O que esse cara falou é pura ficção! A verdade da falta de desenvolvimento de TODOS os países do globo terrestre, se chama Estado! Não é clima, não é cultura, não é geografia. Acreditar nisso é retardo mental. Ora, tirem o Estado da economia, tirem as regulações, e baixam muito os impostos, e QUALQUER economia deste mundo vai DAR CERTO e CRESCER!!
A teoria determinista, que diz que as condições naturais determina o desenvolvimento da sociedade já foi totalmente refutada. O que condiciona nosso atraso não e a geografia, mas sim nossos sucessiveis erros historicos, corrupção, falta de investimento em educação/tecnologia, etc. A geografia influêcia, mas não determina! Um grande exemplo disto é o japão que sofre por conta de terremotos, maremotos, tufões, vulcões e tem um territorio montanhoso, mas se desenvolveu de maneira extraordinaria.
exatamente man , achei a explicação do cara bem pífia pois logo me lembrei das condições do Japão e se o problema fosse as quatro estações boa parte do Brasil tem como nas regiões sul e sudeste.
@@Rafaegua É uma explicação bem comum por falta de uma educação de qualidade que de fato ensine. Na escola aprendemos muito raso sobre a historia do Brasil e do mundo, então não é novidade que esse pensamento raso seja aceito.
@@bdg7866 não entendi o que vc quiz dizer, pois, um territorio continental como o brasileiro. Cheio de recursos minerais, hidricos, terras pra agricultura, etc. Tem uma capacidade de desenvolvimento infinitamente superior a do Japão.
@@thiago3806 exatamente por isso, Brasil é um país gigante, se compararr o tamanho do Japão, não deve ser o tamanho do estado de são Paulo a cultura de são Paulo, não é a mesma cultura do rio grande do Norte, As capitais do Brasil precisam trabalhar de forma independente, assim como é nos EUA Pq os problemas do rio de janeiro não são o mesmo de Belo Horizonte,
@@oswaldonilo não podemo repreender apresentadores deste jeito, acredito que o perfil deles é descolado e desligado, se o assunto for festa, praia eles se saem muito bem, só que, no caso deste entrevistado, este tem grande conhecimento e experiência, tinha que no mínimo chamar um nerd pra acompanhar a entrevista e extrair conteúdo
A Itália é um país de primeiro mundo e é um dos países mais corruptos e burocráticos do mundo.esta no top dez das nações mais corruptas da terra.em algumas cidades italianas até a coleta de lixo é controlada pela máfia.tem países ricos que são corruptos sim só que a diferença é que eles fazem uma bela maquiagem muito bem feita diante do mundo e varrem tudo para debaixo do tapete.nao é como o Brasil que escancara nossas mazelas para o mundo todo ver.
@@ramizielg Israel só é rico pq os EUA começaram a proteger eles depois do hitler, e ajudá-lo Israel a se desenvolver tecnologicamente, e o lugar onde eles estão beneficia em questão de frete para seus produtos
Singapura, Seychelles, Australia(todo norte Australiano é tropical), Hong Kong, Macau e etc são ricos e tropicais. O fator geográfico é apenas uma variável, mas de fato determinante para todas as outras.
Temos a Austrália como um exemplo de país tropical desenvolvido. E no duro, como você disse, a cultura da roubalheira e malandragem é um problema. Isso é um fator marcante no continente sul-americano. Portanto, a cultura é mais determinante do que simplesmente a geografia. A Suíça é só um pedaço de rocha com muita neve encima, mas não obstante, tem uma prosperidade extraordinária.
@@frank2901o que tornar a Austrália um pais atraente é a sua segurança jurídica incrível (não existe um STF brincando de constituição). E também sua economia se benefícia muito de acordos com a China.
A conversa desse rapaz causa espanto por um motivo: ele tem a visão de um estadista. Coisa rara, principalmente no Brasil. É se ater à questões estruturais, geopolíticas, de inserção no cenário internacional e não questões, que podem até ser relevantes, mas a ele não cabem.
Tem é uma visão completamente equivocada e uma falta de conhecimento absurdo sobre geografia. Praticamente uma semianalfabeto. E os entrevistadores piores ainda.
@@carlosandre1048 Fiquei de queixo caído com as aberrações que ele disse sobre os EUA. Os Estados Unidos tem as Montanhas Rochosas próxima a costa leste, tem deserto, tem neve no estados do norte e furacões e essa anta ainda afirma que o Brasil está perdido? Deve ter apertado 17 com forças.
