Тёмный

Como foi (uma LONGA jornada) ler: As obras de Jung 

Conhecimentos da Humanidade
Подписаться 567 тыс.
Просмотров 14 тыс.
50% 1

Ler e, especialmente, compreender a obra de Jung é uma jornada por si só. Neste vídeo, o Bruno contou um pouco sobre como os livros do pai da psicologia analítica acompanharam sua vida desde o colégio até os dias de hoje, onde suas teorias e ensinamentos fazem parte de grande parte dos vídeos que você acompanha aqui no Conhecimentos da Humanidade!
Leituras sugeridas:
- Fundamentos da psicologia analítica: amzn.to/3E2O2Ou
- Jung, o Homem Criativo: amzn.to/3A3yZSl
- Jung, Vida e Obra: amzn.to/3h7DPX6
- Psicologia do inconsciente: amzn.to/38Ivzbh
- Eu e o inconsciente: amzn.to/2VkSoih
- Temas Básicos de Psicologia: amzn.to/3yNfFqP
- Entendendo Jung, um guia ilustrado: amzn.to/3DVDPmE
- Teorias da Personalidade: amzn.to/3jQybKS
- Jung, O Mapa da Alma: amzn.to/3haoi94
- Memórias, sonhos, reflexões: amzn.to/3jMwePh
- O homem e seus símbolos: amzn.to/3yR2Iw2
- Arquétipos e o inconsciente coletivo: amzn.to/3yMewzL
- A Arte de C. G. Jung: amzn.to/3zQ66ZD
- Livro vermelho: amzn.to/3DSlwi
Veja os outros episódios da série:
Caibalion: • Como foi (SEDUTOR) ler...
Os Vedas: • Como foi (FRUSTRANTE!)...
Bhagavad Gita: • Como foi (CATÁRTICO) l...
Clássicos Taoístas: • Como foi ler: Clássico...
Clássicos Budistas: • Como foi (ANGUSTIANTE!...
Siga a gente no Instagram!
/ oficialcdh
Apoie o canal e ganhe recompensas!
catarse.me/cdh

Опубликовано:

 

13 сен 2024

Поделиться:

Ссылка:

Скачать:

Готовим ссылку...

Добавить в:

Мой плейлист
Посмотреть позже
Комментарии : 94   
@anavoigcamargo
@anavoigcamargo 2 года назад
sou desenhista, li o Homem e Seus Símbolos com 16 anos (faço 50 daqui uma semana), fiquei mais de 2 anos num periodo de "escuridão", um bloqueio criativo. Pois cada vez q pegava o lápis pra desenhar, nao conseguia me desvincular da simbologia. Porém, foi fundamental em 1996 qdo desenhei meu próprio Tarot, que publiquei em um livro (ed experimental, 200 exemplares) que intitulei: A Arte do Tarot - Um Guia Rumo a Transmutação.
@LorenaBFontes
@LorenaBFontes 2 года назад
Nossa, sou desenhista e musicista. Tenho esses bloqueios criativos também! Como você conseguiu superar?
@anavoigcamargo
@anavoigcamargo 2 года назад
@@LorenaBFontes que legal!!! já fui vocalista de banda! A história é longa, mas ainda q tivesse espaço p/ escrever, a resposta seria "nao sei". Fui uma criança/adolescente que desenhava coisas estranhas (ou pouco comuns) e gostava de nao saber! Quando perguntavam: o que significa? costumava responder: oq significa p/ ti? Decidi entrar na área da saúde e me deparei com uma professora Bruxa! No decorrer do curso "tudo fez sentido" e realizei o trabalho (confecção dos 22 Arcanos maiores). Bjao
@deisemarinho
@deisemarinho 2 года назад
Nossa que máximo!! Vc poderia passar o link do seu tarot? Eu sou taróloga 😀
@anavoigcamargo
@anavoigcamargo 2 года назад
@@deisemarinho Eu escrevi à mão (ainda tenho o manuscrito) e um exemplar dos 200 q publiquei (1998), na ocasião o rapaz que digitou para q fosse enviado à gráfica, me disponibilizou o arquivo em um disquete!!!! kkkkk Obrigada pelo interesse. Sou do RS, e além do meu exemplar, o livro está em 2 bibliotecas públicas (em Porto Alegre e em Guaíba). Caso eu venha a digitalizar, terei um link! bjo
@deisemarinho
@deisemarinho 2 года назад
@@anavoigcamargo q legal!!! parabéns!!! Desejo muito sucesso!!!!
