Boa tarde, como está? Existe ainda uma versão em mangá inspirada na história O Coração das Trevas. Ela foi lançada aqui no Brasil pela Editora HQM em 2010. ;) O nome da história continua o mesmo, tbm é no estilo "road movie"; só em enredo que ganha uma repaginada com um contexto japonês.
Thoreau disse "não basta sermos eficientes. Formigas são eficientes. Nós somos eficientes no que?" O trecho que fala sobre o culto à eficiência me lembra toda vez desse trecho do Thoreau. A história do colonialismo explica muito a respeito das desgraças do mundo de hoje, sociais e ambientais. E essa devoção à eficiência é a mentalidade que guia maior parte das políticas do nosso governo hoje. A "aversão" à politização, à filosofia, ao questionamento, à arte. A educação deve servir ao mercado. As terras devem produzir para produzir mais para exportação. Os índios e quilombolas "não servem nem para se reproduzir". Vou até parar de escrever, porque machuca. Tem um pouco do horror naquilo que a gente está vivendo.
O seu canal e o canal "Quadro em Branco" consegue passar uma mensagem mt boa e inteligente em relação a reflexões da vida, mas deixam se levar com uma ideia ultrapassada na questão política, eu espera mais de vcs. Deixando bem claro que eu discordo de várias atitudes e atos do governo atual, só que do jeito que vc e algumas pessoas falam, vitimizando coisas sem se quer relacionar os atos ao contexto e por isso essas coisas precisam ser feitas, da uma ideia de que só vcs vivem em um mundo apocalíptico.
@@eu8549 As questões dos vídeos são realmente muito boas por conseguirem analisar de forma política uma obra que o cara que ta falando gosta ou achou necessário falar. São canais que expressam opiniões válidas e embasadas sobre assuntos variados ue kkkkk (Entendi seu ponto quando fala da visão apocalíptica, mas acho válido ser assim.)
Coração das Trevas aponta uma parada que Nelson Rodrigues falava e Willian Blake sabia, que o mal faz parte de nós e não há ser mais sinistro que aquele mal que acredita ser o herói da história e não se vê como o monstro que é.
A análise de colonialismo que eu desejava ter na escola!!!! Uma mensagem direta, pesada, que apesar de tudo não censura a brutalidade da guerra mas retrata da maneira didática a loucura que era viver naquele contexto de guerras suicidas. Quadro em Branco mais uma vez eu saio muito contente com o vídeo, parabéns!
Quando chega nessa parte do "fogo branco" do Spec Ops, vc se pergunta que merda eles (os personagens, retoristas...) estão fazendo... O jogo te obriga a fazer isso; ele não dá outra opção para avançar, como stealth ou outra qualquer. Enquanto vc está passando pelos corpos queimados e vê a merda que vc fez; que vc foi obrigado a fazer, putz é doloroso.
@@vinnyfiction não, porque os jogadores poderiam escolher passar atirando. Os soldados são treinados, e eles só fariam isso (optar por não bombardear o pessoal, que é o caminho mais eficiente) se estivessem com problemas psicológicos/não estivessem adequadamente treinados. Foi uma escolha de narrativa
@@abacate4492 um meio interessante seria dar a opção mas deixar em uma dificuldade impossivel de passar q obrigaria o jogador a acabar escolhendo bombardear,mas ainda assim achei lgl!
@@abacate4492 Exatamente, alem de que, é exatamente oq ocorre, sem nem passar pela escolha do soldado bucha de canhão. Em Israel é oq ocorre, alem de que os soldados são treinados e moldados para achar que essas escolhas são corretas. (A foto usada no vídeo, se não estou errado, é de um bombardeio feito por Israel na Faixa de Gaza)
Não conhecia esse canal, alguém no twitter retuitou e vi a reclamação sobre o alcance do vídeo. Vídeo E excelente, já tinha assistido os filmes e tinha jogado esse jogo, não conhecia o livro que serve de base para essas obras.
Henrique e Otávio, eu não tenho um centavo pra apoiar vocês por mais que eu desse milhões a vocês, sinceramente vocês salvaram a minha vida me apresentando todas essas idéias e me interessando por arte cada vez mais e cara muito obrigado. Obrigado pelas recomendações de filmes, quadrinhos, séries, mangás e livros, graças a vocês eu descobri uma pessoa incrível em mim e eu nem sei como agradecer por isso.
Nem fodendo, vi o filme esses dias e não achei ninguém comentando direito a respeito do assunto aqui no RU-vid, queria muito ver uma analise pra tentar entender ou ver outros pontos que não percebi, e, do nada, aqui estamos nesse lindo vídeo
Muito bom que a Antofágica está apoiando o trabalho do canal. Foda demais ler as obras e depois assistir as ótimas análises aqui. (Ansioso para sua análise de O Alienista)
Tento e vou continuar tentando falar do quadro em branco para mais e mais pessoas, seus vídeos são muito bons, cada tema, cada roteiro tem amor e carinho e eu gosto disso
Tive que respirar fundo ao terminar. Muito obrigado por esse vídeo, tão pesado, mas tão importante. OBS: já vou usar nas minhas aulas de História sobre Guerra Fria.
