Fiquei muitos anos parado sem estudar treinar me exercitar, só dentro de casa mexendo no celular. Me autosabotando com conteúdos inúteis todos os dias... Resultado: caí numa depressão absurda! To até hj tentando sair dela.
Optei em ter uma vida mais leve quando percebi o quanto redes sociais sugam nossa energia. Só tenho whast e youtube por necessidade e a vida dos outros se torna intediante; o tempo passa a ser precioso demais pra perder com futilidades.
esse video é basicamente a tradução pra PT de um vídeo do Academy of ideas que acompanho a um tempo, não que eu ache ruim pois o próprio "canal original" constrói a narrativa através de um ou mais autores, além do que é legal ver um conteudo assim disseminado pros br
Olhe para isso. Pode ser que precise sempre estar fazendo alguma coisa para fugir de algo em você que não está querendo ver. Busque o autoconhecimento.
@@marcospedrosa214Acredito que ela esteja falando sobre um dos mecanismos de defesa do ego. Neste caso, quando estamos a sós, tendemos a escutar mais a nós mesmos. Talvez o rapaz esteja querendo fugir de algum conflito não resolvido (mesmo que desconhecido) que venha à tona quando está em ócio, gerando tristeza. Quando uma situação (mesmo que desconhecida) se apresenta para nós e é insuportável, nossa mente tende à usar algum mecanismo, nesse caso seria a fuga.
Li o livro de Eclesiastes e estudei e posso dizer que o final resume tudo. O capítulo 12. Salomão entendeu que não adianta viver sem ser para Glória de Deus. É como correr atrás do vento.
@@alexandrefernandes1994significa viver: 1) RECONHECENDO que Deus é o teu Criador. Ele te fez pra ser humano e inteligente o suficiente pra entender que esse mundo jamais poderia ser criado do nada. Portanto, Ele é digno de sua OBEDIÊNCIA. 2) RECONHECENDO que Deus é quem te sustenta a tua vida, de dando um dia por vez como presente, para impactar positivamente no mundo. Portanto, Ele é digno de sua GRATIDÃO. 3) RECONHECENDO que Deus é quem te salva da condenação eterna, pelo fato de você viver toda uma vida sem alcançar o padrão de vida que Ele exige de você. Dessa forma, Ele mesmo pagou sua dívida através do sacrifício de Cristo em seu favor. Portanto, Ele é digno de sua ENTREGA para servi-LO como SENHOR.
@@marcosgodoy9601 está na Bíblia, o livro de Eclesiastes fica no velho testamento. Salmos e Provérbios também são muito interessantes. Salmos também possui cânticos sobre indagações sobre a vida, lamentos. Abra a Bíblia no meio, está Salmos, ao lado Provérbios e depois Eclesiastes :)
Recomendo a leitura do livro ''Sociedade do cansaço'', autor Byung-Chul Han; aborda essa temática da sociedade do desempenho, do trabalho, como somos robotizados e isto acaba por corroer nossa sanidade mental, nossa criatividade.
Se você não fica quieto por um tempo você não consegue se beneficiar da conexão consigo mesmo, aquela conexão que acontece com quem medita, por exemplo
Ficar queto ou relaxado não é sinonimo de ver séries, assistir filme, jogar video games, assistir pornografia. Que potencial criativo você esta tirando disso?
Antigamente seguia as massas, jogava video-game no meu tempo livre. Horas e horas desperdiçadas porque acreditava que eu estava "relaxando" minha mente. Depois de um tempo com auto-reflexão, entendi que estava entrando na matrix dos prazeres imediatos e hoje em dia sou programador, atuando diretamente com soluções inovadoras e sempre buscando a excelência. Além disso, no meu tempo livre, lendo livros que aumentem meu conhecimento e me façam crescer. Afinal de contas, como o video falou, a unica coisa que importa no fim do dia é oque você faz com o seu tempo.
