Oi Lucas. Aparentemente por causa dessa imagem em desenho no canal, o RU-vid identificou aqui seu canal como de conteúdo infantil e por isso não permite o assinante receber notificação de novos vídeos.
3 года назад
Professor Lucas Gesta, senti falta de indicação bibliográfica sobre tudo que você falou no BTCast #294 Sobre o Cristianismo Oriental. Onde posso obter indicação sobre esse tema?
Muito bom os estudos,sou cristão ortodoxo de antioquia,fui protestante,estudo as igrejas orientais,há mais de 8 anos,este cristianismo pra mim é o mais parecido com a igreja antiga!!!
@@samuelkleber5717Todo Cristianismo apostólico(que tem uma igreja que remonta suas origens a algum apóstolo) venera santos, assíria, latina, greco-eslava, orientais.. tudo veneram santos, assim como os cristãos primitivos.
Primeiro Mosteiro Beneditino no Brasil: Arquiabadia - Basílica de São Sebastião no centro da cidade em Salvador BA. Primeiro Mosteiro de Monjas Beneditinas em Salvador: Abadia - Mosteiro do Salvador no subúrbio da cidade no bairro de Coutos.
Maravilha Pastor Rodrigo, uma nova visão de nossos irmãos do oriente, e agora pesquisar mais a fundo esta história e tomar um cuidado a mais com os manuais de História da Igreja! Muito bom tudo isso, a paz...
Kara achei este comentarista muito inteirado.ele mostrou um um oceano de história cristã.Que não se resume só naquilo q conhecemos debaixo do nosso nariz.Mas que o cristianismo e um iceberg muito grande.
Episódio muito bom. Não é fácil sintetizar de forma coerente a história do cristianismo antigo, tampouco as características das igrejas orientais. Deus os abençoe e mantenha fiéis em seus bons propósitos.
Sou ex protestante e me aproximei muito da Igreja ortodoxa e pela sua riqueza teológica, que infelizmente é ignorado no mundo ocidental (cristianismo ocidental)
@@samuelkleber5717 Sim, mas as imagens representam pessoas que viveram o evangelho de maneira exemplar. Pq infelizmente o protestantismo planta na nossa cabeça que venerar é adorar, sendo que os dois termos são completamente diferentes
Foi um bom podcast com muitas informações históricas relevantes sobre o ramo oriental do cristianismo. Lucas Gesta parece partir de um academicismo (história) e querer chegar a um ecumenismo (teologia) onde cada cristianismo antigo e/ou atual pode ser considerado "ortodoxo" numa espécie de cosmovisão pós-moderna e relativista, na qual o que vale mais é a intenção piedosa de seguir Jesus, mesmo que de formas fundamentalmente diferentes e irreconciliáveis.
Cara, fiquei meio receoso de ouvir esse podcast pelo conhecido protestantismo dos autores. Mas, cara, surreal, surreal mesmo. Um conhecimento histórico do qual eu não chego nem perto.
Cara, esse episódio só serviu pra instigar a curiosidade. Tem que ou fazer um curso sobre o assunto ou chamar o cara umas 15 vezes pra falar sobre as várias tradições.
Nossa, levei 2 dias ouvindo e digerindo.... muito bom. Que descoberta. Como o ocidente se perdeu... não achei o Lucas no insta. Ele poderia ter orado no final.
Também fico com o pé atrás Creio que antigamente a Igreja Ortodoxa Oriental historica era mais pura Mas hoje creio que com o tempo eles adotaram práticas heréticas, talvez por influência islâmica e/ou católica (que ocorreu nas grandes navegações)
Bom, muito bom! fiz o curso de cristianismos orientais com o professor Lucas, e digo que foi pouco tempo para tantas informações. O bom é que alarga a nossa visão sobre cristianismos e saímos daquela caixa que nos colocaram com ensinos vindo dos ICAR europeia.
Me desculpa com todo respeito, apesar das varias heresias e algumas divisoes , havia um alicerce cristão, uma base religiosa ou seja no contexto geral um que prevaleceu foi uma igreja unida.
Você está equivocado, caro. "Logos" remete a palavra ou a sabedoria, no caso, os filósofos gregos se referiam ao "logos" como uma verdade ou sabedoria a ser encontrada e buscada, isso, claro, antes de Cristo.
O canal Btcast|Bibotalk do castbox esta com alguma falha. Aparecem os episodios novos quando sao lançados, mas nao podem ser reproduzidos. Tanto os mais recentes quanto alguns mais antigos.