Sensacional, Serviço Profissional com a Qualidade Técnica Executiva, a minha idéia é fazer uma com no máximo 40 centímetros de comprimento do mordente da frente para trabalhar com pequenas peças de madeira em miniatura...
Parabéns por seu trabalho, até agora foi o projeto que eu achei mais barato fácil de fazer e de uma resistência acredito que suficiente para trabalhos de hobby
Excelente, eu estava procurando por projetos de morsas de madeira e vejo que essa moxon tem maior utilidade do que a de uma rosca central! Teu projeto me ajudou bastante por apresentar uma ideia rápida e eficiente! Vai bastar adaptar ao pé da bancada e já será perfeita! Muito obrigado por compartilhar essa aula prática! Muito sucesso com teu canal e em teus projetos!
Fiz a minha morsa. Usei a madeira parajú ou macaranduba, como alguns tambem a chamam. Gostaria de passar umas dicas, baseadas nas observações da confecção conforme mostrado no vídeo. Furei as pecas com uma broca chata de 20mm. Usei no interior do furo das pecas um passador de aço de meia polegada. Nas partes externas dos furos, fiz um rebaixo com broca chata maior que o buraco para encaixar uma arruela em cada buraco, ficando a mesma um pouco abaixo das superfícies para nao atrapalhar o aperto do material a ser trabalhado. As porcas foram coladas no rebaixo com cola para madeira titebond ultimate. Não usei cola epóxi. As porcas traseiras da peca que fica fixada na bancada soldei na arruela, assim elas ficam bem fixas. Não foi preciso fazer aquele furo duplo na peca da frente, pois o passador permite um jogo suficiente de movimentação que nao causa travamento da peca ao ser apertada. Ficou muito bom. Uma peca robusta e para durar a vida inteira. Obrigado pela dica. Um abraço.
Olá Ricardo. Acho que por acidente consegui resolver o problema das porcas! Nem precisei limar as porcas da frente do mordente de trás. As que ficam por atrás, que prendem o eixo, não podem ser fixadas com cola. Na verdade, elas têm que ficar um pouco soltas! Resolvi isso colocando uma ripa atrás do mordente, de forma que as porcas ficaram "rebolando", sem girar, dentro da cavidade. Ficou ótimo, bem fácil de rodar o eixo. Muito obrigado. Abraço.
Ficou muito bacana, acho q atende sim, inclusive vou construir pra uma mim tbm. Queria ver a construção do suporte pra furadeira vertical q apareceu ali >•
Bem, ontem 26/07/2023, terminei o outro projeto de morça que vc publicou, e a adptação que fiz nele, serve como alternativa à porca que vc teve que limar toda a rosca. No outro projeto que vc fez, vc usou buchas de metal para que o fuso não ficasse desgastando os mordentes, e eu substituí por arruelas, que tenham o furo mais próximo possivel do diametro do fuso. Na verdade no meu caso foi reaproveitamento, eu guardo porcas e parafusos a mais de 40 anos, e havia algumas arruelas com 5mm de expessura, só que o furo era de 3/4, o que me obrigou comprar barra roscada de 3/4, mas é perfeitamente possivel colar 3 ou 4 arruelas umas às outras e usar. (Curiosamente eu tinha arruelas de 3/4 com 5mm , mas não achei um pedaço de chapa ou cano para fazer as buchas). Como tinha cano de alumíno para as guias, achei que não durariam muito, pois acho eles mais moles que os pedaços de angelim que tinha para os mordentes.
Ótima ideia para uma morsa não profissional. No início eu não tinha entendido muito bem o projeto. Porque a travessa móvel fica "solta", ou seja, ela não acompanha o movimento do fuso. Para isso uma morsa tem um batente que faz com que a travessa faça o movimento para frente e para trás. Porém, na prática não é necessário a travessa acompanhar o fuso. Ótima ideia, porque facilita muito a construção e funciona da mesma forma. Parabéns!!!!
Muito prático a confecção e montagem. Bem diferente das que eu tenho visto , em outros canais. Com certeza, atende os trabalhos de robista, pois tiro por mim. Achei interessante e tenho idéia de construir uma bancada para trabalhos com madeira e acho que este projeto, se adapta muito bem. Parabéns pelo projeto e também pela maneira tranquila e fácil, de como foi apresentado. Abraço.