Acredito que seja como você se sente a respeito disso. Lendo ou jogando, produzindo ou relaxando, cabe só a voce dar significado a isso. Matrix e subjetivo
Tá, e qual o problema de viver uma vida tranquila? Lembra-se rapazes, o material não lhe trará salvação, não se iluda, não perca sua vida apenas desejando ser melhor e mais produtivo, aproveite o seu momento e oq você tem em sua posse no agora, no seu tempo livre aproveite com o que você gosta e com quem você se sente confortável em estar junto, não entre no jogo da massa e morra de frustrações, a vida é bela e a nossa única obrigação é vive-la, Namastê.
Depende da " vida tranquila " que você acha que deve ser , se for uma vida atoa no qual a pessoas não quer desenvolver nada nas árias da vida vai ser uma pessoa atoa que não produz nada nem pra ela mesma e vai fica frustada e infeliz por nunca fazer nada , o ser humano não nasceu pra ser estagnado.
na minha opinião, estamos vivendo uma crise de existência, onde ficamos 24 horas obcecados em ser mais produtivo, e no final não melhoramos nada e só nos frustramos. Tudo isso causado pela falta de relacionamento com o próximo. Essa crise prega individualismo e nos afasta cada vez mais da realidade, resumidamente, não nos relacionamos mais com os outros e nos fechamos.
Que vídeo fantático. Sempre me senti desconfortável quando fico ocioso, apesar de ainda não ter encontrado de fato minha vocação, ficar parado me causa angústia e aflição, espero em breve me dedicar a alguma atividade que me traga orgulho de fazer.
E eu, o contrário: fico bem desconfortável quando estou em movimento, porque me causa mais ansiedade, mais dúvidas sobre o que estou fazendo, angústia e muitas vezes alimenta minha autoestima baixa...se fico ociosa, consigo ter mais paz, clareza mental e confiança, porém, sei que o bom é equilibrar.
@@pi_nheiro7 Deve encontrar seu ponto de equilíbrio. Aquilo que te alegra, que te traz um benefício. Se isso funcionar, já achou. Desde pequeno queria entender porque as pessoas são como são. Fui atrás e hoje sou psicólogo clínico e psicanalista. Claro que não tenho todas as respostas, mas ajuda muito.
@@Cyber_line Então, equilibre. Ache seu suporte e se oriente por ele. Caso não consiga sozinha, existem inúmeras formas de ajuda. A psicologia (psicanálise, no meu caso) seria uma ótima chave para você.
Na pandemia eu senti bastante isso. Um vazio existencial tomava conta de mim, fazia exercícios, mas ao final acaba sendo vago, faltava dias de trabalho, soluções pra resolver. É real tudo isso!!
A calma, paz e tranquilidade... Não tem nada melhor do que viver assim, muitos buscam tantas coisas materiais neste mundo e acabam ficando doentes mentalmente. Claro que é bom ter conforto enquanto estamos de passagem, porém isso não é tudo, como dito por Salomão vaidade, vaidade, tudo é vaidade....
Também fico depressivo e pessimísta quando não estou pensando/fazendo nada de objetivo/pragmático. Os estudos e o trabalho me ajudam muito com isso. Estou aprendendo matemática por pura questão de estudo mesmo, sem tanto objetivo.
As vezes é bom ficar parado e aproveitar um pouco a própria presença. A necessidade de sempre estar fazendo algo pode vir de um mecanismo de defesa do ego para n encarar a realidade.