@grasielecristinalomba1172
@grasielecristinalomba1172 2 года назад
Eu comprei a coleção completa do Jung e ainda não terminei. Não terminei porque é tão complexo que eu preciso ler Erich Neumann, Maria Ester Harding, James Hillman entre outros autores para eu compreender melhor determinada temática. Eu amo e admiro demais o Velho Sábio Carl Gustav Jung. 💞
@riccardoborges
@riccardoborges Год назад
Muito legal. O Homem e Seus Símbolos foi um livro que, literalmente, mudou minha vida. Li no primeiro período de Psicologia, em 2006, e ainda me lembro do impacto de percorrer essas páginas nas noites e madrugadas de leituras. Acabei mudando de curso, mas me tornei tão apaixonado que até hoje leio tudo que posso dele e sobre ele. É uma floresta maravilhosa. Resposta a Jó e A Natureza da Psique foram leituras mais recentes que quase explodiram minha cabeça. Jung é mais que psicologia, esse homem nos apresenta toda uma cosmologia.
@Unhrs
@Unhrs 28 дней назад
Ah, como esse canal é incrível 🎉Obrigada!!!
@Rodrigo.A_Cunha
@Rodrigo.A_Cunha 2 года назад
Bruno quero parabeniza lo pelo canal e expressar aqui minha imensa gratidão pelo conteúdo do canal, no verão de 2019 graças a um vídeo do canal, me encontrei em um momento em que minha vida estava muito conturbada, valew mesmo! abs sucesso!
@elisdias8816
@elisdias8816 2 года назад
Kkk muito bom. Bruno demais como sempre. A foto foi o auge. Só entende quem não consegue largar um livro. Sair p os rolê e ficar sentado lendo 😂. Quem sempre.
@andreiacsales
@andreiacsales 5 месяцев назад
Muito obrigada! Li vários deles como você indicou e foi perfeito! Hoje minha leitura flui 🥰 Obrigada
@mateusedutbu2213
@mateusedutbu2213 2 года назад
Li um só até hoje e foi como um alento. Me senti identificado. Li porque na introdução havia algo que eu já havia pensado (não lembro o que agora) foi O Homem e seus Símbolos.
@valdirsantos2586
@valdirsantos2586 2 года назад
Este livro: "O homem e seus símbolos" é bom?
@mateusedutbu2213
@mateusedutbu2213 2 года назад
@@valdirsantos2586 gostei bastante. Ele é organizado para leigos. Dá uma boa noção geral da teoria toda.
@condereims
@condereims 2 года назад
OI..Jung não veio ao Brasil. Nise é quem foi conhece-lo no II Congresso de Psiquiatria Geral em Zurich em 1957 apresentando os trabalhos de arte dos pacientes da Casa das Palmeiras, após correspondência em 1954 e que curiosamente não se encontra nos volumes de Cartas de Jung (ed.Vozes). Ah, tenho um cavaleiro como esse da estante aí, em resina, da mesma coleção. Comprei na lojinha da catedral de Chartres e pra terminar, indico o Stafano Carpani, analista junguiano contemporâneo lá da Itália com entrevistas com vários analistas da Sociedade Internacional de Psicologia Analítica abordando temas muito atuais, dentre eles o brasileiro Roberto Gambini (em ingl~es e todas as entrevistas é possível acessar legendas)
@AnaClaudia-ni1bn
@AnaClaudia-ni1bn 2 года назад
Meu primeiro contato com Jung foi por meio da minha mãe (que não é psicóloga, mas sempre foi fã das leituras do Jung). Já adulta, comecei pelo livro Energia Psíquica e depois Psicologia do Inconsciente. Anos depois decidi fazer outra graduação, em Psicologia (ainda estou em formação) e retornei às leituras junguianas, agora com outro olhar. Confesso que tenho mais facilidade de entender o Jung por meio de outros autores, tais como Von Franz (adoro ela), James Hall e Murray Stein. Até mesmo pelo Teorias da Personalidade, do Fadiman e Frager, que você indica. Alias, para quem começa nas leituras de Jung, acho que deve iniciar por este livro, pois é muito didático.