O cara não entende nada de Brasil , falar que Amazônia atrapalha o comércio, falar pais tropical está condenado a ser pobres, o problema do Brasil e a maldita da corrupção , e outra coisa !! O que vai fazer diferença no futuro próximo e segurança alimentar e abastecimento de água o cara não entende nada de geopolítica
No século XIX, as teses que defendiam uma relação direta entre o clima e o estágio de “civilização” de alguns povos acabaram servindo para justificar o domínio dos países temperados sobre as regiões tropicais na era colonial. Com o tempo, esses estudos passaram a ser considerados racistas e caíram em desgraça, e por isso não se ouve falar mais nesse tipo de relação. Dizer que o Brasil é desfavorecido economicamente pela geografia é babaquice. Nós podíamos é ser muito mais ricos justamente pela riqueza que se encontra aqui. Esse país é gigantesco, conta com diferentes climas e relevos: pode ser explorado de diversas formas. E daí que o Brasil não tem acesso ao Pacífico? Tem largo acesso ao Atlântico e mais água doce que todo o mundo. E estamos bem próximos da Europa e dos EUA. Do nordeste pra esses lugares é um pulo. São outros os fatores que explicam o problema, e estão muito mais relacionados à nossa formação cultural e processo histórico: ampla adoção e tardia abolição do trabalho escravo, mentalidade com relação a lucro e inovação etc.
Tu não entendeu, ele apenas disse que EUA está melhor geograficamente, e isso ajuda e trás melhoria para economia, negócios internacionais, e outros fatores, que ajudou em muitas coisas, e faz uma diferença muito grande em milhares de anos, agora o país ser pobre ou não, roubado ou não, mal administrado, isso é outra coisa!
@@leonardocorotel2163 quem não entendeu foi você kkkkkkk. Ele exclui todo o processo histórico que contribui, e muito, para um país ser ou não desenvolvido. Defender determinismo geográfico em 2021 é a maior imbecilidade do mundo. O engraçado é que a forma como o entrevistado fala, da a “”””aparência”””” de que ele está muito certo. Além da maioria esmagadora não saber o que foi a escola geográfica determinista.
Tava ouvindo ele falar e pensando, caramba esse cara n ta falando besteira nao? o problema é que o fabil e o mascka sabem 0 disso pra contestar ne pqp tavam so concordando com tudo
Que satisfação de ler comentários como o seu por aqui. Cliquei nesse vídeo com olhar de estranheza por esse reducionismo e de fato foi oq eu imaginei... Ainda bem existem pessoas lúcidas sobre isso. Espero que um dia nosso país tenha uma educação melhor para que esse tipo de pensamento ultrapassado não se difunda tanto.
Fabil, tem aí um conteúdo top pro Planeta Novo! O por quê de não construirem estradas aqui na Amazônia. Dá uma pesquisada aí nas brigas que existem por causa da construção de rodovias na Amazônia, por parte do pessoal das embarcações... Sei que há algo relacionado que rola nesse lance aí...
@@VozesEPalavras disse tudo, tem uma entrevista de um cientista com a Marília Gabriela onde ele cita justamente isso, católico só alfabetizava a elite enquanto os protestantes levavam a educação para todos pq todos precisavam ler a bíblia, duas culturas totalmente diferentes. Minha vó passou a vida quase toda como católica só foi aprender a ler e assinar o nome depois que foi para a igreja assembleia de Deus que abriu na frente da casa dela, aprendeu a ler lendo a bíblia, na época dela católico nem podia ter bíblia e tbm as missas eram em latim, meu avô é católico e fala isso até hj.
@@ramizielg Quando a religião está acima da verdadeira Fé em Cristo o atraso já tomou conta, primeiro porque se somos de Cristo, não existe concorrente, antes mesmo de ver o cisco no olho do seu irmão olhe a trave que está no seu próprio primeiro, o nosso adversário irmão é apenas um, o diabo!
@@geografiabase8572 você bebeu é? ou tem problema de interpretação de texto?? quem tá defendendo essa ou aquela religião aqui? só falei um FATO, se te incomoda é problema seu, te incomoda ouvir a verdade? por isso que a igreja católica é essa porcaria cheia de esquerdistas e até o papa apoia aborto, pq católico não é doutrinado para pensar, é ensinado a obedecer sem conferir se tá tudo certo, tem até um padreco na internet ensinando que a palavra de Deus é o que a igreja católica fala e suas tradições, vai outro fato aqui: até uma criança de uma igreja evangélica tem mais conhecimento do que é certo e o que é errado do que um padre de uma igreja católica. eu to falando com conhecimento de causa. isso não é para ofender católico nem inflar ego de evangélico, só é um fato facilmente constatável.
Que pensamento tão Antiquado, o Eurocentrismo gritou forte neste Discurso do Convidado, o Determinismo Geográfico e Ambiental foi bem sintetizado aí, Ratzel está bem Contente com tal Análise.