È certo que a internet virou um mar de idiotas assim como a sociedade em que a gente se encontra hoje, venerando muitos conteúdos fúteis, mas quando aparece coisas iguais a esse video, vejo que ainda tem salvação pra tudo isso valeu, psique
Como disse David Goggins: "É muito facil ser bom em algo hoje em dia, ninguém se esforça pra nada" se você faz o mínimo de esforço já está a frente de 90% das outras pessoas
Acredito que tenhamos que viver um dia de cada vez! Concordo em muitas partes com oque foi dito no vídeo, realmente quanto mais a gente passa o tempo na passividade do mundo atual com todo conteúdo que é entregado pra gente mais o tempo passa e a gente percebe o vazio que tem dentro, por isso é sim muito bom procurar ser produtivo e criar, ser criativo e fazer coisas novas das quais se pode ter orgulho próprio! Mas não seja e nem queria ser alguém perfeito ou a pessoa mais produtiva do planeta terra ! Acredito que pra ser feliz não é preciso nem ser muito bom em tudo e ainda sim não ser ruim em tudo mas em buscar o equilíbrio! Eu falo isso porém não sou o melhor exemplo É sempre mais fácil dar o conselho e não fazer o certo
@@herpetro2368 exatamente irmão, acredito que tanto quando falamos de religião ou até pra quem não acredita em religião o equilíbrio é a base pra ter uma vida de certa forma mais feliz ou talvez com mais sentido Equilíbrio em tudo que a gente faz Querendo ou não quando fazemos algo demais por mais que seja bom faz mal E quando fazemos muito pouco também é ruim mas com equilíbrio talvez tenha mais sentido
sim, a questão da produtividade hoje em dia já foi muito tomada pela visão capitalista, como se a gente tivesse que estar o tempo todo aprendendo coisas novas para ser o melhor profissional, para rentabilizar mais. É importante a gente saber separar esse tipo de produtividade, que tem o seu momento, da produtividade que é voltada para o nosso próprio desenvolvimento, para aflorarmos o nosso lado criativo e para nos conectarmos com o nosso próposito interior, que nem sempre está ligado à vida profissional.
Esse vídeo é excelente. É incrível como Taylor me descreve tão bem, eu preferir muito mais distrações, descanso e relaxamento no meu tempo livre do que desenvolver habilidades e me tornar um grande diferencial nessas áreas. Eu sou exatamente assim, prefiro a monotonia, a calma, a mediocridade, o salário mínimo do que perseguir grandiosidade ou alimentar o orgulho. E pra ser sincero, é só isso que me traz paz.
A vida é equilíbrio, observe o tempo, veja que existe dia e noite, inverno e verão, saúde e doença, vida e morte. Aprenda com a natureza, há tempo pra tudo em perfeita harmonia.
O ócio prolongado me faz sentir uma agonia muito grande e até difícil de descrever, mas enquanto eu faço exercícios físicos ou atividades que estimulam meu cérebro a pensar ativamente, eu me sinto mais vivo que nunca. Não que essas atividades sejam fáceis, muito pelo contrário, mas se conseguir encaixar algo assim na sua rotina, sua vida vai mudar pra melhor, no pain no gain 😎
“Não é como se tivéssemos pouco tempo de vida, mas sim que não o aproveitamos. A vida é longa, se você souber como aplicá-la”. - Sêneca, Sobre a Brevidade da Vida
Obrigada por mais um vídeo de qualidade. Particularmente, a passividade é algo que me gera muita angústia. infelizmente somos ensinados à exercer esse tipo de comportamento desde a época da escola, onde a hierarquia de saberes se faz muito presente... havia situações em que eu me sentia em uma simulação. é interessante como um simples comportamento projetado pode alterar a própria percepção sobre o mundo. Hoje em dia tenho tentado sair mais da zona de conforto e por mais difícil que seja, é melhor do que abaixar a cabeça e fazer algo que com certeza me arrependerei no futuro.
Salomão atingiu um Nivel de riqueza e poder e sabedoria que poucos na história conseguiram... Mesmo assim admitiu que Tudo é vaidade, correria atrás do Vento, a nossa fonte de felicidade vem de Deus ( Jeová) .
Sim, mas não se pode excluir o componente humano do homem. O trabalho ou ocupação do tempo faz parte de nós após o pecado original. Já dizia o ditado: ora et labora; reza e trabalha.
@@V1l5k Qual o problema da pessoa expressar sua crença religiosa? Se você não tem a mesma crença que ele pelo menos respeite, todo ser humano tem a liberdade de acreditar no que quiser na sua vida, desde que não prejudique os outros.
Uma vez conheci uma garota que achava ruim eu não ter "tempo de lazer" ou ter muito pouco. Sempre estou estudando minhas coisas da faculdade, trabalhando ou desenvolvendo projetos pessoais. Tenho objetivos claros pra minha vida e, para conseguir alcança-los, preciso me esforçar. Algo que alguém perdido como ela não deve entender e por isso vivia me criticando...