@amandasalles8012
@amandasalles8012 2 года назад
Querido!!! Que bom te ouvir!!! Além de você ser super natural falando, adorei que você explicou como foi sua experiência e um pouco sobre o que os livros sobre/de Jung falam. Adorei!!! Obrigada!
@andrecoelho669
@andrecoelho669 2 года назад
Bruno, achei show seus comentários. também sou psicólogo e Junguiano pós-graduado. Não consigo atender mais sem mencionar alguma das teorias de Jung. Ele é fantástico!!! Eu tenho um material em vídeo sobre Jung que poucos têm. Caso queira esse material, pode entrar em contato comigo ou me diga como faço para entrar em contato com você! Você e o Leo são fantásticos! Um forte abraço! André Coelho
@Luisa_Lima83
@Luisa_Lima83 2 года назад
Se puder, eu tb quero 🥰
@brunabarbieh
@brunabarbieh 2 года назад
eu tbm querooo
@venus4293
@venus4293 2 года назад
Um livro surreal de um seguidor do Jung , um dos mais incríveis livros que já li na vida chama-se "Ego e Arquétipo - Edward Edinger
@veralucialucia3639
@veralucialucia3639 2 года назад
Amo Jung, sincronicidade para os mais sensíveis a informações relevantes, 🌷
@AnaMaria-dr9hr
@AnaMaria-dr9hr 2 года назад
Bom dia 🌻 Bruno ⚘ Ótimas explicação e vídeo. Desejo a todos uma maravilhosa semana. 🤗❤
@jessicaalmeida4739
@jessicaalmeida4739 2 года назад
A jornada nunca acaba!
@LuGomesRS
@LuGomesRS 2 года назад
BRUNO só tenho a agradecer tudo que tu transmite de teu conhecimento.
@amandasalles8012
@amandasalles8012 2 года назад
Amei como você passou a mensagem de como a sua conexão com o assunto foi importante, citando o coração. Que amor. Me identifiquei! Gratidão por isso também!
@erickms93
@erickms93 2 года назад
Muito interessante sua trajetória na leitura de Jung com indicações ótimas. Eu acrescentaria alguns que faltaram que fizeram parte da minha trajetória. O primeiro que li dele chama-se "Natureza da psique" - penso ser tb uma coletânia de artigos, como bem vc enfatizou sobre a maior parte da obra de Jung. Após esse, eu li o "Tipos psicológicos" - a maior pedrada possível em se tratando da psicologia da personalidade. É aí onde surgem as noções norteadoras de extroversão e introversão como expressões da libido. Após esse li um chamado "Psicologia e religião oriental" onde Jung se aproxima da filosofia indiana e chinesa, como já havia feito no seu prefácio do "Segredo da flor de ouro". O próximo que tive contato foi o "Psicologia e alquimia", talvez o trabalho mais extenso e significativo sobre a alquimia de todo o século XX. Esse sobre os "arquétipos e o inconsciente coletivo" tb achei complicadinho, muitos temas ainda parecem estar apenas esboçados, assim como no Livro Vermelho, que poderia ser tb denominado 'a história de um quase colapso', pois é a descricão de um mergulho do abismo de si-mesmo. Muitas partes ainda me parecem incompreensíveis, mas é fundamental pra compreender a ruptura de Jung com Freud. Esse que vc indicou na Nise eu ainda não consegui ler, mas me interesso muito pela obra dela, como por exemplo um chamado "Cartas a Spinoza" onde ela escreve um epistolário imaginário para o filósofo holandês e inclusive põe a obra dele em contato com a psicologia analítica. Continue com os vídeos de alta qualidade. Grande abraço Bruno!