Brasil é um dos maiores exportadores agrícolas do mundo, só nao é a maior potência pois toma embargo dos países europeus, pois sabem que no dia que o Brasil tiver liberdade de venda para Europa, países europeus e até potências que não vou citar vão comer na mão do Brasil.
Nesse ponto o intrevistado está bem desinformado, ouvi uma entrevista de um engenheiro agronomo falando que quando falam da agricultura brasileira lá fora eles ficam boquiabertos por conta da nossa diversidade na agricultura.
@@marcone7765 Eles têm medo do potencial do Brasil. Quer uma prova? Leia aqui este dois artigos. *Precisamos da soja brasileira para viver? Vamos começar a produzir soja europeia ou equivalente” diz o presidente Francês* maissoja.com.br/precisamos-da-soja-brasileira-para-viver-vamos-comecar-a-produzir-soja-europeia-ou-equivalente-diz-o-presidente-da-franca-emmanuel-macron/ *NOTA OFICIAL: FPA responde declarações da França* maissoja.com.br/nota-oficial-fpa-responde-declaracoes-da-franca/ É preciso entender que a agropecuária do Brasil é uma ameaça para os produtores da Europa e do mundo. Quando o Brasil se libertar das amarras (embargos) e etc., literalmente, não vai ter país para segurar. Vão ter que se ajoelhar e nos reverenciar todos os dias. Aliás, com o ''pouco'' que o Brasil alimenta o mundo, já é um fator demonstrativo.
Gostei do podcast com esse cara, mas acho que ele foi infeliz em falar que o brasil é tão ruim assim geograficamente. Sobre ser fértil ou não, é meio obvio que ele é muito bom geograficamente quando se trata de terreno, falar que é uma terra pouco fértil quando mesmo com a realidade politica e social sendo tão ruim e mesmo assim produzindo cerca de 13% do alimento mundial. Sou da área agrícola e sei a diferença de realidade econômica de um local fértil e infértil, só o estado de minas por exemplo produz cerca de 20% do café que é produzido no mundo, então é meio foda culpar nossa geografia por problemas sociais de centenas de anos.
Ele é bem ruim de geografia isso sim, tem vários países com o mesmo tipo de terreno alguns ricos e outros pobres tipo a Austrália que é um deserto e é um país rico, já o México e a América Central são pobres e estão do lado dos EUA
Meu Deus, quanto desconhecimento em todos os participantes, entrevistado e entrevistadores. Austrália é tropical e Japão é geograficamente super desafiador e ambos são super desenvolvidos! O que todos os países ricos independentemente de geografia tem em comum chama-se LIVRE MERCADO! E o que todos os países pobres teem em comum é : Falta de liberdade econômica!
@@guilhermeoliveira4473 a correlação é entre liberdade econômica e desenvolvimento. Só é vc visitar o ranking de liberdade econômica e o ranking de países desenvolvidos e ver por vc mesmo como um não anda sem o outro. Nos países ricos, a industrialização é fruto da liberdade econômica e não o contrário. Botswana era o pior país da África pra se viver e hoje o terceiro melhor da África pra se viver, em apenas 20 de liberalismo econômico no país. Nenhum sistema tirou mais pessoas da pobreza na história da humanidade do que o sistema capitalista de produção.
@@djpaolo6361 Kkkk claro botsuana é uma potência agora. O que desenvolve uma nação é o desenvolvimento tecnológico e industrial, é só olhar para china que é o exemplo mais recente. Essa cartilha neoliberal nao desenvolve pais nenhum grande exemplo é o brasil que desde o Color privatiza tudo e continua na miséria trocando soja por computadores.
@@guilhermeoliveira4473 falou neoliberal já sei que é padrão DCE de intelectualidade. Vc quis dizer liberal acredito. Eu citei Botswana pra dar um exemplo prático de um país paupérrimo que enriqueceu através do livre comércio. A China enriqueceu muito em função da sua abertura de mercado, e ao abrir seus mercados tirou 300 milhões de pessoas da miséria. Imagine se abrisse ainda mais a sua economia! Agora me cite 1 país que é rico, desenvolvido e com alta qualidade de vida que não aplicou o livre mercado na sua economia.
Pior que ele não é o único a pronunciar dessa forma errada kkk É o que da escutar...além de escutar de forma errada não se dá ao trabalho de ir pesquisar!