As pessoas trocam 5 dias de trabalho por 2 dias de prazer. E, agora, querem criar a semana de trabalho de 4 dias para 3 dias de prazer. A busca pela estabilidade cria pessoas que procuram o eterno ainda em vida. Encontrar a eternidade em vida é assumir que não mudar é melhor que a liberdade.
Como as pessoas se esforçam para viver por nada. Independente do que vc faça na vida de produtivo que cause uma satisfação, orgulho e amor por você mesmo é nada, é vazio, sem valor algum e o universo vai destruir tudo isso com o passar do tempo, junto com a sua consciência e de todas as pessoas a sua volta.
Se estiver feliz em uma vida monótona? Qual o problema? Às vezes a gente tenta perseguir tanta coisa que acaba perdendo a felicidade nesse processo, principalmente quando não vem de uma família privilegiada.
Exatamente, se você não vem de uma família privilegiada está aí... Aí mesmo o incentivo pra melhorar, buscar e alcançar uma vida melhor e mais próspera. Cultivando o trabalho eficiente; os estudos e o melhor. Só uma dica, boa sorte irmão
@@marcus6320 ocupar a mente com coisas produtivas como leitura, exercícios físicos e dentre outras coisas é a fórmula de ter uma vida melhor. Eu sei que parece papo motivacional de post do Facebook mas é a verdade.
Eu entendi a proposta do vídeo de não se entregar aos prazeres momentâneos, como internet, jogos, conversas fúteis, mas não acho que conquistas materiais por si só vai suprir a mente de todo ser humano, a vida é bem mais profunda do que simplesmente se tornar "uma pessoa de sucesso".
Analisando o vídeo, é possível identificar algumas falhas de argumentação e contradições: O vídeo generaliza que a maioria das pessoas leva uma "vida monótona" e não realiza nada significativo. Essa afirmação é muito ampla e não considera a diversidade de estilos de vida e realizações pessoais. A ideia de que o esforço em atividades criativas sempre vale a pena é questionável. Nem todos têm o mesmo nível de motivação ou capacidade para atividades desafiadoras. Há contradições: Richard Taylor argumenta que a luta para produzir e criar sempre vale a pena, mas o vídeo também menciona que "alguns estão destinados a ser comuns" e não ter um propósito significativo. O vídeo afirma que a inatividade pode levar a problemas mentais, mas também menciona que "para alguns a inatividade não causa o sofrimento" como causou em Wilson. A menção ao livro de Eclesiastes no vídeo merece uma análise mais aprofundada. No vídeo, é dito que o personagem Colin Wilson "se identificou com o pessimismo do livro de Eclesiastes: 'vaidade das vaidades, tudo é vaidade'". No entanto, uma leitura mais atenta do livro de Eclesiastes mostra que a interpretação dada no texto pode ter sido equivocada. O Eclesiastes de fato aborda temas como a futilidade e a efemeridade da existência humana. Mas a conclusão do livro não é necessariamente um pessimismo absoluto. O Eclesiastes não prega necessariamente um "pessimismo" irremediável, mas sim a aceitação da transitoriedade da vida e a busca por um propósito maior. Portanto, a interpretação do vídeo de que Wilson se identificou com um "pessimismo" absoluto do Eclesiastes pode ser questionada. O livro bíblico aborda de forma mais complexa a condição humana, não se limitando a um pessimismo simplista. O vídeo parece sugerir que aqueles que não buscam realizações extraordinárias são "comuns" e de "menor valor". Essa é uma visão problemática por várias razões: 1. Confusão entre igualdade de direitos e igualdade de valor: O vídeo menciona que "o pensamento moderno muitas vezes confunde igualdade de direitos com igualdade de valor". Isso é um equívoco conceitual relevante. Todos os seres humanos devem ter os mesmos direitos e oportunidades, independentemente de suas realizações. Atribuir "valores" diferentes às pessoas com base em seus feitos é uma forma de elitismo perigosa. 