Тёмный

Como VENCER a FALTA de VONTADE de estudar 

Além do Lattes
Подписаться 128 тыс.
Просмотров 6 тыс.
50% 1

Os caminhos para superar os momentos de bloqueio na pesquisa. Como identificar os motivos e recuperar a motivação para os estudos.
Às vezes os bloqueios acontecem por motivos práticos, como o encerramento de uma etapa como a qualificação, e outros por motivos subjetivos. Cada um precisa ser olhado com atenção e afeto pra que a gente possa seguir adiante, sem acabar com a saúde mental.
Me conta, como você faz pra vencer os dias de bloqueio!
Para assistir depois
🔸ORGANIZAÇÃO PARA O SEMESTRE
• Organização para todo ...
🔸NOTION PARA ACADÊMICOS
• Notion para acadêmicos...
🔸 COMO LER PARA ENTENDER - LEITURA ATIVA
• LEITURA ATIVA - Como l...
🔸COMO DESBLOQUEAR A ESCRITA ACADÊMICA
• Escrita acadêmica - ve...
🔸 MINHA PESQUISA NOS ESTADOS UNIDOS - FURACŌES KATRINA E IDA
• Minha pesquisa nos Est...
💜Curso de Oratória para Mulheres: como falar bem em público e na internet hotm.art/U8y50Wb
DESCONTO - ORATORIAALEMDOLATTES
Se curtiu o vídeo, deixa like, comentários e se inscreve no Além do Lattes!
Me acompanha no Insta: @canalalemdolattes @alicepavanello
/ canalalemdolattes

Опубликовано:

 

15 сен 2024

Поделиться:

Ссылка:

Скачать:

Готовим ссылку...

Добавить в:

Мой плейлист
Посмотреть позже
Комментарии : 54   
@cleitonpereiraalves8579
@cleitonpereiraalves8579 2 года назад
Eu entrei no Mestrado há 3 meses e já percebi minha mente mudando (pra pior) nesse sentido. É como se eu estivesse num barquinho, no meio de uma tempestade em alto mar de pensamentos. E isso gera procrastinação. Eu sempre fui um exemplo de organização e produtividade na minha vida acadêmica, tirei 45 notas 10 no ensino médio. Nunca perdia prazos ou deixava coisas para a última hora na faculdade... meus cadernos e tudo mais sempre organizados. Ocorre que esse ambiente acadêmico da pós-graduação nos insere muitas ideias novas, complexas que exigem tempo para serem digeridas. Além disso sinto que a internet e o excesso de informações trazidas na tela do celular condicionam nossa mente a ser multifocal. Acho que estamos viciados em ingerir mais informação o tempo todo e quando precisamos concentrar, acaba não funcionando. Diante dessas percepções tenho tomado algumas atitudes, primeiramente permitir-me atrasar, procrastinar, não ser produtivo no nível que gostaria. Ter inteligência emocional. Não viver no futuro e nem passado. Pensar um problema, ou um dia por vez. Fracionar as metas e as atividades, deixá-las menores e mais realizáveis. Tirando as coisas que me fazem "pensar demais"... principalmente redes sociais. Buscar constantemente me reconectar com o que me motiva sabe. Porque quero isso para a minha vida? o que me trouxe até aqui? terminando tal atividade, vou conquistar tal coisa que quero muito.... Estou buscando ter uma visão mais global da vida sabe. Não preciso ser tudo ou conquistar tudo hoje. Vai levar alguns anos e está tudo bem. Por fim, a oração tem sido um refúgio. Compreender que há um tempo e um caminho para tudo. Abraços.
@alanhenrique6373
@alanhenrique6373 2 года назад
Isso vem acontecendo comigo. Era um aluno bastante dedicado durante o ensino médio e na graduação, depois que entrei no mestrado me sinto bastante diferente.
@_thiagormelo
@_thiagormelo 2 года назад
Duas coisas que me ajudaram muito quando fiquei travado: 01 - Suplementação de vitaminas (estava com déficit especialmente de vitamina D, melhorou muito meu rendimento); 02 - Encontrar meu horário (Eu insisti algum tempo que tinha que estudar de manhã, mas não adianta porque não é meu horário de maior concentração, tive que me adequar e começar a estudar a noite, depois do meu filho dormir.
@eliza5846
@eliza5846 Год назад
Eu descobri que esse canssaço e desanimo vem logo apos uma auto cobrança em da certo em tudo !Nem sempre iremos dar certo em tudo ...mas nao devemos parar de tentar sermos melhores . Frase de hoje : Quando ha vida a esperança . Andar sempre com pessoas que nos motivam sempre !
@felipefeitosaserra7479
@felipefeitosaserra7479 2 года назад
O Bloqueio advém também das inquietudes mentais, seja elas por falta de motivação ou mesmo por achar que não vai ser algo tão útil descarregar um grau de energia fazendo algo. No momento me formei, apresentei meu TCC e trabalho de estágio e estou estudando para concursos, estudo em média 7 hrs por dia- Hodiernamente.
2 года назад
Verdade! Como falo no vídeo, tem muitos aspectos subjetivos que influenciam na nossa motivação. Aliás esses são os que mais influenciam. Bons estudos
@thaisrochefort7627
@thaisrochefort7627 Год назад
Obrigada por compartilhar!! 💛
Год назад
💜
@calestine10
@calestine10 2 года назад
Alice, gostei muito do vídeo! Eu estou em reta final de OAB e logo depois da prova precisarei iniciar meu TCC. Eu tenho que entregar uma parte dele até junho e o trabalho completo até outubro. Confesso que estou muito cansada, mas minha orientadora está dando todo apoio do mundo. Ela disse que já passou por essa fase e entende o cansaço físico e mental como consequência dessa “corrida” até a aprovação. Faço terapia e confirmo que ajuda muito. Sigamos juntas na jornada ✍🏻
2 года назад
Ter uma orientação atenciosa e afetuosa ajuda muito também!!! Sucesso pra você na prova da OAB e no TCC!!! Seguimos juntas na jornada!!
@cleitonpereiraalves8579
@cleitonpereiraalves8579 2 года назад
Que legal Carol, até fiz a login para te motivar com minha trajetória. Eu fiz Direito na UFMT, formei em 2019, com todos os desafios e perrengues imagináveis na vida de um ser humano. Sempre fui muito dedicado, nerd e organizado mas o final da graduação foi uma experiência dificil, conciliar o trabalho, o estágio, o tcc, a oab, cnh... demandas da vida... ainda fazia inglês e participava de núcleo de pesquisa. Uma loucura. Terminei muito mal, com ansiedade e bastante estressado, mas ali fui aprendendo a respeitar meu corpo e minha mente. Não se cobrar tanto, pensar um problema por vez, passo a passo, viver o momento. E assim as coisas foram dando certo. Primeiro o tcc, depois a oab, o estágio, as disciplinas, a formatura, a CNH... enfim. Tudo deu certo, com muita luta mas deu certo. Terminando a graduação descansei por uns meses, depois já entrei na pós, e no final da pós entrei no Mestrado, agora bem mais maduro, com uma imagem profissional bastante bem vista pelas pessoas com quem convivo. O tempo é um remédio sabe, acredite nisso. Força aí. Vai dar tudo certo.