Hoje o segundo Porto mais movimentado do Brasil é o de Miritituba no Pará, onde a safra sai do interior pelo centro oeste (BR163) e vai pra Santarém no Pará e desce pelo rio Amazonas até sair pra Europa, EUA, etc
Em parte ele tá usando o determinismo geográfico, muito usado por Ratzel para justificar a dominação alemã sobre a África, com o argumento de inferioridade de raça. A própria partilha da África no neocolonialismo utilizou esse argumento físicogeografico. Essa ideia já foi superada a muito tempo. A questão não é mais só a geografia física, mas sim as condições históricas e sociais que influenciam e influenciaram aquele país. Não existe país tropical fértil? Somos o maior exportador de alimentos do globo. Temos umas das maiores indústrias de aviação do mundo, tem muita coisa que somos bons, mas as condições impostas pela nossa própria história e por falta de uma visão política e estratégica interna impede isso. Nós anos 70 cresciamos mais que a China. Somos um país distante? Uai, nem no período das caravelas o Brasil foi deixado de lado por conta dessa dificuldade, ou por acaso não enviamos toneladas de ouro para a Europa, cana de açúcar, pau Brasil e minérios? Ainda nesse pensamento, se for assim, Austrália é muito distante, o Japão é pior ainda, o Canadá então, puts. Outra coisa, própria revolução industrial resolveu essas questões das distâncias com os motores a combustão quiçá a revolução cibernética. Agora quer saber mesmo o que atrasa um país? E que todos os que eram atrasados fizeram para deixar de serem atrasados: EDUCAÇÃO. Desculpa, mas visão do entrevistado me parece limitada nesse ponto.
@@jadermarceloaraujo2856 Os fatores naturais nada tem a ver com o desenvolvimento socioeconômico, a não ser jazidas de recursos minerais. Associar questões ligadas a geografia física ao desenvolvimento é de uma ignorância sem tamanho. Tudo depende do projeto de país, dos investimentos estatais, da forma em que a sociedade enxerga o trabalho e os investimentos em serviços sociais e tecnologia. Fala um monte de informações erradas: fala que os EUA formam um país plano, sendo que o país é todo composto por montanhas na porção oeste. Sendo que o Brasil é um país sem nenhuma formação montanhosa. Outro elemento completamente equivocado é falar que a Amazônia é um empecilho para o transporte. Nunca o transporte terrestre foi marcante para o desenvolvimento econômico, já que mais de 70% do comércio internacional é inter-oceânico. O não desenvolvimento da infraestrutura do Brasil está ligado a manutenção de uma política de subalternidade as instituições financeiras internacionais, que vêem o país apenas como área a ser explorada, tanto os recursos, quanto a mão de obra. O cara associa fertilidade do solo ao modelo de clima. Fertilidade do solo está associado a uma interrelação entre riqueza mineral, matéria orgânica e intensidade de pluviosidade. Os caras não tem o mínimo de informação de uma criança de ensino fundamental. Chile o país mais desenvolvido da América Latina? Nunca foi. O Chile é um país subdesenvolvido, de economia precária e qualidade de vida semelhante aos vizinhos peruanos. Além de tudo estão ultrapassados, pois o centro econômico e comercial do mundo não é mais EUA-Europa Ocidental, mas sim a Eurásia, área entre China e Rússia. Isso só para citar alguns erros grotescos. Sandice total. Deveriam apagar essa entrevista para não gerar desinformações.
@@jadermarceloaraujo2856 Austrália e Nova Zelândia são países tropicais e desenvolvidos. O subdesenvolvimento da maior parte dos países tropicais está ligada ao histórico de exploração, a colonização, ao neocolonialismo e o neoliberalismo imposto pelos países europeus ocidentais e os EUA ao longo dos últimos 500 anos. O que colocou os países tropicais como áreas e populações a serem exploradas para alimentar as burguesias e monarquias européias de lucro. Hoje a realidade se mantém, mas através da imposição de dominação de recursos minerais por empresas transnacionais ou imposição de empréstimos por órgãos e instituições financeiras (como FMI e BIRD) para gerar dívida externa e assim manter o domínio econômico sobre tais países. A forma de sair de realidade de subalternidade seria o desenvolvimento do banco de investimento dos BRICS e a aplicação pesada de investimentos em educação, pesquisa científica, tecnologia e aumento da renda da população. Isso é conteúdo de ensino fundamental. É inadimissível alguém querer falar de geografia e geopolítica sem conhecer essas premissas. Quer mais?
Eu te recomendo assistir o canal do Rafael Scapella, lá ele te mostra com argumentos sérios porque o Brasil é do jeito que é, e não é questão de geografia não...
@@ultraone799 os países desenvolvidos usam ferrovias, o Estados Unidos por exemplo avançou muito quando construiu suas ferrovias. Ela é mais barata, pode ser mais lenta mas a taxa e o tempo de manutenção é muito menor que uma rodovia. A rodovia gera passivos absurdos pro povo, sem falar que ficamos nas mãos de caminhoneiros, aqui deveria ser equilibrado, mas somos um dos poucos países onde a maioria do sistema é composto por rodovias
Isso diz mais respeito a questões históricas como o impacto da coloniadade do que com questões de desenvolvimento. Se Portugal colonizasse os EUA continuariam o país fraco que são, Portugal sempre administrou mal as colônias, não é atoa que deixou de ser relevante na europa faz tempo. Gastou milhões pra manter colônias africanas numa guerra sem sentido algum.
