Тёмный

COMO O MARECHAL CÂNDIDO RONDON MORREU? 

COMO ELE MORREU ?
Подписаться 90 тыс.
Просмотров 8 тыс.
50% 1

Como o Marechal Cândido Rondon morreu?
Cândido Rondon foi um dos maiores exploradores e defensores dos povos indígenas do Brasil. Sua vida foi marcada por aventuras, desafios e realizações que contribuíram para o conhecimento e a integração do território nacional. Ele se tornou famoso por suas explorações em Mato Grosso e na Bacia Amazônica Ocidental, e por seu apoio incondicional às populações indígenas brasileiras.
Cândido Mariano da Silva Rondon, mais conhecido como Marechal Rondon, nasceu em 5 de maio de 1865, na cidade de Mimoso, no estado de Mato Grosso.
Ele era filho de Cândido Mariano da Silva, e de Claudina Francisca Moreira, uma descendente de índios terenas. Seus pais morreram quando ele ainda era muito novo, e aos dois anos de idade, Rondon já era órfão de pai e mãe. Com a morte de sua mãe ele ficou sob os cuidados de seus avós maternos.
Após obter a resposta positiva do almirante, Rondon integrou a guarda pessoal de Benjamin Constant, e participou da tomada do quartel-general e da detenção dos ministros do último gabinete imperial.
Com a proclamação da república, o país estava envolvido num pensamento positivista, onde o progresso do Brasil era um compromisso dos governantes.
Agora como primeiro-tenente, ele recebeu o título de engenheiro militar, e bacharel em matemática. Em 1890, foi designado para integrar a Comissão Construtora de Linhas Telegráficas, que pretendia ligar Cuiabá ao Rio de Janeiro. Até então, o acesso a Cuiabá se fazia por via fluvial, através do rio da Prata. Seu objetivo era levar a comunicação telegráfica para as regiões mais remotas do país, facilitando o contato entre o governo e as populações locais.
Durante essa missão, Rondon enfrentou diversas dificuldades, como a falta de recursos, as doenças tropicais, os animais selvagens e os ataques de índios hostis. Porém, ele também desenvolveu uma grande admiração e respeito pelos povos indígenas, buscando estabelecer relações pacíficas e amistosas com eles.
Em fevereiro de 1892, casou-se com Francisca Xavier, filha de um de seus professores do curso preparatório. Nesse mesmo ano, ele assumiu o comando da Comissão Construtora de Linhas Telegráficas, após a saída de Gomes Carneiro.
Em 1906, recebeu a incumbência de estender as linhas telegráficas até a Amazônia. Essa foi uma das mais difíceis e perigosas expedições que ele realizou. Rondon enfrentou novamente todas as dificuldades, porém, agora quanto mais para o interior ele seguia, mais perigosa se tornava sua empreitada.
A expedição durou quatro anos e terminou com sucesso em 1910.
Nesse mesmo ano, Rondon organizou e passou a dirigir o Serviço de Proteção ao Índio, uma instituição pioneira na defesa dos direitos dos povos originários do Brasil.
Em 1913, realizou outra expedição famosa, em conjunto com o ex-presidente dos Estados Unidos, Theodore Roosevelt. O objetivo era explorar o rio da Dúvida, que depois foi batizado de rio Roosevelt. A expedição enfrentou muitas dificuldades e quase custou a vida dos dois líderes, mas também trouxe importantes contribuições científicas sobre a geografia, a fauna e a flora da região.
Rondon continuou realizando expedições pelo interior do Brasil até 1930, quando se aposentou do Exército. Ele também participou da fundação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência .
Em 1956, Rondon foi homenageado pelo governo brasileiro com a criação do Território Federal do Guaporé, que depois passou a se chamar Território Federal de Rondônia.
Nos últimos anos de sua vida, Marechal Cândido Rondon continuou a ser uma figura respeitada e influente no Brasil.
Porém a idade avançada, fez com que ele perdesse a visão, e sua vida começou a ficar restrita ao seu apartamento em Copacabana. Lá ele passou a ficar aos cuidados de sua família, que sempre tiveram admiração e respeito por ele. .
Marechal Rondon, morreu no dia 19 de janeiro de 1958, vítima de uma pneumonia em sua residência em Copacabana, cercado por toda a família e um grupo de amigos. Ele estava com 92 anos de idade.
Seu corpo foi sepultado no dia seguinte, numa solenidade militar, ao toque de silêncio de um clarim, depois de salvas de 21 tiros. Ele foi enterrado no Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro.
Nos dias que se seguiram ao seu falecimento, o Brasil entrou em um período de luto e reflexão. O marechal, que havia dedicado sua vida à construção de linhas telegráficas e à proteção dos povos indígenas, foi lembrado como um herói nacional. As bandeiras foram hasteadas a meio-mastro e as homenagens se espalharam por todo o país.
Marechal Rondon foi um homem à frente de seu tempo, que soube conciliar o progresso com o respeito à natureza e aos povos originários. Ele é um exemplo de patriotismo, de coragem e de humanismo para todos os brasileiros.
E foi assim que o Marechal Cândido Rondon morreu!
Se você gostou deixe seu comentário e inscreva-se no canal!!
At

Опубликовано:

 

12 сен 2024

Поделиться:

Ссылка:

Скачать:

Готовим ссылку...