@calestine10
@calestine10 2 года назад
@@cleitonpereiraalves8579 Obrigada por esse comentário, Cleiton. Obtive a aprovação neste último exame de ordem (34) e agora nas férias sigo estagiando e escrevendo o TCC. Quero fazer pós lato sensu para advogar e depois mestrado e doutorado. O último ano é cansativo, mas eu estou tentando fazer uma tarefa da cada vez. Sucesso para nós!!!
@engmateusfs
@engmateusfs 2 года назад
Tem um livro, "The A-Z of the PhD Trajectory - Lantsoght" achei um manual bom para alunos de doutorado na área de ciências da natureza. Mas o melhor jeito mesmo de acabar com o bloqueio é vir assistir "além do Lattes" e esquecer dos problemas kkk!
2 года назад
hahhha boa ideia!! Obrigada por compartilhar a dica de livro.
@oliviascarpari7385
@oliviascarpari7385 2 года назад
Oi, Alice! Que bom te ver de volta com os vídeos! Estava com saudade! Muito interessante o tema do vídeo pois é algo que pode acontecer com qualquer pós-graduando ou pessoa que tem uma rotina de escrita. Eu sou uma pessoa de ciclos e, às vezes, depois de uma fase muito produtiva, passo por um processo de estiagem criativa e de motivação. É bem desafiador voltar a um ritmo produtivo quando essa outra fase chega. Uma coisa que funciona para mim é fazer terapia. Gasto boa parte da bolsa com isso, mas também é o que garante que a minha cabeça (que não para de pensar em mil coisas ao mesmo tempo) fique mais concentrada, motivada e que eu consiga manter a disciplina sem me perder no meio do caminho. Falar com uma profissional sobre o não conseguir (e repetir, repetir, repetir) é um jeito de chegar mais perto do conseguir. Quanto menos tocamos na questão, pior. Outra coisa que me ajuda bastante é fazer yoga. Normalmente, nas aulas, a professora ensina técnicas de respiração para ajudar a concentrar e diminuir a ansiedade - e isso tem sido uma prática frequente na minha rotina. Quando a cabeça está muito agitada, sento com as pernas cruzadas e faço as respirações que a professora me ensinou. O cérebro fica mais oxigenado e mais tranquilo. De todo esse textão que eu escrevi, já deu pra entender que meu principal problema é a agitação, disciplina e concentração, né? É por isso que tem ficar experimentando quais técnicas que funcionam pra gente. Uma coisa que funciona pra mim é investir naquela estratégia de quebrar as atividades em partes menores, por exemplo. Mas, sei lá, uma outra coisa que funciona pra todo mundo e que definitivamente não rola pra mim é o método pomodoro.... Parar o fluxo com 45/50 minutos, bem quando eu estava começando a me concentrar, agrega muito pouco e gera mais frustração e ansiedade na rotina. No fim , é isso: com a dificuldade ali, bem nossa cara, o caminho é ir experimentando aos poucos e ir achando soluções para driblar os monstrinhos da desmotivação e da procrastinação. Quem vê close da tese inteira, não vê corre. hahaha Beijos!
2 года назад
Nossa, Olívia, super me identifiquei contigo! hahah Terapia é tudo pra mim e também invisto uma boa parte da bolsa, pq realmente me ajuda muito a lidar com a vida. Já fiz yoga por vários anos e sigo aplicando as técnicas de respiração e alongamento (e algumas posições de autoconfiança tb hehe), especialmente quando estou com a cabeça cheia de coisas. E quanto ao método pomodoro, nunca consegui testar efetivamente, justamente pq (os que vi falavam em 25 minutos) e eu não tenho condições de me concentrar e e depois mudar de atividade e concentrar de novo nesse tempo. Aliás, já fiquei pensando em um vídeo testando essa técnica com diferentes tempos pra ver como funciona pra mim. :) Obrigada sempre por acompanhar o canal!
@oliviascarpari7385
@oliviascarpari7385 2 года назад
@ Oi, Alice! Terapia e yoga são aliados nessa maratona que é o doutorado! Sobre o pomodoro, eu também já vi com vários horários, mas me baseio no cronômetro da Merve, que é de 50 minutos estudando, 10 descansando nos campos verdejantes de Glasgow. hahaha. Acho lindo e admirável, mas pra minha capacidade de concentração parece mais uma utopia do que algo para por em prática, de fato. Por isso mesmo iria adorar um vídeo teu testando cronometragens de estudo (o que funcionou e o que não). Beijos e adoro acompanhar o canal!