Não mesmo , aliás se hoje Brasil tivesse sobre o comando de Portugal estaria bem melhor e o euro dominaria o Brasil , França tmb teve várias colónias e todas elas hoje são pobres e a França rica , Portugal contribui muito para a Europa tente se informar mais eu já morei em Portugal sei do que falo .
A cuipa do Brasil está do jeito que está é do brasileiro. O Brasil é agrário, pobre e desigual por culpa de quem ? De Portugal que não é. A colônia americana portuguesa teve privilégios que nenhuma outra teve.O Brasil nasceu com uma biblioteca, com Banco Nacional, com museu, com universidade, com academia militar, com comércio fora do pacto colonial etc. Possuía Intelectuais que eram formados na Universidade de Coimbra, engenheiros, médicos, advogados, poetas, escritores... Coisas que os nossos vizinhos não tiveram. Ou seja, o Brasil tinha TUDO, TUDO MESMO, para dá certo. Porém, quem afundou essa nação foi a elite agrária analfabeta, racista e anti-progressista, a qual foi responsável por criar uma política baseada na opressão e alienação do cidadão.
@@Miguelalejandro1997 KKKKKKK euro na América do Sul???? Falou nada com nada, acha que ir tentar a vida na Europa te ensina alguma lição histórica? Saí da bolha amigo. O Brasil sobre o controle de Portugal estaria tão bem como as colônias africanas que só conseguiram a independência nos anos 70. Entenda que o processo de colonização NUNCA buscou o desenvolvimento dos colonizados, esse processo serve único e exclusivamente pra exploração e dominação, esse discurso de levar desenvolvimento é apenas uma justificativa.
O Brasil é "tão" isolado que no Rio Grande do Norte encontram-se o maior hub de cabos submarinos de fibra óptica para telecomunicações, que chegam de 4 continentes...
O problema não é a geografia, o problema é a cultura, os valores da sociedade. A constituição americana foi feita baseada nos princípios da liberdade, e os americanos em geral defendem as liberdades individuais, algo que vem diminuindo com a ação marxista. A questão é que o único meio de obter o desenvolvimento de uma nação é através do respeito das liberdades individuais, livre mercado e um estado que não tome metade da renda do seu povo como o estado brasileiro faz.
O q faz dos EUA uma Nação Poderosa é sua Indústria Bélica, q abastece internamente sua população, como externamente os Países em conflito de Guerra Civil...Assim ganham com a Venda de Armas e depois com a Pilhagem nesses países arrasados e sem Governo..."Deus salve a América!" 😁🤣
Cara... vcs pre isam ouvir esse pedaço com mais atenção pra conseguir alcançar o que ele falou, esquecendo a idéia que voces tem sobre o Brasil... Ele falou de clima que gera produto q nao é tão bom e frete, e etc... então veja denovo esquecendo seu conceito de liberdade e prese pelo ponto de vista de comércio. Aí sim você vai alcançar a linha de raciocínio e realidade que ele passou no vídeo...
Quando visitei Las Vegas foi o suficiente pra refutar alguns argumentos. A cidade fica no meio de um deserto do caralho, quente igual o inferno no verão e um frio da porra no inverno. Aquela cidade é um mar de prosperidade graças a liberdade de empreender e os baixos impostos.
@@universalserialbus4554 até onde eu saiba Brasília sobrevive de saquear os outros via impostos, já Las Vegas as pessoas vão voluntariamente pra se divertirem. Não tem nada haver a comparação.
Essa narrativa faz parte do determinismo geográfico. Atualmente, existem outras teorias que explicam o papel da geografia no desenvolvimento econômico e que contestam essa ideia.
Ta explicado porque esse cara está vivo, mano ele consegue dar uma noticia triste com maior tranquilidade e transparência, adorei a entrevista muito top.
Quem se interessou, busque os vídeos do professor HOC sobre o tema. É fácil dizer que essa teoria é furada e que corrupção explica tudo, difícil é encontrar qualquer país com as características citadas que seja desenvolvido - e pra adiantar, o Japão fica perto dos mercados mais ricos do mundo, já o Brasil, "no canto do mundo".
