Parabéns amigo Rodrigo Nogueira (Tiozão do Vinil), sempre uma aula sobre tudo que diz respeito ao nosso imortal vinil! Obrigado, muita saúde e sucesso!
Boas perguntas ! Eu não uso nenhum deles. Sou cético quanto a eficiência/ eficácia destes itens. Limpo os LPs com álcool isopropílico e uso pincel de maquiagem para eliminar a poeira. A poeira mais profunda, a própria agulha acaba por tirar. Depois limpo cuidadosamente a agulha com o pincel.
Eu uso um clamp da Gradiente, ele é rosqueado e fixa bem o disco no borrachão, mas só utilizo porque o meu toca discos é um direct drive da Technics modelo SL 1200 MK 2. Não usaria em outro sistema de tração. Como sou apenas discófilo sempre mantenho a tampa fechada para evitar poeira. E para lavar o vinil, uso apenas água e detergente neutro. E claro, secagem ao natural. Sou contra invenções e experiências.
Tiozão, vi algo num forum estrangeiro sobre usar acendedor de fogão "de plasma" para remover estática, como alternativa para as (caras) pistolas antiestáticas. Como é um negócio barato e fácil de achar, resolvi testar. Funciona muito bem (mesmo), então repasso para o pessoal. Atenção: só serve o modelo "de plasma" (tem alguns que são como isqueiros, esses não servem) e não pode encostar no vinil (eu "aplico" a uns 2cm de distância). Não é preciso nenhuma modificação no aparelhinho.
Acessórios que não servem pra nada. Ou melhor, servem pra tirar o $ de quem os compra. O clamo é melhor forma de encurtar a vida do motor do seu TD, seja ele moderno ou dos mais antigos ( nesse caso, o prejuízo será ainda maior ). Sempre, o empenamento do disco se dá de forma regressiva da borda para o centro. Logo, a interferência do clamp para a correção deste efeito beira a nulidade. Qto à remoção da eletricidade estática da superfície do disco, nada melhor do que segura-lo com a palma das duas mãos, estando descalço, preferencialmente em terreno sem revestimento, ou seja, diretamente na terra. Pode parecer bizarro, mas é eficiente. De resto, parabéns ao Tiozão por pautar esses assuntos. Abçs.
Bom dia a todos! Tiozão, realmente essas escovas não funcionam... Eu comprei a Escova Fibra Carbono Anti Estática Opula... E realmente esta servindo somente para limpar o disco! Tenho um Clamp, já ele realmente é útil! Forte abraço a todos!
Tenho uma escova de fibra de carbono e acho que não serve pra nada, pois além de não eliminar a energia estática, também não percebo tanta eficiência para a limpeza do disco.
Concordo plenamente, a minha escova de fibra de carbono não tira nada de estática, propaganda enganosa. Quanto a limpeza, mesmo passando a escova umas 10 vezes sobre o vinil, ainda assim ficam resíduos.
Bom dia, o pincel de maquiagem não vai criar mais estática? Limpar os discos com objetos antiestéticos, serviriam para melhor limpar os discos, já que "agregam" a poeira; por assim dizer. O clamp, como é mais conhecido é na realidade um weight - ou seja um peso, o clamp real é o que se rosqueia. É um acessório útil para dar estabilidade à rotação do disco. Tapetes de feltro, sempre tem uma folga no furo do pino central, entre outras coisas. Mas esse hobby é muito cheio de subjetividade. Eu particularmente uso os dois acessórios, inclusive dois clamps de diferente assinaturas sonoras, um de madeira, peroba (esse sim um clamp) para ouvir discos de densidade normal e discos de rock e blues e um outro (peso) de metal para ouvir discos com mais densidade (180g e 200g) e discos de jazz. Continue com o canal, trazendo informações e trocas de idéias. tudo de bom
Achei esse video e resolvi compartilhar. Me pareceu uma boa idéia (é em inglês mas dá pra entender o que o cara fez). No final, ele fala que depois que ele tira a sujeira, ele usa detergente. ru-vid.com/video/%D0%B2%D0%B8%D0%B4%D0%B5%D0%BE-QkbrAun9zOA.html&ab_channel=Woody%27sHobbies. Abraço