@thaiscordeiro9341
@thaiscordeiro9341 2 года назад
Eu conheci jung com o livro Mulheres que correm com os lobos e comecei a me interessar
@tiarajumesquitafisch630
@tiarajumesquitafisch630 2 года назад
Muuuito bom esse video! Bruno ta querendo me levar a estudar psicologia 🤔😁👏👏👏
@mariahellemsampaio5583
@mariahellemsampaio5583 2 года назад
Adoro essa série! Você é demais, Bruno!
@Larrubia1
@Larrubia1 2 года назад
Bruno, estou imersa no mundo do Jung. Estou fazendo terapia analítica e também iniciei uma pós graduação em psicoterapia junguiana pelo Ijep. Cada dia mais apaixonada por esse universo e também sendo transformada por ele. Adorei o vídeo, valeu as sugestões. Comprei a caixa "Jung Vida e Obra" e é um desafio rsss. Mas ao mesmo tempo fascinante! Bjs Adorei
@renatoresendexavier7498
@renatoresendexavier7498 2 года назад
Essa série está sensacional, parabéns!
@AndreAranha01
@AndreAranha01 2 года назад
Sensacional! 😃 Obrigado por compartilhar. Já li "O homem e seus símbolos" e livros de outros jungianos. Demais. Gostaria de saber mais sobre alquimia.
@leticiazoppa4188
@leticiazoppa4188 Год назад
Eu comecei por Memorias, Sonhos e Reflexões e desisti, pq eh mto descritivo… e ai fui para o Homem e seus Simbolos e rolou…
@misterb9455
@misterb9455 2 года назад
Uma História que acho muito legal é: "Quando Nietzsche Chorou" livro e filme.
@michel.costa_
@michel.costa_ 2 года назад
Nesse momento estou lendo Fundamentos da Psicologia Analítica! Vlw Bruno TMJ!
@marcioduque3564
@marcioduque3564 2 года назад
Oi, acho que você deva conhecer os livros da Marie Louise Von Franz sobre contos de fada na interpretação junguiana, são excelentes e essa discípula de Jung foi a maior de todas ao meu ver, seus livros são incríveis em particular recomendo a sombra e o mal nos contos de fada e o processo de individuação nos contos de fada, para quem se interessa por Jung não pode deixar de ler e estudas a s obras de Marie |ouise, abraçãooooooooooooooooooooooooo!!!
@marcosviniciusbelarminosil7030
Estou lendo "Sonhos, complexos e personalidade" de Emir Calluf
@joaobraganca6923
@joaobraganca6923 2 года назад
Parabéns pelo vídeo! Ficou muito bacanda :D Sobre a obra Fundamentos da Psicologia Analítica, essa nova versão laranja dele é externa às Obras Completas de Jung, mas essas conferências (de Tavistock) também estão na coleção no volume 18/1 A Vida Simbólica, caso alguém tenha interesse em comprar de acordo com ela - curiosidade é que a primeira versão do texto de Jung do Homem e seus Símbolos está nesse mesmo volume. O canal Analítica Hoje fez um vídeo muito bacana comentando sobre o livro da Nise da Silveira! E aproveitando o gancho, tem uma biografia de Jung escrita pela Barbara Hannah com o mesmo nome do livro da Nise, que é tida como a melhor já escrita; fica a recomendação devido às polêmica do Memórias haha Grande abraço!
@cassioferreiradesousa97
@cassioferreiradesousa97 2 года назад
Muito bom você falar sobre "Memórias, Sonhos e Reflexões" ter várias omissões importantes! Inclusive o Sonu Shamdasani escreveu "Memórias, Sonhos e Omissões", né? Rsrs
@venus4293
@venus4293 2 года назад
Você é ótimo, na moral! 😻 Jung é a única pessoa que eu concordo com todos os pontos de vista! E olha que sou chata!
@fabianevieira1656
@fabianevieira1656 2 года назад
O Homem e seus Símbolos é ótimo pra começar. Não sou da área e me apaixonei!
@julianadias7790
@julianadias7790 2 года назад
Qual é sua abordagem Bruno?
@mesciaramos1810
@mesciaramos1810 2 года назад
Minha filha já colocou esse livro na lista de compras . Valeu por essa dica .
