Bom demais seus videos meu caro, tenho mts anos de experiencia com RTK mas sempre tem coisas q vc faz por ter se acostumado mas faz sem uma certeza do que escape fazendo e com seus videos temos ctz de como fazer e tb que estamos fazendo da maneira correta
Aula muito esclarecedora. Em relação a distância máxima que o receptor móvel pode ficar da base, ele varia de acordo com a vegetação? Por exemplo, em uma área como na aula, eu teria uma distância maior que poderia atingir, em relação a um ambiente com uma vegetação mais densa? Desde já agradeço os esclarecimentos e mais uma vez parabéns pela aula, muito boa.
Bom dia, gostaria de agradecer pela explicação pois estou fazendo o meu TCC, tive a campo coletando dados mais nem tudo agente lembra, obrigado e parabéns pela explicação! grande abraço.
só ficar não e suficiente. tenho pego muitos trabalhos aqui na região de Florianópolis com até 1,40m de erro. tem que configurar a precisão minima para fixar senão pode ficar com baixa precisão
Excelente explicação Rafael....estou tentando viabilizar um levantamento de precisão com drone (rover), através do receptor embarcado e uma base GNSS em campo. Suas orientações vão me ajudar bastante...minha dúvida era em relação à base - coleta de dados. Obrigado por compartilhar o seu conhecimento.
Para trabalho com usucapião o modo estático é o melhor? A base fica coletando os dados durante toda a realização do trabalho né isso? Só para a base quando terminar o trabalho com o Rover ? A altura do Rover tem que ser o mesmo da base?
Muito obrigado!! O melhor método é a coleta de dados com o GNSS RTK você terá extrema agilidade, ele estando Fixo, você coleta o ponto com precisão e em segundos. Caso não tenha um RTK o Ideal seria o Estático mesmo
Oi Rafael utilizamos os dois receptores comnave T300 como rover , e uma base Hiper + , porem na hora do pós processar ele ficou ligando os dois rover entre si, os pontos fugiram, ficaram distantes, o que pode ter ocorrido?
posso desligar o receptor de um ponto para o outro ?... por exemplo a distancia grande entre um vértice e outro posso entre o deslocamento desligar o aparelho para poupar bateria?
Uma dúvida, o modo estático funciona como triangulação p pegar a coordenada da base ? exemplo imagino que seja assim V 3 pontos 1 a base em questão e as outras 2 bases seriam Marcos georreferenciados do IBGE, bo caso ai asais próximas ?
Excelentes conteúdos, Rafael,. Parabéns! Show de bola! Gostaria de saber uma coisa. Para iniciar o levantamento de dados num local que é desconhecido o ponto, esta base e neste caso do vídeo, quanto tempo ela necessita ficar estabilizada? E se eu posso deixar ela no ponto desconhecido uns 10 minutos e ir coletando os outros dados com o Rover sem necessitar ajustar as coordenadas da base, ou é necessário primeiro reconhecer o ponto primeiro, para daí começar o levantamento dos dados? Espero ter sido claro kk Obg desde já!
Rafael, caso esteja fazendo um levantamento no modo RTK e estando longe da base, ao perceber que o ponto não esta fixando, posso mudar para o modo estático? Ou não?
Júlio César Ferreira Barbosa simm, pode sem problemas, ou entao insira um piquete ou estaca aonde ainda esta fixo, colete o ponto do piquete e leve a base para esse ponto
Com certeza. Nesse caso você vai utilizar o mesmo relatório gerado pelo ppp para configurar no software de processamento as coordenadas obtidas e assim processando os pontos do Rover
Boa noite Rafael, é possivel um experimento com esse equipamento, sendo medido a base e o topo de 2 predios de mesma altura, numa distancia de 3.050 kilometros ??
Sérgio , a base e o rover tem, OBRIGATORIAMENTE, que rastrear os mesmos satélites . Numa distância tão grande como esta não será possível rastrear os mesmos satélites.
Você não transforma! Estático e cinemático são métodos de posicionamento, para fazer um ou outro precisa ser definido em campo e configurar o equipamento.
@@TOPOGRAFIAcomvc estou trabalhando com RTK e sou novato quero muito aprender muita coisa sobre este equipamento, eis o meu whats: +244924500206 Preciso com urgencia de seu retorno amigo.