Olá! Parabéns pelo vídeo! Só ficou uma dúvida: se eu não utilizar a mesa, não estarei espalhando poeira no ambiente de trabalho, ou seja, a sujeira não vai ficar suspensa do ar?
Olá Carolina! Quando se faz a higienização de algum objeto, sempre há o risco de alguma sujidade ficar no ambiente em suspensão por algum tempo. Por isso, o ideal é fazer a higienização em um ambiente arejado, com circulação de ar e abertura de janelas. A varredura das folhas, feita com cuidado, auxilia a diminuir a dispersão das partículas de poeira. Utilize uma folha branca, tipo mata-borrão para fazer uma barreira para conter as partículas maiores como indicado no vídeo. Um abraço!
Olá!! Lidar com mofo é um pouco mais complexo, porque pode implicar em riscos à saúde caso o fungo esteja ativo. E muitas vezes, as manchas podem ser de outro tipo ou causa e vão requerer outro procedimento. Sem ver, é difícil responder.
Gostaria de saber se é possível limpar um livro que pegou xixi de gato. Haveria um meio de tirar o cheiro e higienizar sem perder o livro? Este livro é muito importante pois está autografado.
Olá Rosa!! Sim, certamente há solução, mas dependerá de muitos fatores (tipo de encadernação, tipo de papel, tipo de tinta utilizada no autógrafo...). O melhor é encaminhar a um profissional conservador-restaurador para que ele possa ver a obra, avaliar todos esses aspectos e propor a melhor alternativa. Enquanto a obra não for encaminhada a um profissional, evite o uso de qualquer produto ou solução aquosa para evitar outros danos.
Laboratório de Conservação e Restauração LACOR Muito obrigada pela gentileza da informação, moro no Interior do RS, sabes me indicar algum profissional em Porto Alegre?
Obrigada pela sua pergunta, Rozangela. A higienização de livros com fungos é um pouco mais complicada. O fungo se desenvolve em ambientes úmidos, então a primeira medida seria verificar a fonte de umidade que pode estar causando o aparecimento de mofo. Em seguida, ao identificar um livro contaminado, o ideal é separá-lo dos demais livros. Isso é bem importante porque o fungo pode acabar se espalhando para outros volumes através dos esporos. Deixe o livro contaminado em local seco e arejado. Não guarde em caixas fechadas ou sacos plásticos porque isso pode aumentar o mofo, até poder encaminhá-lo para um conservador-restaurador. Nunca use nenhum produto no papel como cloro ou bicarbonato e também não lixe o livro. São soluções que prejudicam muito o papel e não resolvem o problema. Um abraço!
Não chega a tanto... mas é um processo demorado mesmo! Tratando-se de acervos antigos (como o da BC/UFRGS ou o de muitas instituições), ou ainda de livros que passaram por algum incidente que deixe resíduos ou pó (como uma reforma, por exemplo), ou ainda, antes de um procedimento de intervenção e pequenos reparos, essa higienização folha a folha é fundamental! Mas se não for esse o caso, é possível limpar apenas os cortes e a capa com uma flanela seca ou ainda aspirador de pó. Dá uma olhadinha no nosso vídeo sobre higienização das estantes! Nele, demonstramos esse procedimento mais simples e rápido ;)