@michaelr.7126
@michaelr.7126 2 года назад
Terminei de ler agora Nova Ética de Erich Neumann.
@carlosandre9859
@carlosandre9859 2 года назад
Valeu
@ciniracruz654
@ciniracruz654 2 года назад
Amei , 👏👏👏tbem gosto muito de Young ❤️
@sandramarina4255
@sandramarina4255 Год назад
Jung é tudo de bom, adorooooo.
@cyntiadayoga
@cyntiadayoga 2 года назад
O Bruno corrigiu dizendo que Jung não era psicanalista, e que a teoria de Jung é psicologia analítica e não psicanálise junguiana. Mas eu acho tão complexo esse debate... pois ele é mais presente em cursos de psicanálise do que em faculdades de psicologia. E seus ensinamentos já estão tão presentes, que transcendem as titulações formativas. Vários profissionais se utilizam e são muito conhecedores de Jung, e não necessariamente são psicólogos. Daí acho que no Brasil, pelo menos, essa nomenclatura acaba criando confusão.
@atiliodosprazeres4352
@atiliodosprazeres4352 2 года назад
Jung se tornou o meu autor favorito, de difícil leitura mas muito abrangente e interessante, AB reação foi uma obra esclarecedora que me ajudou inclusive a adentrar na alquimia, embora o livro não verse só sobre isso!
@emiliaalmeida620
@emiliaalmeida620 2 года назад
Hahaahah já sabendo que algumas vezes deve ser por isso que as pessoas me deixam falando sozinha na ligação de telemarketing kkkk
@michelleoryan
@michelleoryan 2 года назад
Ameiiii esse vídeo!
@RenHay
@RenHay 2 года назад
Os conceitos de Anima e Animus não foram cunhados por Toni Wolff??
@rogeriobaeve7177
@rogeriobaeve7177 2 года назад
Bruno, vou ser perguntar. Pq vc sempre usa esses chifrinhos de dedos na abertura? Qual o arquétipo ai?
@daniellarodrigues7728
@daniellarodrigues7728 2 года назад
Nossa, Bruno, me identifico com a sua fala sobre "leitura fácil". Acredito que a gente precise se conectar, aquilo que a gente lê, precisa fazer sentido no nosso interior. E foda-se.
@marinapereira3285
@marinapereira3285 2 года назад
anotando tudo!
@opsicanalista4778
@opsicanalista4778 2 года назад
Leitura não é experiência; mais vivênciar sim, o real aprendizado ocorre; quando um hábito está ligado ao contato ativo ao conhecimento.
@ritasoares4555
@ritasoares4555 2 года назад
eu tenho o "Jung e o caminho da individuação" do Murray Stein" que é a continuação do "Mapa da alma" ótimo também
@Marinsimoes
@Marinsimoes 2 года назад
Tenho a obra de Jung e leio com o maior prazer do mundo. Faz um vídeo sobre Aion de Jung?