Austrália e Nova Zelândia são países tropicais e desenvolvidos. O subdesenvolvimento da maior parte dos países tropicais está ligada ao histórico de exploração, a colonização, ao neocolonialismo e o neoliberalismo imposto pelos países europeus ocidentais e os EUA ao longo dos últimos 500 anos. O que colocou os países tropicais como áreas e populações a serem exploradas para alimentar as burguesias e monarquias européias de lucro. Hoje a realidade se mantém, mas através da imposição de dominação de recursos minerais por empresas transnacionais ou imposição de empréstimos por órgãos e instituições financeiras (como FMI e BIRD) para gerar dúvida externa e assim manter o domínio econômico sobre tais países. A forma de sair de realidade de subalternidade seria o desenvolvimento do banco de investimento dos BRICS e a aplicação pesada de investimentos em educação, pesquisa científica, tecnologia e aumento da renda da população. Isso é conteúdo de ensino fundamental. É inadimissível alguém querer falar de geografia e geopolítica sem conhecer essas premissas.
@@carlosandre1048 Ha muitos erros no seu argumento, você cita Austrália e diz que subdesenvolvimento está ligado ao histórico de exploração, como se a Austrália não fosse uma colônia outrora explorada, inclusive como colônia penal. O clichê do neoliberalismo já é coisa da sua orientação ideológica, que a essa altura já sabemos qual é. O Brasil passa longe de ser um país liberal, ou “neoliberal”, se preferir. Há inúmeros países liberais que são desenvolvidos e/ou em desenvolvimento, prova disso é o milagre econômico de Singapura. Sua afirmação sobre o FMI mais parece teoria conspiratória ideológica, empréstimos ao FMI dizem mais sobre problemas internos de uma país, uma gestão ineficiente, um Estado caro, burocrático com políticas demagógicas e populistas, sem políticas de incentivos, do que a tal teoria sua. Por fim, sobre o BRICS, honestamente, se fosse para criar um grupo de livre comércio, abordar o direito integração, talvez teríamos algum resultado, fora isso, pura perda de tempo.
@@ofertadia5583 Então apresente suas análises, em qual teoria científica se baseou, em quais autores e onde foi defendida. Quais foram as leituras que fez?
@@carlosandre1048 sempre é culpa dos outros né!? Já estamos independentes já 200 anos e continuamos na merda. É fácil culpar outro povo pela incompetência do seu.
@@ynot1929 o fato é que pagávamos 20 % a coroa portuguesa e após a independência pagamos 50 ao governo ....que belo negócio.....200 anos de liberdade com relação a Portugal para nós dias de hoje sermos explorados por um sistema corrupto ...e não estou falando de Lula ou bolsonaro.....mas de um conjunto
@@Learfas É uma falha lá que a qualquer momento pode começar a tremer tudo , pelo o que eu entendo é que a milhões de anos atrás houve um movimento das placas tectônicas e os tremores de um terremoto podem acontecer anos depois e o que tá previsto lá tá pra ser um tremor muito violento.
A teoria dele não faz tanto sentido assim, o México por exemplo tem saída para os dois Oceanos e o Mar Caribenho, seguindo a linha de raciocínio dele o México seria uma baita potência mundial. O que gera realmente desenvolvimento é livre mercado, países com baixos impostos, pouquíssimas regulamentações sempre irão sair na frente de países burocráticos. Como Nova Zelândia e Austrália que tu citastes.
@@magotakes sábias palavras. Colocou muito bem! Minha citação a Austrália foi q ele falou q países tropicais nunca serão de Primeiro Mundo. Esse cara viajou demais.
Tem muita verdade no que o convidado diz. Porém, nós não estamos condenados pela Geografia. Ela nos dificulta, mas de maneira nenhuma nos impede. Em se tratando do Brasil, uma coisa que pouco se diz é que as diversas administrações nacionais nunca houve uma continuidade de ações, sempre se começa as coisas e o próximo não a termina e tudo vai ficando assim. Não há também o espirito de unidade, de entender que o Brasil é um todo e que a parte que ficar para trás atrasa o caminhar daqueles que vão avançar.
Tese interessante, principalmente a da Amazônia, quanto ao determinismo geografico, não se suatenta por si só,mas é fruto de relações de poder e comerxio já estabelecidos, pois se o mercado pede produtos de clima temperado é porque o mercado se consolidou assim e não porquê o clima tropical é pior sem contqr a tecnologia que sempre vai forçar a demanda!
Quando eu estudava eu ficava indignado com o descaso com a Geografia. Colocavam cada professor fraco pra dar aula e os alunos nem ligavam pra estudar. Eu sempre achei a Geografia uma matéria fundamental pra a compreensão do mundo.
Isso ta mais pra um contexto dentro da visão determinista eurocentrista, e complexo de vira lata, para fazer esse tipo de analise deve se levar em consideração muitos aspectos não somente a questão do ponto de vista geografico.