2. Desrespeito à diversidade de estilos de vida: Não existe uma hierarquia de "valores" entre diferentes formas de viver. Algumas pessoas podem encontrar significado e realização pessoal em atividades cotidianas, em relacionamentos, em tarefas domésticas ou em trabalhos considerados "comuns". Essa diversidade deve ser respeitada, não desvalorizada. 3. Visão estreita do que significa "ser humano": O vídeo afirma que "apenas fazer o que outros já fizeram" não é o que "realmente significa ser humano". Essa é uma visão muito limitada. Ser humano envolve muito mais do que realizar feitos extraordinários. Cuidar dos outros, expressar compaixão, cultivar relacionamentos significativos - tudo isso também faz parte do que significa ser plenamente humano. 4. Negligência dos fatores sociais e contextuais: As realizações individuais não dependem apenas da vontade e do esforço pessoal. Fatores sociais, econômicos, culturais e educacionais têm um papel fundamental em moldar as oportunidades e as trajetórias de vida das pessoas. Ignorar esses aspectos é uma visão ingênua e potencialmente excludente. O vídeo demonstra uma visão elitista e restrita do que significa ter "valor" como ser humano. Essa postura desrespeita a diversidade de estilos de vida, ignora a importância dos fatores sociais e contextuais, e adota uma concepção estreita do que é ser plenamente humano. Uma perspectiva mais ampla e inclusiva seria necessária para evitar esses equívocos.
Lazer mais abundante do que nunca, pra quem? Pra mim o consumo de informação 24h por dia, a precarização do trabalho e altas cargas horárias estão estragando nosso sistema nervoso como nunca, que não descansa nem quando queremos descansar de fato. A produtividade 100% do tempo não se justifica frente epidemia de burnout que vivemos hoje.
Concordo em partes. Pelo que absorvi do vídeo, o "ser mais produtivo" está mais ligado ao que você faz no seu tempo livre (quando não está dormindo ou trabalhando) tipo aprender um novo idioma, exercitar o corpo, estudar e buscar algo que te deixe feliz com sigo mesmo, invés de estar arrastando a tela do celular pra cima o tempo todo.
@@alefs.5980Para os trabalhadores das empresas privadas, não estão no rol do perfil do vídeo, e sim os funcionários públicos e os que estão em casa por alguma razão, sem produzir, ociosos 🤔
Acredito que cada pessoa deva conhecer o seu próprio limite em relação ao tempo que se tem, ou seja, o momento de produzir e o momento de ficar na ociosidade.
e a primeira vez em um video que assisto e aparece frases fortes como essas que apareceram nesse video foi forte ate para o momento que estou passando!! a depressão e uma pessoa em passividade e um veneno já ate senti essa situação comigo mesmo de vazio pq meu trabalho hoje em dia e em casa mas eu já tive uma vida mais agitada que o sangue corria na veias. tudo que foi falado no video e realidade mesmo!!
Eu SEMPRE entro em DEPRESSÃO se não estou fazendo nada, ou se não estou rendendo em nada na minha vida. Porém nem sempre consigo encontrar o que fazer, estou até agora buscando algo em quê investir o meu dinheiro, e nao encontrei. Já possuo estudo, mas quero continuar, e estou me contentando em assistir videos e palestras no youtube, me contento em jogos para o cérebro que movem minha mente, sim, movem, mas não devia ser assim. Isso ainda me incomoda, me vem muita tristeza na mente, pensamentos tristes, mas não sei o que fazer.
faz o que vc nao quer fazer, o que voce tem medo de fazer?!, o que te tira desse maldito conforto que vc se encontra, quando estiver desconfortável, esse será um desafio, faça ou nao faça, tentativa nao há
Se tu já não fizer, investe teu dinheiro em uma psicóloga ou uma psicanalista, tudo bem você se sentir um pouco mal por não estar sendo "produtiva" mas entrar em depressão, se pá tu tem alguma coisa mais profunda resolver.