@XDViniciusGomes
@XDViniciusGomes 2 года назад
show, mas creio que não leu nem a metade, acho que bateu na trave, mas recomendo
@claret-yx9ii
@claret-yx9ii 2 года назад
A Nova Era é muitas vezes denominada pelos próprios praticantes como um esoterismo. Embora não se possa considerar a Nova Era como parte do esoterismo em sentido estrito, deve a este grande parte de seus conteúdos e características fundamentais. (...). A relação entre a Nova Era e o esoterismo é bastante estreita. (...). Há muitas controvérsias em relação ao termo esotérico. Para alguns, inclusive para pensadores do próprio movimento esotérico do século XIX, como Madame Blavatsky (1831-1891), indicava um conhecimento interior, uma espécie de doutrina secreta somente acessível aos iniciados. No entanto, essa aura de oculto serviu mais como uma maneira de autovalorização do que como efetiva restrição de acesso. Faivre (1994) [FAIVRE, A. O esoterismo. Papirus: Campinas, 1994.] lembra que muitos dos conhecimentos tidos como esotéricos, citando o exemplo da alquimia, estavam amplamente disponíveis por meio de uma literatura abundante. (...)... Faivre designa uma terceira acepção, mais geral e precisa: trata-se de uma forma de pensamento que reúne tendências e escolas distintas com algumas características comuns. O termo esotérico já era utilizado desde a Antiguidade. No entanto, o uso do esoterismo como substantivo a designar um conjunto ou forma de conhecimento é bem mais recente. Somente no século XIX é que passou a ser amplamente utilizado. Deve-se a Eliphas Levi (1810-1885) a divulgação do termo em conjunto ao de ocultismo. Se o esoterismo é mais compreendido como uma forma de pensamento, o ocultismo seria uma forma de ação ou conjunto de práticas legitimado pelo esoterismo. Nesse sentido não é possível confundir os dois termos, embora muitas vezes sejam utilizados como sinônimos, principalmente no universo da Nova Era. (...). ... Hanegraaff (1996) ressalta que é bastante comum, tanto para os insiders como para os outsiders, estabelecer associações de certos movimentos antigos da tradição esotérica, como a antroposofia, por exemplo, com a Nova Era. (...) ...muitos dos adeptos da Nova Era, principalmente aqueles mais voltados à seriedade dos estudos ocultos, acabaram frequentando e se vinculando a vários desses grupos esotéricos. Se não há uma ligação indistinguível, o que é o caso, a relação parece ser de simbiose, pois ambos os lados se alimentam dela. (...). Hanegraaff (2005) destaca os escritos da teósofa Alice Bailey (1880-1949) e também a metafisica antroposófica do visionário alemão Rudolf Steiner (1861-1925) como inspiradores desses pioneiros. (...). A crença central, ainda em sintonia com a “grande invocação”, era de que essas comunidades apresentavam um novo jeito de viver, harmonizando as leis da natureza e o mundo espiritual. Acreditavam que esses seriam pontos irradiadores de onde partiria um grande movimento transformados e o advento de uma nova era. Um grande pensador expoente de Findhorn, David Spangler, 1945, também considerado um dos iniciadores da Nova Era, fora discípulo de Alice Bailey. O início da Nova Era pode ser caracterizado por essa metafisica ocultista, influenciada especialmente pela teosofia e pela antroposofia de Steiner. Havia uma forte ênfase nos valores comunitários e numa moralidade calcada no amor altruísta e no serviço a toda humanidade, em busca de novos momentos que possibilitariam a salvação do planeta. Noções então sistematizadas no século XIX por Helena Blavatsky (1831-1891) influenciaram sobremaneira esse início da Nova Era, mas também uma espécie de pano de fundo até os dias atuais. Entre elas podem-se destacar: a formação do cerne de uma irmandade universal da humanidade (sem dúvida mais presento no início da Nova Era, mas não menos presente hoje); o estudo das leis naturais e das forças ocultas do ser humano; a busca de uma espiritualidade oriental como sabedoria primordial; a síntese entre ciência, religião e filosofia; a popularização da ideia de carma. Outras correntes esotéricas também exerceram forte influência na constituição da Nova Era. Aleister Crowley (1875-1947), fundador da Hermetic Order of the Golden Down, foi outro pensador esotérico com forte influência no interior do movimento. Outras correntes esotéricas de destaque para a Nova Era foram o gnosticismo, o mesmerismo, a Satin Germain Communitiy, The New Thought, este último seguindo os ensinamentos de Phineas Quimby (1802-1866). A interpretação do