desculpe me , ele está explicando a progressão I VI II V usando o tal CAGED.? caramba se for isso vou dar uma treinada por aqui, esse argentino toca por música é excelente arranjador.
meu amigo... apesar de ter uma percepçao aguçadam sou daqueles que chora ouvindo musica, sente todos os intervalos de um acorde mas nunca saí do basico em teoria musical e tecnica, essa aula é daquelas aulas pra se ver 5 ,6 vezes pra conseguir extrair tudo
Ótimo. Eu dou muitos saltos com os acordes. Essa forma de estudo favorece o encadeameneto entre os eles além ser harmônico, fica mais melódico também. vou me dedicar nisso. Valeu Conrado e equipe Fica a Dica.
@@juniormendes8412 cara tu me ajudou muito. Tava ouvindo ele falar CAGED, mas não tava entendendo que ele tava falando do sistema de shapes. Tava achando que era alguma gíria. Obrigado
Pode dar um exemplo em Do ? Eu entendi q e C7+ Am7 Dm7 G7 mais o 2° 5° do Quarto 4° de quem de C7+ que seria do Campo harmônico de F que seria Gm7 C7 e depois começaria em qual Campo harmônico ?
É isso mesmo. Ele faz a progressão seguindo em quartas, faz o I VI II V em dó, depois o II V de Fá, aí o Fá é o novo tom e você faz o I VI II V dele, e segue o padrão. C7+ Am7 Dm7 G7 Gm7 C7 F7+ Dm7 Gm7 C7 etc...
Muito bom, mas não entendi uma coisa: neste esquema que ele ensinou, tem que fazer os 12 tons sem sair da região? É isso? Por exemplo se eu começar por Dó em shape de Lá, eu não vou sair da região da 3 e 5 casa? Se alguém puder ajudar, agradeço.
Olá @Zeca Alencar e @Rafael Ferraz: De fato, é a logica do CAGED. Nela, cada região abrange 6 casas, sendo as 4 casas "oficiais" que os 4 dedos da mão esquerda ocupam, e mais uma casa de cada lado . No caso desse Do com shape de La as 4 casas oficialmente ocupadas pelos 4 dedos vão da 2a casa (onde está o dedo 1) até a 5a casa (onde está o dedo 4). As tonalidades que não estão nessas 4 casas encontram-se uma casa para a direita ou uma casa para a esquerda, completando assim as 6 casas que cada região do CAGED prevê. "Não sair da região" significa manter-se nessas 6 casas. Essa partilha por regiões de 6 casas acontece 5 vezes no braço do instrumento, seguindo a sequencia do (sagrado e infalível :) ) CAGED. Nessas 6 casa vc encontra tudo, "tudo" mesmo. Todas as escalas de todas as tonalidades, todas as tríades, todos os arpejos com 7a, todos os acordes de I grau, todas as progressões harmônicas, todos os campos harmonicos, etc etc. Por exemplo, é possível tocar os campos harmônicos jônico das 12 tonalidades, ascendente e descendente, sem sair da região (são 84 acordes) Um abraço e boa sorte.
Eu acho que ele coloca o II e o V pra puxar a dominante do próximo tom. Aí ele prepara o próximo tom com essa cadência. Se ele tivesse em Dó Maior, seguindo pelas quartas, faria o II e V de Fá Maior, caindo na tônica. Acho que é isso.
Amigo, tava nesse mesma dúvida...inclusive ia fazer a mesma pergunta, mas vi que ja tinhas feito...kkkkkk..mas como vi muitas respostas aqui e continuei sem entender assisti o video mais algimas vezes e fui anotando as progressões...kkkk... Resumindo, ele tá fazendo assim... 1° passo: I7+ VIm7 IIm7 V7 2° passo: IIm7 V7 (preparando pro próximo tom no ciclo de quarta) 3° passo: ele retorna pra cadência I VI II V só que do tom seguinte que foi preparado no passo 2.
Se você entende a formação dos acordes e conhece o braço do violão ou guitarra, não vejo maiores problemas. É só procurar o caminho mais curto para cada nota dos acordes.
Muitas vezes a gente só vai entender alguns conceitos depois de bastante repetição. Tem que confiar no professor e repetir aquilo, até que um dia vem o famoso "click".
@@paulocaju51 Acho que o que falta é um direcionamento. O conceito eu entendo de boas. Como ele falou, no piano dá pra ver, tá na cara. Eu comecei em um teclado, então o conceito eu entendo.