@wesleycamargo3309
@wesleycamargo3309 2 года назад
Eu acabei de assistir o vídeo e ler estes comentários incríveis! Pude perceber que todas essas experiências complexas e subjetivas (as loucuras, kk), são mais comuns do que eu imaginava. Vocês simplesmente traduziram tudo o que acontece comigo. Sou graduando do curso de pedagogia no último semestre e logo nas primeiras semanas de aula eu descobri qual seria a minha principal meta de área de atuação, a vida acadêmica 🥳🤯🥰😵🥱😍🧟☕... Kkk, alguns já me disseram que sou louco de querer seguir para o mestrado logo em seguida, e justamente por ser louco é que venho, de certo modo, me preparando para entrar nesse caminho complexo e sedutor, um processo que vai se tornando cada vez mais natural a medida que vamos, de algum modo, nos condicionado e se programando para tal objetivo, como alguém que vai morar em outro país, nas basta só comprar a passagem e pronto, tem que refletir e pesquisar muitas coisas antes. Por fim, deixo uma gigante gratidão pela oportunidade de poder ler e aprender com vocês, dizer também que já me inscrevi e ativei o sininho do canal. 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
2 года назад
@@wesleycamargo3309 mas que máximo esse teu relato!!! Quando eu estava na graduação, também achava loucas as pessoas que queriam fazer mestrado, mas veja só que o mundo da voltas! Heheh cada pessoa sabe do seu caminho e das suas prioridades. Muito legal que você se encantou pela pesquisa e está se preparando pra seguir esse caminho. Te desejo muito sucesso e espero que o canal - e todas as pessoa que são mobilizadas por ele- possam contribuir com essa trajetória!! 😍💜💫
@wesleycamargo3309
@wesleycamargo3309 2 года назад
@ Gratidão 🙏🏾Tenho acompanhado o canal e inclusive fiz uma apresentação de slides baseado em um modelo que você disponibilizou aqui no canal, gostaria muito de compartilhar a apresentação, mas aqui pelo RU-vid eu não m sinto confortável, vou mandar pelo direct do insta e se por caso você puder olhar, ficaremos muito gratos (trabalho em grupo)
@rayaneluiza9131
@rayaneluiza9131 2 года назад
Vindo aqui assistir esse vídeo, porque eu tenho fases assim... Há épocas que sou muito produtiva e outras que sou totalmente procrastinadora. Mesmo organizando, parece que fico tão esgotada que só quero fazer o mínimo de tudo. Estou no último semestre da faculdade, precisando finalizar meu relatório de IC e escrever meu TCC. Apresento em agosto, preciso da minha motivação pra escrever de volta.
@analidiacascalescorrea9662
@analidiacascalescorrea9662 2 года назад
Alice, vc é demais! Estou nesse momento, o ápice!!! Não consigo realizar as metas e pequenas tarefas. Ver esse vídeo me deu um gás. E voltar a minha terapia me ajudou mto tb.
@Mainz06FJSP
@Mainz06FJSP 2 года назад
Amei o vídeo, Alice! Essas questões subjetivas são muito importantes no desenvolvimento acadêmico. Muito bom você falar sobre isso e como vence-las.
2 года назад
Muito obrigada 😊 E as vezes são aspectos menosprezados ou até ignorados naquele discurso de produtividade. Nem sempre a gente está bem e pode ser 100% produtivo. Obrigada por acompanhar o canal!
@cinthialavander918
@cinthialavander918 2 года назад
Alice, muito obrigada pelo vídeo. Desde nov/dez do ano passado estou com esse bloqueio para redigir um artigo com base no meu TCC, mesmo meu orientador me pedindo um exercício para desbloquear e nele eu tbm fiquei no mesmo estado. Aliás, no últimos meses coisas fora do mundo acadêmico tem sugado muito a energia, mas seu vídeo me deu coragem para falar com meu orientador (tadinho, deixei ele no vácuo desde o início do ano).
2 года назад
Ahh que bom que o vídeo te incentivou! Fala com o orientador e termina esse mestrado! Torcendo pra dar tudo certo!
@cinthialavander918
@cinthialavander918 2 года назад
@ Obrigada! Falei com ele e retomaremos em breve!
@Denisefernandesnascimento
@Denisefernandesnascimento Год назад
Acho os seus vídeos o máximo! Obrigada por disponibilizar o seu tempo para nos ajudar! ❤
Год назад
Obrigada!!! 🥰🥰🥰
@carlianenunes7283
@carlianenunes7283 2 года назад
Amei o vídeo 👏🏽👏🏽👏🏽 obrigada. Tenho muita dificuldade em organizar os estudos e estou sempre fazendo tudo em cima da hora, se puder fazer um Vídeo sobre manter as metas, seria ótimo tbm ( eu já assistir teu vídeo de organização, mas ainda não consigo cumprir minhas metas diárias)
2 года назад
Ótima sugestão! Já falei disso numa palestra, posso gravar um vídeo sobre o assunto! Que bom que gostou e obrigada por acompanhar o canal!
@alinedaianegoncalesfagunde7710
@alinedaianegoncalesfagunde7710 2 года назад