mesmerismo realizada por Quimby pode ser considerada como matriz da crença Nova Era, segundo a qual cada indivíduo cria a sua própria realidade (Hanegraaff, 1996). Seguidores de Quimby disseminaram seus ensinamentos, inclusive o da cura da mente, precursora da filosofia do pensamento positivo. Outra forte influência esotérica na formação das ideias e crenças da Nova Era deve ser atribuída a Carl Jung (1875-1961). Este pensador psicanalista foi um dos maiores responsáveis pela inclinação psicológica da religião Nova Era. Jung teve, ao lado de seus estudos e pesquisas na área terapêutica, uma intensa incursão pelo mundo do esoterismo, principalmente por meio do pensamento alquimista e ocultista de Paracelso, da Rosacruz e também da teosofia. A ligação entre religião e ciência, tão propalada pela Nova Era, tem em Jung um de seus mais fortes pilares de sustentação. (...). A Nova Era pode ser entendida como uma psicologização da religião, a qual, por sua vez, tem uma forte relação com a astrologia. Esse processo pode ser compreendido como um esclarecimento de elementos religiosos, inclusive a divindade, por meio de estados de espírito, projeções da psique, emoções profundas, arquétipos etc. Os fenômenos esotéricos passaram a ser associados a aspectos psicológicos (Hanegraaff, 1996, p. 224) [HANEGRAAFF, W.J. New Age religion and Western culture: Esotericism in the mirror of secular thought. New York: Brill, 1996.] Segundo Hanegraaff, produziu-se na Nova Era um duplo processo de psicologização da religião e sacralização da psicologia. A ideia, já formulada desde Feuerbach e Freud, de que os seres meta-empíricos são criações humanas, fruto de projeções de conteúdos inconscientes, foi incorporada pela Nova Era. No entanto, a consequência ateística foi descartada, e Deus passou a ser visto como sendo parte integrante do self. Há uma tendência de compreender o cosmos como uma mente divina imanente, e a alma individual como uma parte, também perfeita, desse todo. A popularização da psicologia produziu um sincretismo entre ideias religiosas e determinadas formas da nova ciência psicológica, o que confundiu os limites e conceito de insight psicológico e desenvolvimento espiritual. (...). Hanegraaff (2005) [HANEGRAAFF, W.J. New Age movement. In: JONES, L. (Ed.). The encyclopedia of religion. New York: MacMillan Pub, 2005. p.6495-6500.] afirma que Jung partilhava de uma perspectiva espiritual fortemente enraizada no esoterismo e nas correntes ocultistas, a qual possibilitou a apresentação da espiritualidade como uma forma de psicologia científica. Hanegraaff (1996) aponta ainda o Movimento do Potencial da Mente, surgido nos Estados Unidos no final do século XIX e que pragava ideias metafisicas sobre o poder de atração da mente e o pensamento positivo, como tendo exercido forte influência sobre a junção do ocultismo e da psicologia na espiritualidade Nova Era. Para Stuckrad (2007) [STUCKRAD, K.V. História da astrologia. São Paulo: Globo, 2007.], a astrologia foi ganhando cada vez mais uma dimensão voltada a questões individuais, resultando, na segunda metade do século XX, na consolidação de uma astrologia psicológica. Foi esse interesse privado da astrologia que garantiu a presença profissional de muitos astrólogos, agora ofertando leituras de cartas natais a pessoas em busca de autoconhecimento. Esse mesmo autor também imputa a Jung a responsabilidade por uma certa impregnação religiosa do psiquismo, o que, por um lado, sacralizou a psicologia e, por outro, psicologizou a religião. Stuckrad (2007) vai mais longe e afirma que a ligação entre a psicologia do inconsciente e a astrologia é tão intensa e evidente hoje que praticamente não se encontra uma escola astrológica que não recorra a sistemas fundamentais da psicologia para realizar seu trabalho de interpretação dos astros. - Esoterismo e astrologia na Nova Era: do ocultismo à psicologização - Silas Guerriero. Reflexão. Campinas, jul./dez., 2016. p. 212-15. e p. 223
@mariaisabelgalbiatti3847
@mariaisabelgalbiatti3847 2 года назад
Adorei 🥰
@absroger1
@absroger1 2 года назад
Muito bom !!
@edilenebiao
@edilenebiao 2 года назад
Mto grata.
@elizetetrindade5227
@elizetetrindade5227 2 года назад
Estou desde o início do ano tentando ler o homem e seus símbolos kkk. Encantada com Jung, mas ainda estou tentando ler
@martamieko6379
@martamieko6379 2 года назад
Kkkkk adoro o seu hum😜r❣ Seriedade com alegria🤣 Boas dicas❣😘💝
@heliodourado8615
@heliodourado8615 2 года назад
E o Sincronicidaade , você não leu ?
