me identifiquei bastante com a sua reflexão porque passei por algo parecido nos últimos meses. mas isso foi relacionado ao meu consumo de outras mídias! tive uma época em que eu só ouvia podcast e sentia a minha cabeça cheia dos pensamentos de outras pessoas. na voracidade de tentar sempre aprender mais, acabei me perdendo de mim, dos meus interesses. quando silenciei meu consumo, realmente encontrei espaço na literatura pra me reencontrar!
Amei esta sua reflexão...tão mas tão preciso mantermos a nossa seleção criteriosoa e consciente no nosso consumo de livros e nas nossas leituras. Muito grata. Bjinho.
🌺Que bela reflexão, Bárbara! Já pensei sobre influência exagerada por alguns momentos. Existe uma possibilidade deliciosa de fazer esse exercício que abordou na própria estante ou em uma livraria longe dos mostradores principais. O impasse que percebo de vez em quando é somente estar "sozinha" nessas leituras inusitadas. É a prática que mais gosto, ainda que sinta falta da conversa do livro bastante lido ou do lançamento. Abraço.
Obrigado pela reflexão e por se colocar desse modo tão sincero e desarmado! Tenho que comentar que pra mim não existe "filosófico demais". Sobre as escolhas, é como você disse, talvez não exista uma vida livre de influências. Acho que nossa autonomia está nas combinações. Tudo o que eu já li, veio por um canal: seja uma pessoa, seja um gênero, seja uma editora... Mas ninguém nunca vai ter a MINHA biblioteca interna, a minha lista de livros lidos e por ler. Alterno minhas influências, e sou intuitivo na escolha do livro do momento. Talvez a independência esteja nessa mistura. Infinita Diversidade em Infinitas Combinações.
Incrível como nenhuma experiência é unica kkkkk. Estava pensando muito sobre isso esses dias, principalmente pq de uns meses para cá entrei em uma ressaca literária pq eu coloquei na minha cabeça que precisava ler livros mais intelectuais, o que no momento eu não estava preparada. Assim fiquei dias sem conseguir ler e me frustrando pois tinha a vontade mas eu me forçava a ler o que eu não queria, logo eu não lia rs Decidi agora parar de querer escolher tanto e só ler por ler, se eu não gostei pulo para outro e assim vai. Adorei o video!!