MAIS UMA VEZ PARABÉNS PELA LINGUAGEM SIMPLES QUE VC USA EM SEUS VIDEOS, NOS PASSA O BÁSICO PORÉM DE FORMA BEM EXPLICATIVA MAIS UMA VEZ PARABÉNS PELO CANAL E PELO VÍDEO. JA ESTOU NO AGUARDO DO VÍDEO DO SUPORTE PARA A FURADEIRA ESSE EU QUERO DEMAISSSSSS 👍👍👍🤝🤝🤝🤝
Olá! Me sinto tão bem quando vejo algo de grande utilidade na marcenaria, que acabo me envolvendo mais, com sua explicação simples e objetiva a construção de uma ferramenta nesse nível, deja de ser hobista e se torna profissional. Vc está de parabéns, continue com esses vídeos maravilhosos.
muito legal seu projeto e a maneira clara com que voce explanou todas as etapas e correção da 2a. rosca...parabens e obrigado por compartilhas seu projeto.
Ótimo, temos que reaproveitar as coisas que se acumulam em nossa oficina. Estou fazendo a mesma coisa com batentes de peroba que sobraram de uma reforma em minha casa. O único porem é que eles estão um pouco envergados e vou ter que afinar na desengrossadeira e passar uma plaina para deixar reto, fora isso acho que vai funcionar. Estou usando barra roscada de 7/32'' , um pouco menor que 1 pol, que eu tinha.
interessantes seus vídeos! neste, quando vi que coloca duas porcas no mordente de trás separadas pela espessura da madeira, já pensei, ops, aqui tem uma questão crítica. as porcas darão o aperto/desaperto próprios de uma morsa também do próprio mordente de trás entre as porcas; exceto se experimenta ou mede muito criteriosamente e envolvendo dois lados de aperto, o que complica fazer o acerto, a espessura da madeira vai implicar no passo de roscas separadas pela espessura da madeira e não só, também pelo ajuste da profundidade de cada porca no corte de encaixe na madeira, dos dois lados da espessura e também em cada fuso! o ideal é ter o máximo de extensão de rosca para melhor potência no aperto/desaperto, então duas porcas é melhor que uma, mas a separação delas pela espessura da madeira e o corte de encaixa da porca na madeira dão margens para ocorrer um descompasso. é esse descompasso que faz com que porca e contraporca fixem uma posição de aperto da porca. é preciso então garantir a posição (e distância ideal) entre porcas e suas roscas para o "giro" e movimento de aperto fluir no passo da rosca, a ser verificado no fuso ou barra roscada, na prática. isso fica mais fácil com as porcas lado a lado, sem a espessura do mordente entre elas, embora isto não impossibilite. acho que foi esse descompasso que dificultou o giro e provavelmente, com o tempo, faria com que as quinas sextavadas das porcas fossem "comendo" o corte de fixação das porcas na madeira (feito no formão; já que uma "briga" entre aço e madeira, ganha o aço...). fixar as porcas na posição de giro fluido sempre será um problema... (eu soldei as porcas tendo o fuso como guia das posições delas, mas o calor intenso da solda já altera minimamente que seja a posição das porcas; se for para somente ganhar extensão de rosca, melhor uma porca longa, mas para calçar o giro em torno da espessura do mordente, melhor um simples embuchamento - o que foi feito limando a rosca... mas ao preço de perder extensão de rosca e perder potência de aperto). desculpe o texto longo.
Boa noite amigo, gostei muito do seu vidio, sua maneira clara de explicar, apesar da idade 5.5 mas tenho um sonho de aprender marcenaria, assisto de Capitão Enéas, Norte de Minas
Muito legal. Com certeza é mais que suficiente para um hobista de final de semana. Vou fazer semelhante a sua. Obrigado por postar e assim ajudar quem precisa. Muito grato. Abs.
Estava pensando em comprar uma morsa de bancada número 5, mas vi o seu vídeo e decidi fazer uma igual, projeto simples, bem explicado e pra quem está começando que é o meu caso, é mais do que suficiente para meus projetos! Muito obrigado pelo vídeo e por compartilhar teu conhecimento com a gente! Abraço.
Show de bola parabéns ficou nota 💯 obrigado pela sinceridade e por mostrar suas soluções para os eventuais problemas. Obrigado pela atenção e por compartilhar seu conhecimento conosco.
Parabéns! Ficou top..Vou fazer uma pra mim. Só uma coisa: A rosca ficou apertada com duas porcas, porque é muito dificil encontrar o mesmo passo da rosca.
Bom dia...parabéns excelente projeto e com certeza assim como sou marceneiro de final de semana atende as necessidades e ja iniciei a minha...obrigado mais uma vez pela inspiração e idéia...simplesmente show👏