Muito bom o vídeo, eu acho que já estou sem saúde mental, só quero correr para qualquer lado, mas bora lá. Não sei pq o processo é tão sofrido, se olhar o planejamento é perfeito, mas tem tanto atravessamento no caminho que a gente se perde.
2 года назад
Bem isso, Aline. As vezes dá vontade de só desaparecer, ligar pra orientadora e dizer: não tô mais aqui. heheh mas a gente não pode fazer isso, então o jeito é tentar seguir da melhor forma. tmj Sucesso pra vc!
@julianakimura4404
@julianakimura4404 Год назад
Comecei a seguir o seu canal hoje é só queria dizer que o seu testemunho é muito inspirador, obrigada! 💕
Год назад
Bem-vinda, Juliana!! Obrigada pelo carinho
@tatianapinheiro2041
@tatianapinheiro2041 Год назад
Obrigada por compartilhar sua história.
@Canaldavalen8
@Canaldavalen8 2 года назад
É muito foco no momento para qualificação a gente fica esgotado!
2 года назад
No vídeo, falo sobre saúde mental e o quanto fazer terapia me ajuda a lidar com várias situações da pós-graduação. Nesse site, tem informações de serviços para saúde mental, alguns gratuitos - www.mapasaudemental.com.br Compartilhem se souberem mais! 💜
@rafaelvinhal8087
@rafaelvinhal8087 2 года назад
Estou fazendo meu mestrado, praticamente todo em período de pandemia, e sendo honesto, a vontade de seguir carreira acadêmica, realizar um doutorado sanduíche foi embora. Não sei se é somente na minha área de formação (Física), mas todos parecem ter o ego inflado, e as falas de redução são constantes, ao ponto de minar totalmente aquele tesão pela área e tema de estudo.
2 года назад
Ah nossa... fico super chateada com essas situações, de fato o mundo acadêmico pode ser bem hostil mesmo e desestimular as pessoas a seguirem. Espero, Rafael, que você consiga terminar bem o mestrado, sem ter a saúde mental comprometida. E se seguir a carreira acadêmica for tua vontade pensar em outro programa de pós, mais acolhedor quem sabe. Te desejo sorte na trajetória.
@professoraeldagama6605
@professoraeldagama6605 2 года назад
gostei muito de tema. Passando por este caminho de pós defesa de mestrado. Precisando me inspirar novamente.
2 года назад
Boa sorte e sucesso na reta final!!
@isabellafranca1279
@isabellafranca1279 11 месяцев назад
ta acontecendo exatamente isso comigo, qualifiquei no mestrado há 40 dias e eu simplesmente NAO CONSIGO parar pra olhar pra pesquisa de novo kkk :(
@tricieliradaelli1008
@tricieliradaelli1008 2 года назад
Os teus vídeos são sempre muito pertinentes. Obrigada 😍
2 года назад
Obrigada pelo elogio
@BrunoOliveira-zo9yb
@BrunoOliveira-zo9yb 2 года назад
Importante questão. Idem.
2 года назад
Obrigada!
@Romanowski812
@Romanowski812 2 года назад
Olá, Alice. Eu estou nesse momento de bloqueio. Eu já escrevi a minha dissertação e enviei à minha orientadora. Achei que tava tudo bem. Mas quando o meu trabalho foi devolvido, havia um bombardeamento de erros, segundo a orientadora. Fiquei desanimada. Quero encontrar alguém que me acompanhe online mesmo. Você conhece alguém? Já está tudo pronto, só preciso corrigir os "erros" , mas estou sem inspiração.
@dhiegoviana1638
@dhiegoviana1638 2 года назад
ótimo vídeo
@fernandaferreiraesilva112
@fernandaferreiraesilva112 2 года назад
Excelente tema! Estou no início do Mestrado e por hora só penso em vencer os desafios deste primeiro semestre. Atenção mesmo na Dissertação confesso que 😧mas seguimos😬🦾🦾
2 года назад
heheh sim! Especialmente no mestrado que a gente ainda não tá muito acostumada com a rotina da pós, a gente leva um tempo pra pegar o ritmo. Seguimosss sempre! Sucesso pra vc!!
@fernandaferreiraesilva112
@fernandaferreiraesilva112 2 года назад
🦾🦾❤️😻😘🦾🦾
@geilvannettebarreto3015
@geilvannettebarreto3015 2 года назад
Aproveita que está no início e já pega o ritmo. Foca na dissertação! Falo por experiência própria. Foram tantas disciplinas (um artigo para cada, claro) que quando cheguei no meu trabalho de fato, travei. Fiz o primeiro capítulo é travei de novo. Precisei adiar a pesquisa de campo na pandemia e continuo travada, tentando sair do lugar e não consigo. É um tormento!
@fernandaferreiraesilva112
@fernandaferreiraesilva112 2 года назад
@@geilvannettebarreto3015 Poxa é exatamente assim, são tantos cronogramas para cumprir e o tempo voaaa. Na disciplina de metodologia de pesquisa estão justamente falando de pausas necessárias para vc dar um refresh🦾🙏🏻
Далее
Como controlar a ansiedade para falar bem em público
20:54
Doors Harpy Hare (Doors 2 Animation)
00:16
Просмотров 702 тыс.
Eu parei de PROCRASTINAR depois de entender isso!!!
18:14
LEITURA ATIVA - Como ler para entender e escrever -
13:41
Como organizar os comprovantes do Lattes + DICAS
9:58
ADEUS DISTRAÇÃO (Descubra Como Ser Indistraível)
6:53