O cara é soldado e dá a vida dele por uma ideia, que por trás está os interesses acima dos dele. É claro que ele teria essa visão. Um cara que veste uma farda e é desprezado precisa acreditar numa ideia determinista dessa pra achar que esta matando por um valor significativo. É como o tanto de cidadão americano que se alistou para lutar numa guerra que diziam ser pela paz, mas por trás tinha primordialmente os interesses das grandes corporações de petróleo que o Bush ajudou. O tenente, cadete, soldado e muitos outros que estavam no front da guerra poderiam acreditar que iriam acabar com os terroristas e que trariam a suposta paz ao mundo, mas quem de fato assinava as canetas do investimento militar sabia que era lucrativo a guerra.
Ora mais a geografia determinista é o que rege o mundo hoje. Quem são os países ricos do mundo?! Am?! Pse. O Brasil fez a revolução verde. O solo de Mato grosso, Goiás entre outros do Centro Oeste que era uma bosta ficou fértil para a agricultura. Porém, pq a gente não lucrou bilhões com isso?! Pelo fato que pros países ricos essa tecnologia era inútil pra eles. Os países favorecidos pelo determinismo geográfico são justamente os mais ricos. É a realidade. Não existe país tropical rico. Enquanto a gente insistir em tentar comercializar com eles a gente sempre vai ser periferia do mundo.
@@NAtecnica Muito legal sua explicação antropológica. Mas, em que momento isso prova que do ponto de vista geográfico e comercial ele tá errado? Em que ele mentiu sobre todo país tropical ser pobre?! Ou pelos ideiais corporativistas malvadões existe uma WAKANDA no meio da florestal do Congo sendo escondida da gente?! Por favor! Tudo que ele falou é verdade. Nossa única saída é comercializar com América do Sul. Ou vc acha que existe uma ideologia que quer fazer a gente deixar de vender pra europeu pra gente se fuder?! Ou acha que os americanos tão preocupados em vender pra gente por um preço justo?!
@@pgshshsb7775 O determinismo geográfico é uma crença precaria e abandonada pela geografia. Pois a geografia estuda a relação do homem com o meio, seja a influência que o espaço tem no homem e vice versa. Ponto.
Austrália praticamente um país desértico , nova Zelândia praticamente um país europeu clima , vegetação , inverno , só Cingapura é tropical mais é tremendamente bem localizado economicamente falando (tem fácil acesso por mar a China , Japão , Coreia , EUA , Europa através do canal de suez )
O que ele falou sobre o acesso aos oceanos, e sobre as estradas que teriam que serem feitas para chegarem até os nossos terminais marítimo aqui do nosso nordeste e exatamente isso nós aqui no nordeste temos alguns portos marítimos mas faltam estradas e ferrovias para poder transportar todas as nossas matérias prima do Sul sudeste sudoeste e centro-oeste do nosso país para podermos transportar para o mundo inteiro. 🌎
O momento em que o Bruno explica o Mascka sobre os carros provenientes do Japão serem mais baratos. 😂 Resumo de uma amizade, pois quem em sã consciência aguentaria explicar uma porta como essa.
Não concordo muito com a ideia, só do Brasil não estiver no meio deu uma placa técnica assim não sofrendo com terremotos já é um motivo para agradecer pelo país maravilhoso que temos. As vezes o povo reclama de barriga cheia temos tudo que precisamos, o mal é as pessoas do país não terreno geográfico, mas creio q é só questão de tempo para a melhora econômica...
@@brunozada O IBGE mostra que, de fato, os melhores índices estão nessas regiões; o problema é que hoje é muito mais complexo que um simples acaso de um clima x ser melhor pra se desenvolver e etc.
A Austrália é um país continental, tropical e com um deserto gigante cobrindo a maior parte do país. Essa falácia de que países tropicais não se desenvolvem por questões determinísticas só engana os incautos e ignorantes. O tamanho de um país também não é documento no que tange o desenvolvimento. Nenhum país nasceu rico. O que os países ricos têm em comum é a capacidade histórica desses de ousarem nos diversos campos.
@@leo_ni_das_fer_nan_des177 boa Sem falar que no sistema econômico atual, ele sendo bom ou não, precisa de uma hierarquia econômica; então usar o clima pode ser uma boa desculpa devido à maioria dos exemplos que temos
"o Chile é o melhor país" hahahaha eles estão lascados, só existe Santiago, o resto é mais pobre q uma cidade do interior do RS. Nunca vi tanta desinformação.
venezuela, argentina e chile já foram muito melhores que o Brasil, agora só o Chile permanece graças às políticas liberais do Pinochet e tbm pq jogou muito comunista para nadar no pacífico, daí demoraram a crescer e atrapalhar o país igual atrapalharam o Brasil.