Parabéns pelo vídeo! Apocalypse Now me deixou com a cabeça "bagunçada" por refletir sobre a trilha de horror que a existência humana é capaz de deixar para trás. Depois desse vídeo, quero ler o livro!
Acompanho a mais de um ano, e toda vez me surpreendo com cada um dos vídeos. Meus parabéns! Amo o trabalho de vocês! Ps. Aprendi com vocês que só com o uso da arte, a vida fica mais colorida, e isso mudou muito tudo por aqui.
Muito bom o vídeo, quando começou a falar sobre o Vietnã e napalm, n pude n lembrar do texto A Arte Diante do Mal Radical do Thierry De Duve e do vídeo do Harun Farocki sobre esse texto Fogo que não se apaga. Recomendo fortemente a leitura desse texto e que assistam o vídeo
Caraio, comecei a assistir este seu vídeo ontem e hoje, na festa do livro, encontrei e comprei o Coração das Trevas (comprei também A Metamorfose do Kafka). Seu canal pra mim é - depois do meu professor de literatura- a maior influência em questão de leitura.
seu video é tão bom que tive que logar na minha conta só pra deixar o like, vim pois queria saber mais sobre SPEC OPS THE LINE. "vim pela prata mas encontrei o ouro"
parabéns pelo vídeo, ótimo como sempre, espero mais vídeos como o de Black Mirror bandernach que envés de Ressaltar a popularidade do filme nós mostrou outros melhores ainda
Não assisti o filme, nem joguei o jogo, comecei o livro e não terminei. Acho q ainda não desenvolvi estômago suficente pra manter o conteúdo dentro dele enquanto comsumo obras pesadas assim.
Tem um cara de um canal americano, Max derrat, que fez uma ótima análise de coração das trevas. Ele abordou as mesmas três obras do vídeo, acho que vale muito apena dar uma olhada. Acho que se você pesquisar "max derrat heart of darkness" você provavelmente vai encontrar. Parabens pelo ótimo vídeo como sempre.
O canal faz um ótimo vídeo sobre um livro e sua adaptação para o cinema levando em consideração a obra e todo o contexto existente nela, ai quando olho os comentários me deparo com pessoas chamando o cara de esquerdista, defendendo a guerra do Vietna e os americanos, citando comunismo e socialismo. Caramba qual o problema dessas pessoas? Que doença é essa? E o pior são críticas vazias, sem nenhum embasamento, aliás baseadas apenas opiniões e vontade de discordar. No mais, agradeço ao canal pelo vídeo.
Tá aí uma análise interessante da narrativa. Não sei se seria meio bocó da minha parte falar, mas o Cap Nascimento segue a linha de um "soldado sem Kurtz". Será que existe algum comparativo das duas obras? Até pq durante todo o filme, tudo culmina pra que no final ele se pergunte "pra que? Pra quem?" E o Padilha fez um trabalho de merda na continuação. Poderia ter explorado muito mais isso. Ou mesmo bem ter feito nada.
Eu só fui usando ahahahahah quando uma cor acabava, começava a outra. No fim foi bom ser colorido porque eu mais ou menos sabia me localizar no livro sem ter que olhar um por um, mas a principio não tinha nenhum planejamento!
Specs Ops The Line é um desses raros jogos de tiro que realmente te pegam por mais tempo que deveriam. Outro problema que o jogo enfrentou foi o fato de você matar soldados americanos. Um enorme tabu para a indústria dos jogos, pois os militares estadunidenses raramente são as vítimas e algozes em qualquer narrativa. Mas fala aí Henrique qual final do Specs Ops The Line você escolheu? Eu escolhi o suicídio.
Shellshock: Nam 67, bom jogo de guerra. Recomendo e mostra um pouco dos horrores da Guerra do Vietnã. Spec Ops The Line é ótimo. Fiz todos os finais do Spec Ops The Line.
mais um vido q eu vou ter q ver pelo menos 10 vezes para começar a entender, não pq o Henrique não sabe explicar, mas pq acho q a cabeça dele se aprofunda no assunto de uma forma tão engajada que é impossível engolir de uma vez só.
Oi, acabo sempre vindo aqui, curto muito teu trabalho, inclusive antes de mais nada, parabéns pelo canal e pela genialidade dos vídeos!! Mas sempre me pego pensando de onde surgiu o nome do canal (é john locke?) e qual foi a ideia inicial pra ter um canal assim heuheuhe não que você deva satisfações mas queria muito saber isso
Na verdade a ideia do nome surgiu só da gente não querer definir o canal em nada a partir do título (então não podia ser “estante” em branco pq remeteria a livro, sabe?) ahahahaha
boa noite, preliminarmente Gostaria de falar que eu já assisti a todos os vídeos do seu canal. Dei likes na maioria mas não todos pois eu utilizo um programa de download por não possuir internet em minha residência. me chamou atenção Neste vídeo a forma de marcação de várias cores que você utiliza ao resenhar o livro você poderia fazer um vídeo explicando isso ou de maneira sucinta explicar Qual é a lógica por trás desta marcação multicor ponto Parabéns pelos excelentes vídeos continuarei assistindo os
Na verdade, eu marco o que acho interessante. Podem ser coisas da história, comentários pontuais ou coisas de estilo mesmo, mas basicamente eu marco o que quero lembrar. Me facilita demais principalmente na hora de voltar e achar algum trecho de um livro que li faz mais tempo!