Добавить в:

Мой плейлист
Посмотреть позже
Комментарии : 26   
@beneditobraz9814
@beneditobraz9814 9 месяцев назад
Um grande Patriota Brazileiro.
@granamir9685
@granamir9685 9 месяцев назад
Esse sim foi patriota..
@marisecortezbellottirodant9901
@marisecortezbellottirodant9901 9 месяцев назад
RONDON, És um homem que merece todo respeito do povo brasileiro, fez história e ficou com o nome da história deste país!!! Congratulo esse ícone!!!
@antoniobansi1576
@antoniobansi1576 9 месяцев назад
Olá achei e aprendi sobre o marechal rondon, ele foi um grande exemplo pra todos nós! Os meus parabéns até mais
@margaridam7739
@margaridam7739 9 месяцев назад
E muito lindo a capacidade de um homem importante igual a este gostei muito ❤🎉😮
@ezequielguilherminodasilva3048
@ezequielguilherminodasilva3048 9 месяцев назад
o marechal RODON inquestionavelmente deixou um legado precioso para o BRASIL e varias gerações era um homem de fibra segundo sua biografia
@alessandrolopes3991
@alessandrolopes3991 9 месяцев назад
Sempre admirei esse personagem da nossa história. Obrigado por isso.
@brigidabarata6120
@brigidabarata6120 9 месяцев назад
Gostei muito mesmo que homem !!!.
@ecpf9
@ecpf9 9 месяцев назад
Verdadeiro Brasileiro ! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷
@antoniofilho-th2mk
@antoniofilho-th2mk 9 месяцев назад
O estado de Rondônia tem esse nome em homenagem a esse marechal
@jamilsouzagodoisouzagodoy1099
@jamilsouzagodoisouzagodoy1099 9 месяцев назад
Fui telegrafista e fico pensando como ele conseguiu tamanha façanha (naquela época os telegrafos eram bem rudimentares com baterias líquidas e sua manutenção bem difíceis...Parabens para o Marrchal!!!
@granamir9685
@granamir9685 9 месяцев назад
Esse tem conteúdo de sobra , grande brasileiro Bastante citado nos livros didáticos do primeiro grau escolar..o que seria o fundamental hoje dia..
@user-ev4ok3ti1o
@user-ev4ok3ti1o 9 месяцев назад
Minha Rondônia e o único estado do Brasil que homenageia uma personalidade nacional. Foda
@manoelmaciel5968
@manoelmaciel5968 9 месяцев назад
O Marechal Rondon fica na história do Brasil como um grande benfeitor da pátria e herói admirável!
@fabiooliveira5028
@fabiooliveira5028 9 месяцев назад
Muito bom
@edsonmorais5025
@edsonmorais5025 9 месяцев назад
Um herói Brasileiro disse "MORRER SE PRECISO FOR MATAR NUNCA" Assim todos indígenas o respeitaram e colaboraram com o trabalho de colocar postes de comunicação telefônica em todo interior de Mato Grosso
@gilmarfranco5296
@gilmarfranco5296 9 месяцев назад
É um passeio muito bonito em meio a Mata Atlântica e leva cerca de 1 hora até chegar em Petrópolis. Recomendo.
@joaobatistadeoliveiraolive5316
@joaobatistadeoliveiraolive5316 9 месяцев назад
Very Good
@saladamista8226
@saladamista8226 9 месяцев назад
5 de maio é o Dia das Comunicações, e como é a data de nascimento do Mal. Rondon, fui ver se era por causa dele. De fato é uma homenagem ao herói nacional.
@gildeteleiterodrigues4211
@gildeteleiterodrigues4211 9 месяцев назад
Está faltando homens igual a esse na nossa política.
@romualdopizzi2048
@romualdopizzi2048 2 месяца назад
Como já foi dito aí, Marechal Rondon, foi ferido com uma flechada e quando um dos soldados, tentou atirar no Índio, que o teria ferido, ele segurou o braço do militar e disse a famosa frase " morrer sim, matar jamais ". Além do mais contam que o apto em que morava em Copacabana, era cheio de plantas, parecendo uma floresta, aí alguem perguntou, o porquê disso, foi quando o marechal respondeu " quero viver exatamente como vive os povos que conheci e são os verdadeiros humanos da face da terra ". Este homem sempre foi muito iluminado.
@Victor.vondoom
@Victor.vondoom 9 месяцев назад
Como Jerry Siegel morreu ?
@manoellucasdasilvaterceiro5624
@manoellucasdasilvaterceiro5624 9 месяцев назад
O nome de e Manuel Mariano cândido Rondon ele levou o telefone pra aldeia os índio falava isto e a língua do Mariano b a h tchê
@mariacelia2908
@mariacelia2908 9 месяцев назад
Como Torquato Neto morreu?
@marinalvocavalcanti-kx5nm
@marinalvocavalcanti-kx5nm 9 месяцев назад
Morre. Se presizou. Matar. Nuca. !! Foi ele. Quem falou. Ok?
@rtyy690
@rtyy690 9 месяцев назад
ACHO QUE CANDINHO FOI PRO INFERNO PORQUE O CORAÇÃO PAROU DE BATER NÉ?
Далее
Caminhos da Reportagem | Obras inacabadas
56:33
Просмотров 3,4 млн
Dom Pedro II, o homem e o monarca (1825-1891)
2:24:35
Просмотров 458 тыс.
A Guiana que o Brasil precisa conhecer
6:27
Просмотров 602 тыс.
A PASSSAGEM DA MONARQUIA POR NOVA FRIBURGO
14:25
Просмотров 189 тыс.
Itaipu como você nunca viu [1]
26:55
Просмотров 523 тыс.
O VERDADEIRO SIGNIFICADO da Bandeira do BRASIL
17:52
Просмотров 125 тыс.