar, de Victor Hugo? Qual tu consideras melhor?
@ClaireScorzi
@ClaireScorzi Месяц назад
@@maykodiego4392 Olá. Eu li Os trabalhadores do mar. O homem que ri está na minha imensa pilha a ler. Gosto muito do primeiro. Tem vídeo resenha pra ele na playlist Resenhas do canal.
@LohanPedro
@LohanPedro Месяц назад
Em Villette é um final em aberto ótimo ❤
@ClaireScorzi
@ClaireScorzi Месяц назад
@@LohanPedro imaginei que você diria isso rsrsrs
@RitaMiranda17
@RitaMiranda17 Месяц назад
Claire … não consigo me lembrar de nenhum final em aberto … talvez pq nunca me detivesse nisso. Te vendo explicar direitinho sobre romance em aberto, me veio à cabeça que você bem que podia dar aula virtual de literatura. Tipo vídeos que trouxesse temáticas do mundo literário. Tipo de narrativas, tipo de narradores (achei uma maior graça qdo ouvi, aqui no RU-vid, sobre “narrador não confiável” 🤔 por sinal até hoje não entendo. Porque pra mim, eu confio em tudo que o escritor está dizendo através dos seus personagens. Outra observação que ouvi, sobre dom Quixote, foi que Cervantes não “tomava partido” das confusões com brigas que Quixote se envolvia. Como assim ???? Dá a impressão que as histórias “tem vida própria”. Eu já até pensei em cursar letras apenas para melhor aproveitar e apreender mais dos romances. E você, Claire, é excelente explicando. 😬😉
@ClaireScorzi
@ClaireScorzi Месяц назад
@@RitaMiranda17 Oi, Rita! Confesso que dei um "amei" para o seu comentário porque além de longo fez bem ao meu ego 😁. E, por coincidência, fiz um vídeo há muitos anos sobre "O narrador não confiável". 🤭
@RitaMiranda17
@RitaMiranda17 Месяц назад
@@ClaireScorzi É pra ficar satisfeita afinal há nisso muita leitura, estudo … aprofundamento e muito empenho em querer “alçar voos mais altos” ☺️😉
@sorayalima4326
@sorayalima4326 Месяц назад
❤❤❤
@marcosfarias6006
@marcosfarias6006 Месяц назад
Sempre nos surpreendendo com os temas de seus vídeos. Não sei se é um bom exemplo de clássico com final aberto, mas lembrei imediatamente de O gaúcho, do nosso clássico romântico brasileiro José de Alencar. Qual sua opinião a respeito, Claire?
@ClaireScorzi
@ClaireScorzi Месяц назад
@@marcosfarias6006 não diria que é um final em aberto, mas no meu vídeo resenha desse livro destaquei como Alencar "resolve" o impasse do casal da melhor maneira possível para um romance romântico. Tinha que ser aquele, eu penso.
@folhasdarelva4254
@folhasdarelva4254 Месяц назад
Eu tenho observada essa tendência de finais abertos, ultimamente, no cinema. Não gosto. É um anticlímax muito desapontante. No caso dos livros, a gente fica voltando a página final, pra ver se não pulou página ou se o livro não tá incompleto, e, no cinema, sentado, sem acreditar que o filme acabou. Eu vi um, que já não é tão recente assim, "onde os fracos não tem vez", que deixa você numa tensão danada, o filme inteiro, e, de repente, acaba sem conclusão nenhuma. Não sei se o livro do Cormac McCarthy, que inspiriou o filme também acaba assim.
@ClaireScorzi
@ClaireScorzi Месяц назад
@@folhasdarelva4254 não li o livro, então não posso opinar.
@evelinmenezes9313
@evelinmenezes9313 18 дней назад
Spoiler: O livro termina de forma diferente, mas não te dá a resposta sobre o destino de Chiguhr, se é isso que quer saber. Gosto de onde o filme escolhe acabar...
@patricinha3467
@patricinha3467 Месяц назад
Que tema bacana, Claire ! Até o momento eu li apenas um livro com final em aberto, Grandes Esperanças ❤ Você pretender reler a trilogia do Tolkien ? Estava vendo seus vídeos sobre Literatura Fantástica. Estou lendo pela primeira vez, e fiquei curiosa a esse respeito.
@ClaireScorzi
@ClaireScorzi Месяц назад
@@patricinha3467 Eu tenho um probleminha com Tolkien... kkkkk
@patricinha3467
@patricinha3467 Месяц назад
Kkkk sem chance de "reconciliação" com Tolkien ?​@@ClaireScorziEstou brincando, mas é que no vídeo vc diz que talvez um dia poderia reler. Um grande abraço Amo seus vídeos ❤
@ClaireScorzi
@ClaireScorzi Месяц назад
@@patricinha3467 Eu não descartei os livros. Tenho todos eles. É possível que um dia eu releia, mas atualmente meu projeto releituras está beeemm inchado de títulos a reler...
@osmantorresximenesjunior7020
@osmantorresximenesjunior7020 Месяц назад
A Volta do Parafuso seria um exemplo disso?
@ClaireScorzi
@ClaireScorzi Месяц назад
@@osmantorresximenesjunior7020 não acho. Até porque sabe se desde o início que a narrativa é um relato da governanta e dessa forma, um flashback.
@osmantorresximenesjunior7020
@osmantorresximenesjunior7020 Месяц назад
@@ClaireScorzi então, mais ambíguo que aberto?
@ClaireScorzi
@ClaireScorzi Месяц назад
@@osmantorresximenesjunior7020 Sim, exatamente. A ambiguidade é uma constante na Literatura moderna, mas como você acabou de notar, já aparece na Literatura clássica 🥰.
@AndreLuiz-uu9yn
@AndreLuiz-uu9yn Месяц назад
Claire, qual a sua opinião sobre e-readers?
@ClaireScorzi
@ClaireScorzi Месяц назад
@@AndreLuiz-uu9yn Eu não tenho, mas não diria que eu nunca vou ter. Quem sabe?
Далее
Minha Biblioteca William Faulkner
6:50
Просмотров 1,5 тыс.
Meus Livros, Lápis e Porquês de Colorir!
29:12
Просмотров 4,2 тыс.
O segredo de Espinosa
24:32
Просмотров 163 тыс.
O Estrangeiro (Albert Camus) | Tatiana Feltrin
25:18
Просмотров 130 тыс.
Quando utilizar "independente" e "independentemente"
12:32
Luz em Agosto, William Faulkner
5:57
Просмотров 1,6 тыс.