@@QuadroemBranco é como se fosse um fichamento rápido. Interessante! agradeço novamente pela atenção e pela resposta muito rápida, gostaria de dar o feedback que eu cheguei neste canal por meio do entre planos que fez o comentário sobre vídeo ensaio ao passo que fui buscar encontrei uma lista na internet com o nome do seu canal. Perdão pela grafia erro de pontuação mas é porque estou utilizando digitação por voz devido a tela do meu celular está muito quebrada Obrigado pelo seu trabalho que verdadeiramente une as pessoas é tão bonito ver pessoas com propósito e dedicação sou seu espectador Fiel não importa a periodicidade ou a quantidade de vídeos que você venha a publicar a sua edição é magistral parabéns ( Observe que eu vejo seus vídeos a 1,9 x de velocidade)
vocês já pensaram em fazer um video sobre Ismalia e a reinvenção da história de Icaro? (eu já perguntei em outro video mas é uma pergunta que eu queria a resposta k) sei lá, tem algo nessa musica em relação com essa historia q mexe muito cmg
Me pergunto o que o Henrique conseguiria retirar de JoJo bizarre adventure, eu gosto muito da obra e sempre fiquei curioso em saber se tem algo pra ser debatido
Spec Ops, por mais grandioso que seja, não deixa de ser um game. Quando eu terminei ele eu me senti muito mal, foi algo que realmente me fez pensar. Mas depois me vi rejogando o game por que eu adorava explodir helicópteros com uma minigun giratória.
Com essa guerra comercial entre EUA e China, o Brasil e a América Latina estão para o mundo no século XXI, assim como a África estava para a Europa no século XIX.
@@clean310 espero estar. Só o tempo dirá. Pelo ritmo dos acontecimentos e pela insistente negação da população, não vai demorar muito para descobrirmos. Negação gera inação, o que facilitará o projeto de dominação. Por muito menos já estariam eclodindo guerras civis na Europa. Eles não são negacionistas pois já passaram por muita coisa. Os judeus também ficavam negando quando estavam sendo levados para os campos de concentração. Acho que mecanismos de preservação de sanidade não são úteis para sobreviver, quando estamos sob ataque ferrenho ou beirando o colapso. Acho mais vantajoso fazer paralelos com acontecimentos semelhantes e agir de acordo.
@@alberbraz7979 A África já foi muito explorada e colonizada. A "fatia" dos EUA é sua maior zona de influência global, a América Latina, seu "quintal". Os EUA não fez parte da colonização africana. Para não perder o posto de maior potência mundial, os EUA aumentará a influência que já tem na América Latina, principalmente agora com um nazi fascista sem escrúpulos no poder (Trump) intensificando os métodos de sabotagem, como depor presidentes colocando ditadores no lugar. Tudo em nome do petróleo, principalmente. Tentarão legitimar a dominação, assim como faziam os colonizadores na África. O objetivo é fazer o mundo não se importar com as injustiças cometidas contra o povo latino americano. A imagem do Brasil ficou muito comprometida no exterior com os incêndios na Amazônia, por exemplo. Abriu-se uma brecha para discutirem uma possível intervenção internacional em território brasileiro, algo que nunca tinha acontecido antes. Como podemos observar, é fácil convencer a opinião pública mundial de que latino "não presta", pois já existe um imaginário nesse sentido. A maioria da população mundial não pensa que foi má influência do Trump. Embora a população brasileira tenha votado no Bolsonaro com a ajuda do governo norte-americano, vamos arcar com as consequências como se tudo tivesse sido legítimo. A China não é imperialista nos moldes americanos. A estratégia deles é mais comercial do que geopolítica. Não sei se a necessidade mudará isso. Tenho certeza quase absoluta de que os EUA quer se garantir a qualquer custo contra a China e a América Latina é essa garantia, ainda mais agora em que o processo de dominação e desestruturação já está bem avançado.
@@rickfeuerbach9010 deixa de ser infantil vc acha q com esse acordo unilateral de imigração chinesa no Brasil ea revolta na Venezuela os EUA ainda tem total controle das Américas?
Conforme assistia esse vídeo(tal vez não se encaixe) mas pensei muito no justiceiro(sei q ele já Esta datado) mas o justiceiro não poderia ser dito como uma apologia, pelo menos em seu tempo, a guerra ai pensei sera q ele caberia nesse vídeo?