@elzamuzzi
@elzamuzzi 2 года назад
Meu esposo e eu adquirimos a Obra Completa... A leitura de Jung é muito difícil! Definitivamente é muito importante ler esses livros introdutórios de outros autores, se não, vc não entende a língua que ele falava. Complexo!
@eberricardo8933
@eberricardo8933 2 года назад
Pós formado . Qual caminho do psicólogo Analítico. Alguém tem dica?
@RenHay
@RenHay 2 года назад
E "Tipos Psicológicos"?
@jonathandavid8370
@jonathandavid8370 2 года назад
Quem vê isso até pensa que Jung era geminiano pq ô inconstância viu kkkkkkk
@LorenaBFontes
@LorenaBFontes 2 года назад
Certeza que tinha algum aspecto forte de gÊmeos no mapa kkkkkkk Eu, como geminiana, me identifico
@jonathandavid8370
@jonathandavid8370 2 года назад
@@LorenaBFontes Eu também sou kkkkkk
@chrisgemini5661
@chrisgemini5661 2 года назад
Conheci Jung justamente com este livro !!! Através de uma.amiga kkkk
@MarcoAntonio-nm7nv
@MarcoAntonio-nm7nv 2 года назад
"Só um instante, senhora!" O Bruno dando um chá de cadeira e musiquinha do gás na mulher. Kkkkkkk
@fermakeupartist_
@fermakeupartist_ 2 года назад
O q achou de Espiritualidade e transcendência?
@fermakeupartist_
@fermakeupartist_ 2 года назад
🙂
@MarvinCriste
@MarvinCriste 2 года назад
Bruno, não morra sem conhecer a Obra de Ayn Rand ... Compreensão da Praxe do Coletivo e como a humanidade se desenvolveu no nível Material, bem como suas justificativas do que é intrínseco do ser humano.
@anavoigcamargo
@anavoigcamargo 2 года назад
*os arquétipos e o inconsciente coletivo tbm
@andreafigueiredo9423
@andreafigueiredo9423 2 года назад
Eu queria fazer psicologia
@douglasalexArt
@douglasalexArt 2 года назад
Só acho que o jung pegou muita coisa das filosofias orientais principalmente da filosofia taoista... Mas o cara era brabo apesar disso!
@anate2012
@anate2012 2 года назад
Bom dia! Qual sua formação acadêmica?
@PauloDDOliveira
@PauloDDOliveira 2 года назад
Eu ro metade de "O homem e seus símbolos"
@milhouse777
@milhouse777 2 года назад
O bruno comentando que "foi conturbado a leitura porque estava num ambiente de piscina e pessoas" Então tu era o chatão do rolê cara, me desculpe kk
@darwinassustado4871
@darwinassustado4871 2 года назад
O livro mais chato é o Símbolos da Transformação.
@fernandasousa6517
@fernandasousa6517 2 года назад
Nise da Silveira era terapeuta ocupacional
@camilasilveira6039
@camilasilveira6039 2 года назад
7:57 AHAHAHAHAHAHAHahaha!
@diegosilvadeoliveira83
@diegosilvadeoliveira83 2 года назад
😞 nascer para ser pragmático e muito triste.😞
@adzitus
@adzitus 2 года назад
Cara tira o microfone do pescoço que tu voz fica ruim
@LILDANNA
@LILDANNA 2 года назад
O bruno sabe falar de outra coisa ? pq olha.....zzzzzzzzzzzzzz
@vitormiranda4131
@vitormiranda4131 2 года назад
CDH entrando pro O.F.? ahahahaha
Далее
Devemos tentar COMBATER e ELIMINAR o EGO?
15:52
Просмотров 12 тыс.
Anima, Animus e a Questão de Gênero
19:07
Просмотров 11 тыс.
Como foi (SEDUTOR) ler: O Caibalion
18:52
Просмотров 20 тыс.
Kafka is Waiting for Godot
27:47
Просмотров 8 тыс.
CINCO dicas para interpretar os (seus) SÍMBOLOS
15:42
A PSICOLOGIA E A ALQUIMIA | LILIAN WURZBA
12:24
Просмотров 104 тыс.
Carl Gustav Jung - Autoconhecimento
16:37
Просмотров 1 млн