Por coisas assim que eu reconheço que a felicidade ta em uma das coisas que o budismo contribuiu pro mundo que é o famoso caminho do meio. É simplesmente você trabalhar o suficiente e ter tempo pra curtir o suficiente. De fato, é muito bom ter ambições na vida, mas as pessoas esquecem que os livros de história não possuem tantos humanos lendários assim, por isso que eles são considerados raros poxa, a maioria de nós vai chegar a velhice se tivermos sorte, e do jeito que as coisas andam vamos ter mais sorte ainda se conseguirmos chegar a velhice com uma casa própria. Daqui a 120 anos, pelo menos 3 gerações da nossa família após a nossa, ninguém vai saber que nós existimos e seremos só pó de nossos ossos No resumo da ópera, você não deve exagerar em nada da sua vida, fazendo tudo com moderação, você não é nenhum robô pra ser um poço de produtividade mas também não é um bicho-preguiça que leva o dia todo pra fazer algo
O que eu acho uma ideia ferrada é as pessoas romantizarem a produtividade de maneiras tão absurdas: 1) fazem propaganda de produtividade como faziam propaganda de alistamento durante as I e II Guerra, falam que vc precisa fazer aquilo porque se você fizer, seu mundo vai ser mais cor de rosa, pra você e pra todos que você se importa 2) a maioria das coisas que você tanto luta pra conquistar, não dependem somente de você. Se você não tem carro e quer comprar, vc depende que o banco te faça um empréstimo; se você precisa de um emprego melhor que pague mais você precisa conhecer alguém influente o suficiente que te indique Não sejam escravos pessoal, o ócio é necessário pra que não surtemos com nossas vidas, só façam com moderação e que não traga problemas pras pessoas ao seu redor
Faça de Deus o seu tudo. Só assim você vai conseguir suportar as tristezas, as angústias, frustrações e decepções do dia a dia. Ame-O de todo o seu coração, peça a Ele para por esse amor em você. Ele diz que os dias são maus. Mateus 6:34.
Hoje tudo se caracteriza TDAH. Mas esse vídeo apresenta uma perspectiva interessante de que temos que buscar um propósito. Fazer mais, mas com foco e inteligência. Uma espécie de "ansiedade sadia" em busca do orgulho próprio.
viver em constante estimulo, mesmo de atividades consideradas "uteis" e "praticas" é fuga, que vai internalizar mais ainda o que precisa ser expurgado. não conseguir ficar a sós é um grande indicador de problemas.
Ta certo que se ocupar diminui os pensamentos intrusivos, até distrai de coisas negativas da vida, mas eu acho importante os momentos de ócio e reflexão. Creio que quem adota as praticas budistas como a meditação, não iria concordar com o ponto de vista desse video...
É duro, incerto e assustador, tamanho investimento de buscar trilhar um caminho novo, que você vê que nunca foi trilhado, mas quando refleti sobre desistir e continuar no caminho seguro, do mais do mesmo, a dor foi maior. Que Deus me guie ❤ 🙏! Obrigado por esse vídeo
Conteúdo impecável, absurdamente bom e fora da curva, parabéns por executar o seu trabalho com excelência seja qualquer e quantas forem as pessoas envolvidas nestas palavras e ilustrações escolhidas de forma que nós faz mudas a forma de pensar para melhor, estou maravilhado A partir de agora me tem como inscrito, um inscrito que recomendará seus ótimos conteúdos.
Eu concordo que utilizar nosso tempo livre com processos criativos são importantes, mas só conseguimos encontrar esse propósito quando paramos de nos estimular o tempo todo com informações de mais, celulares, redes sociais, pornografia, cigarro e qualquer outro tipo de dopamina barata e começamos a não fazer nada, regulando novamente todo esse estímulo de informação e nos proporcionando pensar sobre o que queremos para nós mesmos, dar espaço para ouvir sua voz interior é importante para encontrar seu caminho, então se desligar não fazendo absolutamente nada também é importante. Concordo com algumas coisas que foram ditas, mas quero deixar esse comentário salvo para aquele que ache que ser uma máquina de produtividade resolverá seus problemas, não vai. No máximo você terá um bournout ou viverá uma vida infeliz que julgou ser boa um dia. Recomendo canais como Rafael Gratta e Pinho. No mais é isso, ótimo canal.