@@THETRUTH-BR sim é bem isso do que adianta ter uma população gigante em números e ter sua maioria pobres , percapta é isso Chile amo e conheço muito mas organizado que esse Brasil que só tem tamanho e populoso
@@cassianodebastiani806 cara o IDH de Chile e Uruguay nos supera pq eles são paises pequenos e só. O Brasil é enorme. Cada regiao tem sua renda per capita costumes, economia e qualidade de vida. O que leva as estatisticas do Brasil pra baixo são as regioes norte e nordeste.
O Porto do Açu é o maior das Américas e existe um projeto que ligará/ria, por uma ferrovia, um porto no Peru ao Porto do Açu (EF-354). Para quem gosta do assunto vale a pesquisa 👍
Australia, Singapura, Taiwan e tantos outros são países majoritariamente tropical. Outra falta de conhecimento do convidado é sobre a geografia dos Estados Unidos ser plana, lá tem as cordilheiras rochosas que corta o país de norte a sul, que seria uma sequência da cordilheira dos Andes, é muita falta de conhecimento...
Achei o ponto de vista do convidado mt foda, pouco ouvi falar sobre essa influencia geográfica na economia. Mas só apontar isso com o intuito de justificar nossa péssima economia e burrice. A inúmeros fatores externos e internos que devemos considerar, como a Venezuela por ex ela foi muito beneficiada pelo aumento na alta do pretório, mas a politica interna n soube aproveitar isso. Só quero dizer que so nos apoiamos no que nos ensinam na escola estamos ferrados.
Tese desse cara muito rasa! Somos um pais com um potencial extremamente grande, ele só diminui o Brasil, Somos o país com a maior porcentagem de água doce do mundo, temos o maior rebanho bovino também, maior biodiversidade, um continente,uma das maiores reservas minerais ferro, bauxita que faz alumínio, ouro esse cara é um pessimista muito do seu desinformado e Bruno e Mascarenhas idem!!! Somos Gigante adormecidos!!!!
@TheForceAwakens é verdade, a policultura é toda no sul, mas acredito que seja por uma questão de logística, por ficar perto do porto de Santos. Moro aqui no Pará, tudo aqui é fértil independente da época do ano.
Mas não dá pra ser tudo perfeito, não temos essas vantagens geográficas que o eua tem, mas em compensação nós não temos furacão, terremotos e nem tsunami, e temos uma das maiores ou a maior bio diversidade do mundo. Deveríamos ser gratos por isso.
@@samirzs5125 Concordo. ele falou uma coisa certa, mas falar que qualquer um que botasse a mão no EUA teria feito um bom trabalho por causa dessas vantagens geográficas é mentira. tem vantagem? Tem! Mas também não é assim que funciona.
Um adendo a comentário do colega militar. A colônia americana foi de colonização. Já a brasileira foi de exploração. A Inglaterra investiu no desenvolvimento da nova colônia. Diferente de Portugal que só extraia recursos sem qualquer investimento. O que no final fez muita diferença a longa prazo.
Vi pessoas nos comentários questionando esse cara, e dizendo que a ideia dele está errada, alguém pode me dizer porque ? Sou super leigo nesses assuntos, alguém pode explicar pq o Brasil não é um país como, u.s.a, Canadá, e etc, mas sem ignorância por favor
Colonização exploratoria, corrupção, erros historicos sucessiveis, etc. O brasil insiste em ser pobre. Esta visão que esse rapaz ta falando é chamada escola determinta da geografia, basicamente eles dizem que o homem é produto do meio em que vive. Portanto numa país de clima no tropical por exemplo as pessoas ficam mais preguiçosas, pois numa temperarura alta o gasto de energia é maior, não desenvolvem muita atividade intelectual, as culturas que se desenvolvem são muita trabalhosas, ex: banana e cana de açucar. Há muitas doencas que atigem todo ano a população, ex: a dengue. É uma visão que não considerar a possibilidade do homem modificar o meio em que vive. Ex: um país de clima tropica tem uma solo pobre, portanto esse país será pobre. (DETERMINISMO GEOGRÁFICO). O Brasil na sua maior parte tem um solo improdutivo mais com correção do solo, ou seja, avanço do conhecimento/tecnologia podemos superar essa dificuldade imposta pela natureza. ( POSSIBILISMO GEOGRÁFICO) A Geografia é uma barreira que pode difultar o desenvolvimento de uma nação, mas não explica tudo. O maior motivo de nosso atraso é nossa politica.
@@thiago3806 A Austrália por exemplo é um país tropical e é super desenvolvido, e existem outros como Emirados Arabes, QATAR, são tropicais e ricos, porem países do oriente médio estão ricos por causa do petróleo e a Austrália foi uma colónia de povoamento, o Brasil não teve essas sortes
@@thiago3806 parabens pela explicação. Sou estudante de geografia e estou achando muito bacana ver as pessoas aqui esclarecendo e ensinando sobre isso. Aos poucos vamos mudando essa situação com a educação.